Dores na Gravidez – O Que é Normal?

Sim!! Mega normal! Mas que dores são normais e quais dores não são normais na gravidez?
Bom no inicio da gestação as dores podem ser um pouco assustadoras, como cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga. Até a 10ª semana (veja a 10ª semana de gravidez aqui), essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero. Lembrando que útero é um órgão super elástico, e inicialmente (normalmente) é do tamanho de um punho fechado. Conforme a gravidez vai evoluindo, ele começa a inchar e ai o porquê das cólicas. No primeiro ultrassom é possível ver no laudo, e geralmente vem escrito assim: Útero aumentado com aspecto gravídico.

No começo a progesterona e o HCG (Veja mais aqui) fazem a manutenção da gravidez e o útero inchado é consequência disso e podem causar cólicas, desconfortos, incômodos etc. Bom, passando essa fase, começa a fase do desconforto por conta dos músculos afrouxando e dos órgãos em deslocamento dentro do corpo. Você sabia que os órgãos se realocam dentro do corpo causando essas dores na gravidez? O intestino, o estômago, o fígado e até mesmo o coração vão se ajeitando no corpo para dar espaço ao útero e ao bebê. Por isso dores na gravidez são comuns e dependendo da sua sensibilidade a elas podem se tornar motivo de queixas para o GO (ginecologista obstetra). Dores na gravidez são passageiras e podem ir e vir conforme o bebê vai crescendo.

Dores no baixo ventre no segundo trimestre de gravidez é comum pois os músculos de baixo da barriga tem que dar conta de relaxar para acomodar o novo peso e a nova condição da mulher . E se você é do tipo magrinha pode sentir mais forte essa dor, devido ao relaxamento intenso da musculatura. Essas dores podem ser em baixo e dos lados. Para isso é legal uma cinta que vendem para sustentação do peso da barriga. As dores comuns da gravidez também se enquadra a dor na região pélvica, eu mesma tinha a sensação de pontada lá em baixo na vagina! Sim na vagina! Dava medo mas eu sabia que era pelo peso da gravidez. Muitas vezes essas pontadas podem ser sinal de que o bebê está encaixando, ou mesmo da pressão que o bebê faz com seus movimentos. Dói, mas vale muito a pena!

Agora, existem dores que não são especificas da gravidez, como a dor ciática na gravidez. Não especificamente da gravidez, pois a mulher pode já ter algum problema com o ciático mesmo antes da gravidez, ou ter esse problema da dor ciática na gravidez devido ao peso da barriga. Dor ciática na gravidez é muito comum.

Outra dor que também é super comum é a dor do síndrome do túnel de carpo, essa dor acomete o nervo do braço, antebraço mais especificamente. Dói e dói muito! Tem mulheres que até mesmo perdem a força na mão por conta dessa síndrome que é infelizmente comum entre grávidas. O tratamento para isso o médico ginecologista pode recomendar desde fisioterapia até medicamentos específicos para gestantes.

Lembrem-se meninas, dores no baixo ventre são comuns, o anormal nesse caso é sentir vontade de fazer xixi, sentir dores e sair apenas um pouco de urina, gotinhas de xixi. Essas dores podem ser de uma infecção urinária ok? Seja qual a dor que você esteja sentindo, o melhor é falar com seu obstetra. Ele saberá como conduzir e caso precise de medicação para dor, ele o receitará!

Um grande bj!

Veja também: Os 5 Partos Diferentes do Youtube

Foto: http://www.flickr.com/photos/41463627@N05/5987537049/ josemanuelerre

Tagged: ,

Comentários: 587
  1. Anônimo outubro 29, 2014 as 6:26 pm

    olá meu nome é marina eu nao sei se estou gravida mais todo dia sinto umas dores na barriga e no ventre e quando eu como eu fio com a barriga mais dura e ta crescendo o que sera isso ? pode me ajudar ? estou com medo que seje gravidez psicologica.

  2. Anônimo outubro 29, 2014 as 6:22 pm

    jytr

  3. erica outubro 28, 2014 as 9:57 am

    OLÁ PATY O MÊS RETRASADO TOMEI A INJEÇÃO ANTICOSEPTIV COM ATRASO DE 4 DIAS AI O MÊS PASSADO MENSTRUEI APENAS UM DIA, ESSE MES MENSTRUEI NORMALMENTE, MAIS 2 SEMANA ANTES DO MES QUE MENSTRUEI 1 DIA ESTOU MUITO MAL COM MUITA TONTURA ANSIA DE VOMITO MUITO ENJOADA AS VEZES DOR DE CABEÇA FAZ ME SINTO MUITO EXALTA E O PÉ DA BARRIGA ESTOU ACHANDO INCHADO. SERÁ GRAVIDEZ? VC ACHA QUE PODE SER O QUE?

  4. tatiane outubro 27, 2014 as 3:44 pm

    Oi patricia eu tenho um mes q minha mestruacao veio mais meu mormal e so tres dias e veio nove to com. a barriga dura em volta do unbigo e enbaixo ta bem grandinha sinto dor mas costa dor na barriga bem no pe da barriga em volta do peito e no bico sera q posso ta gravida fiz o hcg a um mes e deu negativo

    • Patricia
      Patricia outubro 29, 2014 as 10:20 pm

      tatiane se tem 1 mes ainda estaria com pouco atraso ne, pode ser sintoma hormonal, pós ovulação e por isso o inchaço. Espera mais uns dias e faz um beta viu. bjus

  5. lucia outubro 25, 2014 as 8:41 am

    ola ..sinto umas dorzinhas em cima da vagina.. sera que e normallll tipo umas pontadinhas estou de 18 semanas sou magra entao ja aparece bem a barriguinha… e minha primeira gravides e a gente fica meio apreesiva…..porque tudo e novoo…

    • Patricia
      Patricia outubro 27, 2014 as 11:21 pm

      Lucia é normal sim é o útero crescendo os músculos se afrouxando. Fala com seu medico na consulta do pré natal viu. bjus

  6. Romeica silva outubro 24, 2014 as 9:39 pm

    ola Patricia, sinto dores mas é quando eu tenho qualquer aborrecimento, isso nao é normal?

    • Patricia
      Patricia outubro 27, 2014 as 10:43 pm

      Romeica normal não é mas pode acontecer de dar contrações. O melhor é falar sobre isso com seu medico ta?

  7. Paloma outubro 17, 2014 as 5:53 pm

    Olá Patrícia! Bem, estou com 06 semanas e tenho sentido um incômodo no baixo ventre, já tenho uma filha, e ela já tem 10 anos, como na gravidez dela eu tive hiperemese, não me lembro dos outros sintomas. Tenho medo de andar muito e isso prejudicar minha gravidez. Tenho consulta com o GO só dia 21/10. Desde já agradeço. bjs

    • Patricia
      Patricia outubro 21, 2014 as 12:02 am

      é normal PAloma! o seu utero esta expandindo e cheio de hormonios. Normal desde que não sangue viu. bjus

  8. Adriana outubro 15, 2014 as 7:58 pm

    Patricia, me ajude. Estou com 11 semanas e 5 dias e tenho sentido colicas no baixo ventre e antes nao sentia muito. São quando me mexo ou levanto e ando. Não é direto. Estou muito preocupada. Tenho que andar, pois estou resolvendo uns problemas de cartório e provas finais na faculdade. Será que andar faz mal pro bebê. Dizem que é bom. Me ajude?

  9. Bel outubro 8, 2014 as 9:48 pm

    Paty me orienta por favor,to ansiosa pra saber se posso estar grávida,sou louca p ser mamãe,e você tem experiência nisso.rsrsr Pelo meus cálculos meu PF seria dos dias 05 a 09/10 e não tomo anti faz 4 meses,e tive relações nos dias 03,04 e 06/10 e dia 07 comecei a sentir dores no pé da barriga do lado direito e hoje dia 08 to com umas colicazinha e pontada na vagina,será que pode ser? minha menstruação tá prevista pra vir dia 19.

  10. Isabela outubro 8, 2014 as 9:39 pm

    Ola,queria saber se tem probabilidade de ter engravidado . Pelo meus cálculos meu período fértil seria dos dias 05 a 09/10,e tem 4 meses que parei com os contraceptivo e tive relações nos dias 03,04 e 06/10,e dia 07/10 comecei a sentir umas dorzinha chata no pé da barriga do lado direito e hoje dia 08 comecei a sentir umas colicazinhas e pontadas na vagina . Minha menstruação ta previsto p descer dia 19/10. Será que pode ser? ficarei muito feliz se for um bebezinho. :-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado