A infecção urinária é uma das infecções mais comuns na infância, principalmente nos bebês mais novinhos, devido ao trato urinário deles estar em desenvolvimento ainda, isso facilita a entrada de micro-organismos. Nem sempre é apresentado algum sinal de que algo errado esta acontecendo.

Por isso devemos ficar alertas na quantidade de vezes que a criança procura o banheiro e também se existe algum incômodo na hora de urinar. Normalmente apresentam os seguintes sintomas:

  • Mal estar
  • Febre alta
  • Falta de apetite
  • Urina com cheiro forte

Os escapes de xixi na roupa quando a criança já desfraldou à algum tempo, também pode ser sinal de alerta. Estudos relatam que em media 8% das meninas e 2% dos meninos ate oito anos de idade apresentam infecção urinária pelo menos uma vez.

O que é a infecção urinária?

A infecção urinária é diagnosticada quando encontrada na urina ou em qualquer parte do aparelho urinário como rins, bexiga e uretra a presença de micro-organismos1. Os exames solicitados serão para avaliar e diagnosticar que tipo de micro-organismos esta ocasionando a infecção, e assim terá o tratamento adequado para cada tipo de micro-organismo. O diagnostico é feito através de exame de urina (urina tipo I e urocultura com antibiograma), que em laboratório serão verificados as presenças de bactérias estranhas. O resultado do exame sai rápido, para que o tratamento seja iniciado imediatamente.

Qual o tratamento para infecção urinária em Crianças?

A medicação utilizada para combater a infecção urinária é antibiótico via oral, porém em alguns casos mais sérios pode ser necessária a internação para receber a medicação pela veia. Normalmente o tratamento dura em média 10 dias e mesmo que a criança apresente melhora nos primeiros dias de tratamento, a medicação deve ser tomada ate o ultimo dia indicado2.

Como se pega infecção urinaria e como prevenir?

Quando bebês, o menino tem mais chances de apresentar infecção urinaria do que as meninas, devido ao formato da genital3. Como meninos nascem com a pele encobrindo a ponta do pênis, isso dificulta a limpeza e também acontece de ficar resíduo de urina, o que acaba criando bactérias que trazem a infecção. Já quando maiores, e a pele se abre ou quando não se opera da famosa cirurgia de fimose, esse problema diminui consideravelmente.

Já as meninas, que não apresentam tantos casos quando bebê, sofrem mais desse problema quando maiores (após o desfralde) , pois a uretra feminina fica muito próxima ao anus o que contribui na proliferação de bactérias ate a vagina, o que ocasiona a infecção urinaria. Alguns cuidados de higiene devem ser tomados, como a troca frequente de fraldas , a limpeza correta da genitália e evitar que a criança passe longos períodos sem fazer xixi, pois o acúmulo de urina na bexiga pode produzir bactérias. Lembrando também, de que crianças não devem sentar em sanitários públicos, caso seja necessário utilize assentos sanitários descartáveis, que hoje em dia se encontra facilmente em drogarias por um baixo custo e podemos carregar normalmente dentro da bolsa.

Veja também: Estomatite Infantil – O que é e como tratar?

Foto: Ivan de Paula