Grau da Placenta – Desvendando Grau 1, 2 e 3

Publicado por  em 8 de novembro 2013

Mamães e gravidíssimas de plantão! Vamos falar de grau da placenta. Acho que quase todo mundo já ouviu falar que a placenta é o órgão responsável pela nutrição do bebê dentro do útero da mamãe. Só que a placenta nasce junto com a gravidez, assim que o bebê se fixa dentro do útero a famosa nidação (veja mais aqui) o zigoto iniciado por um óvulo e por um espermatozoide vai se multiplicando até chegar e a partir do momento em que ele se fixa, se divide em duas partes distintas, uma metade irá vir a ser o bebê e a outra metade se torna a placenta, necessária e indispensável para o crescimento, oxigenação e alimentação do bebê.

Como é uma placenta e seus graus?

A placenta é semelhante a um fígado de boi na aparencia digamos. Ela é cheia de vasos sanguíneos que recebem o sangue rico de vitaminas e oxigênio para o feto e passa tudo isso para ele pelo cordão umbilical e assim faz com que o bebê tenha um desenvolvimento adequado. Porém a placenta tem graus de maturidade.

Os graus da placenta podem ser grau 1, grau 2 e grau 3. O que determina esses graus é a maturidade que a placenta está, ou seja quanto maior o numero mais “envelhecida” ela está. O grau da placenta pode determinar o quanto alimentos e oxigenação seu bebê está recebendo então digamos que quando está no grau 1 ela pode nutrir e oxigenar muito bem o bebê sem nenhum risco. Placenta Grau 2 é o que pode permanecer por mais tempo em uma gestação. Ele pode começar lá para as 28 semanas e ir até 36,37 semanas ou até mesmo o final da gravidez sem problemas. Grau 3 é o grau máximo de maturidade da placenta, mas isso não quer dizer que não está suprindo as necessidades do bebê, apenas que está “cansada” e pode também significar que o parto se aproxima.

Placenta retirada em um parto normal, cenas fortes para quem não gosta de ver sangue então cuidado! rs

Já vi casos de mamães com 30 semanas de gravidez e com placenta grau 2, mas já vi também com grau 3, se esse for o seu caso não se preocupe, converse com seu médico para se tranquilizar.Normalmente a gravidez ocorre sem problemas mesmo com placenta grau 3 ao invés de ser placenta grau 2. Eu mesma tive placenta grau 2 com 29 semanas de gravidez e foi tranquilamente até o final quando já estava com grau 3 nas 39 semanas. Conforme a placenta vai amadurecimento o liquido aminiótico acompanha e a maturidade do bebê também contribui para isso. Li em algum lugar que o pulmão do bebê secreta um hormônio quando está maduro e isso pode acelerar a maturação do grau placentário no final da gravidez e por isso muitas gestações chegam ao grau máximo de maturação. Normalmente o grau da placenta não é um motivo para preocupação.

O que pode adiantar um parto não é o grau da placenta, mas sim as condições que ela está. Por exemplo, um motivo para adiantar o parto, ou se pensar em induzir, seria a calcificação da placenta. É quando a placenta começa a ficar empedrada ou calcificada (endurecer) e ai sim não passa mais nada de bom para o bebê levando o médico a falar no parto. Mas isso é assunto para outro post…

Obrigada por ler! até a próxima!

(Veja Também: Cordão Umbilical – Umbigo do bebê Sua Função Dentro do Útero)

Foto: http://www.flickr.com/photos/37817855@N00/6544917561/Karla Jean Davis

305 respostas para Grau da Placenta – Desvendando Grau 1, 2 e 3
  • Responder monique 23 de abril 2015 at 3:09 pm

    Ultra e consulta com o medico dia 30/04 estarei de 36s.

  • Responder monique 23 de abril 2015 at 3:06 pm

    Ola …
    Estou hj de 35 semanas, fui ao medico fazer o ultra com 33s e 5d deu placenta grau 2/3 meu bb estava pesando 1,920kg com 41cm e me deu intolerância ao açúcar, mantenho a dieta. Minha duvida é meu bb vai crescer mais, pois tenho medo dele nacer muito fraquinho e n vim p casa cmg. Estou muito preocupado, pois tenho q manter a dieta e n sei se meu bb esta crescendo. Bjss brigada

  • Responder Erica nascimento 21 de abril 2015 at 9:13 pm

    Boa noite , estou com 28 semanas e minha placenta deu grau 2, tb estou com diabetes gestacional, estou mto nervosa! Existe alguma coisa que posso fazer p a placenta permanecer em grau 2 até o tempo certo ? Já estou fazendo dieta para a diabetes, mas estou mto nervosa !

  • Responder Nalsa Viagem 19 de abril 2015 at 4:19 pm

    Ola, estou com 15 semanas de gestacao fix a ultra e deu placenta anterior,liquino normal. So k estou preucupada porque no ano 2013 give aborto porque a placenta era grande e bebe n desenvolvia estou com medo de acontecer o mesmo.

    • Responder Patricia 24 de abril 2015 at 3:09 pm

      não, parece estar normal! relaxa e aproveita! rs bjus

  • Responder Carla 17 de abril 2015 at 7:33 am

    Olá Patricia me tira uma duvida fiz meu ultrassom agora com 24 semanas e minha placenta edta grau 1 minha bebê esta com 572g a Dr olhou e os nutrientes estão indo normalmente para ela, devo me preocupar? Pois tenho muito medo de ela nascer bem antes do tempo !!

    • Responder Patricia 23 de abril 2015 at 9:22 pm

      acho q não carla, mas tem q ficar de olho no peso e na placenta, comigo aconteceu algo parecido, e minha filha nasceu com 40 semanas. Fica tranquila pq é normal. bjus

  • Responder Eva França 12 de abril 2015 at 12:44 am

    Olá, boa noite! Estou com 38 semanas e
    Meu médico marcou a Cesária para 40 semanas, será quase um mês depois deu ter completado nove meses e estou sentindo minha bebê se mecher demais estou com medo de acontecer uma tragédia por conta da demora.

    • Responder Patricia 15 de abril 2015 at 6:39 pm

      Eva calma pq ele sabe o que ta fazendo viu, o normal é um bebê nascer de 38 a 40 semanas, as vezes chega à 42 semanas.

  • Responder wilma 11 de abril 2015 at 11:25 pm

    Ola, me tira uma duvida por favor. Estou com 34/35 semanas com 45 cm e 2140 kg e deu na ultra placenta grau 3. Tenho contraçoes o dia inteiro desde 28 semanas, inclusive as vezes é de 5 em 5 min, meu bb soluça de 2 ou 3 vezes por dia por alguns minutos. E para piorar adquiri na gravidez Colestase Intra Hepatica q é problema do figado que contribui p o envelhecimento da placenta e pode provocar parto prematuro. Gostaria de saber se meu bb esta correndo riscos de vida e quanto tempo ele pode durar ainda no meu utero com os sintomas q venho tendo?

    • Responder Patricia 15 de abril 2015 at 6:23 pm

      wilma ele parece estar bem mas eu aconselho vc a falar com seu medico sobre o celestone para madurecer o pulmão do bb caso seja necessário fazer o parto viu. Sintomas são normais e podem ser de braxton mas claro q tem q ver com seu medico ta? http://www.trocandofraldas.com.br/contracoes-de-braxton-hicks-identificar-falsas-contracoes/

  • Responder ELIZANDRA 8 de abril 2015 at 10:01 pm

    OLA ESTOU GRAVIDA DE 34 SEMANAS MINHA BB TA COM 44.2 CM… PESANDO 2,144 MINHA PLACENTA POSTERIOR GRAU 3… ESTA TD BEM COM MINHA FILHA?

  • Responder Daiane 8 de abril 2015 at 2:18 pm

    Olá patrícia poxa minha placenta está com grau 3 estou com 33 semanas pouco líquido
    Descubri isso no dia 6 de abril e meu médico já marcou a secaria pro dia 15 as pressas é perigoso ? Me ajuda por favor

    • Responder Patricia 10 de abril 2015 at 7:53 pm

      Daiane so se o bb estiver em risco mas é possivel levar a gravidez a diante sim! fala com um outro medico pra tirar a duvida. bjus

  • Responder NUBIA 8 de abril 2015 at 9:10 am

    Ola Patricia eu estou de 21 semanas e 6 dias meu grau esta I de Grannum com espessura de 3,0cm é preocupante? E o peso fetal estima esta 443g e m,eu percentil esta 15 estou com minha cabeça a mil.

    • Responder Patricia 10 de abril 2015 at 7:32 pm

      ta otimo viu não se preocupe. Veja o peso aqui http://www.trocandofraldas.com.br/tabela-referencia-tamanho-peso-feto-gravidez/

  • Responder wenia 6 de abril 2015 at 10:12 pm

    Oi estou com 32 semanas terceira gravidez to com líquido em exesso28 cm e muito perigoso estou com muito medo, fiz a usg e deu tudo certo so o poblema e o líquido minha placenta de grau 1 o peso do bb 1,900

  • Responder Anônimo 6 de abril 2015 at 9:23 pm

    Olá patrícia td bem queria uma informação estou com 33 semanas e minha placenta está com 3 graus minha bebe está com 46 cm e 200 kilo é normal

    • Responder Patricia 8 de abril 2015 at 9:53 pm

      é normal pq ela vai amadurecendo ao longo da gravidez viu mas tem q ver com seu medico se ela ta ganhando peso normal e quem sabe fazer uma ultra com doppler pra ver o fluxo da placenta para o bb. bjus

      • Responder Anônimo 12 de abril 2015 at 9:18 am

        Olá Patrícia
        Me identifiquei com esse comentário pois a poucos dias passo pela mesma situação. Estou com 38 semanas e 3 dias, no inicio de março fiz um doppler e estava tudo bem, mas após identificar uma redução nos movimentos fetais fiz uma outra ultra perfil biofísico fetal que constatou que esta tudo bem com os movimentos, entretanto ao comparar o peso atual com o peso anterior percebeu-se que o ganho de peso foi minimo e a diferença era muito grande o bebê parou de crescer, o médico pediu um outro doppler pois agora o acompanhamento com esse exame deverá ser semanal, mas acredito que meu parto deverá ser logo pois terei que passar com um especialista . O bom é que o nenê não é prematuro e o peso atual é bom 2,900k e o anterior com 33 semanas era de 2,800kaproximadamente. Foi uma surpresa, nada até então era anormal, mas como gosto de perguntar muito e falar tudo que sinto isso me ajudou. E se valer a dica, aconselho a todas as grávidas a pedir um doppler por mês, pode ficar caro, mas tudo que é detectado no início é mais fácil de resolver, o que vale é a vida dinheiro a gente consegue depois uma vida é única. Meus exames foram todos particulares para que tivesse um resultado mais rápido e com maior precisão, isso contribuiu muito . Desejo boa sorte para todas colegas de primeira viagem assim como eu, e as demais já experientes.

        Muito obrigado por criar esse espaço, Patricia, gostei muito desse fórum.
        Abraços.

        • Responder Patricia 15 de abril 2015 at 6:48 pm

          Isso mesmo! obrigada por dividir a sua experiência viu. bjus

  • Responder laisa 2 de abril 2015 at 1:19 pm

    Oi estou com37 semanas de gravidez e minha bebe esta cm a espessura 37mm eu posso ter um parto normal e minha bebe esta bem.??

  • Responder laisa 2 de abril 2015 at 1:13 pm

    Oi estou cm 37 semanas e tres dias meu bebe esta cm a espessura 37mm eu posso ter um parto normal e minha bebe esta bem??

    • Responder Patricia 6 de abril 2015 at 9:21 pm

      laisa não entendi a pergunta… espessura do bb?

  • Responder anita 1 de abril 2015 at 7:52 pm

    anita março 31, 2015 as 10:41 am
    Deixe uma resposta
    Oi Patricia hoje fiz uma ultrasson estou com. 33Semanas minha placenta ta grau 1 minha filha esta pesando 2125gramas. Estatura fetal esta 45,6cm. Batimentos cardiacos esta 150minuto. Sera q esta. Tudo. Bem. Oq vc axa

Menu Title