Ovulação Tardia – Porque e Como Acontece

Publicado por  em 4 de novembro 2013

Apenas conheci o termo ovulação tardia na segunda gravidez. Ai eu resolvi ter mais um filho, esperava que tudo fosse como da vez anterior, minha menstruação sempre foi desregulada mas mesmo assim foi tudo de acordo. Menstruei dia 31 de julho e dia 11 de setembro com 9 dias de atraso meu positivo veio enfim. Bom, com a gravidez do Dudu foi completamente diferente. Não me ligava ainda nessas coisas de período fértil (Veja mais sobre ovulação aqui) etc apenas prestava atenção a data da menstruação.  Menstruei dia 15 de dezembro e dia 16 de janeiro fiz um teste, pois precisava tomar um medicamento e nada, negativo.

Ok desencanei e esqueci mesmo, e me dei conta que já era dia 17 de fevereiro e nada de menstruar. Embora fosse desregulada, eu sempre menstruava com 32, 35 dias de ciclo. Bom, fiz o teste e conto mais desse momento aqui, daí o positivo saiu. Pelas contas do médico eu estaria de 8 a 9 semana aproximadamente, mas na ultra estava como 5 semanas! E ai como explicar esse “fenômeno”?

Ovulação tardia! Sim minhas amigas, ela existe e acontece com muito mais frequência do que a gente imagina. Para determinar a ovulação tardia é simples, fácil e muito óbvio. Bom, se você tem um ciclo de 28 dias, sabe-se que ovularia dia 14 do ciclo (14ª dia antes da menstruação sempre!), se tem um ciclo de 30 dias sabe-se que ovularia dia 16 do ciclo com uma janela de período fértil de 7 dias então do 13º dc ao 19 dc. Mas com a ovulação tardia não ovula no dia esperado e as vezes vai muito além da data, chegam a ser semanas e até mesmo um mês todo como foi meu caso.

Quais as causas da ovulação tardia?

Ás vezes acontece do corpo atrasar a liberação dos hormônios responsáveis pelo amadurecimento e crescimento do folículo, o LH que é o hormônio secretado pela hipófise. Sem LH e estrogênio o folículo não cresce no tempo certo demorando muito mais tempo e daí se dá a ovulação tardia ou seja fora do dia esperado.
Os sintomas de ovulação tardia são os mesmos da ovulação normal, a única diferença é que uma pode acontecer muito depois do que o previsto inicialmente e seria de praxe. Sintomas de ovulação tardia podem ser:

  • pontadas do lado onde o ovário está com folículo maduro, então pode depender se vai ovular do lado esquerdo ou direito.
  • Presença de muco elástico, esse facilita com que o esperma possa nadar com mais facilidade e preserva para que ele fique saudável.
  • Temperatura basal baixa, se você mede a temperatura basal pode identificar com muito mais facilidade a ovulação tardia.
  • Teste de ovulação positivo, sinal que o LH está alto e logo o óvulo será liberado.

Mas tudo isso é um conjunto, os sintomas de ovulação tardia e o seu histórico. Se caso você seja regulada e identifique uma ovulação tardia é hora de conversar com um médico e fazer alguns exames. Claro que pode acontecer, mesmo porque o corpo da gente é passível de mudanças com influencias externas e também psicológicas. Treinantetentante é um bicho danado, fuça e encontra tudo que é sintoma! Kkk
O melhor a fazer caso você seja desregulada é observar os sinais e se possível, monitorar junto com o médico. Anotar as datas é uma ótima! Assim dá pra prever mais ou menos a data da ovulação e fica muito mais fácil pra planejar a gravidez.

Não confunda ciclo anovulatório com ovulação tardia, são coisas distintas ok?

Bjus e até a próxima!

(Veja também: Planejando uma gravidez – se preparar é essencial)

Foto: http://www.flickr.com/photos/90685701@N06/8653575028/ MARCELLO ZAVALLONI

1.060 respostas para Ovulação Tardia – Porque e Como Acontece
  • Responder juliana o 24 de abril 2015 at 12:37 pm

    minha tpm esta atrasada pois veio no dia 7/3/2015 e ate agora nada fiz o teste e deu negativo e no mes de março fiz o uso de indutor estou confusa me ajude por favor.bj obg

  • Responder Francy 24 de abril 2015 at 8:24 am

    Olá Patricia, estou muito ansiosa, meu ciclo é bem regular de 30 dias, minha menstruação desceu dia 20 de março, mais tive o ovulação tardia, era pra descer dia 19 de abril, dia 20 fiz um beta e deus negativo, e hoje dia 24 fiz um de farmácia que deu negativo também, mais como minha menstruação nunca atrasou estou preocupada, queria muito engravidar, ainda tenho chance de poder está grávida, com quantos dias devo repetir o beta e ter certeza de que não estou gravida? Por favor me responda, tem 9 meses que estou tentando.Bjos e tenha um bom dua

  • Responder Gislene Dos Santos Duarte Costa 21 de abril 2015 at 12:05 am

    Olá patrícia .estou tentando engravidar.mais minha mestruaçao ta atrasada como já havia falado.Dua semanas atrás senti dores fortes no pé da barriga .Será que eu espero um mês de atraso ou vou no médico.ou eu posso engravidar com a mestruaçao atrasar? Gosto muito do seu site.me ajuda bastante.

  • Responder Gislene Dos Santos Duarte Costa 20 de abril 2015 at 11:33 pm

    Olá patrícia sou nova espero que possa me ajudar. Minha mestruação ta atrasada 13 dias.quando deu 5 dias de atraso fiz um beta de 0 01 negativo.mais até agora não deceu a mestruaçao será que ovulação tardia? E tô meu período fértil era pra decer dia 08/04/15.sou tentando.duas semanas atrás sentir muita dor no pé da barriga não dores forte.me ajuda me responde obrigada.

  • Responder Cecé 20 de abril 2015 at 7:33 pm

    Boa Noite Patricia, Meu primeiro dia da ultima menstruação foi dia 06/03, tenho um ciclo as vezes desregulado de 30 dias no dia 10/04 fiz um beta que deu negativo, mais hoje (20/4) estou com 16 dias de atraso é possível ter ocorrido uma ovulação tardia ?

  • Responder franquislene 20 de abril 2015 at 8:15 am

    Oi .eu mestruei dia22de março hj e 20 de abril dia 18 fiz o teste negativo meu seios doloridos e a mestruaçao ainda nada será que passo ta gravida

  • Responder jessica siqueira 18 de abril 2015 at 8:46 pm

    Pode me responder patrícia por favor

  • Responder jessica siqueira 18 de abril 2015 at 8:42 pm

    Estou a 2 meses e uma semana sem menstruar e fiz o teste a 22 dias, pelas contas do médico eu estaria de 10 semanas, mais fiz uma ultrassom e a médica diz Q estou d menos de um mes pois so tem o saco gestacional. Gostaria de saber s e normal.

    • Responder Patricia 24 de abril 2015 at 1:46 pm

      ovulação tardia Jessica! certeza veja este post q explica http://www.trocandofraldas.com.br/ultrassom-de-5-semanas-nao-vi-o-bebe-e-agora/

  • Responder pricila 16 de abril 2015 at 2:53 pm

    Olá, to muito comfuza com os teste de ovulação pois meu ciclo foi de 25 dias comecei o teste no 9 dia depois de quatro teste a linha fiou mais forte mas não da mesma cor do controle,e agora ja no sétimo teste a linha nem aumenta e nem diminuí de cor, o que esta acontecendo, obrigada

  • Responder Jeny 16 de abril 2015 at 2:22 pm

    Oi Patricia, fiz teste de ovulação e deu positivo dia 07.04 e só tive relação dia 10.04, minha M estava prevista para o dia 13.04 e até agora não veio, tive a ovulação tardia, é possível estar gravida?

  • Responder Rosanna 15 de abril 2015 at 11:36 am

    Ola Patricia, sempre vejo seu videos, e gostaria que você me ajudasse!!
    Minha M veio dia 04/03/2015, no dia 19/03/2015 e tive um pequeno sangramento, e tiver muco elástico ate o 03/04/2015, e minha menstruação está atrasada 11 dias!!! a seis dias atrás eu fiz um teste de gravidez e deu negativo..
    Ainda posso esta Gravida???

    • Responder Patricia 17 de abril 2015 at 6:48 pm

      pode sim, vc fez cedo tem q repetir viu. bjus

  • Responder bruna 10 de abril 2015 at 4:22 pm

    ola patricia, parei de tomar remedio em novembro ai minha mestruação veio 26 dias no dia 16 de dezembro, depois veio com 32 dias que deu 16 de janeiro depois veio com 40 dias dia 24 de fevereiro, e ate hoje nao veio mais que esta dando 16 dias, fiz um beta hoje e deu negativo? ja ouvi falar que ate 6 meses depois que para de tomar remedio fica desrregulada algumas pessoas. Mas tambem pode ter acontecido de ter ovulação tardia? ou ainda posso ter essa ovulação? o que eu faço???

    • Responder Patricia 14 de abril 2015 at 10:29 pm

      verdade algumas mulheres ficam desreguladas pq o corpo tem q se adaptar sem a medicação. Pode sim mas acho provavel q seja do anti mesmo. Tb recomendo q vc fale com o medico para fazer exames hormonais e ver se tem alguma coisa descontrolada ai. Veja http://www.trocandofraldas.com.br/quanto-tempo-demora-para-engravidar-apos-o-anticoncepcional/

    • Responder bruna 10 de abril 2015 at 4:24 pm

      quer dizer 46 dias que ela não vem!!

  • Responder Carol lima 7 de abril 2015 at 6:09 pm

    oi Patrícia! Minha médica passou Indux pra eu tomar
    Do segundo ao nono dia do ciclo e assim eu fiz tomei 1 comprimido
    Do dia 22/02 ao dia 01/03
    O primeiro dia da minha última menstruação foi dia 21/02
    Dia 28/03 fiz o teste de farmácia e deu positivo
    Dia 30/03 fiz o beta qualitativo que deu Positivo
    Dia 01/04 fui na minha ginecologista que passou o beta
    Quantitativo, sair do consultório fui direto para
    O laboratório. No mesmo dia saiu o resultado que
    Deu 1671 mUl/Ml
    Hoje 07/04 fiz a USG transvaginal que o resultado me
    Deixou bastante assustada “imagem de saco gestacional
    Sem embrião no seu interior (gravidez inicial?)
    O médico pediu que eu reputasse a USG com 15 dias.

    Me desesperei, chorei muito e liguei para minha GO, ela
    Pediu que eu repetisse o beta quantitativo, e assim fiz
    O resultado acabou de sair, deu 3689 mUl/ml.

    Será que tive ovulação tardia???
    Estou grávida?
    O embrião vai aparecer??

    • Responder Patricia 10 de abril 2015 at 6:24 pm

      é carol acho q vc fez o exame cedo demais ne, provavelmente antes das 5 semanas http://www.trocandofraldas.com.br/ultrassom-de-5-semanas-nao-vi-o-bebe-e-agora/

  • Responder Mariana 6 de abril 2015 at 12:51 pm

    Oi Patrícia!
    Fiquei menstruada dia 6 de março. Fiz testes de ovulação e às vezes achava que era positivo mas ficava com dúvida. Enfim, tive o muco elástico no 26° dia do ciclo e transei no mesmo dia. Hj fiz o teste de gravidez e deu negativo. Já tenho uma filha. Foi tão rápido com ela:( sou tentante desde Dezembro. Pode ter tido ovulação tardia dessa vez? Tenho SOP.

    • Responder Patricia 8 de abril 2015 at 9:11 pm

      com somp tudo pode acontecer. O 26 dia do seu ciclo foi dia 02 de abril? se sim ta cedo, fez o teste cedo demais. bjus

      • Responder Mariana 10 de abril 2015 at 2:41 pm

        Obrigada pela resposta! :)O 26° dia do meu ciclo foi no dia 31 de março. Que dia eu posso fazer o teste então? A menstruação ainda não veio…

        • Responder Patricia 14 de abril 2015 at 10:22 pm

          ja pode fazer Mariana!

  • Responder Tailene 5 de abril 2015 at 4:17 pm

    A ovulação tardia é sinal de gravidez?

    • Responder Patricia 8 de abril 2015 at 12:30 pm

      não. Ovulação é uma coisa, dai a engravidar é outra… nem toda ovulação tardia é garantia de gravidez assim como nem toda ovulação normal resulta em gravidez.

Menu Title