Ovários Policisticos – Pode Engravidar com essa Sindrome?

Um Mal que atinge muitas mulheres e que as vezes nem sempre é detectado da forma que deveria. Muitas não sabem que há tratamento e as vezes sofrem por anos na tentativa de engravidar sem sucesso. Você sabe do que estou falando? Síndrome dos ovários micro policísticos a Somp ou mesmo ovários policísticos simplesmente. Na maioria das vezes os ovários policísticos impede que a mulher consiga ter as mesmas chances de engravidar tanto uma mulher sem o problema. Mas o que não se falam é que mulheres com ovários policísticos podem engravidar! Basta tratar.

Mas o que são ovários policísticos afinal?

Nada mais é do que uma alteração em todos os hormônios que estão presentes em todos os ciclos menstruais da mulher. A progesterona, estrogênio, LH, FSH e outros. O problema é quando eles se alteram tanto que chegam a descompensar até mesmo os hormônios que são em menor quantidade como a testosterona, por exemplo. Essas alterações são maléficas para os folículos que estão maturando para a ovulação (veja mais aqui), pois as alterações hormonais não permitem com que eles fiquem no ponto ideal para sair, ou se chegam ao ponto ideal de maturação, não são liberados naturalmente formando “cicatrizes”, os famosos cistos nos ovários. Esses óvulos que não saíram se tornam cistos endurecidos e ali fica impedido de mais um óvulo sair e amadurecer para a ovulação e a mulher com policísticos poder engravidar.

Ovários Policisticos – Pode Engravidar com essa Sindrome?

Quais são os sintomas de ovários policísticos?

Algumas mulheres se queixam de dores abdominais e inchaço durante o ciclo e isso é uma característica dos ovários policísticos, mas normalmente as maiores queixas de sintomas de ovários policísticos são:

  • Falta da menstruação – Como o ciclo possui três fases, menstruação, fase folicular e fase lútea, esse ciclo não se completa. Então a menstruação não aparece e pode ficar meses e meses sem que ela venha e a mulher pode notar que algo possa estar estranho em seu corpo.
  • Acnes- Os hormônios proporcionam uma oleosidade excessiva na pele e ai as acnes tendem a aparecer em grande quantidade.
  • Voz grossa- Como os hormônios estão todos alterados, isso inclui a testosterona que é um hormônio masculino. Esse aumento pode deixar a voz da mulher mais grave do que o normal.
  • Pelos em excesso e grossos- esse é um dos sintomas de ovários policísticos que é mais frequente entre as mulheres. O buço, pernas, axilas e demais áreas onde os pelos deveriam ser finos, se tornam grossos a ponto de incomodar a mulher.

Lembrando que se você tem dois ou mais sintomas acima é ideal procurar um bom profissional para realização de exames. Mas quais são os exames que detectam os ovários policísticos? A síndrome dos ovários policísticos pode ser detectada através de exames hormonais como os exames de progesterona, estrogênio, FSH, LH e também um exame de ultrassonografia transvaginal dos ovários.

Parece ser complicado, mas na pratica podemos dizer que a mulher com ovários policísticos não ovula como deveria. Por essa razão muitos médicos acabam receitando tratamentos com anticoncepcionais. Os anticoncepcionais não deixam os ovários funcionarem, eles inibem a maturação do folículo e nesse tempo os ovários descansam e as cicatrizes se curam dando a possibilidade da mulher ovular novamente e assim deixar que a mulher com ovários policísticos possa engravidar.

Ovários Policisticos – Pode Engravidar com essa Sindrome? Há medicamentos com outras finalidades que também podem ajudar no tratamento dos ovários policísticos, a Metmorfina, o indutor, e outros. A Metmorfina ou somente Glifage (nome da marca) pode ser usada, além de tratar pessoas com diabetes, ele pode auxiliar no tratamento dos ovários policísticos. Mas há um porém, cada caso merece uma atenção especial e o ideal é ter um aval do médico de confiança para uso dessas medicações. O uso indiscriminado de medicamentos podem levar a piora e agravar ainda mais o problema e impedir mais uma vez que a mulher com ovários policísticos possa engravidar.


A leitora do blog Marta descobriu cedo, aos 17 anos e ainda hoje casada e na tentativa de ter filhos, está em tratamento para conseguir engravidar. Ela contou um pouco da sua experiência com a síndrome dos ovários policisticos através de algumas perguntas que fiz a ela.

1- Como descobriu ser portadora da Síndrome dos ovários policísticos?
Marta: Descobri aos 17 anos devido a alterações no ciclo menstrual, de longos intervalos, em torno de três meses entre uma menstruação e outra, e as vezes tive até ausência da menstruação.
Ao exame de ultrassom foi detectado os cistinhos (os folículos que não “ovularam”), foi assim que descobri que não ovulava todo mês, minha menstruação nunca foi reguladinha.
Outros sintomas que podem surgir nas mulheres que tem a SOP são: aumento de peso, queda de cabelo, acne, pele oleosa, isso devido ao aumento de hormônios masculinos, ou seja, apresenta sintomas envolvidos (claro que ela pode não apresentar todos esses sintomas, mas alguns ela deve ter para ser diagnosticada com SOP).

2- Quais os problemas que enfrenta por isso?
Marta: Tenho alterações hormonais, ovulo menos do que deveria e por isso tenho dificuldade para engravidar.

3- Fez algum tratamento? Qual esta dando resultado?
Marta: Meu tratamento começou a um ano atrás, assim que minha médica detectou a SOP ,através de exames e sintomas, a mesma me receitou tomar 6 meses de anticoncepcional, para que os ovários ficassem em repouso se preparando para uma indução de ovulação, esse indução ocorreu logo após esse período, foram 3 ciclos induzindo a ovulação, essa indução terminou em junho. Minha médica orientou a continuar tentando sem nenhuma medicação e me informou que só é considerado infertilidade após 1 ano de tentativa, que no meu caso ainda não deu pois 6 meses foram tomando anticoncepcional.

Como todas as doenças o tratamento é longo e exige paciência. Se você está tentando engravidar e ainda não conseguiu, o ideal é fazer exames para investigar o que está acontecendo. Também se lembre de fazer exames de rotina podem detectar esse problema rapidamente e assim evitar infertilidade no momento em que o relógio biológico e o desejo de ser mãe aparece. Um bom profissional também é muito importante, ele pode ajudar muito a tratar e assim uma mulher com ovários policísticos poder engravidar com mais rapidez e naturalidade fica cada vez mais frequente.

 

Veja também: Os tratamentos e métodos para engravidar

 

Foto: http://www.flickr.com/photos/41541241@N08/6999220597/7260678 via

Foto: http://www.flickr.com/photos/99111298@N06/9317126064/timphelps

Foto: http://www.flickr.com/photos/89006178@N00/413638107/ Serolynne&lt

Tagged: , ,

Comentários: 82
  1. Thyago janeiro 13, 2014 as 5:14 pm

    Ótimo esclarecimento! Tenho uma parceira que usa anticoncepcional e tem ovários policísticos, mas mesmo assim eu tenho um medo enorme dela engravidar.A maioria das vezes uso camisinha, e vez ou outra rola coito interrompido. Devo me preocupar ainda assim ou minha preocupação é descabida?

    • Patricia
      Patricia janeiro 13, 2014 as 5:41 pm

      Thyago, mesmo assim ela pode engravidar sim. O melhor é tomar cuidado se vc nao quer uma gravidez com ela. Quem tem somp pode engravidar sim. bjokas

  2. Thyago janeiro 13, 2014 as 6:42 pm

    Patricia, vc poderia aprofundar ainda mais sobre essa questão do tratamento pra sop? Exemplo, se ela parar de tomar o anticoncepcional, imediatamente pode ovular ou deve custar algum tempo até q o organismo reestabeleça os níveis hormonais? Ela toma o anticoncepcional direitinho, nunca esquece, recentemente teve o chamado escape (ou borra), tem sop, quais as chances de uma gravidez acontecer, 0,1%?? Essas chances estão relacionadas à falha do medicamento, ao uso inadequado, os dois, ou o q? Eu estou começando a acreditar que minha ansiedade e preocupação com gravidez está passando um pouco do limite, pq penso o dia todo sobre isso e qualquer coisinha por mais simples e normal q seja, associo logo com gravidez… Ah, parabéns pelo site, encontrei hoje e considero que o conteúdo é muito bom e bem apresentado!

    • Patricia
      Patricia janeiro 14, 2014 as 11:04 am

      Thyago, então o anticoncepcional pode acarretar esses escapes sim, não q anticoncepcional esteja falhando, mas seria legal ela falar com o medico pq se acontece com frequência ele pode ser fraco pra ela e ai teria que trocar. Pra engravidar leva uns dias, se ela toma certinho ela bloqueia a ovulação e o ovário leva uns dias pra crescer o folículo (ovulo) e estourar. Obrigada! faço com muita dedicação. bjokas

      • Thyago janeiro 14, 2014 as 5:21 pm

        Patricia, o que seria uma borra frequente, de quanto em quanto tempo?Ela disse q tem 5 ou 6 meses q está tomando anticoncepcional sem pausa (ela toma o de 28 comprimidos) e comentou q percebeu recentemente, a partir do final do mês passado e q não ocorre todo dia, nem tem cheiro. Ela tb relatou q isso já aconteceu antes, sendo que já toma esse anticoncepcional ciclo 21 há uns 6 anos.

        • Patricia
          Patricia janeiro 14, 2014 as 7:26 pm

          Thyago, essas borras são escape. Como ela toma direto o organismo reage querendo fzer o endometrio afinar. O melhor seria ela dar uma pausa agora e retomar o ciclo 21 no 5 dia da menstruação, lembrando q tem q se proteger pra nao engravidar nessa pausa viu. bjokas

  3. francisca claudia janeiro 27, 2014 as 5:05 pm

    eu fiz uma transvaginal ano 2013 mostrou polistico mes ovarios parecia que tinha levado tiro de sal.comecei a tomar selenium e outros e nao menstrei mas uns tres a quatro meses opçao .agora fui ao ginec. ele pediu outra utrason e meus ovario limpinho ai terminei a caixa e resqueci de comprar a menstuaçao desceu e veio como sempre colicas absudas ao ir no banheiro desceu algo impressionante uma corda com varias bolinhas em piduradas.quero saber sao os polistico que expoliu p/fora? me responda pois estou aflita nunca vi isso

    • Patricia
      Patricia janeiro 28, 2014 as 10:43 am

      Francisca, não. Fica calma é que vc tomou anti por bastante tempo sem parar e o endometrio engrossa. Na duvida fala com seu medico. bjokas

      • Manoella julho 14, 2014 as 6:13 pm

        Ola … Gostaria de tirar uma duvida …. Passei no medico em maio e ele me receito o metformina por conta da sOP Gostaria de saber quanto tempo demora para fazer efeito, para que eu possa engravidar??

        • Patricia
          Patricia julho 15, 2014 as 1:51 pm

          Manoella leva em torno de 4 ciclos pra começar a perceber efeitos, mas ha essa altura ja esta funcionando viu. Pode varia de organismo para organismo mas a media é essa. bjus

  4. Daniele fevereiro 21, 2014 as 1:06 am

    Patricia obesidade pode causar ovarios policisticos? Marquei consulta com outro ginecologista to incucada com isso ainda. Porque comecei a menstruar com 9 anos e minha menstruação sempre foi reguladinha,a unica vez que falhou foi quando descobri que estava gravida aos 24 anos. Nuca tive espinhas,minha pele era seca e nao tinha nenhum dos outros sintomas. Depois que minha filha nasceu foi que minha menstruaçao ficou irregular,passei a ter espinha no queixo,mais duas ou 3,minha barriga fica inchada com frequencia.

    • Patricia
      Patricia fevereiro 21, 2014 as 1:18 pm

      Dani, na verdade é o contrario, o policistico causa obesidade. Sua medica desconfia de somp? se vc ja fez exames e não acusou acho que não tem o problema, mas sempre é bom repetir pq ele pode “aparecer” de repente por causas hormonais. bjokas

  5. Gisele março 17, 2014 as 7:28 pm

    Oi Patricia, gostaria de saber se vc conhece mulheres que engravidaram tendo o sop..e qual foi o tratamento delas…sei q com cada uma é diferente, então qro ver como minha medica vai me auxiliar…tenho sop, uso diane à 13 anos e agora qro ser mãe…me ajude..obgda!

    • Patricia
      Patricia março 18, 2014 as 12:20 pm

      Sim, várias! algumas usam metformina outras fazem uso de clomid porém o melhor tratamento é seu medico que vai indicar viu. bjokas

  6. Aline março 18, 2014 as 4:16 am

    Olá eu tinha micropolicisto nos ovários então minha ginec mim para mim tomar o gracial tomei durante 6 meses sendo que deu errado aí ela pediu para mim começar novamente então fiz mais 6 meses de tratamento quando retornei lá ela mim passou os exames no que Graca a deus não deu mais micropolicisto então ela mim passou o cicloprimogina terminei agora a primeira cartela já faz 6 dias e ainda não veio minha amostra será que estou gravida isso seria possível Patricia?? Esse e o meu sonho ser Mae .. Será que tem como ocorre na primeira cartela??

    • Patricia
      Patricia março 18, 2014 as 1:01 pm

      Aline impossivel não é mas a primeira cartela costuma dar atraso mesmo, espera ate 9 dias se não vier faz o teste. bjokas

  7. Catarina Pires abril 21, 2014 as 10:53 am

    Olá, Patrícia! Tenho SOP e engravidei, sim!!!! Meu filho já tem quase 5 anos e estou tentando novamente, mas gostaria de contar minha história que pode dar uma mãozinha a quem tem a síndrome e está tentando. Desde a adolescência descobri que tinha ovários policísticos através de ultrassonografia que de quebra revelou um útero retrovertido… tudo bem até aí porque eu nem sonhava em querer engravidar porque tinhas uns 17 anos e o tratamento foi anticoncepcional. Os sintomas da SOP não demoraram: pele oleosa e acneica, aumento de peso e pelos que o AC até amenizam e assim segui fazendo ultras, sempre davam o mesmo resultado e as ginecologistas sempre me diziam que seria meio difícil engravidar, mas não seria impossível. Quanto ao útero retrovertido, no meio de tantas ultras, uma deu AVF, foi quando me disseram que ele muda de posição, mas nas demais ele voltou a ficar retrovertido. Anos mais tarde já quase casada, meu esposo descobriu que tinha varicocele, fez uma cirurgia, ela voltou e ele fez uma 2ª cirurgia. Com esse quadro (ovários policísticos, útero retrovertido e marido com varicocele) eu achava impossível engravidar!!! Mesmo assim, em janeiro de 2007, parei o AC e como previa: nada de menstruação (nem gravidez) até maio! Procurei munha ginecologista e ela passou Glifage (acho que é assim, a formula é metformina) por três meses dizendo que assim a menstruação ia descer e se não estivesse grávida nesse tempo, retornasse que ela passaria indutor de ovulação. A menstruação veio em julho, mas daí eu desisti de ter filho e voltei a tomar o AC normalmente e nem voltei lá. Em setembro de 2008 briguei feio com meu esposo, saí de casa e não tomei o AC que deveria tomar no final de setembro (pensava que já que estava separada, ia desintoxicar o organismo de tanto AC, mais ou menos 8 anos). Sem reconciliar, vacilei com meu marido no dia 5 de outubro (lembro porque era dia de eleição) e nada de menstruação em outubro. Resolvi fazer um teste de farmácia só porque estava fazendo regime e o endocrino passou sibutramina e queria ficar com a consciência tranquila para continuar o regime. Para minha surpresa, o teste deu positivo. Fui fazer um de sangue porque não acreditava que poderia estar grávida. Até hoje fico analisando a situação e concluí que engravidei por vário motivos e o principal deles foi dado por Deus, porque voltei para meu esposo e estamos juntos até hoje. Ansiedade ZERO, mais glifage e AC imediatamente, mais regime e até o nascimento de uma afilhada um mês antes me ajudaram a engravidar. Agora estou tentando de novo. As ultras não acusam mais os policistos, mas eu sei que a síndrome não tem cura, o útero está em AVF, mas o marido tá com varicocele de novo!!! Parei o AC e menstruei em 26 de março, portanto nem atrasou ainda, agora estou muito ansiosa, e vou fazer um teste no fim de abril. Deus ajude que dê certo.

    • Patricia
      Patricia abril 21, 2014 as 3:29 pm

      Que lindo Catarina! parabéns pelo filhote viu… torcendo por vc. O seu marido ta fazendo tratamento pra varicocele? bj

  8. Catarina Pires abril 28, 2014 as 9:14 pm

    Oi, Patrícia! Na verdade, o último urologista disse que não ia fazer mais uma cirurgia nele, tendo em vista que tem voltado. Como estou tentando agora, ainda é cedo pra pensar nisso. Mas a M não veio ainda! Aliás, gostaria de tirar uma dúvida: A ultima vez que veio (por causa do AC) foi dia 26 de março. Pelas contas, era para estar fértil entre 7 e 10 de abril, mas não senti nada e eu estava observando qualquer mudança no muco. Dia 18/04 (por volta de meio dia, no banho) é que senti um muco beeeeeem elástico e aumento de desejo, mas devido a um contratempo não deu pra treinar nesse dia. Tive relação dia 17 à tarde (antes do episódio) e dia 19 de manhã (depois do episódio). Será que demorei a ovular por causa do tempo tomando AC (quase 5 anos)? Se ovulei mesmo dia 18/04, quando é que deve descer? E se não descer, quando faço o teste de farmácia? Fiz um dia 24 e deu negativo, mas acho que era cedo, mesmo. Já senti umas cólicas que passam, incômodo nas cotas (bem embaixo) e incômodo no seio, mas eu sei que pode ser TPM. Estou tão ansiosa!

    • Patricia
      Patricia abril 29, 2014 as 2:34 pm

      Catarina se vc ovulou la por dia 18, espera pelo menos ate dia 08 pra testar pq assim se não for gravidez a menstruação aparece antes disso. Se for o HCG estará bem mais alto e assim da pra pegar e não ficar na duvida. As vezes acontece uma ovulação tardia, ainda mais se vc tinha parado de tomar o anti ha poucos dias. veja: http://www.trocandofraldas.com.br/ovulacao-tardia-acontece/

  9. Amanda maio 23, 2014 as 3:29 pm

    Praticia, Descobri que eu tenho ovarios policisticos, o medico falou que é apenas um cistusinho nada grave não vai precisar de operação mas vai precisaar de um tratamento, essecisto vai se desmanchar? eu irei poder engravidar?

    • Patricia
      Patricia maio 26, 2014 as 12:13 pm

      Policisticos tem tratamento sim. Ele te receitou medicação ja? veja: http://www.trocandofraldas.com.br/metformina-tratar-ovarios-policisticos-consulte-medico/

  10. Ana Flavia maio 27, 2014 as 11:54 am

    Olá Patricia eu tenho 15 anos, e essa semana descobri que eu tenho ovários polimicrocisticos,mas ainda não fui ao ginecologista para saber oque fazer, estava muito assustada,mas graças a seu video estou mais tranquila! Antes eu pensava que teria que retirar os ovários,e jamais iria poder ter filhos,mas agora vejo que não é assim! Graças a Deus.Bjokas

    • Patricia
      Patricia maio 27, 2014 as 2:49 pm

      So tratar Ana, assim quando vc quiser engravidar sera mais facil. bj

  11. maria junho 1, 2014 as 1:02 am

    eu fiz uma ultrassonografia(fiz pq minha mestruação nao descia) e no resultado deu ovario micropolicistico, o ginecologista passou anticoncepcional para fazer tratamento durantes seis meses,nao terminei de fazer o tratamento..quando eu tomo anticoncepcional minha mestruaçao desce,eu queria saber se eu tomar anticoncepcional se ele vai possuir o efeito de evitar a gravidez em mim,ou se vai ajudar a engravidar?eu tomo anticoncepcional com a intenção de evitar gravidez

    • Patricia
      Patricia junho 2, 2014 as 2:07 pm

      Sim Maria. Provavelmente sua medica indicou ou selene ou diane, ambos evitam a gravidez. bj

  12. Alexandra junho 2, 2014 as 11:10 pm

    Oi! Tenho 19 anos e descobri que tenho ovários policísticos faz 1 ano desde então faço o tratamento com o Diane só que o único sintoma que tive foi a ausência de menstruação, nunca tive acne, e não tenho muito pelo no corpo, é normal isso ou é mais leve que outros policísticos ?

    • Patricia
      Patricia junho 3, 2014 as 2:03 pm

      Alexandra, pode ser um grau mais leve sim, se vc ja esta tratando fez bem pq pegou no começo e ai fica tudo mais facil ne? bj

  13. Thammy junho 3, 2014 as 11:29 am

    Oiii Patricia amo seu blog, acompanho todas as matéria e eu vi essa aqui e me interessei muito pelo fato de que estou passando pelo SOP também, tenho 21 anos descobri a 1 mes atraz, tenho policístico nos dois ovários e a minha medica me passou selene, estou tomando sinto que minha pele esta secando graças a Deus por qe minhas acnes estavam muito inflamadas, a oleosidade dos meus cabelos estão diminuindo, mais algo que estou achando estranho é que na primeira vez em que eu tomei o comprimido na madrugada meus músculos ficaram tremendo aparentando que eu estava com frio mais nao estava eu fiquei bem apavorada e depois que terminei a cartela passou 2 dias depois do termino na pausa, tive essa mesma reação, isso é normal?? estou meio que preocupada, nao sinto dores, nem nada, somente eles ficam trêmulos como reação de frio. Beijoooos adoro você!

    • Patricia
      Patricia junho 3, 2014 as 2:39 pm

      =) obrigada Thammy! fique a vontade! Então, pode ser que vc tenha alguma alergia ao selene, seria melhor vc falar com sua médica pra ver se tem q trocar o remedio viu… esses espasmos tb acontecem com ansiedade… vc sofre de ansiedade?

  14. sheylla junho 4, 2014 as 4:39 pm

    oii meu nome e sheylla queria saber se quem tem ovarios policistico pode ser mae pq ja tem 4 anoos q eu tento engravidar e nao consigo queria saber o q fazer

    • Patricia
      Patricia junho 4, 2014 as 11:05 pm

      Pode sim Sheylla, tem q procurar um médico para um tratamento ideal para vc, existem diversos medicamentos que podem ajudar a limpar os ovarios, basta encontrar o certo para vc. bj

  15. jozeane junho 10, 2014 as 2:38 pm

    tenho ovarios policisticos e nao consigo engravidar to fazendo tratamento mas ate agora nada ja estou triste penso qe nao posso ser mae to tomando parlodel ,mas tbm tem outro problema meu utero é um pouco mas peqeno qe o normal sera por isso qe nao engravido?

  16. nilma junho 11, 2014 as 5:25 pm

    ola,amiga eu descobrir q tenho ovários policísticos e meu sonho e ter filhos,sera q um dia com os tratamnetos eu poderei realizar meu sonho eu tomo anticopecipional e metformina 500mg e tenho 5 meses q não menstruo mais já fui ao medico e la dss q tenho q continuar a fz o uso sempre ate eu me casar e me decidir ter o filho amsi as vezes fiko muito preocupada de nunca poder ter filhos por esse problema ..bjs e obgd

    • Patricia
      Patricia junho 12, 2014 as 2:41 pm

      Nilma vc toma selene e metformina ne? um ótimo tratamento! fica tranquila pq vc esta bem orientada, o seu médico esta tratando direitinho viu, a metformina faz limpar os ovarios e o selene tb, logo vc podera parar com o anti e começar a tentar. bj

      • nilma junho 12, 2014 as 8:04 pm

        patrícia eu tomo o ferane e a metformina 500mg sera q esse tbm é bom esse tratamento????????

        • Patricia
          Patricia junho 13, 2014 as 1:27 pm

          é sim Nilma, ele é igual o selene que é indicado para tratar os cistos e limpar os ovarios, a metformina é otima tb, esta com um bom tratamento viu. bj

          • nilma junho 13, 2014 as 8:59 pm

            nssa obg por me ajudar estava precisando msm amiga bjs e que DEUS T ABENÇOE VC ESTA FZNDO UM TRBALHO MUITO BOM AJUNDANDO AS MULHRES COM OVARIOS POLICISTICOS

          • Patricia
            Patricia junho 14, 2014 as 12:43 am

            Disponha Nilma! e boa sorte ai, volta com boas noticias viu. bj

  17. Nina junho 13, 2014 as 3:57 pm

    Boa tarde Patricia, tive ovarios policisticos,tomei 6 meses de Diane e eles limparam. Tenho pele oleosa e acne.Gostaria de saber se com os ovarios limpos estarei ovulando??

    • Patricia
      Patricia junho 14, 2014 as 12:00 am

      Sim Nina, provavelmente voltara a ovular mas tem q falar com seu medico sobre dar uma mãozinha viu, as vezes é preciso induzir… só fale com ele para ter certeza. bj

  18. Jacqueline junho 16, 2014 as 11:52 pm

    Tenho ovários policístico desde os 13 anos. A medica mandou tomar diane 35. Tomei por muito tempo. Percebi que mesmo tomando as pílulas direitinho dando o intervalo, não estava menstruando do mesmo jeito. Parei. Passou anos. Tomei tantos anticoncepcionais pra tratar e nada. Recentemente procurei outra ginecologista. Mandou tomar por seis meses metformina 850 mg. Mandou tomar 2 pílulas de uma so vez em jejum pela manha durante um mês associado com ferane 35. Nos 3 primeiros meses menstruei uma beleza. Depois nada. Fiz esse tratamento por um ano ainda mesmo sem menstruar. Parei com o tratamento a uns dois anos e não tomo nada. Nem menstruo. So a borrinha e depois de muitos meses, viu! Sou casada a 8 anos e nunca engravidei e nem tenho esperanças. Já tenho 28 anos já fiz tantos tratamentos medicamentosos e nunca vi resultados. Os médicos sempre passam os mesmos medicamentos e tratamento e nada. Já me desanimei. Já tomei por uma vez o clomid. Mas nada. Entreguei nas mãos de Deus. É muito triste dizer que nao tenho esperanças de ser mae. A família do meu marido vive me cobrando, falando de mim porque nunca engravidei. Isso me entristece ainda mais. Minha família tb já se desanimou. Por tantas tentativas sem êxito. Meu esposo é louco pra ser pai mas ele entende meu problema. Ja sofri muito por isso. chorei. Enfim, é muito triste fazer esse comentário. Queria eu poder comentar com alegria que engravidei, que tive um lindo bebê. Quem sabe um dia! Obrigada pela atenção. Abraços.

    • Patricia
      Patricia junho 17, 2014 as 12:13 am

      Jaqueline, seria melhor ir a um especialista em reprodução humana, eles podem ajudar e muito! procura os posts do dr Felipe aqui, ele fala muito sobre isso e tem várias opções de tratamento de infertilidade, casos como o seu que se sabe a causa ficam mais fáceis de resolver, vá atrás. não abra mão do seu sonho não viu. Veja: http://www.trocandofraldas.com.br/coito-programado-ajuda-extra-para-engravidar/

      • Jacqueline junho 18, 2014 as 3:14 pm

        Agradeço a dica! Espero postar novamente com boas notícias. Continue ajudando mulheres como eu. Nós precisamos. Obrigada. Abraços.

  19. LILIAN junho 19, 2014 as 1:07 pm

    tenho ovários policísticos fiz tratamento 3 meses com Selene e glifage so que no dia 1 de maio mestruei e fiquei ate 3 de junho so suspendeu pq passei tomar medicamentos para parar o sangramento fiz uma trans o medico disse q meus ovários n eram policísticos então ele suspendeu o Selene e mandou eu continuar tomando glifage tive relações dia 9 de junho sera q tenho chances de esta gravida nossa quero muito ser mae to muito anciosa bjus

    • Patricia
      Patricia junho 19, 2014 as 5:58 pm

      Lilian, provavelmente os policisticos desfizeram por isso sangrou tanto! limpou ne? sim tem chance so que como menstruou ate dia 3 de junho, melhor ir namorando e pensar em testar la para o dia 05 de julho… bj

  20. denize junho 19, 2014 as 3:08 pm

    Gostaria de saber se durante o tratamento desses policistos com anticoncepcional, posso ingerir bebida alcoólica?

    • Patricia
      Patricia junho 19, 2014 as 6:00 pm

      Denize se for so anticoncepcional pode, não deveria com uso de glifage. Na duvida fala com seu medico sobre o assunto. bj

  21. LILIAN junho 19, 2014 as 7:32 pm

    oi boa noite olha eu novamente tenho sentido muitas dores no pe da barriga as vezes náuseas sera q isso e um mau sinal de não há possibilidade de esta gravida bjus nossa seu blog caiu do ceu pra mim muito bom msm bjus

    • Patricia
      Patricia junho 21, 2014 as 2:16 pm

      Mas que fase do ciclo vc está? se estiver na fase lutea é normal ter sintomas e colicas viu. Não desanima por iso pq pode ser um bom sinal. bj

  22. Bianca junho 24, 2014 as 5:00 pm

    Olá Patricia tenho 21 anos e a 2 meses descobri que tenho SOP estou tomando AC Yasmin já estou entrando na 3ª cartela, com a SOP ganhei peso fiquei sem menstruar durante 3 meses fiz vários testes de gravidez porque sentia muito enjoo até descobri sobre a SOP , quando a minha menstruação veio pela 1ª vez logo apos iniciar o tratamento saiu umas borras e até um fio comprido. Gostaria de saber mais ou menos quantos meses que tenho que tomar o AC algumas pessoas me falam que são 3 meses outras 6 estou em duvida pois pretendo engravidar. Desde já agradeço. Beijo

    • Patricia
      Patricia junho 25, 2014 as 12:44 pm

      Bianca, vai depender do tratamento q seu médico indicar. Normalmente o ac se toma por 6 meses mas em casos menos agressivos 3 meses é o suficiente. Fala com ele sobre isso e sobre metformina viu, ela não impede a gravidez e pode fazer os cistos sumirem http://www.trocandofraldas.com.br/metformina-tratar-ovarios-policisticos-consulte-medico/

  23. Bianca junho 25, 2014 as 2:09 pm

    Ok, muito obg pela dica :)

  24. Elizabeth Mendes junho 25, 2014 as 4:05 pm

    oi meu nome é Elizabeth tenho 19 anos e acabei d descobri q tenho o ovário policístico, so descobri q tinha pq fui faze um exame pra sabe se eu estava gravida , e não estava e foi ai q descobri o ovário policístico e queria sabe se são muitos remédios q vo te q toma e se são fortes ?? pq quero começa a tenta engravida pois .. e sabe se tem a queda de cabelo pois busquei em vários site e muitos estavam q tem a queda de cabelo .. ??

    • Patricia
      Patricia junho 25, 2014 as 10:22 pm

      Elisabeth, tem q falar com o médico pra ele passar o tratamento pra vc. So posso adiantar que os que favorecem a reduçao dos policistos e não impedem a gravidez são a metformina e o cicloprimogyna. Fala com seu médico pra ver qual o melhor no seu caso. bj

  25. Daniele junho 25, 2014 as 8:55 pm

    Olá!!! Parei de tomar anticoncepcional dia 2/5, minha menstruação veio uma vez, e depois não veio mais… Achei que já estivesse grávida, mas não estava….então a ginecologista me pediu exames de FSH e LH, e diagnosticou ovários policísticos. Hoje mesmo, ela me receitou metaformina 500, todos os dias depois da janta….hoje tomei o primeiro comprimido. E agora minha dúvida é: quanto tempo demora para a menstruação descer? Pode acontecer de ela não descer, ou tomando esse medicamento é obrigatório que ela venha? Parabéns Patricia pela página, fiquei mais tranquila quando li os depoimentos e assisti ao seu vídeo! Parabéns mesmo!!! Grande abraço!!!

    • Patricia
      Patricia junho 25, 2014 as 11:04 pm

      Oi DAniele na verdade o cisto é dissolvido com o tempo, imediatamente pra descer ela teria que passar outro medicamento… fala com ela viu. bj

      • Daniele junho 26, 2014 as 1:27 pm

        Certo… mas até a menstruação vir eu não tenho chance de engravidar? Não entendi se passo a ovular com o uso de metformina ou não…. Obrigada!!! Beijo!!!!

        • Patricia
          Patricia junho 26, 2014 as 9:25 pm

          Claro q tem! vai namorando. A metformina vai limpar os ovarios e nesse meio tempo vc tem q ir namorando ne. bj

  26. karol julho 2, 2014 as 10:26 am

    Oi Patricia, descobri a quase dois meses que tenho ovario policistico. Terminei minha primeira cartela de 21 comprimidos do Selene, estou no intervalo de 7 dias que acaba amanha e ainda não menstruei. É normal? Como devo fazer? Obrigada!

    • Patricia
      Patricia julho 2, 2014 as 4:03 pm

      Karol aguarda mais uns dias se não vier fala com seu medico ou faz um beta pq o primeiro ciclo com anti não é 100% eficiente para prevenir gravidez. bjus

  27. Aline julho 4, 2014 as 2:04 am

    olá Patricia!Parabéns pelo site e pelo babys! bom vamos lá,tenhho 21 anos,casada a um ano e cinco meses,sempre fui desregulada,mas nunca deixou de vr,e em fev. desse ano não menstruei ai em març. veiooo…em abril não maio tbm não ee fui ao medico ee com a trans descobri q tinha ovários micropolicistico…ele disse q não iria impedir d engravidar…p tomar AC e tals….sai d lá chorei mtooooooooooo pois meu sonho é ser mãe e já havia ouvido sobre a sop q para ovular e tals tem uma certa dificuldade! ai não to tomando AC e comecei a tomar uns chás e um remédio saúde da mulher,menina para minha surpresa em 7 dias com o uso dos chás e do charope a Bendita veio rs! só que não sei se tem grau essa doença …..pq olha espinha no queixo euuu tenho más elas somem …pelos não tenho igual de homem não,nem a voz grossa…e meus micropolicisticos são d 5 mm não maiores que 7 mm! e gostaria de saber se com 21 anos é mais fácil engravidar sem o certo tratamento!? olha hj já entreguei na mão d DEUS e estou confiando! más já chorei tanto …mee ajdaa por favor! bjos fica c Deus! ahh ultima pergunta meu medicodisse q se em 6 meses n conseguir vou tomar indutor…mas eles não invertem o útero ?

    • Patricia
      Patricia julho 4, 2014 as 2:29 pm

      Oi Aline! Não invertem não mas tem q tratar os cistos antes de induzir viu. Não pode começar a induzir antes de limpar o ovario, provavelmente ele te receitou selene q é pra ajudar a limpar, mas tem outros medicamentos que não são contraceptivos e pode ajudar nessa limpeza. Metformina é um deles, cicloprimogyna… é questao de falar com seu medico pra ver qual vc pode tomar. bjus

  28. Anônimo julho 7, 2014 as 9:19 am

    Olá Patricia, tenho ovário policístico, fiz tratamento durante 6 meses. Parei de tomar AC tem 3 meses, pois quero engravidar . Desde que parei de tomar o AC , minha menstruação veio em abril, depois de 23 dias veio novamente, e depois de 28 dias desceu de novo.Minha última menstruação veio dia 9 de junho . Hoje está fazendo 29 dias e até agora ela não veio. Nesse período senti durante oito dias dores muito fortes nos seios e no pé da barriga. Fiz dois teste de farmácia e deram negativos. Tenho uma ultra marcada para o dia 14, mas estou com muito medo dos meus sintomas serem por causa dos cistos.Será que eu fiz os testes cedo demais?

    • Patricia
      Patricia julho 7, 2014 as 1:15 pm

      Espera mais um tempo e se não vier repete o teste pq acho q vc fez cedo demais. bjus

  29. Anonima julho 10, 2014 as 9:43 pm

    tenho sop e não menstruei, quero começar a tomar anticoncepcional. Só que não menstruo como posso fazer para iniciar a cartela?

    • Patricia
      Patricia julho 11, 2014 as 2:31 pm

      Tem q falar com seu medico pq se tem q tomar alguma medicação pra fazer descer a menstruação e ai iniciar o anti. Fala com um medico viu. bjus

  30. Anonima julho 10, 2014 as 10:02 pm

    Olá Patricia, eu tenho sop e meu médico me receitou Diane 35, só que a menstruação não está vindo. Mandam tomar o primeiro comprimido no 1 dia de menstrução, mas como não estou menstruando, posso começar a tomar o anticoncepcional mesmo sem estar menstruada ?

  31. Maria Rita julho 14, 2014 as 8:46 am

    Olá Patricia, tenho a SOP, meu médico me receitou Selene, tomei três dias e tive minha primeira relação sexual, dois dias depois tomei uma pílula do dia seguinte e continuei tomando o selene de uma forma desorganizada, passava 3 dias sem tomar e depois tomava todos de uma vez só, ou partilhava nos seguintes dias. No final da cartela, esperei 7 dias e minha menstruação não veio. será que posso está gravida?

    • Patricia
      Patricia julho 14, 2014 as 1:38 pm

      Maria pode sim mas tb pode ser por causa da pds. Faz um teste pra tirar a duvida. bjus

  32. simone souza julho 14, 2014 as 8:21 pm

    Olá patricia tenho ops tem 5 meses que tomo metformina semana passada sentir dores no pé da barriga quando fui ao banheiro fazer xixi ao me secar vi uma secreção meia líquida sera que estáva ovulando.

    • Patricia
      Patricia julho 15, 2014 as 2:09 pm

      Acho q sim! vai namorando! Olha http://www.trocandofraldas.com.br/periodo-fertil-feminino-como-calcular-o-dia-certo-da-ovulacao/

  33. joyce izadora da silva julho 18, 2014 as 8:14 pm

    tenho policisto mas não to fazendo o tratamento mas mesmo a sim tenho chance de engravida e não tomo anticoncepcional tenho chace ou nao obg chau !

    • Patricia
      Patricia julho 20, 2014 as 5:05 pm

      Joyce depende do grau da Somp, se vc quer engravidar o melhor é tratar sem duvida, mas não é impossivel acontecer não. bjus

  34. taciano julho 18, 2014 as 8:34 pm

    oi boa noite minha mulher tem policistro e no momento não ta fazendo o tratamento mas to loco pra ser pai ela tem chance de engravida mesmo a sim ou so se fizer o tratamento ela so tem 17 anos . obg chau !

    • Patricia
      Patricia julho 20, 2014 as 5:09 pm

      TAciano pode engravidar mas é complicado… a melhor coisa é tratar pra reduzir os policisticos e aumentar as chances de engravidar. Leve ela ao ginecologista viu. bjus

  35. lu julho 21, 2014 as 6:23 pm

    PATY TO TOMANDO O GLIFAGE TÔ OVULANDOOOO! MAS Ñ ENGRAVIDO. O QUE FAÇO? N SERIA O CASO DE TOMAR UM INDUTOR?

    • Patricia
      Patricia julho 22, 2014 as 12:07 am

      Não, se vc esta ovulando não é caso para indutor, continua namorando. Seria o caso de botar o marido pra fazer exames viu. bjus

  36. Daniele julho 21, 2014 as 8:41 pm

    Olá!!! Parei de tomar o anticoncepcional há 2 meses e meio, e minha menstruação só veio logo que parei, depois não veio mais… Fiz testes de gravidez, de sangue, e foram negativos. Fui a ginecologista e ela me receitou metformina… estou tomando a quase um mês.. isso pois ela acredita que eu tenha ovários policísticos em função dos meus níveis de FSH e LH. Porém, na ecografia transvaginal, não aparece nada de ovários policísticos…. então fico cheia de dúvidas: será que não estou ovulando desde que parei com o anti? ou posso ter ovulado em função da metformina e estar grávida? Obrigada!!! Beijos!!!!

    • Patricia
      Patricia julho 22, 2014 as 12:18 am

      Daniele acho q pode ser sim efeito da pilula viu. A medica não receitou nada pra descer a menstruação?

  37. lu julho 22, 2014 as 5:24 pm

    Paty então depois do glifage minha menst…. regularizou entaõ e da ovulação ela acontece quando sai akele liquido clara de ovo né? ou só esse sintoma n é o suficiente p saber se ta ovulando ou n? e qual primeiro exame ki meu marido deve fazer? o espermograma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado