Ovários Policisticos – Pode Engravidar com essa Sindrome?

Publicado por  em 11 de dezembro 2013

Um Mal que atinge muitas mulheres e que as vezes nem sempre é detectado da forma que deveria. Muitas não sabem que há tratamento e as vezes sofrem por anos na tentativa de engravidar sem sucesso. Você sabe do que estou falando? Síndrome dos ovários micro policísticos a Somp ou mesmo ovários policísticos simplesmente. Na maioria das vezes os ovários policísticos impede que a mulher consiga ter as mesmas chances de engravidar tanto uma mulher sem o problema. Mas o que não se falam é que mulheres com ovários policísticos podem engravidar! Basta tratar.

Mas o que são ovários policísticos afinal?

Nada mais é do que uma alteração em todos os hormônios que estão presentes em todos os ciclos menstruais da mulher. A progesterona, estrogênio, LH, FSH e outros. O problema é quando eles se alteram tanto que chegam a descompensar até mesmo os hormônios que são em menor quantidade como a testosterona, por exemplo. Essas alterações são maléficas para os folículos que estão maturando para a ovulação (veja mais aqui), pois as alterações hormonais não permitem com que eles fiquem no ponto ideal para sair, ou se chegam ao ponto ideal de maturação, não são liberados naturalmente formando “cicatrizes”, os famosos cistos nos ovários. Esses óvulos que não saíram se tornam cistos endurecidos e ali fica impedido de mais um óvulo sair e amadurecer para a ovulação e a mulher com policísticos poder engravidar.

ovários policisticos 1

Quais são os sintomas de ovários policísticos?

Algumas mulheres se queixam de dores abdominais e inchaço durante o ciclo e isso é uma característica dos ovários policísticos, mas normalmente as maiores queixas de sintomas de ovários policísticos são:

  • Falta da menstruação – Como o ciclo possui três fases, menstruação, fase folicular e fase lútea, esse ciclo não se completa. Então a menstruação não aparece e pode ficar meses e meses sem que ela venha e a mulher pode notar que algo possa estar estranho em seu corpo.
  • Acnes- Os hormônios proporcionam uma oleosidade excessiva na pele e ai as acnes tendem a aparecer em grande quantidade.
  • Voz grossa- Como os hormônios estão todos alterados, isso inclui a testosterona que é um hormônio masculino. Esse aumento pode deixar a voz da mulher mais grave do que o normal.
  • Pelos em excesso e grossos- esse é um dos sintomas de ovários policísticos que é mais frequente entre as mulheres. O buço, pernas, axilas e demais áreas onde os pelos deveriam ser finos, se tornam grossos a ponto de incomodar a mulher.

Lembrando que se você tem dois ou mais sintomas acima é ideal procurar um bom profissional para realização de exames. Mas quais são os exames que detectam os ovários policísticos? A síndrome dos ovários policísticos pode ser detectada através de exames hormonais como os exames de progesterona, estrogênio, FSH, LH e também um exame de ultrassonografia transvaginal dos ovários.

Parece ser complicado, mas na pratica podemos dizer que a mulher com ovários policísticos não ovula como deveria. Por essa razão muitos médicos acabam receitando tratamentos com anticoncepcionais. Os anticoncepcionais não deixam os ovários funcionarem, eles inibem a maturação do folículo e nesse tempo os ovários descansam e as cicatrizes se curam dando a possibilidade da mulher ovular novamente e assim deixar que a mulher com ovários policísticos possa engravidar.

89567_1Há medicamentos com outras finalidades que também podem ajudar no tratamento dos ovários policísticos, a Metmorfina, o indutor, e outros. A Metmorfina ou somente Glifage (nome da marca) pode ser usada, além de tratar pessoas com diabetes, ele pode auxiliar no tratamento dos ovários policísticos. Mas há um porém, cada caso merece uma atenção especial e o ideal é ter um aval do médico de confiança para uso dessas medicações. O uso indiscriminado de medicamentos podem levar a piora e agravar ainda mais o problema e impedir mais uma vez que a mulher com ovários policísticos possa engravidar.

A leitora do blog Marta descobriu cedo, aos 17 anos e ainda hoje casada e na tentativa de ter filhos, está em tratamento para conseguir engravidar. Ela contou um pouco da sua experiência com a síndrome dos ovários policisticos através de algumas perguntas que fiz a ela.

1- Como descobriu ser portadora da Síndrome dos ovários policísticos?
Marta: Descobri aos 17 anos devido a alterações no ciclo menstrual, de longos intervalos, em torno de três meses entre uma menstruação e outra, e as vezes tive até ausência da menstruação.
Ao exame de ultrassom foi detectado os cistinhos (os folículos que não “ovularam”), foi assim que descobri que não ovulava todo mês, minha menstruação nunca foi reguladinha.
Outros sintomas que podem surgir nas mulheres que tem a SOP são: aumento de peso, queda de cabelo, acne, pele oleosa, isso devido ao aumento de hormônios masculinos, ou seja, apresenta sintomas envolvidos (claro que ela pode não apresentar todos esses sintomas, mas alguns ela deve ter para ser diagnosticada com SOP).

2- Quais os problemas que enfrenta por isso?
Marta: Tenho alterações hormonais, ovulo menos do que deveria e por isso tenho dificuldade para engravidar.

3- Fez algum tratamento? Qual esta dando resultado?
Marta: Meu tratamento começou a um ano atrás, assim que minha médica detectou a SOP ,através de exames e sintomas, a mesma me receitou tomar 6 meses de anticoncepcional, para que os ovários ficassem em repouso se preparando para uma indução de ovulação, esse indução ocorreu logo após esse período, foram 3 ciclos induzindo a ovulação, essa indução terminou em junho. Minha médica orientou a continuar tentando sem nenhuma medicação e me informou que só é considerado infertilidade após 1 ano de tentativa, que no meu caso ainda não deu pois 6 meses foram tomando anticoncepcional.

Como todas as doenças o tratamento é longo e exige paciência. Se você está tentando engravidar e ainda não conseguiu, o ideal é fazer exames para investigar o que está acontecendo. Também se lembre de fazer exames de rotina podem detectar esse problema rapidamente e assim evitar infertilidade no momento em que o relógio biológico e o desejo de ser mãe aparece. Um bom profissional também é muito importante, ele pode ajudar muito a tratar e assim uma mulher com ovários policísticos poder engravidar com mais rapidez e naturalidade fica cada vez mais frequente.

 

Veja também: Os tratamentos e métodos para engravidar

 

Foto: http://www.flickr.com/photos/41541241@N08/6999220597/7260678 via

Foto: http://www.flickr.com/photos/99111298@N06/9317126064/timphelps

Foto: http://www.flickr.com/photos/89006178@N00/413638107/ Serolynne&lt

459 respostas para Ovários Policisticos – Pode Engravidar com essa Sindrome?
  • Responder Amanda 25 de abril 2015 at 1:43 pm

    Eu tenho ovário policisticos e fasso tratamento com metformina e tbm com ácido folico.

  • Responder Milena 20 de abril 2015 at 6:11 pm

    Eu tenho os ovários policiticos e queria saber se uma vez tratado fica limpo normal e não adquirir mãos a doença

  • Responder Milena 20 de abril 2015 at 6:09 pm

    Olá tenho os ovários policiticos e quereria saber se uma vez tratado Napoli terá mais?

  • Responder Liz 20 de abril 2015 at 3:12 pm

    Descobri que tenho ovários poliscistico quando tinha 16 anos, hoje tenho 21 anos, parei de tomar Selene à 1 mês, desde os 16 anos que eu tomo Selene, acabei usando não só para tratar os cisto, mas também como anticoncepcional. Quero muito engravidar, será que consigo? Desde que minha menstruação parou no mês passado já estou tentando engravidar.

  • Responder barbara 17 de abril 2015 at 11:16 pm

    Ola alguém pode m responder

  • Responder barbara 17 de abril 2015 at 11:29 am

    Ola bom dia tenho sop descobrir tem pouco tempo ja faco tratamento a 6 meses com glifage ms o resultado n foi bom n tenho ki toma essa medicação ms 6 meses o pior e ki eu estou sangrando ou ter relações sem esta menstruada o ki pode ser isso m ajude pelo amor de deus

    • Responder Patricia 23 de abril 2015 at 9:43 pm

      Não entendi barbara… vc toma ha 6 meses e nao deu resultado?

    • Responder barbara 17 de abril 2015 at 11:37 am

      Pois estou tentando o meu positivo aguardo resposta

  • Responder Ana Paula 16 de abril 2015 at 3:28 pm

    Olá sou tentante já faz 1 ano e tenho cisto e não consigo engravidar e to na minha última cartela do Diclim e nada ainda de engravidar.E minha médica passou o tratamento de ovulação e é possível engravidar já no primeiro mês de tratamento de ovulação mesmo com cisto? :- Me ajudem por favor quero muito engravidar

  • Responder Fernanda 15 de abril 2015 at 11:53 am

    Olá Patrícia, vi sua página aqui e achei bem interessante. Tenho 31 anos e uma filha de 04 anos, estava com menstruação normal até Março e agora parou (detalhe não tenho relações desde Janeiro). Estou no 4º comprimido branco do Adoless na cartela nova e a menstruação não vem, o que eu fiz foi suspender a cartela ontem, quando seria o 5º comprimido.
    Esta pensando em anemia, estresse e até ovários policísticos. Será que mesmo já tendo uma filha desenvolvi este problema após os 30 anos? Obrigada, bjo.

  • Responder nelma 14 de abril 2015 at 7:55 pm

    Olá tenho 38 anos.desde minha primeira mestroaçao ela sempre foi irregular, passo até 4 meses sem mestroar. Tenho ovarios policisticos. A muito tempo.os médicos passam anticocptivos. Eu tomo para de tomar minha mestroaçao não vem.o que eu posso fazer para engravidar?

    • Responder Patricia 16 de abril 2015 at 6:15 pm

      Nelma tem q tratar os ovarios viu. Tem medicamentos que nao impedem q vc engravide. Conversa com seu medico sobre metformina.

  • Responder Cristiane batista 14 de abril 2015 at 6:59 pm

    Olá meu nome é Cristiane despois que tenho poli cisto à alguns meses a traz, o meu ginecologista me passou Selene pra tomar a partir do primeiro dia da menstruação, pois comecei a tomar mas mesmo assim ainda fica vindo tipo como umas borrinhas de café, estou quase perto de parar a primeira cartela e sempre fico com aquela sensação que vou mestroa, fica melando a calcinhá, após os três meses de tratamento tenho possibilidades de engravidar?

    • Responder Patricia 16 de abril 2015 at 6:12 pm

      Se tem escapes constantes sim, a melhor coisa pe falar com ele pra ver o que pode fazer. Pode ser q seja seu organismo acostumando com a medicação tb..

  • Responder 10 de abril 2015 at 2:53 pm

    OLÁ PATRICIA..SERA QUE VC PODE ME DAR UMA LUZ..TENHO OVARIO POLICISTICO, E ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM GLIFAGE 850 MG E INDUX, MAS MES PASSADO MEU MEDICO ME PASSOU O PRIMOGYNA PARA TOMAR, SÓ QUE AGORA MINHA MENSTRUAÇAO TA ATRASADA JA Á UMA SEMANA, NUNCA ACONTECEU DE ATRASAR ASSIM, FIZ UM BETA HSG COM 5 DIAS DE ATRASO E DEU NEGATIVO, ESTOU DESESPERADA E NEM SINAL DA MINHA MENSTRUAÇAO DESCER…SERA QUE É NORMAL ESSE ATRASO??

    • Responder Patricia 14 de abril 2015 at 10:25 pm

      Lu primogina é progesterona então pode ajudar a atrasar sim. Depois q pára tem até 12 dias pra descer. Se passar deste prazo faz um teste viu. bjus

  • Responder Thais Rufino 9 de abril 2015 at 9:34 pm

    Oi td bem ? Eu estou com microcistos em ambos os ovários, a médica passou o selene mas to sentindo muito enjoo e dor abdominal e seios doloridos, e inchaço é normal? Ou algum efeito negativo do remedio?

    • Responder Patricia 13 de abril 2015 at 9:56 pm

      inchaço da medicação ou dos policistos viu.

  • Responder Michele 9 de abril 2015 at 1:50 pm

    Ola eu comecei tratamento com o selene em novembro/14 por 4 ciclos eu parei dia 1 de março minha menstruação veio dia 6 ate dia 12 dai dia 21 deu umas manchinhas no pspel ate dia 23 sendo q no dia 22 veio bem marrom, minha m era pra dia 1 desse mes e no dia 2 uma manchinha no papel estou com 6 dias de atraso quanto tempo pide demorar pra menstruar depois de parar o selene? Pode ser q estou gravida ou é apenas efeito do remedio? Obrigada

    • Responder Patricia 13 de abril 2015 at 9:07 pm

      Michele depende do seu organismo viu, pode ser sim da medicação http://www.trocandofraldas.com.br/quanto-tempo-demora-para-engravidar-apos-o-anticoncepcional/

  • Responder Rebeca 7 de abril 2015 at 9:46 pm

    Patrícia, quem tem ovários policisticos pode tomar a pílula do dia seguinte?

    • Responder Patricia 10 de abril 2015 at 7:12 pm

      nada impede mas não é o ideal, seria melhor fazer o uso de anti para tratar os cistos tb. bjus

  • Responder Anônimo 7 de abril 2015 at 11:22 am

    É comum continuar pouco sangramento no primeiro mês de tratamento?

Menu Title