Coito Interrompido Engravida? e Tabelinha ?– Mitos e Verdades

Olha só, várias perguntas a respeito de coito interrompido tem pipocado aqui no blog e então para facilitar para as amigas do trocando fraldas resolvi desmistificar! Rs Mas Patricia, o que é coito interrompido? Bom o coito interrompido é o famoso “tirar fora” antes da ejaculação na relação sexual. O coito interrompido é usado por casais que não querem engravidar e também frequentemente não usam outros métodos anticoncepcionais simultaneamente a esse. Agora amiga você me pergunta, coito interrompido pode engravidar? eu digo o que meu obstetra disse: Sim!

Há quem diga que feito certinho, e na hora certa pode ter eficácia e sim pode haver, mas saiba que estará contando com a sorte quando o fizer. Normalmente o pênis solta uma secreção lubrificante quando ereto, antes mesmo da relação sexual e nessa lubrificação existe muitos espermatozoides livres e saltitantes prontos para adentrar a cavidade feminina e fazer a festa!

Já ouvi várias meninas que disseram que seus parceiros seguram muito bem a ejaculação, mas o que eles podem não contar e também não sentir, é que sempre há um escape de sêmem antes da ejaculação propriamente dita. Então se você está prestes a entrar no período fértil (mais do assunto AQUI), ou mesmo durante ele, não use esse método como contraceptivo ok? Resumindo, coito interrompido engravida sim, e se você não usa outro método contraceptivo e não quer ter um bebê, aconselho a usar outra forma que seja mais eficaz que essa.

Tabelinha, tabelinha… ai ai, essa só é eficaz para quem quer engravidar! Rs eu particularmente não confio nesse método e posso dizer o porque. Na contra mão do que dizem alguns especialistas eu já presenciei vários casos em que a tabelinha falhou ora porque o ciclo é irregular, ora porque o a mulher fez o cálculo errado. Como método contraceptivo ela pode até funcionar claro, mas se fizer certinho e nos dias indicados manter total abstinência.

Como fazer o método tabelinha?

Um ciclo regular dura 28 dias em média, e sabemos que a ovulação é na metade do ciclo certo? então deve-se ocorrer no 14º dia do ciclo a contar a partir do primeiro dia da menstruação. No entanto há uma janela fértil que deve ser evitada quando NÃO se quer engravidar, seria do 12º ao 19º dia do ciclo. Isso porque o espermatozoide é danado, ele sobrevive até 72 horas dentro do corpo da mulher se as condições forem favoráveis para tal.

Sabe aquele muco que a gente vê quando está no período fértil? Sim o elástico tem nutrientes que alimentam e confortam o espermatozoide. Então amiga, evite mesmo relações sexuais sem proteção pois pode sim engravidar. Agora amiga se você tenta engravidar faça o oposto e beba muita, muita água para deixar esse muco com mais abundante.
Lembre-se tabelinha e coito interrompido são passíveis de falha então converse com o seu ginecologista para adotar a melhor forma de prevenção e meninas, camisinha sempre hein! Rs Tem alguma pergunta? não se acanhe, deixe aqui nos comentários!

(Veja também:Método Billings, conhecendo seu corpo)

Foto: http://www.flickr.com/photos/94184596@N00/6037082056/ hine

Tagged: ,

Comentários: 44
  1. nat agosto 31, 2014 as 9:44 am

    olá Patricia tudo bem? estou com duvida, Menstruei no sábado dia 23, na quarta dia 27, tive relação (ainda estava m), foi coito interrompido! poso ter chances de engravidar!?

  2. Andressa agosto 26, 2014 as 10:22 am

    Patrícia, me responde logo que estou super ansiosa, é o seguinte, a ultima vez que menstruei foi dia 20 de Julho, minha menstruação sempre vem dia 20 de cada mês, porém algumas vezes ela da uma desregulada, teve mês que nem veio e foi vir só no início do outro mês. Bom ai vem a grande dúvida eu e meu namorado tivemos relações dia 15 de Agosto, como estava perto de eu menstruar não me preocupei muito e fizemos com o coito interrompido, foi uma vez só nessa noite, sempre fizemos assim e nunca deu problema, ele sempre retira o pênis bem antes e sempre se controla direitinho, acontece que fomos fazer dia 22 de Agosto novamente e dessa vez saiu sangue no meio da relação, achei que fosse a M, acontece que o sangue veio moderadamente bem vermelho e desceu até dia 25 de Agosto, fiz o teste de farmácia ontem mesmo e deu negativo, será que pode ser gravidez? Estou muito desesperada, tenho só 20 anos, e no final de semana já estava ruim com essa situação, será que pode ser só um escape? Estou tomando acetoflux para descer logo, mas pode acontecer de eu estar tão nervosa que não vem nada. Geralmente quando fizemos sexo por esses dias minha monstra desce rápido, deve ser por causa das contrações. Me ajudaaaaaa.

    • Andressa agosto 27, 2014 as 9:03 am

      Só para constar fiz o teste de farmácia hoje novamente dia 27 de Agosto e deu negativo novamente, será que realmente posso estar grávida?

    • Patricia
      Patricia agosto 27, 2014 as 10:56 pm

      Andressa acho q vc menstruou mesmo, por menos que veio mas se veio vermelho acho q não é gravidez não.

  3. anônima agosto 22, 2014 as 12:16 pm

    Oi… Gostaria de saber se realmente tem possibilidade de engravidar com o famoso “COITO INTERROMPIDO” ? Pois tenho relação com meu marido à 9 anos usando este método e nunca engravidei… mas nunca prestei atenção se estava no meu período fértil. Neste mês minha M veio no dia 01-08 e acabou dia 08-08… Tive relações nos dias 11, 14 e 16 estava sim no meu período fértil pois estava com a secreção elástica (rsrsrs). Será q tem alguma chance de ter engravidado?

    • anônima agosto 22, 2014 as 12:21 pm

      Ah… Sendo q no dia 16 q tivemos relação, ele ejaculou fora se lavou e tivemos relação novamente! Por favor não demore pra me responder, pois estou ansiosa! Bjos

    • Patricia
      Patricia agosto 25, 2014 as 10:55 pm

      sim é possivel acontecer viu, ainda mais que o homem pode não sentir sair na hora e ai pimba. Se não vier a menstruação faz um teste. bjus

  4. ana agosto 17, 2014 as 11:06 pm

    Patricia, eu e meu namorado tivemos relação na madrugada sem eu ter tomado o anti, fizemos sem proteção e foi coito interrompido. Tomei o anti assim que acordei na manha seguinte, mas passaram as 12 horas de atraso. Posso ficar gravida?

    • Patricia
      Patricia agosto 19, 2014 as 12:29 am

      não por essa relação mas por uma futura sim. Cuidado viu. bj

      • ana agosto 19, 2014 as 10:34 pm

        Tens certeza Patty?… Estou com muito medo… não tem nenhuma possibilidade de ter acontecido nessa relação? Obrigada bjinhus

  5. evelyn agosto 16, 2014 as 10:45 am

    Bom dia Patricia! Fiz o teste de farmacia com 6 dias de atraso e deu negativo. Agora sao 12 dias de atraso e nada da M. Isso é normal?

    • Patricia
      Patricia agosto 18, 2014 as 1:03 pm

      faz novamente viu. Se for negativo fala com seu medico. bjus

  6. evelyn agosto 9, 2014 as 1:13 am

    Boa noite Patrícia! Bem ha 6 dias de atraso. Ontem cedo senti uma cólica forte e corri pro banheiro, saiu umas pequenas gotinhas de sangue. Não dava nem pra perceber. Passei o resto do dia sem colica e sem nenhum sinal evidente de sangue; so um corrimento marrom clarinho. Sera cedo pra fazer um teste?

  7. evelyn agosto 4, 2014 as 12:26 am

    Patricia boa noite! A poucos dias 26/06 te escrevi perguntando sobre possibilidade de gravidez com coito interrompido. Minha M era pra ter descido ontem, meus seios doem alem do normal do periodo pré menstrual, e to com corrimento leitoso, mas nao eh muita quantidade como vejo falar. Fiz ate o teste do cotonete e nem sinal da Red. Sera gravidez?

    • Patricia
      Patricia agosto 4, 2014 as 2:11 pm

      Evelyn 1 dia de atraso é pouco viu, melhor esperar mais uns dias, se não vier em 5 dias ai pode fazer o teste. bjus

  8. dany agosto 2, 2014 as 8:05 pm

    oii….no começo do mes de julho de 2014 eu resolvi tomar anticoncepcional, mais depois que tive minha filha que hj tem 2 e nove meses nunca mais tomei, entaum antes do meu ciclo que era pra vir dia 10 ou 11, eu tomei 4 dias seguintes ai veio normalmente mais veio bastante e durou uns 7 a 8 dias…ai depois parou e no dia 20 veio de novo durou uns 4 dias…resumindo no ultimo dia da minha amostra que veio la pelo dia 11 eu tive relaçoes e meu esposo gozou 2 vezes dentro hj é dia 2/08/2014 e ja faz uma semana que estou com colicas dores nas costas e só….lembrando que desde o dia que ele gozou nóis estamos tendo relaçoes mais agora com o coito interrompido……sera que posso ter engravidado?????

    • Patricia
      Patricia agosto 3, 2014 as 11:37 pm

      Pode Dany mas espera pq tem q considerar dia 20 como ultima menstruação.

  9. Géssica julho 28, 2014 as 2:21 pm

    Faz 4 anos que faço uso do coito interrompido, algumas vezes tomei anticoncepcional e camisinha, mas na maioria das vezes não. Minha menstruação não é regular, mas a última demorou demais pra vir(64 dias) e só veio porque tomei o provera receitado, mas sem exame. Agora faz 60 dias que ela não vem. Pode ser gravidez!?

    • Patricia
      Patricia julho 28, 2014 as 10:59 pm

      Pode Gessica, faz um beta pra tirar a duvida. bjus

  10. bruna julho 28, 2014 as 1:34 pm

    Oii. A última vez que menstruei foi no dia 05/07, eu e meu namorado tivemos relação no dia 27/07 com coito interrompido. Estou no meu período fértil ? Posso engravidar? Por favor me responda, estou desesperada!!

    • Patricia
      Patricia julho 28, 2014 as 10:50 pm

      Bruna depende do seu ciclo, se for de 30 dias poderia estar ovulando sim.

  11. thais julho 26, 2014 as 11:09 am

    Ola,tive relação com meu namorado três dias antes do meu período fértil e 2 dias no meu período fértil nos usamos o coito interrompido sera que corro risco de ser maemae?minha relação no período fértil foi 3 dias antes deu ovula .

    • Patricia
      Patricia julho 26, 2014 as 10:52 pm

      Sim, coito interrompido não impede a gravidez totalmente viu. Espera atrasar e se não vier faz o teste. bjus

  12. evelyn julho 26, 2014 as 1:52 am

    Patrícia, boa noite! Tomei anticoncepcional injetavel durante um ano, no mes de junho tomei errado e fiz uso de antibióticos, dai agora em julho nao tomei a injecao. Tenho ciclo muito regulado, e neste mes agora tive relacoes durante todos os dias do periodo fértil, o dia 21 foi o pico da ovulação, eis a minha dúvida: nas relações foi usado o Famoso COITO INTERROMPIDO, corro risco de estar grávida? Sinto azia e peito inchado. Mas pode ser a monstra chegando ne? Rs

    • Patricia
      Patricia julho 26, 2014 as 10:31 pm

      Pode e pode rs os sintomas podem ser pelo anti mas como é o primeiro ciclo com injetavel melhor fazer um teste se não vier a menstruação. bjus

  13. camila julho 20, 2014 as 2:28 am

    Oie patricia, tive relação sexual no dia 7-7 e meu namo gozou fora,não uso.a.c e depois e ele lavou e fomos de novo .corro risco de estar grávida?

    • Patricia
      Patricia julho 20, 2014 as 6:55 pm

      Camila se não usaram nada pode sim! coito interrompido não evita. Espera o atraso e se não vier menstruação então faz um teste. bjus

  14. bia julho 17, 2014 as 8:32 pm

    Oii Patricia comigo foi assim fiz esse tal coito interrompido no meu periodo fertil, Eu nao tomo nem um tipo de AC … E minha M meio q veio antecipada e em pouquissima contidade e de cor diferente do normal,pois meu fluxo é bem forte e com colicas horriveis, mas dessa vez só deu colica na hora que desceu esse sangramento.. Desencanei… por um tempo Mas começei a ter sintomas meios parecidos com o de gravidez, Dores de cabeça, inchaço abdominal, vontade frequente de urinar.. As vezes umas levez colicas , caimbra na batata da perna… Resolvi fazer o test de farmacia comprei gravitest falhou Deixeii um tempo ontem fiz o clearblue compact duas listras uma azul forte e a outra mais clarinha, seraa positivo ???

    • Patricia
      Patricia julho 18, 2014 as 2:34 pm

      depende do tempo se saiu na mesma hora é positivo sim!

  15. gisele julho 15, 2014 as 5:24 pm

    Oiii fis um teste hoje e deu negativo sera q ainda corro risco pois minha Monstra mao veio ainda???

    • Patricia
      Patricia julho 16, 2014 as 1:06 pm

      Depende do dia que vc esta do ciclo Gisele, se fez o teste antes do atraso então pode sim estar gravida e não ter pego ainda. Olha http://www.trocandofraldas.com.br/quando-fazer-o-teste-de-gravidez-esperando-o-positivo/

  16. gisele julho 13, 2014 as 6:53 pm

    Quanto tempo posso fazer um teste

  17. gisele julho 12, 2014 as 8:35 am

    Fiquei menstruada dia 8 06 2014 e tive relação com coito interrompido dia 06 07 e por medo logo.tomei a pilula do dia seguinte minha Monstra era pra vim dia 8 07 e ate ator nada….. Sera q posso ter ficado gravida????

    • Patricia
      Patricia julho 13, 2014 as 5:27 pm

      Gisele, provavelmente a pilula segurou a sua mesntruação. Acho pouco provavel mas tb não é impossivel q seja gravidez, espera mais uns dias e se não vier então faz um teste. bjus

  18. leia lima julho 11, 2014 as 3:07 pm

    Quero tira uma duvida!!

  19. leia julho 11, 2014 as 3:05 pm

    Olha tadas as vezes fico sem camisinha meu namo.. Faz sempre o coito … Ai minha mestroaçao veio nu dia 1 de julho.. Ande de 8 diads dela vim sinte uns sitomas estranho.. Dpois ki a minha mestroaçao foi enbora continuei a sente . Vomito. sonu or

  20. nelcilene março 25, 2014 as 12:47 pm

    Impossivel vc estar gravida!

  21. Carla fevereiro 12, 2014 as 9:25 am

    tive relação a 3 dias atras nao estou no meu periodo fertil e tbm o penis foi colocado e tirado logo nao teve orgasmo dentro, mas tava sem camisinha é arriscado eu ta gravida? e ta atrasado um dia minha menstruação

  22. LIDIANE LOPES janeiro 31, 2014 as 1:24 am

    ola gostaria de saber o seguinte estou no periodo fertil, meu esposo faz o coito interrompido , mais sera q tenho chance de engravidar.

    • Patricia
      Patricia janeiro 31, 2014 as 10:59 am

      Lidiane, chances menores mas tem sim, o liquido que lubrifica o pênis tem esperma. bjokas

  23. Débora Nunes outubro 1, 2013 as 2:37 pm

    Paty oi, primeiro obrigada por sua visitinha no meu blog, vim retribuir e estou encantada com seu blog e com tantos assuntos óteeeemos que você aborda. Parabéns! :D Coito interrompido é sempre um questão de duvida mesmo. Confesso que até eu tinha essa duvida. haha Beijos Dé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado