Bolsa Rota – O Que é e Como Identificar

Bolsa rota… esse foi o motivo do nascimento prematuro da Joana, mas você sabe ao certo do que se trata e como identificar? A gente sempre vê em filmes, novelas ou mesmo com uma amiga ou parente próximo, que a bolsa estourou e pronto, se deu início o trabalho de parto, mas nem sempre é assim tão fácil.

Bom, primeiro vou explicar o que é a bolsa amniótica em si. Na gravidez o feto fica envolvido em uma membrana dentro do útero que contém um liquido produzido pelo corpo da mãe, esse liquido protege o bebê de impactos e possíveis problemas com infecção e é nele que o bebê cresce e se desenvolve com a nutrição da placenta (veja mais aqui). Quando essa membrana se rompe sem que seja por completo fazendo-se assim uma bolsa rota.

A bolsa rota é em muitos casos sorrateira. Ela pode deixar escapar todo o liquido amniótico sem que a mulher perceba que esse é o motivo de tanta umidade vaginal. Muitas vezes a mamãe de primeira viagem pode se queixar para o obstetra e esse dizer que é normal essa umidade, porém é necessário que se investigue em caso de ser elevada a ponto de molhar a roupa como era o meu caso.

A bolsa rota pode facilitar a penetração de bactérias que são a causa de infecções no feto e consequentemente na mamãe, ou pode ser o contrário, uma mamãe que já possui algum tipo de infecção, pode passar isso para o bebê. Não tem jeito, a ao mínimo sinal de rompimento da bolsa, por menor  que seja a fissura, o parto tem que acontecer se for indicação médica para o seu caso.
Bolsa Rota   O Que é e Como Identificar

Mas como identificar a bolsa rota?

Quando eu estava com 34 semanas de gestação, comecei a me sentir umida demais! Comentei com meu obstetra e ele disse que era perfeitamente normal. Apesar dos sintomas, o exame no consultório não mostrou vazamento da bolsa amniótica. Com muita insistência da minha parte, ele acabou pedindo uma ultrassom a qual foi descoberta apenas com 36 semanas que eu estava realmente com liquido diminuído ( e muito) e também a presença da bolsa rota.

Mas ai já era tarde, não sei como não houve uma consequência muito pior. Por isso é importante ficar alerta aos sinais de bolsa rota e se houver 2 ou mais é importantíssimo falar com seu obstetra.

  • Umidade em excesso
  • Baixa no liquido aminiótico
  • Abaixamento repentino da barriga

A bolsa rota pode ou não ser com trabalho de parto em si e ela deve ser tratada com antibióticos caso o prazo para o parto acontecer seja além de 24 horas. Aliás qualquer caso com bolsa rota ou rompimento total não deve passar de 24 horas para ser tratado  a fim de prevenir infecção. O risco de infecção pode ser mais grave em casos de pouco tempo gestacional 24, 25 semanas por exemplo, embora ela possa acontecer em qualquer época da gravidez, ainda é muito cedo para que o bebê nasça, afinal são 6 meses ainda de gestação ou não, mas muito antes do que o esperado e ideal para o nascimento, mas pode sim acontecer. Nesses casos o risco do bebê ficar dentro da barriga da mãe por muito mais tempo do que o limite, pode se agravar com as infecções, já que é ainda muito pequeno e frágil

Bolsa rota também pode acontecer no final da gravidez, mas ai o caso se torna mais simples, a antecipação do parto não é necessariamente um problema como em casos de bebês prematuros. Enfim, umidade demais na calcinha que chega a ultrapassar e molhar muito a calça ou pernas podem ser bolsa rota e deve ser reportada aos seu obstetra sempre!

Parecer do Dr Jaime Filho Ginecologista Obstetra sobre a bolsa rota

Trocando Fraldas: Dr Jaime, quanto tempo a bolsa pode ficar rota, não digo romper e sair toda a água, mas sim ficar vazando. Mesmo prematuro o parto tem q acontecer com um mínimo de vazamento?

“Dr Jaime: Bolsa rota, ou amniorrexe, é o termo que se usa para a ruptura espontânea da bolsa amniótica, que pode acontecer antes ou durante o trabalho de parto. Quando acontece antes do trabalho de parto, chamamos de Amniorrexe Prematura, independente da idade gestacional. O tempo que a bolsa pode ficar rota depende muito do quadro clínico e idade gestacional, já que após 37 semanas a conduta é a realização do parto (indução de trabalho de parto ou cesariana, dependendo do caso).

Entretanto, se a gestação ainda é prematura (menor que 37 semanas), e afastando-se outras complicações, opta-se pela conduta expectante, ou seja, aguardar ao menos a proximidade com 37 semanas. Por exemplo, se a bolsa rompe numa gestação de 32 semanas, e constatando-se que não há infecção materna, sofrimento fetal ou outras alterações, deve-se manter a gestação pelo máximo tempo possível até 36-37 semanas. .

Na gestação tempo de bolsa rota possível é variável, podendo ficar até semanas (claro, controlando sinais e sintomas de infecção e de sofrimento fetal) com esse diagnóstico sem problemas o a termo esse tempo também varia, e é muito comum as pacientes chegarem ao pronto-socorro correndo, desesperadas, achando que já está nascendo. Caso ocorra a ruptura da bolsa, a paciente deve procurar o pronto-socorro, porém sem desespero. Como disse, a bolsa pode permanecer rota por semanas, e assim há tempo suficiente para chegar ao hospital.”

No meu caso a Joana estava quase a termo, mas ainda era um pouco cedo para nascer. Ela nasceu as 36 semanas pensando 2930kg e 45 cm, e teve que ficar internada por 10 dias com problemas de infecção pulmonar devido a bolsa rota não ter sido tratada com antibióticos como deveria acontecer pois eu estava com uma infecção bem alta. Foi um baita susto! Fique de olho.

 

Bjus e até a próxima!

Veja também: Nascimento da Joana parte 1

 

Foto: http://www.flickr.com/photos/36888274@N00/6870309018/ jrmyst

Tagged: ,

Comentários: 51
  1. Karen novembro 29, 2013 as 5:34 am

    Oi amore , primeira vez aqui e já adorei o site , ta de parabéns .. bom vamos lá ao assunto .. to cheia de dúvidas , bom eu sou casada e estou tentando engravidar a algum tempo , mais como minha monstra é desregulada nunca sei qual é o meu dia de ovulação , mais esse mês tipo no dia 21/11 veio e saia apenas no papel higiênico não estava descendo no absorvente e a cor era meia rosada e as vezes saia tipo borras marrons , passou mais ou menos 3 a 4 dias assim depois foi embora , as vezes fico meia enjoada , as veias das minhas pernas , braços , seios e pés estão visíveis e meia azuladas , fico com uma leve cólica , tonturas e etc .. to com quase todos os sintomas de gravidez e acredito que o que tive foi nidação mais to com muitaaaa duvida , fiz o teste de farmácia mais fiz muito próximo , ainda estava vindo a suposta “Nidação” Me ajude amore , to muito ansiosa e nem sei se posso ou não está gravida fiz os testes do cotonete e sai branquinho e molhado e o outro o meu útero ta super baixo e molinho e , responda pelo amor de Deus , Obrigado , beijão .. :*

  2. Karen novembro 29, 2013 as 12:46 pm

    Responda amore , please !

  3. Patricia
    Patricia novembro 29, 2013 as 1:11 pm

    Mas me diga quantos dias costuma ser seu ciclo e quando veio a última vez pra eu poder calcular melhor uma previsão pra vc. bjokas

  4. Patricia
    Patricia novembro 29, 2013 as 2:11 pm

    Respondido Karen, olha acima

  5. Karen novembro 29, 2013 as 3:57 pm

    meu ciclo ta entre 29 e 30 , a ultima vez que veio foi no dia 23. E ae tem chances de ter bebe a bordo ? ‘ rs

  6. Karen novembro 29, 2013 as 11:46 pm

    E dura 4 dias !

  7. Patricia
    Patricia dezembro 2, 2013 as 11:09 am

    Faz o teste sim, esta atrasada né? volta pra me falar! bjokas

  8. Karen dezembro 2, 2013 as 11:42 am

    Fiz , mas deu negativo .. Estranho demais , o corpo diz que sim mais o teste diz que não ! :/

  9. Patricia
    Patricia dezembro 2, 2013 as 11:57 am

    Karen, faz o de sangue! já vi casos em que o teste de farmacia não acusa e o de sangue sim! rs bjokas

  10. Karen dezembro 2, 2013 as 7:17 pm

    É , acho que vou fazer mesmo ! Quem sabe deu realmemte certo e o teste de farmacia não me deu um resultado verdadeiramente certo.. rs

  11. Sabrina Mori dezembro 17, 2013 as 10:31 am

    Com base em qual evidência científica vc está afirmando q ao mínimo sinal de rompimento da bolsa o parto deve ocorrer? Bolsa rota sozinha não é sinônimo de parto imediato, muito menos de cesárea. Sofrimento fetal sim! Cuidado com informações q passa pela metade, acabam se tornando fonte de desinformação!!!

  12. Anônimo dezembro 31, 2013 as 10:11 pm

    Ola adorei a esplicacao,pois estou com 32 semanas de gestação e estou internada com bolsa rota e ja faz 2 dias que estou internada perdendo liquido,e estou com infeccao urinaria,e estou apavorada,preocupada com meu bebe,os médicos nao falam nada,so diz que vai tentar segurar mais,mais eu to tomando antibióticos e soro,tenho fé em deus que vai dar tudo certo, abraço alcilene

    • Patricia
      Patricia janeiro 2, 2014 as 12:54 pm

      Alciene, vc esta sendo medicada e isso faz muita diferença, fica tranquila tudo vai dar certo! bjokas

  13. Samara fevereiro 12, 2014 as 8:17 am

    Olá, estava grávida de Gêminos, minha bolsa se roupeu com 20 semanas, e assim foi feito o tratamento com antibióticos para diminuir o risco de infecção. Assim que completei 28 semanas estava com sinais mínimos de infecção. Ao invés de fazerem o meu parto no dia em que foi diagnosticada a pequena infecção, os médicos decidiram me mandar para casa. A infecção ficou pior, depois de 12h a infecção se agravou, ainda fica sofrendo uma noite inteira tentando parto normal, eu estava com um dos bebes sentado e o outro encaixado. Eu não conseguia nem que passa-se o ultrason na minha barriga, o primeiro bebe que estava encaixado nasceu, o segundo tive que fazer uma cesária. O batimentos dos meus bebes já estavam caindo dentro da minha barriga, nasceram e um sobreviveu 16 minutos e o outro 14 horas. cada um dia 1085gr e o outro 1100grms. Isso aconteceu no dia 04/11/2013. Hoje estou indignada com as escolhas que os medicos determinam, fui em outro obstetras e se eles tivessem feito uma cesária na hora que a infecção estava minima hoje eu estaria com os meus bebes aqui. Estou dizendo isso pra vocês que tenham ou pode acontecer da bolsa se romper, houve uma miníma infecção se tratou ótimo, agora nunca esperem ela se alastrar. Obrigada e que Deus acompanhe vocês nessa hora muito esperada, eu tenho fé em Deus que a minha hora vai chegar, e eu vou fazer dela assim como eu fiz dos gêmios a coisa mais importante da minha vida.

    • Patricia
      Patricia fevereiro 12, 2014 as 11:15 am

      Samara gostaria de falar com vc, me contacta pelo email patricia@trocandofraldas.com.br bjo

  14. Samara fevereiro 23, 2014 as 9:22 pm

    Oi Patricia te enviei um email, pra gente conversar melhor…. Obrigada

  15. darlize março 3, 2014 as 10:27 pm

    oi!!! ´´ tive bolsa rota quando esta gravida,isto ja faz12 anos, ganhei meu filho prematuro de 7 meses;ele nasceu com 1740 kg

  16. darlize março 3, 2014 as 10:31 pm

    oi!!! ´´ tive bolsa rota quando esta gravida,isto ja faz12 anos, ganhei meu filho prematuro de 7 meses;ele nasceu com 1740 kg e 37 cm!!! tambem foi um susto; pois na epoca so tinha 18 anos; mais agora quero engravidar de novo mais tenho medo;que aconteca tudo de novo!!!! se que isso ´´´´´´´´é possivel?

  17. fcf_costa@hotmail.com março 10, 2014 as 4:16 pm

    Também tive bolsa rota faltando 2 dias para completar 23 semanas de gestação. Meu bebê estava ótimo, tinha realizado um ultrasson e consulta pré-natal há poucos dias, mas infelizmente não teve como detectar nada de errado. Fui internada no hospital de minha cidade, o líquido aminiótico vazou totalmente e a conduta foi induzir o trabalho de parto, mesmo sabendo que as chances de vida para o bebê eram mínimas. Fiquei desconsolada, pois sentia meu filho mexendo, o coraçãozinho batento… induzir o parto nesta situação era desesperador. Porém uma amiga me aconselhou a pedir transferência para o Mater Dei em BH e assim eu fiz.. Lá a conduta foi outra e deram expectativas de vida para meu filho. Tudo dependeria do tempo que conseguiría levar a gravidez adiante sem entrar em trabalho de parto e sem infecções. Fui esclarecida sobre possíveis complicações para o bebê, mas estava esperançosa. Fiquei internada por 12 dias em repouso total, e infelizmente ele resolveu nascer. Ainda muito pequenino, sem forças, não sobreviveu ao parto. Sei que fiz a minha parte, tentei de tudo que estava ao meu alcance para ter o Lucas aqui conosco. A minha bolsa rompeu sem ter motivo aparente, pois não foi detectada nenhuma infecção. Se esta foi a votade de Deus… o tempo irá amenizar a dor.

    • Patricia
      Patricia março 10, 2014 as 9:52 pm

      Sinto muito fcf… se vc quiser detalhar mais a história pode me enviar pra patricia@trocandofraldas.com.br eu publico em anonimato viu. bjokas

  18. Daniella abril 4, 2014 as 12:44 pm

    Ola…Há 2 anos e meio eu com 27semanas de gestação e meu medico me informou q eu estava com a bolsa rota, isso aconteceu durante uma consulta do pré natal ele me mandou no mesmo instante para um hospital e chegando la fui transferida para um hospital fora da minha cidade q tinham uti neonatal…consegui segurar minha gestação até nas 29 semanas tomando antibióticos…mas ai ele nasceu com um parto normal de 29 semanas. Nasceu com 1130kg e 39cm, sem infecção alguma fiquei com ele internado 2meses por causa da prematuridade. Hoje ele ta mto esperto e com mta saúde. Mas agora to gravida novamente quase completando 4 meses e ja tive sangramento e fui ao hospital, mas estava tdo bem. Mas agora fica saido o tampão mucoso aos poucos e umas dores chatas, e mto peso na parte de baixo. Será q posso ter novamente uma bosa rota? Sendo q minha primeira filha tmb foi prematura de 36semanas. Aguardo sua resposta, obrigada

    • Patricia
      Patricia abril 4, 2014 as 5:32 pm

      Daniella, melhor vc falar com seu go, pq pode ter incopetencia istimo cervical q é quando o colo do utero dilata antes da hora por conta do peso do bb. Fala com ele viu não é normal… Agora saida do tampão não tem haver com bolsa rota não… http://www.trocandofraldas.com.br/incompetencia-istmo-cervical-e-cerclagem-uma-gestacao-delicada/ bjokas

  19. Daniella abril 10, 2014 as 8:15 pm

    Obrigada pela resposta Patricia…to aguardando a minha consuta q é só mes q vem…qualquer coisa eu retorno aki, bjss

  20. débora abril 13, 2014 as 2:35 am

    ola estou de 32 semanas de gestação as vzes sinto memuito umida não se se é xixi se não é chega a molhar a calsinha fiz uma ultra não deu nada mais já faz 3 semanas e ainda me sinto umida

    • Patricia
      Patricia abril 14, 2014 as 1:17 pm

      Se sentir umida é normal Débora, o que não pode é encharcar a calcinha e a roupa… fica de olho e qualquer coisa pede um exame de sangue pro medico pra ver se tem infecção. Se o liquido deu normal na ultra não tem problema. bjokas

  21. Tatiane abril 27, 2014 as 2:52 pm

    Ola meninas…primeira vez que vou contar o que aconteceu comigo e até mesmo pra ver se alguém teve algo parecido…. no ano passado pra ser mais exata 01/04/2013 engravidei estava mto feliz era um menino, tudo corria mto bem ate a 17 semanas (26/07/2013) quando de madrugada fui fazer xixi e senti uma pressão enorme um estouro e uma agua sem cheiro, meu marido correu comigo para o hospital publico e lá ao fazer o toque saiu o restante do liquido e através de uma eco o medico constatou que o bebe tava bem mas era fim de gestação devido ele ser mto pequeno,o mesmo ja me induziu ao aborto e eu em estado de choque… no laudo deu como uma bactéria, minha medico me medicou com antibiótico e o meu esposo também….Passou-se 3 meses contratei um plano de saude e parei de tomar o anticoncepcional e dia 26/10/2014 engravidei novamente agora uma menina, guardei segredo ate 18 semanas tudo corria normal novamente e dia 26/02/2014 novamente pela manha durante o xixi a bolsa rompeu, corri pro hospital agora particular e novamente bolsa rota e com minha bebe tudo bem e sem infecção, sem dilatação e contração, fiquei internada 6 dias e tive alta porem repouso absoluto, consegui ficar com ela bem por 4 semanas ate 22 semanas de gestação porem a cada 3 dias eu fazia exame de sangue para controlar infecção, ate que dia 24/03/2014 senti mtas contrações fui pro hospital e cheguei com dilatação total, nascia minha menina porem sem batimentos cardíacos com 460 gramas… passei por varios medicos, estou com um especialista em gravidez de alto risco e nenhum sabe o que tenho ou um palpite…. alegam que eu nao tinha nem dilatação e nem contração em ambos caso, sendo entao mais dificil chegar em uma conclusão… estamos eliminando alguns palpites atraves de exames para futuramente tentar uma terceira gravidez… bjo a todas e fiquem com DEUS

    • Patricia
      Patricia abril 28, 2014 as 2:57 pm

      tatiane seu medico te orientou a passar com um geneticista? precisa ver o pq de dois abortos assim avançados. Outra possibilidade é incomeptencia istimo cervical. é melhor investigar tb a compatibilidade sua com o marido viu, existem tratamentos pra isso. Olha http://www.trocandofraldas.com.br/incompetencia-istmo-cervical-e-cerclagem-uma-gestacao-delicada/

    • jenifer maio 23, 2014 as 10:03 pm

      pesquise trombofilia

  22. Tatiane abril 29, 2014 as 12:18 pm

    Oi Patricia a principio a minha GO me pediu tempo pois é uma questão de honra ela descobrir e já me deu 2 exames pra fazer pra gente ir eliminando, que é uma cultura bacteriana e um histerossalpingografia, ela me disse e também o especialista em gravidez de alto risco que não é IIC, pq nao tive dilatação, os dois disse que no IIC a mulher tem dilatação e em alguns casos tbm contração e no meu caso nos 2 casos eu estava com o colo do útero fechado, nesse segundo exame sai se for IIC ela disse… na consulta com o especialista ele eliminou varias causas e disse que nao ira estranhar se eles nao descobrirem pois eu fiz varios exames antes e simplesmente a bolsa estoura e nos laudos os bebes e as placentas estavam perfeitas…. mas vou perguntar sobre a compatibilidade entre eu e meu esposo….

    • Patricia
      Patricia abril 29, 2014 as 2:57 pm

      ta Bem acompanhada Tatiane, acho q logo logo vai ter um diagnostico pra tratar viu. bj

  23. fabiana maio 26, 2014 as 2:36 pm

    Ola, tive bolsa rota na minha 28° semana de gestação. Os medicos resolveram me dar corticoide e me deixar inernada verificando diariamente o batimento e o liquido do bebe. consegui segurar ate 34 semanas uma vez que reslveram fazer a minha cesarea. me disseram que os orgão dele ja estava todo preparado para vir ao mundo e pelo tempo que eu estava de 34 semanas seria prematuro de tamanho e peso, no qual poderia ganhar os mesmos aqui fora. Enfim, minha filha nasceu com 1.910 kl e 44 cm. ficou internada por 15 dias, tomando antibiotico pelo fato da bolsa estar rota e para aprender a mamar. ela é linda, perfeita.

  24. graziele rodrigues junho 1, 2014 as 10:04 pm

    Estou com 36 semanas e estou sentindo muitas muitas dores e colicas

    • Patricia
      Patricia junho 2, 2014 as 3:03 pm

      Graziele fala com seu go pra ver se é trabalho de parto viu. Veja esse post http://www.trocandofraldas.com.br/contracoes-de-braxton-hicks-identificar-falsas-contracoes/

  25. marina junho 23, 2014 as 9:17 am

    gostaria de saber se essas crianças que conseguem nascer, não ficam com alguma sequela. Bjs!!

    • Patricia
      Patricia junho 23, 2014 as 3:51 pm

      Marina, normalmente a sintomas da bolsa rota é tratada depois na criança, minha filha teve consequências da infecção e é perfeitamente normal. Acho que depende do caso mas aparentemente é tratável. bjus

  26. Júh rodrigues. junho 23, 2014 as 5:59 pm

    Oi amiga, adorei o post, bem enteressant.. Qria q vc tentace me tirar uma dúvida… minha ultima Amostra foi 25/10, e tive relações dias: -31/10 -09/11 _21/11(já próximo da minha mostra vim.. Dia 09/12 minha trans constou 5s e 5d.. Em qual relação possivelment eu engravidei( mais certeza ter cido qndo?)

    • Patricia
      Patricia junho 24, 2014 as 2:35 pm

      Júh de quantos dias é o seu ciclo?

  27. bruna mara junho 29, 2014 as 11:16 pm

    Oi, tive duas bolsas rotas um de 3 e pouco meses e outro e 22 semanas…. Isso faz 8meses já.. Mais quero muito engravida mais tenho muito medo de engravida e passar por tudo de novo… Tive enfecçao praticamente sempre. Tomsva remédio mais voltava sempre,nunca achei que na gravides era tão perigoso……agora tô mais informada .. Minha pergunta é. Tem algum remédio que cure tipo uma enfecçao mal curada ????

    • Patricia
      Patricia junho 30, 2014 as 3:48 pm

      Bruna tem q investigar isso. A melhor coisa é fazer tudo antes de engravidar novamente viu. TEm um exame chamado urocultura que identifica o tipo de bacteria e ai pode tratar certinho pra não ter risco novamente. bjus

      • bruna mara junho 30, 2014 as 4:08 pm

        Obrigada Paty…vou fazer isso. Na verdade tô indo ao medico e tal, agora ele me pediu uns 10 exames ai vou fazer tudo certinho. Vendo os depoimentos delas me ajudo muito,pois quando acontece isso com agente,agente pensa que acontece só com nos mesmo,mais vendi seu site agente se sente melhor…. Obg

        • Patricia
          Patricia junho 30, 2014 as 4:36 pm

          Sabe onde me achar se precisar viu. bjus =)

          • bruna mara junho 30, 2014 as 7:23 pm

            Obrigada

  28. Kallyne julho 9, 2014 as 7:51 pm

    oi patrícia estou com 30 semanas e quinta passada minha calcinha ficou encharcada passou pra calça, e molhou minhas pernas, fui na maternidade e como tinha acabado de me trocar e tava com a calcinha seca nem me deram importancia, tinha cheiro de agua sanitária, ainda me sinto úmida demais e sinto sair liquido mas muito menos. vou fazer uma ultra essa semana, minha altura uterina tá normal, e o coração da minha filha tbm! em quanto tempo perdendo líquido que começa o sofrimento fetal? tô assustada!

    • Patricia
      Patricia julho 10, 2014 as 1:48 pm

      água da bolsa Kellyne! tem q ir a maternidade não pode deixar assim não! risco de infecção é maior, vá a outra maternidade e não saia de lá sem exame de ultrassom e toque.

      • Kallyne julho 10, 2014 as 7:51 pm

        eu vou fazer a ultra amanhã de manhã! mas tipo dá pra perder muito uma vez e depois parar de perder? pq foi muuuito só na quinta passada! agora ainda sinto, mas bemm menos como corrimento, mas tem o mesmo cheiro de cloro! eu tô preocupada! e se minha filha tiver q nascer agora tem muito risco pra ela?

        • Patricia
          Patricia julho 11, 2014 as 1:49 pm

          Kallyne tem mesmo q fazer a ultra viu, não quero te assustar mas eu passei por isso e foi complicado. Se for mesmo liquido da bolsa tem q tratar com antibioticos pra não ter problemas para o bebê, mas se não for pode ficar tranquila.

  29. Marina julho 11, 2014 as 4:11 pm

    Olá, eu tive essa experiencia muito recente. Descobri que estava grávida só 3º mês de gestação, porque eu desconfiava mas fiz 3 testes de farmácia e todos deram negativos. Como estava com os seios muito inchados e doloridos resolvi passar no médico e ele pediu um utrassom. Fiquei muito feliz quando descobri que estava grávida, esse bebê era muito esperado, pois sou casada a 16 anos e só agora resolvemos ter filhos. Quando estava com 17 pra 18 semanas, estava indo tomar banho e senti vontade de fazer as necessidades (1 e 2), quando sentei no vaso senti uma pressão muito grande e comecei a fazer xixi sem parar (até aí não sabia, mas era o líquido da bolsa), e após isso começou o sangramento em volume muito grande não parava. Fui correndo para o hospital e lá chegando o médico fez um exame de toque o qual não identificou se havia perdido ou não, então ele fez o exame de ouvir os batimentos, até aí ainda estava normal, passou um remédio e me mandou para casa e pediu para voltar na manhã seguinte para fazer um utrassom. Passei a noite toda sangrando, cheguei no hospital e quando fiz o exame foi contatado que não tinha mais líquido nenhum na bolsa e não seria possível levar a gestação adiante. Fiquei em choque, queria que fizessem alguma coisa, qualquer coisa, mas não era possível fazer mais nada. Fui internada imediatamente, fiz exames para verificar se havia infecção. Após a chegada dos exames o médico decidiu fazer o aborto por indução. Colocam um comprimido no útero para causar a expulsão do feto. O primeiro comprimido foi colocado as 14:00hs, o segundo colocado as 2:00hs da manhã e as 7:00hs aconteceu o aborto. Não sei se as dores que senti se assemelham as dores de um parto, mas senti dores muito fortes e expeli o bebê sozinha no banheiro do hospital. Era um menino, não sabia o sexo antes, porque nas ultrassom que fiz não deu pra ver. O laudo médico chegou após 20 dias, o qual afirma que não havia má formação do feto e mais alguns termos técnicos que não conheço. Quero muito engravidar de novo e estou morrendo de medo de três coisas: Não conseguir engravidar novamente, perder o bebê novamente, e parto fórceps. Vou passar no médico (outro, não quis mais o que acompanhou o pré natal), semana que vem. Estou ansiosa para mostrar o laudo e ver o que de fato aconteceu. Volto semana que vem para contar. beijos…

    • Patricia
      Patricia julho 13, 2014 as 4:04 pm

      Deus é contigo Mariana! TEnha fé! bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado