12 Semanas de Gestação

O desenvolvimento fetal na 12 semanas de gestação está a todo vapor… Seus pequenos dedos das mãos e dos pés começam a se formar assim como suas unhas. Seu cabelo começa a aparecer em suave penugem e nesta semana ele chega a medir em torno de 8 cm da cabeça ao bumbum e pesar em média 28 gramas.

O órgão genital está cada vez mais bem formado e ficando cada vez mais nítido para ser visto através do exame de ultrassonografia. O feto se mexe sem parar e parece estar em um parque de diversões onde vira para um lado e para o outro nadando sem parar. Esses movimentos podem ser assistidos durante a ultrassonografia com muita sorte!!

O que se Desenvolve no Bebê Nesta Semana

Nas 12 semanas de gravidez, a aparência da sua cabeça antes tão desproporcional ao restante do corpo, pausa um pouco o crescimento. Neste momento seu corpo começa a ganhar peso e cada dia ficar mais parecido com o bebezinho que chegará ao mundo.

Nesta fase é aconselhada a realização do exame de translucência nucal onde as pregas da nuca do feto serão analisadas podendo ser detectados possíveis más formações e doenças genéticas como a síndrome de down. Também já é possível ter uma ideia do sexo, talvez você consiga um bom médico e um bom dia do bebê para ter ao menos um palpite sobre o sexo e tubérculo genital. Será menino ou menina?

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Na 12ª semana o risco de aborto natural praticamente some, a fase mais crítica da gestação acaba de terminar e os papais podem ficar tranquilos. A rotina sexual do casal pode ter mudado nesses últimos meses, mas saiba que se você tem uma gestação normal, sem riscos é muito saudável fazer amor com seu parceiro!

Cuidados com a Mamãe

Nas 12 semanas de gravidez, começa a fase da vitamina como complemento para a mamãe e ajudar no desenvolvimento fetal do bebê com 12 semanas e seu médico têm várias opções para te indicar, as mais usadas são a Materna e Natelle.

Tome com disciplina, pois ela pode evitar o risco de anemia para as mamães e garante que seu filhote nasça com um bom peso! Nas 12 semanas de gestação, sua barriga começa a apontar, os enjoos normalmente desaparecem assim como o sono excessivo.

Você estará ainda mais disposta que na semana anterior e super de bem com a vida. Aproveite para sair com as amigas, fazer um passeio gostoso ou quem sabe passar um dia no salão de beleza se cuidando. Afinal não é porque esta grávida que não deve se cuidar, não é mesmo?

Fatores Externos…

Como você esta iniciando o segundo trimestre, será a fase de maior curtição da gravidez. Sua disposição estará como nunca, seu humor terá melhorado, assim como seu cabelo que pode estar apresentando um brilho diferente devido aos níveis de hormônio.

A barriga ainda não é grande, mas usando roupas um pouco mais justas é possível notar a pequena saliência e é tão gostoso quando alguém percebe sem falarmos algo. Aproveite a disposição para se cuidar, alimentando-se de forma saudável, praticando exercícios leves e que te ajudarão a manter a boa forma mesmo na fase gestacional. O controle de ganho de peso é uma ótima forma de evitar o estresse com a balança no pós-parto.

Foto: mãe de 1 viagem, MjZ Photography