11 Semanas de Gestação

Quando o desenvolvimento fetal do  bebê atinge 11 semanas de gestação, ele chega à atingir a medida de 4 cm da cabeça ao bumbum. Seus dedos das mãos e dos pés estão praticamente formados e já com unhas.  Seus dentes também já são botões dentro da gengiva e quando chegar a hora certa irá nascer. Seu nariz já está formado, mas existe uma pele que deixa tampado o orifício nasal.

Desenvolvimento do Bebê

Nesta etapa, seus olhos e suas orelhas já estão bem formados e podem ser bem observadas durante a realização de um exame de ultrassonografia. Mesmo as orelhas já estando localizadas no local exato, ainda não funcionam corretamente, pois as ligações internas até o cérebro que são responsáveis pelo perfeito funcionamento ainda não se formaram completamente.

Seus olhos já possuem pequenas pálpebras que abrem e fecham o tempo todo, mas ainda não conseguem enxergar a luz, pois o seu nervo ótico esta em fase de desenvolvimento nesta etapa. Assim como os olhos, o bebê já começa a abrir e fechar a boca e esses movimentos podem também ser assistido durante o exame de ultrassom.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

A 11ª semana acabou de chegar e não da pra saber se está grávida ou apenas um pouco acima do peso. Para algumas mulheres a barriga já fica evidente logo de cara, mas para algumas isso pode demorar um pouco mais para perder a cintura e começar a ganhar a silhueta de uma gestante. O rosto da mãe já pode apresentar os sinais hormonais, já que a progesterona deixa o rosto mais redondo e em alguns casos o nariz mais inchado, mas sinceramente é um charme da gravidez!

Os sinais do corpo começam a ficar mais evidentes e os enjoos e maus estares começam a diminuir. Essa trégua pode ser o momento ideal para a futura mamãe começar a preparar o enxoval e cuidar de detalhes que antes não conseguia nem pensar e nem tinha disposição para tentar. Aproveite que a barriga ainda é quase imperceptível e não pesa ainda para agilizar questões do quarto e decoração que pode custar um tempo maior.

Fatores Externos…

A ansiedade nas 11 semanas de gravidez,  pode vir querer tirar o seu sono. O desejo de descobrir logo o sexo e de começar a preparar todo o enxoval do jeito que você sonhou e com as cores que deseja vão ser inevitável. Mas aguente mais um pouco, mais um pouquinho será possível você descobrir através do ultrassom o sexo do futuro herdeiro ou herdeira. Aproveite para descansar, se cuidar mais e curtir cada segundinho, a fase gestacional passa muito rápido!

Fotos: Bio Gestação, dgphilli

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Quando o desenvolvimento fetal do  bebê atinge 11 semanas de gestação seus dedos das mãos e dos pés estão praticamente formados.
  2. Nesta etapa, seus olhos e suas orelhas já estão bem formados e podem ser bem observadas durante a realização de um exame de ultrassonografia.
  3. O rosto da mãe já pode apresentar os sinais hormonais, já que a progesterona deixa o rosto mais redondo e em alguns casos o nariz mais inchado.
  4. A ansiedade nas 11 semanas de gravidez,  pode vir querer tirar o seu sono. O desejo de descobrir logo o sexo e de começar a preparar todo o enxoval do jeito que você sonhou.