Laqueadura

LaqueaduraPara quem não conhece minha história vou dar uma resumida, tenho 3 filhos, 10, 6, 1 ano e quando a caçula nasceu, nós pagamos ao médico para que fizesse a laqueadura, já que tive muitos problemas na gestação, problemas relacionados a pressão e repouso pra evitar eclampsia. Enfim foi sofrido e como disse meu médico, tive sorte e muita por chegar as 40 semanas com a pressão controlada.
No parto ele fez a Salpingectomia, um baita palavrão! Mas o que quer dizer que ele realmente tirou as trompas e não amarrou como era o procedimento usado anteriormente para método contraceptivo permanente caso a mulher resolvesse se tornar fértil novamente, era apenas desamarrar a trompa para voltar ao normal. Na sala de cirurgia eu vi as trompas nas mãos dele, pedi para que ele me mostrasse! rsrs
Mas o porque desse texto? Sempre que eu falo que sou laqueada, as pessoas mandam tomar cuidado porque conhecem alguém que ficou gravida mesmo depois da cirurgia esterilizadora. Pesquisando achei a resposta à perguntas que vieram a minha cabeça e confesso que o medo tomou conta de mim por alguns momentos. rsrs

Posso engravidar mesmo laqueada?
Pode, não é 100% garantido que a cirurgia não vá desamarrar ou no caso de cortar as trompas elas podem regenerar! Sim caso você faça muito laqueadura muito nova, a cirurgia tem risco de dar errado,não por erro médico, mas sim o seu corpo pode fazer com que as trompas regenere parcialmente fazendo assim com que o espermatozoide encontre o óvulo.Certamente isso não é muito comum de acontecer e também não é muito fácil, mas que há risco há!

Quando eu optei por fazer a cirurgia eu conversei muito com meu médico que garantiu que era o método mais seguro no meu caso, mas que no primeiro ano era para tomar alguns cuidados, já que a cirurgia estava ainda muito recente. Passado esse tempo é praticamente nula a chance, mas ela existe mesmo que remota.
E para quem está pensando que eu posso estar tocando terror na tranquilidade de mamães que já fizeram a cirurgia vai um refresco, o índice de gravidez pós laqueadura se dá em 99% dos casos em procedimentos com a trompa amarrada e não cortada. E se você faz parte do grupo de risco é bom pensar em ir ao médico conversar a respeito do seu caso especifico.

TROMPA CORTADA

Laqueadura

 TROMPA AMARRADA

Laqueadura

Mas se o seu caso é o oposto do meu e você se arrependeu de fazer a cirurgia, o mais importante é procurar saber qual tipo de cirurgia foi feita, a de amarração ou de corte das trompas, no caso de amarradas, a reversão é totalmente possível e basta um procedimento laparoscopia para se tornar fértil. Mas no caso de corte como a minha o procedimento mais correto e mais certo é a fertilização in vitro.

Boa sorte!

Tagged:

Comentários: 117
  1. Norma fevereiro 10, 2013 as 9:58 am

    Penso em fazer laqueadura mas por enquanto não tenho coragem.

    • Susana camargo maio 7, 2013 as 4:02 pm

      Norma primeiro quantos filhos voce tem?a laqueadura muda seu piscológico as vezes bate uma tristeza junto com o arrependimento no meu caso eu precisei fazer a cirurgia devido há 4 cesárias”mesmo assim tem horas que paro e penso uma criança só acrescenta a vida da gente…muitos falam que sou louca mais ao mesmo acho que quem me julga assim nunca sentiu oque é ser mãe de verdade…por isso norma pense bem a não ser por um problema de saude mais caso contrário pense bem.fique com deus que ele vai te mostrar oque fazer….bjs ….sz

  2. maria inez botelho fevereiro 25, 2013 as 7:27 am

    no meu caso eu não tenho certeza se foi cortada ou amarrada e já tenho 43 anos quais meus riscos

  3. Patricia março 13, 2013 as 11:53 pm

    Maria Inês, se vc tem um ciclo regular como qualquer outra mulher, então tem q tomar cuidado ate vc fazer uma ultrassom que pode deixar mais claro pra vc e seu medico atual qual procedimento foi adotado. Boa sorte bj

  4. ana março 22, 2013 as 12:21 am

    estou preucupada me ajude.no dia10 de fevereiro mestruei normal,mas dia19 do nesmo mes transei sem preservativo .no mesmo dia eu tomei a pirula do dia seguite.dia 06/03 fis a laquiadura cortou as trompas ,eu vi os pedaços o medico me mostrou.so que ate agora nao desseu minha mestruaçao tenho motivo para mi preucupar?mim ajude por favor.

    • Patricia março 22, 2013 as 10:19 pm

      Ana, se vc esta preocupada tem mesmo que fazer o teste acho que preocupação faz com que a menstruação não desça, respira fundo, compra um teste de farmácia e faz, se der positivo ou mesmo negativo e bom consultar um medico. Eles não fizeram exame pre operatório? O certo e fazer um beta BCG antesde qlq cirurgia. Bjs boa sorte e volte pra contar.

  5. ana paula maio 3, 2013 as 10:40 pm

    tenho 32 anos fiz uma laqueadura tem 7 anos;mais nao lembro se foi cortada as trompas ou amarradas.me arrependi muito ;e casei com outra pessoa tem 4 anos o sonho dele é ser pai.o que posso fazer?alguém pode me dar uma soluçao ?obrigado!!

    • Susana camargo maio 7, 2013 as 4:12 pm

      Olha no seu caso procure o hospital onde vc fez a laqueadura e peça pra te mostrar o prontuario aí vc vai saber se cortou ou não no caso que corta as trompas tem reverção é mais compricado mais tem.vai primeiro e faça oque eu falei aí voce me fala tá é muito lindo vc querer engravidar novamente.parabens

      • sandrinha ribeiro dezembro 30, 2013 as 4:38 am

        Pessoal..ha 2 anos atras fiz uma cesarea.para ter meu segundlo filho…tenho uma menina de 13 anos ..e esse de 2…na hora do meu parto o medico me insistiu que eu fizesse a laqueadura..disse que nao..ele insistia muito..de tanto ele insistir falei na ultima hora que eles podiam fazer…ai deppois que tive o parto passando todo o periodo de retirada dos pontos..conversei com ele a respeito da laqueadura..pq eu estava sofrendo muito em saber que eu estava laqueada..mais ele isnsistiu dizendo que ele nao havia me laqueado..e ainda passou anticocepicional para mim..mais achei na hora que ele estava mentindo.e ainda afirmou que eu nunca mais seria mae…pelo fato de quando ele fez minha cesarea ele disse que eu tinha endometriose..por isso nao engravidava mais..mais eu queria muito amenizar meu sofrimento..quero muito ter outro fijho me agudem..por favor.

        • Patricia
          Patricia dezembro 30, 2013 as 2:54 pm

          Sandra, mas pq ele insistiu tanto? vc conversou com ele a respeito? Acho que vc deve procurar outro medico para investigar se fez realmente ou não a laqueadura, uma ultrassom pode resolver essa duvida. Caso tenha feito a laqueadura, a gravidez é possivel pela fertilização in vitro e se apenas fora amarrada, a reversão é possivel. bjokas e espero ter ajudado.

  6. Susana camargo maio 3, 2013 as 11:21 pm

    Bom antes du tudo boa noite”bom meninas fazem 2meses que fiz laqueadura devido há quatro cesárias…foi preciso mesmo.eu curti bastante minha gestação foi lindo desde o primeiro ao ultimo filho mais tive que laquear mais falo de todo meu coração na hora que corta suas tompas da um aperto no peito…..mas tá bom 4 filhos é educar e se deus quizer levar a vida tranquilamente.bjs..sz

  7. Patricia
    Patricia maio 4, 2013 as 2:46 pm

    Oi Ana Paula Então em primeiro lugar um exame de ultrassom pode dizer em que situação estão as trompas, e se estiverem amarradas uma cirurgia laparoscópica desfaz esse nó, agora se foi mesmo cortada ai amiga só com fertilização in vitro. Mas não se assuste, hj em dia há a opção de entrar na fila de algum hospital para fazer gratuitamente, se for em SP entra em contato comigo que te passo algumas opções. bjus boa sorte!

    • sonia feitosa da silva julho 17, 2013 as 2:26 pm

      Ola no meu caso a 18 anos eu fiz a cirurgia foi retirada as tronpas hoje estou com 40 anos casei de novo meu marido nao tem filhos eu tenho muita vontade de engravidar de novo essa cirurgia que voce disse que existe e muito caro gostaria que mim respondesse.

  8. Patricia
    Patricia maio 4, 2013 as 2:48 pm

    Susana, dá mesmo uma coisa rsrs eu tb senti,ser mãe é muito bom, poder gerar é maravilhoso, mas eu penso em dar uma qualidade de vida legal para meus filhos e não é tão fácil né amiga, vc tb sabe dos problemas que mais cesáreas podem dar na mamãe melhor não arriscar! bjus e obrigada pelo comentário.

  9. Susana camargo maio 4, 2013 as 11:50 pm

    Bom meninas vou fazer um desabafo ontem entrei em uma pagina na net que falava sobre o aborto e mostrava algumas imagem de bebes abortados jogado no lixo…chorei muito meu coração não aguntou de ver aqueles anjinhos sem vida ali deixados…pensei comigo uma pessoa que não quer o filho entregue a adoção pois tem milhares de pessoas na fila de espera para receber uma criança e dar todo amor merecido… Esses anjos qe já se foram estão bem pertinho de deus e lá no ceu abençoados…deixo aqui um pedido para pessoas que pensam em praticar o aborto não façam isso pense bem uma criança só tras felicidade…..anjinho de deus tão indefeso merece vir ao mundo e receber muuuuuuuuito carinho! obrigada esse é um desabafo sincero.

  10. Patricia
    Patricia maio 7, 2013 as 5:51 pm

    é sim Susana, melhor prevenir do que jogar um inocente por ai, mas como ainda tem muito despreparo no Pais o melhor é a adoção. Infelizmente tantas mulheres querem se tornar mamães e tem muitas dificuldades e quem não pode ser mãe consegue engravidar com tanta facilidade, são os mistérios de Deus… bjus

    • marcia novembro 22, 2013 as 9:17 pm

      gostaria de saber eu fis laquiadura fas 4 anos so que me arrependi eu meu marido tem alguma goisa que poso fazer alimentçao chá remedio casero se alquem pode me ajuda

  11. MLM maio 26, 2013 as 8:31 am

    Minha história é compicada mas vou resumir. A 13 anos fui laqueada, mas não faço idéia por qual método. Na altura era a coisa certa a fazer, pois além de ter o casamento desgastado, engravidei da minha última filha tomando pílula sem falhas. Separei-me, filho não segura casamento. Há 3 anos voltei a me casar. Nessa altura me arrepndi, pois meu atual marido não tem filhos. Superei. No fim do ano passado, comecei a ter os sintomas da pré-menopausa. Continuava a tomar pílula para controlar meu perído menstrual que sempre foi irregular. No início desse ano, meu médico mandou parar a pílula para fazer exames hormonais que o fiz em abril. Dia 13 desse mesmo mês eu estava menstruada e o resultado dos exames, diziam que não estava na menopausa e que no dia que os fiz, estava em período fértil. No dia 26 desse mesmo mês, meu marido chega de viajem, pois trabalha fora do país, e toca a “matar” as saudades. Complicado é agora, já estamos a 25 de maio e minha menstruação ainda não desceu. Sintomas? Só umas tonturas estranhas e queda brusca de pressão de vez em quando. O que acham? Estou num misto de medo e de alegria, mas completamente paralizada sem saber o que fazer…

  12. Patricia
    Patricia maio 26, 2013 as 2:47 pm

    Oi amiga MLM, então tecnicamente vc está atrasada, se fizer o teste de gravidez mesmo que de farmácia dará resultado preciso. Se vc foi laqueada com trompas amarradas, é sim possível que esteja grávida, porém de qualquer forma tem q fazer uma ultrassom para ter certeza de qual método foi adotado. Com o resultado independente de positivo ou negativo tem q procurar um ginecologista, mesmo para começar um possível pré natal. Volta pra me contar o que aconteceu e boa sorte pq acho q quer estar grávida. bjim!!!

  13. elcilene correa fermin maio 27, 2013 as 7:08 pm

    como faço pra saber,qual foi o tipo de laquiadura feita em mim, gostaria muito de saber

  14. Patricia
    Patricia maio 27, 2013 as 11:00 pm

    Elcilene uma ultra transvaginal resolve! Conversa com um medico quando for fazer o preventivo anual Bjim

  15. Mariana junho 2, 2013 as 8:04 pm

    Boa noite.. gostaria de saber se em alguma possibilidade de engravidar,tenho 28 anos e fiz a laqueadura a 2 anos só q só cortaram um lado e minha mestruação está atrasada a mais de um mes!

  16. Patricia
    Patricia junho 2, 2013 as 10:50 pm

    Mariana, poder pode se o outro lado tiver se soltado da amarras q o medico fez. Vale a pena fazer um teste de farmácia e se der negativo procure um medico para ver de fato se continua laqueada. Se vc quiser mais um filho e fácil resolver. Bjus

  17. Luana julho 2, 2013 as 4:14 pm

    Olá,tenho 3 filhos todos de parto,mas logo depois do parto do meu ultimo filho o médico já fez uma laqueadura pelo umbigo no qual foi cortada as trompas,a algum método para poder engravidar novamente já faz 10 anos… E o meu marido quer outro filho Preciso da sua ajuda

  18. Patricia
    Patricia julho 2, 2013 as 9:57 pm

    Luana, se ele cortou as trompas vc consegue ovular normalmente, acho q no seu caso só com fertilização in vitro. Tenta se informar sobre o programa do sus pra isso. Sei que aqui em SP tem o Pérola Bayton que tem esse programa e gratuitamente olha aqui http://www.hospitalperola.com.br/reproducao-humana.php. Espero ter ajudado! bjus

  19. Drika agosto 11, 2013 as 9:45 am

    Olá, minha situação é a seguinte eu fiz laqueadura aquela que amarra, sei disso por o medico me falou que caso eu me arrependesse seria facil de reverter pois ele não apertou muito, li que com o tempo o nó se desfaz isso é verdade, gostaria muito de engravidar e não estou com condições de pagar uma cirurgia, tem outras possibilidades naturais ou pelo Sus ?

    • Patricia
      Patricia agosto 12, 2013 as 12:22 pm

      Drika, é verdade! porém vc poderia fazer uma ultrassom para ver a situação das trompas, qualquer médico pode pedir essa ultra para ver como estão as trompas. Caso esteja amarrada ainda o procedimento é simples. Agora caso tivesse sido cortada ai vc teria q entrar na fila para fazer in vitro. bjus

  20. ediana agosto 19, 2013 as 9:58 am

    oi me chamo ediana ,fiz a laquiadura com 21 anos, e agora to querendo ter um filho como eu posso faser posso ter filhos ainda?

    • Patricia
      Patricia agosto 19, 2013 as 4:02 pm

      Se a sua laqueadura foi amarrada é o procedimento simples de soltar, agora se tiver sido cortada, só com fertilização in vitro Ediana! bjus

  21. Carina agosto 23, 2013 as 1:16 pm

    oi me chamo carina, o medico disse que tinha me amarrado quando eu tive meu segundo filho aos meus 15 anos hoje quero engravidar e hoje estou com 22 anos sera que tem como eu engravidar denovo pois gostaria de dar um filho pro meu esposo pois este e meu segundo casamento… oque eu posso fazer?

    • Patricia
      Patricia agosto 23, 2013 as 6:34 pm

      Carina, tem que falar com o médico, se foi amarrada tem chances de conseguir engravidar naturalmente. bjus

  22. Anônimo agosto 24, 2013 as 5:18 pm

    fiz laqueadura com 21 anos hoje estou com 28 anos como saber se cortou ou amarrou as trompas.para amarrar tem que puxar muito ou nao.me chamo leidiane

  23. jussara agosto 25, 2013 as 11:01 am

    Tenho 42anos, sou ligada á 6anos, (cortada ,amarrada e cauterizada). Tomei anticoncepcional por 2anos e meio, isso, porque tinha medo de engravidar .Mentruei no mês de junho a última vez.. Em julho nao tomei anticoncepcional , a minha menstruação não desceu até hoje. Já fiz o teste de farmácia deu negalivo, mas mesmo assim estou preoculpada, pois tenho quatro filhos. Já conversei com a enfermeira, fármaceutica e até mesmo com uma psicologa, todas me disseram que é para ficar tranquila , pois, não tenho como engravidar.Mesmo depois dessas conversas estou com medo.Posso estar entrando na menopausa? Estou com muito medo de estar gravida.O que fazer?

    • Patricia
      Patricia agosto 25, 2013 as 11:48 am

      Jussara, se vc fez a cirurugia e mesmo assim faz o uso de anticoncepcional, acho q a sua chance te ter engravidado é muito, muito baixa. Acho mesmo que vc pode ter algum problema de descontrole hormonal, ou mesmo entrando na menopausa, o certo é ir ao médico ginecologista e fazer exames pra saber o que há de errado. um bj e boa sorte!

  24. marta garcia setembro 11, 2013 as 10:35 am

    tenho 3 filhos um de 16,4e3 anos os dois ultimos de cezaria efiz laqueadura foi cortada e durante esses 3 anos minha mestruação veio corretamente ,mas este mes ñ veio ate agora atrazada a 7 dias nunca atrazou,tenho 43 anos nunca tomei pirula e guando casei levei 9 anos pra ter o primeiro filho.ha meu medico diz que eu tenho mioma mas ñ era maliguina ena menopauza acabaria as dores .estou sintindo ardencia nos meus mamilos o que fazer?

    • Patricia
      Patricia setembro 11, 2013 as 10:56 am

      Marta, o certo é fazer exame,não tem jeito viu, vc ainda é mega nova, mas precisa ver se é menopausa, as vezes ela vem precoce e tb tem o fator mioma. Um exame simples de sangue já resolve o problema e um diagnóstico. bjus e boa sorte.

  25. MARIA DA GRAÇA setembro 18, 2013 as 4:56 pm

    ola,Amiga tenho 45 anos fiz laqueadura ,casei, de novo e quero engravidar,tenho 3 filhos saudaveis,nunca tive problemas durante a gestaçao..sera que posso..? Obrigada,abraços..

    • Patricia
      Patricia setembro 18, 2013 as 5:09 pm

      Oi Maria! pode viu, mas só através de Fertilização in Vitro, normalmente se é cortada as trompas só assim. Vá á um especialista para saber mais sobre o assunto. Tem alguns muito bons em SP, dá uma olhada no Google. bjus

  26. Edilane setembro 19, 2013 as 8:55 am

    Fiz laqueadura ha oito anos so mim amarraram tenho sintomas de uma gravidez so com umauma utrasson eu saberei se estou gravida a cirugia pra dessamarrar as trompas é de gragraça bjs

  27. cristine outubro 5, 2013 as 6:38 pm

    bom,como era muito nova na epoca,tinha 15 anos,tive meu primeiro filho apos 3anos de diferença engravidei da minha segunda filha ai optei por ligar mas o medico tinha dito que era muito nova que nao podia fazer a laquiadura mas entao ele tinha me dito que podia amarrar as minhas trompas, nao cortar a famosa palavra deu no sendo que hoje estou com 40 anos,na verdade minha filha tem hoje 20 anos queria saber se e possivel engravidar

  28. Eliane outubro 10, 2013 as 11:18 pm

    Bem eu já tinha 2 filhas engravidei do 3° e queria laquear pois não pretendia ter mais filhos, ele nasceu a 35 dias mas infelizmente nasceu com dificuldade pra respirar teve um serie de problemas e faleceu após 16 dias e eu laquei e agora me arrependo muito pois queria tanto outro bebê sei que nunca ele ira preencher o vazio do meu coração, mas pelo menos eu ia ter um bebê nos meu braços, me sinto muito triste com esta minha decisão. As vezes fico pensando se realmente fui laqueada ou não mas me vem a dura realidade que sim.

    • Patricia
      Patricia outubro 11, 2013 as 11:33 pm

      Ô Eliane nem sei o que te dizer… As vezes a vontade de Deus é confusa pra gente viu, mas saiba que essa criança veio com alguma missão na sua vida, e resta a saudade agora e os bons momentos que vcs tiveram juntas. Quem sabe vc consiga fazer uma fertilização daqui um tempo. bjus e conte comigo!

    • leide abril 29, 2014 as 5:02 pm

      Eu fes minha laqueadua a três anos só que casei de Novo tenho duas filha do meu primeiro casamento. Mais ñ tenho filho desses segundo marido ele gostaria muito de ter um filho procurei o medico que fe minha líquidura ele mim cobrou três mil reais pra desfazer a laquiadura tem hospital pra fazer sem paga qual o médico procura

      • Patricia
        Patricia abril 30, 2014 as 2:02 pm

        Leide complicado… a maioria cobra pra fazer. Vc pode tentar em algum hospital do sus, vou pesquisar sobre e posto no blog, fica de olho. bj

  29. Susana outubro 13, 2013 as 2:25 pm

    Antes de fazer uma laqueadura pensem bem…todos os casos que vejo na net se arrependeram de ter feito a laqueadura….eu tambem sou laqueada tenho 4 filhos lindos todos nascido de cesária eu morria de medo de ter q passar pela quarta cesária mais deus foi meu médico…correu tudo bem..depois da cesária fiz a laqueadura o nome já diz “laqueadura”*uma dicisão muito complicada mais pra mim já era tempo de fazer,,fazem 7 meses q sou laqueada sinto todos sintomas de mulher gravida mais me consultei com meu médico e ele me disse q é normal passar por isso durante 1 ano depois os sintomas vão desaparecer…então meninas laqueadura é um dicisão pra ser pensada repensada quando tiver certeza mesmo do que quer ai então fazer porque ao contrário o arrependimendo as vzs pode bater e aí pode ser tarde demais….bjs

  30. Anônimo outubro 16, 2013 as 10:19 am

    Susana, moro na Bahia. Tenho 2 filhos e fiz laqueadura. Gostaria de fazer uma fertilização in vitro pois me casei novamente. Moro na Bahia. Você sabe qual a média de preço, aqui no estado, desse procedimento?

  31. anaclaudia dezembro 2, 2013 as 4:47 pm

    ola boa noite tenho 23 anos tenho um filho de 2 anos perdi uma menina de 7 meses a 8 meses e perdi o a vontade de ser mae agora queria fazer uma liguadura para eu dar um tempo de gravida pois tenho medo de engravida agora e passar tudo de novo que passei

  32. Patricia
    Patricia dezembro 3, 2013 as 11:58 am

    ana, o melhor é utilizar metodos temporários, a laqueadura se torna permanente e ai se um dia vc resolver engravidar novamente terá que passar por uma fertilização pra conseguir. Tem Diu, evra que é um adesivo, até injeções que vc pode tomar de 3 em 3 meses para não engravidar. Fala com um GO, mas evite a laqueadura por agora, vc ainda é muito novinha viu. bjokas

  33. veronice dezembro 17, 2013 as 5:42 pm

    Olá tivi um bebe especial ela faleceu com 3 anos fiquei gravida novamente e foi nais trompas então fiz a cirugia teve que fazer a retirada das trompas e de um ovário direito tenho 25 anos meu sonho e em gravidar de novo …tem alguma possibilidade de em gravidar

    • Patricia
      Patricia dezembro 18, 2013 as 9:38 am

      Veronice, se vc tem apenas uma trompa engravida sim, as vezes demora mais, mas engravida. Conheço algumas meninas com apenas uma trompa que hj são mamães, não se preocupe.

  34. veronice dezembro 17, 2013 as 5:42 pm

    Olá tivi um bebe especial ela faleceu com 3 anos fiquei gravida novamente e foi nais trompas então fiz a cirugia teve que fazer a retirada das trompas e de um ovário direito tenho 25 anos meu sonho e em gravidar de novo …tem alguma possibilidade de em gravidar

  35. sandrinha ribeiro dezembro 31, 2013 as 7:54 pm

    Euu sei que tenho que tirar essa historia a limpo…sofro muito sim com isso…pela possibilidade de eu estar laqueada.. mais o medico insiste em dizer que nao foi realizada a laqueadura..mais eu lembro muito bem eu estava um pouco inconsiente mais a infermeira me mostrou 2 tripinhas… mais ele disse que nao…quero muito ver como. É as trompas…tenho a leve impressao que foi as trompas

    • Patricia
      Patricia janeiro 2, 2014 as 12:55 pm

      Sandra, se foi duas tripinhas meio arroxeadas foi sim as trompas… eu sei pq vi as minhas! rs então, mesmo assim eu ainda faria a ultrassom pra saber a real historia. bjokas

  36. Anônimo janeiro 3, 2014 as 5:40 pm

    Nao..nao eram roxinhas…eram esbranquiçadas…tipo tripa de porco…sera amiga que nao era???????jeus te ouç linda

  37. sandrinha ribeiro janeiro 3, 2014 as 7:41 pm

    Nao amiga nao era arroxiadas…eram esbanquićada tipo tripa de porco…sera amiga que nao era??? Ai amiga deus te ouça

  38. Patricia
    Patricia janeiro 8, 2014 as 10:40 am

    Sandra, acho q te respondi em outro lugar… mas olha eu faria exames sim, ta muito confusa essa historia do medico afirmando q não fez se vc viu na mão da enfermeira. Não deixabarato não, vai atraz viu. bjokas

  39. sandrinha ribeiro janeiro 8, 2014 as 2:18 pm

    Mais quais procedimentos eu devo fazer amiga?????se realmente eles me laquearam???nao entendo. Nada disso

    • Patricia
      Patricia janeiro 9, 2014 as 10:21 am

      Sandra, se está laqueada engravidar so com fertilização in vitro se com trompas cortadas, se amarraram basta soltar por uma micro cirurgia laparoscopica.

  40. Luciane janeiro 17, 2014 as 11:00 pm

    Boa noite Paty ! Estou precisando de sua ajuda …ja comentei com voce. Sobre minha menstruaçao desregulada mas alem disso tenho outras supeitas talvez. Vc possa me ajudar ! Paty sou mae de 3 filhos, um menino de 7 anos , uma menina de 3 anos, e Outro menino de 2 anos … meu primeiro foi parto normal correu tudo maravilhosamente bem , ja minha segunda gestaçao minha filha estava sentada e o meu ginecologista falou que nao faria cesaria pelo fato de eu ja ter tido um parto normal . Esse parto pelvico foi muito sofrido, ralei muito e peguei trauma :( Quando minha filha estava com 4 meses tive dengue , depois de umas semanas comecei a passar muito mal, acreditava ser a pilula e fui procurar o ginecologista. Ele disse que a pilula nao era pra estar me fazendo mal ja que ela era fraca pelo fato de eu estar amamentando me passou o ultrassom pra ver o que poderia estar acontecendo …imagine o tamanho do meu susto ao descobrir que estava gravida novamente? Perguntei ao medico como isso era possivel ja que eu tomava pilula e nao falhava um dia se quer , ele me respondeu que poderia ser as medicaçoes que tomei quando estava com dengue que pode ter diminuido a potencia do temedio sendo que esse remedio ja è fraco pelo fato de ele ser pra mulheres que amamentam . Aquela noticia me deixou feliz mas ao mesmo tempo preocupada por ter que cuidar de dois bebes ja que quando o novo bebe nascesse minha menina estaria apenas com 1 ano e dois meses. Mas o pior era o pavor que eu estava de parto normal devido o parto pelvico , foi onde decidi pagar uma cesariana . Marquei minha cesaria , no mesmo dia estavam duas mulheres que fariam a cesaria e a laqueadura (o que nao era meu caso pois jamais teria cogem de fazer uma laqueadura ) Fui a primeira a ir pro centro cirurgico e graças a Deus correu tudo bem… agora vem minha duvida Paty, sempre tive facilidade de engravidar e de uns meses pra cá ando totalmente desregulada, minha menstruaçao vem a cada dois meses e esse mes só veio 4 dias a borra marrom e a menstruaçao nada ! Paty voce acredita que o medico possa ter se confundido e ter feito uma laqueadura em mim ! Estou desesperada poi estou tentando engravidar novamente … o que voce acha sobre isso Paty ?

    • Patricia
      Patricia janeiro 20, 2014 as 10:31 am

      Luciane, eu acredito que esteja com hormonios desregulados viu… mas olha, isso se resolve com exames hormonais e um regulador. O melhor é ir ao médico pra fazer um checkup hormonal e uma ultrassom mesmo que ja tenha feito porque normal não é ficar sem menstruar e desregulada assim. Bjokas

  41. Luciane janeiro 17, 2014 as 11:08 pm

    Lembrando Paty que ja fiz exames de hormonio e ultrassom para descobrir o por que estou desregulada e deram todos normais :/

  42. cristiane janeiro 27, 2014 as 10:08 am

    olá patricia,fiz a laqueadura a 19 anos,eu tinha 18 anos na época o médico disse que cortou mas tenho minhas dúvidas porque eu era muito nova,hj estou com 36 anos e estou com todos os sintomas de gravides inclusive sinto mexer ,mas continuo menstruando,será que posso estar gravida ? por favor me ajude

    • Patricia
      Patricia janeiro 27, 2014 as 1:22 pm

      Cristiane, se vc ta menstruando acho pouco provavel pq gravida nao mesntrua, no maximo tem descamações do endometrio muito pequenas. Se for sangue vermelho não e gravidez, mas eu iria ao medico fazer exames pra saber se tem bb ai ou pra tirar a duvida das trompas, tem um exame chamado histerosalpingografia que pode ajudar.Faz um teste de farmacia. bjokas

  43. Lessandra garcia silva fevereiro 10, 2014 as 1:12 pm

    Meu nome e lessandra tem quatorze anos que fui laquiada e nao me lembro se fui cortada ou amarrada quero ser mae novamente o que eu faço tem cirurgia pelo sus

    • Patricia
      Patricia fevereiro 11, 2014 as 11:05 am

      Lessandra, vc tem que falar com o seu ginecologista, pq tem que ver qual procedimento que foi tomado, tem exames pra isso. Bom caso seja cortada, ai a única saída é a Fertilização in Vitro mas se foi amarrada é so reverter. Bjokas

  44. Kescy Borges fevereiro 21, 2014 as 7:19 pm

    Oii Patria tudo bem?espero que vc possa me ajudar e tirar essa duvida…Booa e ao mesmo tempo ruim..Eu tenho 3 filhos e da ultima agora pelo fato de eu ter um índice alto de problemas durante a gestação eu por impulso decidi fazer a laqueadura… No dia do meu parto outra mulher estava no pré parto comigo que teve bb no msm dia a 10 minutos depois de mim …só Que ele havia dito que se eu estivesse com a documentação ele me ligava e eu disse q a documentação estava dentro da minha bolsa numa pasta com meus documentos…depois disso quando acabou a anestesia e vi que esse documento estava no msm lugar e eu perguntei pra ele se o papel da ligadura ficaria comigo ou com ele e ele questionou!:Ligadura que ligadura eu não te liguei…E eu insisti ligou sim vc me pediu o papel e disse q me ligaria só que o papel está comigo e ele falou deixa eu ver e eu entreguei sendo que hoje eu acho q não deveria ter entregue esse papel…E eu até hoje me garanti com essa ligadura só que de uns tempos pra frente estou me sentindo estranha…E tonturas enjoos vontades…,só que eu peguei meu pronturaio hospitalar e estava constando mesmo assim tenho duvidas, no ultimo dia da minha menstruação transei sem preservativo algum e desde aí estou vomitando enjoada com cheiro de comida perfume tontura entre coisas estranhas será que à possibilidade de eu estar gravida? afinal eu sempre enjoo muito durante minhas gestações…devo esperar a próxima menstruação?me ajude

    • Patricia
      Patricia fevereiro 24, 2014 as 12:29 pm

      Kescy que confusão querida… bom, tem formas de saber se foi mesmo ligada e eu se fosse vc faria esse procedimento sim pra ficar tranquila. Quando eu fui ligada o medico me mostrou as trompas então eu sei q ele retirou, aliás o seu medico deveria ter feito isso. Bom, acho que deve fazer um exame de beta hcg pra saber e caso seja negativo pode ser q seja alguma alteração hormonal. Se for o caso peça ao seu medico uma ultrassom chamada histerossalpingografia, ela pode mostrar as trompas se caso eles estejam lá. Volta pra me contar o desfecho viu. bjokas e boa sorte!

  45. Cláudia Rejane março 1, 2014 as 9:08 pm

    Patricia,fiquei sem entender porque vc não tirou minha duvida sobre menstruação e sintomas de gravidez,a resposta não chegou no mei Email,e desapareceu dos comentarios,descupa,mais gostaria muito que vc me ajuda-se.bjs

    • Patricia
      Patricia março 3, 2014 as 8:28 pm

      Eu te respondi sim Claudia, vai ver foi em outro post que vc perguntou. Vou ver se consigo achar, eu não respondo post nas páginas e sim interno pelo blog então não sei em que post que foi. Mas lembro de vc e respondi viu. bjokas

  46. regiana p c dos santos março 3, 2014 as 2:02 am

    eu fiz uma laqueadura a cinco anos e dois meses tenho trinta e nove anos e estou morrendo de medo de estar gravida porque tive menstruação só dia 1 de janeiro e até agora não menstruei tenho medo de estar gravida e a criança nascer com problema ou eu perder eu estou desanimada e com muito sono me ajuda sera que tem algum risco por eu ter feito laqueadura e ter 39 anos me ajuda pelo amor de Deus um abraços a todos

    • Patricia
      Patricia março 3, 2014 as 9:15 pm

      Regiana pode ser hormonal! vc ja falou com seu medico? tb seria melhor fazer um teste pra saber se é gravidez pq se a sua laqueadura foi amarrada pode soltar e ai… faz o teste viu. bjokas

  47. marisa ferreira de barros março 5, 2014 as 10:20 am

    tenho 45 anos fiz laqueadura aos 21 anos , meu namorado nao tem filhos , e sonho ter , pra mim e quase impossivel , ele ja foi casado e e nunca evitou ter filho ,,, nao sei si ele nao tem problema pra engravidar alguem… eu poderia tornar a serr mae? nao fiz menopausa ainda … qual metodo???

    • Patricia
      Patricia março 5, 2014 as 1:53 pm

      MArisa, como vc é laqueada seria apenas via fertilização in vitro ou caso seja apenas amarrada há chance de reversão, mas o ideal seria vc conversar com um medico pra saber as posibilidades. Essa semana saiu a primeira parte da entrevista com o dr Felipe, especialista em fertilidade seria bom vc dar uma olhada nela e nas próximas partes. http://www.trocandofraldas.com.br/dr-felipe-lazar-junior-fertilizacao-in-vitro-feito-procedimento/

  48. Fernanda Lima março 9, 2014 as 1:02 pm

    Boa tarde, fiz a laqueadura há 7 anos completa esse mês e no dia 1º de março 2014, abortei, tenho 33 anos e já tenho 2 filhos, o médico disse que cortou minhas tropas. Mas até o momento não voltei até ele pra falar. Estou desesperada, não sabia porque menstruava normal, estava com 2 meses. Que faço não me dou com remédios, pois passo mal e nem com injeção menstruou o mês todo?

    • Patricia
      Patricia março 10, 2014 as 12:21 pm

      Vc engravidou laqueada Fernanda?Se ele cortou as trompas não era pra acontecer isso ne. Melhor procurar e falar com ele pra fazer exames pra ver se teve regeneração ou se foi so amarrada. Não deixa assim viu pq pode engravidar novamente. bjokas

  49. pamela abril 6, 2014 as 6:11 am

    oi amiga,tenho24anos tenho4 filhos todos de cesaria sendo tres seguidas,na ultima cesaria fiz uma laqueadura segundo o medico ele fez a q corta e lequeia nos 2 primeiros meses depois da cerurgia sangrei direto no terceiro mes sangrei um dia sim outro nao durante 5 dias e hoje faz 2 meses q nao menstruo sinto meu utero duro cada vez mais inchado ,,,posso estar gravida?

    • Patricia
      Patricia abril 7, 2014 as 1:29 pm

      Pamela pode ser hormonal, ja que fez laqueadura retirada, é pouco provavel q seja gravidez. Consulta seu ginecologista pra fazer exames e saber pq não menstrua. Vc amamenta?

  50. renata abril 16, 2014 as 3:12 pm

    Posso tomar anticoncepcional para parar a menstruação mesmo tendo feito laqueadura de trompas? Se sim qual devo tomar?

    • Patricia
      Patricia abril 17, 2014 as 12:47 pm

      Renata poder pode mas só o seu medico pode receitar um de uso continuo apropriado. bj

  51. marineti ribeiro maio 2, 2014 as 9:46 pm

    Fiz laqueadura da trompa direita a doze anos, estou casada com um rapaz 7 anos mais novoque eu, e acho que estou gravida,isso seria possivel… me ajudem

  52. Juliana maio 5, 2014 as 1:20 am

    Ola Patricia. Por favor vc pode me informar se posso fazer laqueadura mesmo nao estando com o pai da criança? Tenho 4 filhos sendo 3 do primeiro casamento e 1 com o mesmo pai dessa minha quinta gestaçao.Des de ja agradeço sua atençao fica com Deus

    • Patricia
      Patricia maio 5, 2014 as 2:14 pm

      Juliana, se vc não for casada não tem q ter assinatura do companheiro. Se informa melhor com o medico mas eu acho q pode sim. bj

  53. Fabiana maio 15, 2014 as 11:30 am

    Patricia, Susana….me tirem uma dúvida! Fiz laqueadura (cortei as trompas) no segundo filho, tinha 27 anos, hj estou com 33 e me arrependi, pois sou casada novamente e gostaria de engravidar, mensalmente no inicio d meus ciclos desce uma borra de café e tenho alguns sintomas como sono, fome e náuseas. Quais são minhas possibilidades de ter outro baby e os métodos para tal. Obrigada!!

  54. vandalea pereira maio 26, 2014 as 11:27 am

    tenho 16 anos que fiz uma laqueaduras do meu primeiro marido, agora sonho engravidar de novo do meu segundo marido. mesmo com minhas trompas ligada eu posso voltar a ter filhos ou nao. bjus vanda..

    • Patricia
      Patricia maio 26, 2014 as 3:31 pm

      Pode sim mas so com fertilização… veja: http://www.trocandofraldas.com.br/dr-felipe-lazar-junior-fertilizacao-in-vitro-fator-idade-qualidade-gametas/

  55. sandra junho 10, 2014 as 3:24 pm

    Ola tenho 36 anos fiz laqueadura aos 29 tem tres meses que menstruo irregular pouco sangue mais sujo de escuro esse mes tive um sangramento rosa claro e parou fiquei so sujando o absorvente de preto estou tendo todos os sintomas e miinha barriga esta muito dura na parte de cima sinto muitas colicas so que pedi meu medico para cortar ele na hora disse que tinha cortado porem nunca fiz exame para constatar estou com medo de ser psicologica o que acha seria possivel

    • Patricia
      Patricia junho 10, 2014 as 3:39 pm

      Sandra se vc cortou as trompas é pouco provavel q seja gravidez, seria possivel se for amarrada. Agora, isso pode ser e quase certeza que é hormonal viu. Como dura 3 meses ja fala com seu ginecologista para tratar e voltar ao normal. Quando a gente faz laqueadura (também sou laqueada) não deixa de ovular, apenas não tem a ponte para engravidar. bj

  56. Sandirlene junho 13, 2014 as 1:19 pm

    Oi tenho 31 anos 2 filhas uma cesaria e outra fizeram ter normal duas enfermeira em cima de mim empurando pra menina nasce e q ela nasceu a medica disse vc n teve filho q teve foi as meninas fiquei tao traumatizada q com 3 anos depois fiz laquiadura foi dolorida levei 11 p hoje estou c 3 meses e minha mestruacao so fez apontar e nao desceu o q devo fazer.

    • Patricia
      Patricia junho 13, 2014 as 3:10 pm

      Sandirlene se vc fez laqueadura tem q saber qual metodo foi usado, se foi amarrada pode desamarrar e engravidar se foi cortada é remota a possibilidade. Na duvida faz um beta pra saber se tem gravidez ai, eu acho que é um ciclo anovulatorio viu http://www.trocandofraldas.com.br/ciclo-anovulatorio-sintomas/ bj

  57. Sandirlene junho 13, 2014 as 8:08 pm

    Eu gostei muito de saber q tem alguem ai pra mim ajudar eu mao tenho condicoes nem financeira nem psicologica pra ter bb mais c descobrir q e esse ciclo ai como eu moro no sitio tudo e dificio pra mim tem algum sintoma q eu venha descubrir q e isso ha eu sinto muita falta de paciencia no cerebro

  58. tatiane junho 17, 2014 as 11:29 am

    Estou ficando louca ja, tenho dois filhos um de 10 anos e um de 4 anos fiz laqueadura do meu pequeno caçula e faz um mes q meus seios estao inchados,minhas veias estao muuuito aparentes,tenho um sangramento escuro q vem e para vem e para mas é bem pouquinho oq sera q tenho?

    • Patricia
      Patricia junho 17, 2014 as 5:22 pm

      tatiane vc amarrou ou cortou? quando se faz laqueadura não deixa de ovular, apenas corta a ponte onde engravida certo? essa borra pode ser hormonal apenas, eu tb tenho as vezes. Veja: http://www.trocandofraldas.com.br/menstruacao-borra-cafe/

  59. clarice junho 18, 2014 as 6:54 pm

    Oi ,to com muita duvida,sou mae pela de duas meninas e um menino que faleceu com 8 anos,agora estou gravida de sete meses de um menino,tenho 30 anos e meu esposo 35 anos .estou pensando em fazer laqueadura conversei com minha medica ela mim cobrou um preco ate bom pra fazer o meu parto cesarea e a laqueadura,mas meu marido acha que estamos novos demais pra fazer isso oque eu faco….

    • Patricia
      Patricia junho 19, 2014 as 5:14 pm

      Clarice, vcs tem q entrar num acordo viu. Eu e meu marido não queriamos mais filhos por isso optamos até mesmo pela minha pressão. O melhor é ir pensando até o parto, se resolverem não ter mais bb fica mais facil ele fazer uma vasectomia mais adiante. A decisão tem q ser do casal viu. bj

  60. adriana junho 30, 2014 as 7:11 pm

    Boa noite amiga Ha semanas venho acompanhando seu blog. No meu caso tive 3 cesariana Minha ultima filha eu tive com 20 anos e optei por fazer a laqueadura logo assim que ela nasceu. No entanto já tive suspeitas de gravidez e na ultima fiz um transvaginal e detectou que não foram visualizado os ovários e resto de aborto. Neste ano exatamente no mês de maio tive uma suspeita de gravidez, fiz o teste de farmácia e deu positivo fiquei super feliz , passado alguns dias tive relação com meu marido e depois de algumas horas sangrei, foi um sangramento de uns 4 dias , depois que parei de sangrar fiz outro teste de farmácia e este deu negativo ( chorei ) no entanto não tive mais sangramento e estou enjoada , com muitas azias , seios inchados e doloridos , sonolenta , dores nas pernas , dores de cabeca , cólicas medias , enfim acho que o primeiro resultado do exame que deu positivo está certo To com muitas esperanças e pedindo muito ha Deus que seja realmente uma gravidez Vale lembrar que ha 20 anos atras quando tive minha ultima filha a medica falou quebeuberanova e poderia me arrepender mais mesmo assim quis fazer a laqueadura SSó não sei qual método foi usado Se foi amarrado ou cortado Pq não tive esta informação nem na hora do parto e nem depois Tenho marcado agora para o dia 2 de julho minha primeira consulta com ginicologista To com muito medo de não ser uma gravidez Vou ficar muito triste Mas todos os dias oro a Deus e sinto que este milagre pode sim esta sendo realizado em minha vida Assim que eu confirmar volto para falar com vocês Porque desde que vai o vídeo da senhora que tem 44 anos 4 filhos , laqueada ha 16 anos e esta gravida isso me fez realmente acreditar que tudo e possível ao que Crer Minha única preocupação e porque em 2012 quando fiz transvaginal deu ovários não visualizados e resto de aborto

    • Patricia
      Patricia julho 1, 2014 as 1:44 pm

      Oi Adriana então vc foi amarrada provavelmente pq era nova ne, assim da pra reverter. A melhor coisa é refazer a ultrassom pra ver como esta a sua saude e se foi amarrada se soltou etc. Não deixe de ir ao medico. bjus

  61. Débora julho 6, 2014 as 9:53 pm

    Boa noite eu sou laqueada a mais ou menos uns 10 anos, mas como posso saber que tipo de laqueadura foi feita em mim tem como através de algum exame, fico no aguardo muito obrigada.

    • Patricia
      Patricia julho 7, 2014 as 12:22 pm

      Sim tem a histerosalpingografia, ela mostra as trompas e o utero. Fala com seu medico pra fazer, é simples olha http://www.trocandofraldas.com.br/histerosalpingografia-exame-esquisito-necessario/

  62. joadsa santos julho 12, 2014 as 6:31 am

    Por favor mim ajude !!tenho 29 anos e ha 04 anos tive minha vidinha .porem minha mae mim comunicou q na cesaria pediu ao meu medico pra mim ligar .porem nao sei se fui cortada ou amarrada .queria muito saber pois mim casei e meu marido n tem filho e eu tenho imenso desejode ser mae

  63. alice julho 12, 2014 as 8:12 am

    Nao sei o que fizeram, prq foi pelo umbigo, sera q pelo umbigo tbm se corta as trompas???

  64. Patricia
    Patricia julho 13, 2014 as 5:12 pm

    Joadsa, sua mãe pediu? como assim? ela não tem direito ne? complicado… bom, tem um exame para saber se foi cotada ou amarrada, chama histerossalpigografia, vá ao medico e peça q é um exame muito simples de fazer. bjus

  65. Danielle julho 13, 2014 as 6:05 pm

    Pois é. .. li vários relatos aqui e percebi que a maioria das mulheres que optaram pela laqueadura se arrependeram. Bom a minha história é a seguinte. Tenho 30 anos. Depois q liguei (não sei o método ) há 7 anos, levei minha vida normalmente. Não me arrependo da minha decisão. Meu fluxo aumentou muito e vem com muita cólica. Além da tpm que tbm vem fortíssima. De uns seis meses pra cá meu ciclo descontrolou tem mes q vem aí passa dois meses sem vir. Uma loucura. No mês de maio já estava há dois meses sem menstruar, mas ela desceu dia 23, daquele jeito muito fluxo, muitas cólicas, ficou uns sete dias. Em junho a danada veio normal, tirando a tpm a as cólicas de sempre durou cinco dias. Ocorre que, transo sem camisinha desde a cirurgia. E transei quase todos os dias após a menstruação. Na noite do dia 09 / 07 tive um pequeno sangramento que só sujou a calcinha e ddepois só quando me secava que saia. Durou menos de um dia. Será que estou grávida. Ainda não estou atrasada pra fazer o teste. Mas to muito ansiosa. A única vez que isso aconteceu comigo foi quando estava grávida do meu filho.

  66. debora julho 18, 2014 as 3:31 am

    fiz uma laqueadura a três meses,mas não queria fazer fui pressionada pela família do meu esposo mas estou desconfiada que eu estou gravida de novo não sei se e ansiedade ou estou doida mas to com todos os sintomas sera que estou tenho medo pois ainda o meu bebe tem três meses e a medica disse que eu não iria mas engravidadr so se deus quiser me ajude..

    • Patricia
      Patricia julho 18, 2014 as 2:53 pm

      O que vc sente? foi cortada Debora, se sim é improvavel viu. Sintomas tb podem ser somente hormonais. Vc fez a laqueadura no parto?

  67. Anônimo julho 18, 2014 as 7:38 pm

    Gente fiz laqueadura aos 19 anos estou com 29 tem possibilidade de engravidar naturalmente

    • Patricia
      Patricia julho 20, 2014 as 5:03 pm

      Ixi 19 anos? então, só se vc for amarrada, ai tem q desamarrar cirurgicamente. Se cortou so com fertilização… bjus

  68. Anônimo julho 18, 2014 as 7:42 pm

    Fiz laqueadura aos 19 não sei se foi cortado ou amarrado hoje estou com 29 posso engravida sem fazer a cirurgia ?respondam urgente.

  69. louzyana julho 22, 2014 as 12:52 am

    Oi bom dia , tenho 29 anos e liguei ja tem 6 anos na epoca minha Mae que convesou com o medico ja 2 meses que ando com um sono uma fome toda hora faço xixi e minha mestruaçao no veio ainda Sera que posso esta gravida. Nao sei se foi cortando ou amarrou nnao sei.

    • Patricia
      Patricia julho 23, 2014 as 9:56 am

      Se foi amarrada é possivel viu, mas sintomas assim podem ser apenas hormonais, acontece e muito de enganar a gente. Na duvida faz um beta pra tirar a duvida. bjus

  70. Gabriella julho 30, 2014 as 3:58 pm

    Olá meninas, tenho 30 anos. Fiz minha laqueadura à 9 anos. Minha regra está vindo “normalmente”….as vezes atrasa, mas aparentemente normal. Mas de 1 mês pra cá venho sentindo algumas coisas bastante estranhas. Tenho dor nas mamas, minha barriga está rígida, sinto aqueles repuxos na barriga(como se os músculos estivessem esticando), tenho enjoos frequentemente e hoje de manhã saiu um “catarrinho” meio amarronzado. Será que estou grávida? Vou fazer a transvaginal na segunda. Qual é a opinião de vocês?

    • Gabriella julho 30, 2014 as 4:02 pm

      e ainda tem mais um sintoma que esqueci de mencionar, está saindo o colostro quando aperto a minhas mamas.

    • Patricia
      Patricia julho 31, 2014 as 12:18 am

      Gabriella pode ate ser mas para que isso aconteçam seria preciso q vc tenha sido amarrada e não cortada viu. Não é impossível mas é mais difícil quando se é laqueada. Melhor mesmo fazer a ultra pra ver se tem alguma coisa ai e aproveita pra ver se da pra ver as trompas viu. TB pode ser sintoma de ovulação e também alta hormonal viu bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado