10 Semanas de Gestação

desenvolvimento fetal 10 semanasCom 10 semanas de gestação o bebê já está a mil dentro do útero, porém as mamães ainda não conseguem sentir seus movimentos devido o seu tamanho que chega ao máximo 5 cm! É ainda muito pequeno, mas não é mais considerado um embrião, a parte mais perigosa da formação e da gravidez também já está no final. Agora a sua cabeça começa a ficar mais proporcional ao seu corpo diferente da semana anterior.

Ele cresce a olhos vivos e para o orgulho da mamãe, ele se dedica maior parte do seu tempo a peraltices como esticar mãos e pernas e a engolir líquido amniótico também. A sua coluna já está desenhada e no ultrassom já da pra ver os seus contornos e desenhos também da medula espinhal que está em formação. Seus rins já funcionam em pleno vapor e todo o líquido amniótico que seu bebê engole, é filtrado pelos rins já em treinamento para quando vier ao mundo.

Nesta etapa do desenvolvimento os seus principais órgãos já estão formados e é também nesta fase que as unhas assim como os minúsculos fios de cabelo começam a surgir. Sua genitália esta em processo de finalização e será possível em breve já distinguir através do exame de ultrassonografia. Nesta semana seu futuro bebezinho tem o tamanho de uma pequena azeitona.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

10 semanas de gestaçãoO excesso de sono e as náuseas tão chatas ainda fazem parte desta etapa, mas tem seus dias contados por isso fique tranquila e aproveite para descansar o máximo possível nessas 10 semanas de gravidez. Sua barriga começa a se arredondar e sua cintura ficar mais larga e, cada vez ficará mais notável que você está dando a vida a um bebê.

Um novo desconforto pode surgir nesta nova etapa que é o acumulo de saliva na boca. A sensação de boca cheia de saliva constantemente pode vir a acontecer, devido a grande acidez ou até mesmo pelos vômitos constantes neste período. Mas o sintoma será passageiro e desaparecerá assim como veio, de uma hora para a outra. As dores nas costas são comuns ocorrerem neste período também e faz parte do processo de estiramento dos ligamentos do útero assim como toda a transformação do corpo para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebezinho nessas 9 semanas de gestação.

Fatores Externos…

Cada dia que passa a gravidez esta mais evidente e a sensação de estar gerando um ser dentro do você é único, mágica e inexplicável. A curiosidade de saber o sexo é quase sempre desesperadora, e você pode passar horas e horas sentada e imaginando a carinha dele, usando as roupinhas que você viu na vitrine e se apaixonou ou até mesmo já planejando o futuro dele. Agora é hora de sonhar, curtir e aproveitar cada segundinho, pois a gestação passa muito depressa.

Foto: Reprodução