Anestesia Raquidiana – Esclarecendo os Mitos

Publicado por  em 9 de outubro 2013

A anestesia raquidiana é a mais usada em procedimentos para cesarianaAh essa parte eu confesso que me “borrava” de medoooo! Mas sabe, nem é tão ruim assim? A anestesia raquidiana antes do parto, às vezes parece ser um bicho de 7 cabeças, mas confesso que não é assim esse drama todo. Ultimamente com o desenvolvimento da medicina as anestesias estão mais adaptadas e mais confortáveis ao uso. Dependendo do tipo de parto que você escolha ou precise, é um tipo diferente de anestesia. Em cesárea é a raquidiana mesmo se bem que no meu último parto a anestesia foi combinada, uma parte raqui e a outra peridural. Confesso que foi a melhor recuperação dos três partos que tive. Mas o medo é comum, ainda mais se for o seu primeiro parto, a gente chega na sala de cirurgia muito apreensiva, mas saiba que todos os médicos são muito bem preparados para o procedimento. Comigo o anestesista fez uma série de perguntas e essas, acredito que são de praxe.

Como é Aplicada a Raquidiana? Quais os Efeitos Colaterais? A Raqui Dói?

Perguntas comuns que são feitas e são de fácil resposta. Raqui ou Raquidiana é aplicada na baixa coluna. Eu mesma tomei mais em baixo, quase na lombar, assim ela não sobe na hora da cirurgia. Normalmente a raqui não dói, pois, antes da aplicação, o médico anestesista passa um anestésico tópico, que ameniza ou até mesmo extingue a dor. Daí uma canaleta bem fina e longa, mas maleável é introduzida entre as vértebras da coluna, no liquor. Aí logo em seguida o efeito pode ser sentido. Ora uma sensação de quente descendo pelas pernas, ora uma sensação de peso, mas há quem diga que não sentiu nada.

Os efeitos colaterais da Raqui podem ser sentidos ainda na sala de parto: pressão baixa demais, sensação de não conseguir respirar, peso do peito e tontura. Mas devemos lembrar que o médico está ali justamente para ajudar, e amiga, não se preocupe é passageiro. Outros efeitos colaterais da Raqui é formigamento no pós-operatório, tremores sem sensação de frio, coceira ou irritação na pele durante algumas horas após a aplicação da anestesia. Algumas mamães sentem muito frio, e é comum também. Eu tive a maioria desses sintomas, mas foram em diferentes ocasiões e não todos ao mesmo tempo. Posso dizer de cadeira que não é nenhum fim do mundo, passa rápido!

Um contra da Raqui é a amamentação pós-cirúrgica. Sabe o por quê? Porque na maioria das vezes após a cirurgia, a mamãe não pode levantar a cabeça pelo risco de cefaleia pós raqui. É uma enxaqueca forte que acomete a paciente e é comum que aconteça, por isso, eles pedem para não levantar o tronco. Esse cuidado evita que esse incômodo apareça. É muito importante o repouso durante um tempo no pós operatório.

Recentemente esse tempo diminuiu de 24 para 12 horas, mas já há algumas que pedem apenas 6 horas de repouso. Há medidas a serem tomadas quando a mamãe apresenta a cefaleia pós raqui que são muito eficazes. A raqui é indicada para cesarianas mas ela também pode ser usada proporcionalmente em partos normais por ser anestésico imediato. Enfim a raqui parece ser a vilã do parto, mas na verdade ela é ótima. Converse com o anestesista antes do parto, uma consulta para tirar todas as suas dúvidas é uma boa e deixará você mais tranquila!

Veja também: Parto cesárea Eu fiz!

Foto: Andres Rueda

50 respostas para Anestesia Raquidiana – Esclarecendo os Mitos
  • Responder Ana Cláudia 4 de agosto 2015 em 4:23 pm

    Mas essas coisas que sinto irão passar? Isso são mesmo resquícios da raqui? Até quando vou sentir efeitos da raqui?

  • Responder Ana Cláudia 30 de julho 2015 em 9:44 am

    Bom dia , há 18 dias tive meu bebê de parto Cesareo, pois ele foi considerado macrossomico pelo meu obstetra, logo o parto normal nesse caso seria arriscado segundo o mesmo. Bem, a cirurgia foi bem tranquila, não senti dor na aplicação da raqui, com 18 dias de cirurgiada,cirurgiada nem pareço que passei por um procedimento cirúrgico …Mas tenho uma dúvida, alguns dias depois comecei a sentir umas dores finas nos ossos das costas, uma leve pressão na cabeça ao deitar para dormir e uma pressão que ía do diafragma a garganta dificultando a respiração, mas nada que me impedisse de respirar. Isso é normal? Tem haver com resquícios da anestesia? O que pode ser? Meu obstetra está de férias e não estou podendo contatar ele.

    • Responder Patricia 3 de agosto 2015 em 8:52 pm

      sim, tem q falar com seu medico ta. bjs

      • Responder Ana Cláudia 4 de agosto 2015 em 1:53 pm

        Mas essa essas coisas que tô sentindo irão passar? Isso é normal? Até quando sentirei os efeitos da anestesia raqui?

  • Responder Fernanda 24 de julho 2015 em 2:25 am

    Fiz uma marsupialização mas não foi feito com a raqui …. e não pergutei o que foi que me aplicaram …. sei q o anestesista injetou algo no acesso do soro e eu apaguei …. Será que me deram anestesia local?
    Pode acontecer de terem feito apenas com sedativo? Sei que levou uns 30 minutos ou menos e quando acordei sentia normalmente meu corpo inteiro.
    Em quanto tempo posso tomar outra anestesia?
    Tenho uma outra cirurgia de septo vai dar um intervalo de uma semana depois da marsupialização já havia marcado mas antes da data tive esse problema com a bartolinite.

    • Responder Patricia 28 de julho 2015 em 8:41 pm

      pode ser sedativo sim, apenas isso. Acho q não tem problema de intervalo mas fala com o medico antes do procedimento ta. bjus

  • Responder Raenia 16 de julho 2015 em 10:24 pm

    Olá fiz cezaria a um ano e quatro meses e de lá para cá venho sentindo uma dor na lombar local onde foi aplicado a anestesia e as vezes essa dor migra para a bacia. Isso é normal pode ser por conta da anestesia?

    • Responder claudia oliveira 21 de julho 2015 em 11:23 pm

      Olá! À 2 meses e meio fiz uma cirurgia e tomei a anestesia raqui , me lembro que no momento da mesma senti muitas dores a ponto de comentar com meus familiares quando cheguei no quarto. Pedia para o médico me dar mais anestesia , pq estava sentindo muitas dores. Acabando a cirurgia , que durou em torno de meia hora, já conseguia mexer minhas pernas precariamente, mas consegui coloca-las para outra maca , saindo do centro cirúrgico. Desde ali senti dores no local da onde tomei a anestesia e ficou um grande hematoma, achei que iria passar mas até hoje não passou e ainda eventualmente minha bunda e perna direita repuxa , já fiz outra cirurgias e nunca me aconteceu nada. Estou muito assustada!

    • Responder Patricia 20 de julho 2015 em 8:59 pm

      isso sim acontece. Minha ultima tem 4 anos e eu ainda sinto a dor. Fala com um medico ta?

  • Responder raquel 15 de julho 2015 em 4:04 pm

    Eu fiz cesaria e tive reaçao da raqui uma dor no pescoço horrivel ai liguei pro meu medico e ele me falou q era pra toma dois litro de agua por dia vamos ver se vai passa.

  • Responder flavia 6 de julho 2015 em 1:49 pm

    Gostaria de saber uma coisa fiz uma cesariana há22 dias e no final da gestação minha PA resolveu subir,hj ela vive oscilando e me disseram q é normal isso acontece pode ser devido a anestesia?Uma outra pergunta as vezes sinto o osso do pescoço formiga tbm pode ser pq da pressão não é pois qdo acontece ela esta normal as vezes até 10/7 11/8
    Por favor aguardando retorno!!!

    • Responder Patricia 8 de julho 2015 em 8:00 pm

      normal sim mas não pela anestesia viu. Fala com seu obstetra pq tem q investigar isso.

  • Responder Vanusa 1 de julho 2015 em 11:25 pm

    Oi … Meu primo fez uma cirurgia de hérnia…agora q fez 24hrs. Ele já está em ksa,levantou-se e foi ao banheiro, relata q sentiu uma tontura e uma tremedeira q demorou um pouco a passar. Isso eh normal MSM 24 hrs pós-operatorio?

  • Responder Isabel 25 de junho 2015 em 11:42 pm

    Olá querida , já faz 35 anos que tomei a primeira anestesia raqui e no segundo dia começou as dores de cabeça ,não conseguia nem movimentar a cabeça que doia muito e tinha que amamentar e cuidar do bebê , fiz vários tratamentos e foi amenizando ,agora não tenho todos os dias mas estou tendo duas a tres vezes na semana , tomo muita medicação , não sei mais o que fazer pois já fiz todos exames e não constatou nada na cabeça , e como se não bastasse tenho muitas dores na coluna também , será que é da anestesia ? bjs

    • Responder Patricia 29 de junho 2015 em 8:56 pm

      Pode ser Isabel mas procura um medico pra ver isso, um neuro e um medico para coluna e tb um anestesita ta?

  • Responder anizio montevecchi 24 de junho 2015 em 10:30 am

    Depois de quanto tempo poso consumir bebida alcolica apos

  • Responder Adriana moura 21 de junho 2015 em 9:43 pm

    Oi, tive meu bebê faz 6 meses, Cesário, e as vezes sinto dores fortes na lombar, até quando vou sentir essas dores?

  • Responder Angélica 16 de junho 2015 em 9:20 am

    Queria saber se é normal sentir uma dor intensa no lado direito da bacia, fiz dois partos com Rack mas ja faz 5 anos e as vezes ainda doi bastante que chego a travar com dores me impedindo de andar?

    • Responder Patricia 17 de junho 2015 em 8:28 pm

      Não e normal Angelica é melhor vc falar com um medico viu. bjus

  • Responder jacira 8 de junho 2015 em 1:24 am

    Em 2012 fui submetida a uma cesariana, mas depois desse dia nunca mais fui a mesma fiquei com dificuldade pra sentar, pra caminhar, dor intensa na minha perna direita, dor de cabeça. Fiz exames de ressonância e tomografia mas não apontou o problema. Tomei muitas medicações Fiz várias vezes fisioterapia pra poder voltar a ter firmeza na perna até hoje puxo da perna direita mas não consegui volta ao normal. O neurocirurgião que me acompanha deu o diagnóstico de sequela por rack.

    • Responder Patricia 11 de junho 2015 em 6:50 pm

      pode ser o nervo ciatico jacira

  • Responder ray 6 de junho 2015 em 2:59 am

    oi flor tava pesquisando na net sobre cefaléia e encontrei seu blog super legal, tive bebê a 7 meses e tbm fiz cesaria mas no meu caso hj me arrependo de não ter tido minha bebê de parto normal, os profissionais que encontrei tranfomaram meu sonho em um pesadelo, paguei 5.000 p sofrer, vou tentar contar um pouco, o anestesista aplicou uma quantidade mínima pq errou, a rack pegou 5 dedos abaixo de onde fui cortada até a 3 camada gritando de dor p o obstetra parar, daí com a barriga aberta fui colocada na mesma posição p a segunda aplicação pq n deram geral, enfim um filme de terror, tive cefaléia pois raqui, não faria outra cesaria mais n pretendo engravidar de maneira nenhuma. bjs e boa sorte a todas as mamães

  • Responder Jessica 27 de maio 2015 em 11:01 am

    Bom dia. Tenho uma duvida , o primeiro filho tomei a peridural e graças a Deus eu fui me recuperando super bem apos a sala de recuperaçäo. E estou gravida do meu segundo filho e amanha ele ja nasce e desta vez vai ser a anestesia rack e eu estou com medo , pois dizem muita coisa sobre ela. A rack eu volto a sentir as pernas mais rapido que a peridural? Bjs

  • Responder lauana 7 de maio 2015 em 12:16 am

    Oie to com mil duvidas sobre a anestesia rack vou te meu bebe dia19/05/15 vai se cezaria queria saber se vai duer dizem que nao pode se meche …eu sou muito medroza e morro so de pensa en injeção me ajuda oque eu faço pra fica mais tranquila na hora e me diz se e um bicho de sete cabeça

    • Responder Patricia 11 de maio 2015 em 6:37 pm

      não doi lauana! o povo tem mania de botar medo, relaxa q vai ser tudo simples viu. Não é não nenhum bicho, relaxa eu tive 3! bjus

  • Responder Maria eunice Pereira Lima 14 de abril 2015 em 12:33 pm

    Oi no dia 06 04 fiz uma cirurgia pra retirada do joanete e tommei a nestezia rak so que dois dias depois comecei a sentir os sintomas estranhoos tipo coceira na.pele um peso na lombar muito forte um zumbido nos ouvidos e a voz fafanhoza e ouvia a voz de outra pessoa tbm fanha .Isso é normal ? Vai passar ?

    • Responder Patricia 16 de abril 2015 em 5:20 pm

      pode se refeito da raqui mas tem q falar com seu medico maria! se cuida viu. bjus

  • Responder Fabiana Borges 30 de março 2015 em 9:47 pm

    Gostaria de saber depois de ter tomado a primeira rack depois de quanto tempo podemos tomar outra?
    Estou c uma dúvida muito grande.a um ano atrás tive bebê quando ela estava com dois meses tive pedras no rim .tive que fazer uma cirurgia e tomei outra rack.hj sinto umas dores horríveis nas costas que não passa ja me disseram q foi consequências dessas rakes uma seguida da outra isso faz sentido?

  • Responder José Lima 25 de março 2015 em 5:20 pm

    Oi. Legal seu site. Não tive neném, mas fiz cirurgia na perna (fratura exposta de tíbia) e tomei rack também. Não doeu mais do que uma doação de sangue. Só uma picadinha. Gostei do vídeo e do post. Obrigado. Abraços.

    • Responder Patricia 27 de março 2015 em 2:15 pm

      ah q susto! rs é uma picadinha mesmo ne, acho q o cateter q eles colocam de acesso doi muito mais!

  • Responder Anônimo 12 de março 2015 em 9:48 pm

    Tive minha bebê em fevereiro e estou sentindo dores na lombar e dores na perna será q é da anestesia ? Nossa está ruim aguentar estou tomando bastante água que sabe sai do organismo e melhora.

    • Responder Patricia 16 de março 2015 em 9:50 pm

      pode ser sim mas tem q ver isso com um medico viu. bjus

  • Responder Raquel Vicente 26 de janeiro 2015 em 11:10 am

    Olá, provavelmente vou ganhar meu BB em setembro de 2015, estou com apenas algumas semanas de gestação, e quero cesarea! Só que tenho muitooooo medo dessa anestesia! Tomara que de tudo certo :)

  • Responder Dany 28 de outubro 2014 em 9:59 am

    Gostaria de saber se a anestesia tomada várias vezes na coluna é prejudicial a saúde. Obg.

  • Responder silvia s. de sousa 17 de outubro 2014 em 5:31 pm

    Eu fiz duas cesáreas, mais na segunda eu fiquei com a perna formigando e dormente, depois de um mês da cirurgia o que devo fazer.

    • Responder Patricia 20 de outubro 2014 em 11:59 pm

      Silvia pode ser do nervo, tem q falar com o anestesista e com um ortopedista viu. bjus

  • Responder raphaela 1 de setembro 2014 em 10:56 pm

    Vcs tiram minhas duvidas sobre a rack ,pois sou marinheira de primeira viagem e fiquei meio preocupada com a aplicaçao e efeitos colaterais. Muito obrigado.

    • Responder Patricia 2 de setembro 2014 em 9:05 pm

      Raphaela hj a Rack esta mais tranquilo de tomar viu, seu medico pode ate indicar vc um anestesista pra vc fazer uma consulta e tirar as duvidas. Fica tranquila. bj

  • Responder deise aparecida 8 de agosto 2014 em 5:28 pm

    O que devo fazer pra aliviar a dor no pescoço depois da laqueadura ñ consigo nem levantar a cabeça

    • Responder Patricia 11 de agosto 2014 em 9:17 pm

      Tomou Rack? pode ser por causa dela… tem q falar com medico viu.

  • Responder Julio 15 de julho 2014 em 4:19 pm

    ´É possível que uma raqui mal aplicada cause algum tipo de sequela? Pois tenho uma amiga que após tomar raqui no parto; sofre até hoje com dor na lombar, pernas com sensação de peso e muita dor ao curvar-se para a frente. além de ter sofrido muito com inchaço nas pernas.

    • Responder Patricia 16 de julho 2014 em 12:50 pm

      Sim Julio da sim sequelas, dores de cabeça, dores no local da aplicação e coluna…

  • Responder Paulo Manix Barbosa 8 de julho 2014 em 7:12 pm

    Bem, fiquem bem tranqüilas quanto a aplicação raquiana, sou homem mas bati um grande Record no quesito anestesia pois sofri um acidente de moto e entre as cirurgias tomei no total 7 racks, sendo 5 cirurgias só que dentre essas tiveram 2 que não anestesiaram. Então é super tranquilo, ficar tenso é comum, mas é só confiar em Deus que dá tudo certo…

    • Responder Anônimo 27 de julho 2014 em 6:53 pm

      Obrigado !!!

    • Responder Patricia 8 de julho 2014 em 11:16 pm

      falou e disse Paulo!

      • Responder italla 27 de dezembro 2014 em 9:49 pm

        Eu ainda sinto umas formigaçoes e coceiras na pele e isso éd e vezez em quando porém ja tem tres meses antes era piir hj ja melhorou. um pouvo gosraria de saber se é normal e oq devo fazer para melhorar

        • Responder Patricia 8 de janeiro 2015 em 3:09 pm

          efeito da rack sim, eu tb tive isso, meu medico me receitou um medicamento. Se continua tem q falar com o seu pra ver o que ele receita. bjus

  • Responder Francine 9 de janeiro 2014 em 11:36 pm

    Espero que ocorra tudo bem,comigo e com meus bebes,vou ser mamae de gemeos meninos,por isso meus gos decidiu fazer cesária. Tomara que eu nao passe mal com a anestesia.

    • Responder Patricia 10 de janeiro 2014 em 1:36 pm

      Francine, fica tranquila, da tudo certo!

  • Responder Vivianne 9 de outubro 2013 em 1:10 pm

    Essa anestesia é superrrr tranquila! Não vejo o por que de tanto medo! Porem, o bom anestesista faz toda a diferença!!!
    Boa sorte para todas nós mamães que estamos optando pela cesaria.