O teste de ovulação tem se tornado a cada dia mais um amigo e tanto da tentante. Apesar de ser (ainda) pouco difundido entre as mulheres em geral, ele já é o queridinho de tantas mulheres que buscam uma forma de detectar a sua ovulação para uma futura gravidez. Mas muitas dúvidas podem assolar a tentante que está iniciando no mundo de comprar testes de ovulação. Quais os critérios mais importantes? Qual é um preço justo por este produto e o mais importante, como fazê-los.

Comprar Teste de Ovulação Aqui

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O Que Faz um Teste de Ovulação?

Pois bem, os testes de ovulação são muito conhecidos entre as tentantes, e ele tem efeito imediato com sua eficácia. Seu propósito é detectar o pico de LH, hormônio responsável pela ovulação. Antes desse pico, todo um processo é essencial. Os óvulos são estimulados pelo FSH, e então o estrogênio toma conta da situação e faz com que eles fiquem no ponto ideal para a ovulação. Quando os óvulos estão maduros o suficiente, o pico de LH acontece e a liberação dos óvulos após esse pico. Cerca de 12 a 48 horas, a ovulação acontece. Podem ser liberados um, dois ou mais óvulos. Tudo depende de quantos folículos dominantes os ovários produzam.

O teste de ovulação tem função de detectar a concentração de LH liberada na urina. A tira possui um reagente que prende as partículas do hormônio juntamente com o corante. Funciona igualzinho ao teste de gravidez, onde o HCG é detectado. A sensibilidade do teste de ovulação é normalmente de 5 unidades de Lh, ou seja. Ele é muito sensível e pode detecta mínima quantidade de hormônio no xixi. O problema é justamente essa baixa sensibilidade, já que ela pode confundir a mulher. Ao contrário do teste de gravidez, o teste de ovulação pode dar linhas clarinhas ao longo de todo o ciclo. Ele só é considerado positivo, quando a linha de resultado for de intensidade semelhante ou mais forte que a da linha de controle.

Como Comprar um Teste de Ovulação?

O teste de ovulação deve ser escolhido a dedo. Nem todas as marcas são confiáveis. Podemos dizer que não existe marca ruim, mas os testes podem ser menos sensíveis ou ter corantes menos intensos. Aí pode dar alteração da cor da linha indicativa de resultado porque, se a linha for mais escura que a de controle, pode-se ovular dentro de 12 a 24 horas. Se igual a linha de controle, o prazo é de 24 a 48 horas. Para comprar um bom teste de ovulação, basta verificar depoimento de outras pessoas que já usaram determinadas marcas. No Brasil, as marcas nacionais são limitadas, porém algumas alternativas bastante interessantes têm aparecido no mercado brasileiro. Apenas 2 empresas fazem a venda autorizada pela Anvisa de produtos fabricados no país, Famivita, Clear Blue e Confirme.

As marcas importadas são: One Step e Wondfo são muito confiáveis. Além de serem ótimas opções e também mais em conta, são vendidas em maior volume. As marcas nacionais Confirme e Famivita, vendem uma caixa com 5 e 10 unidades, já os kits de testes importados são entre 10 e 20 unidades com o bônus de 2 testes de gravidez de brinde. Os testes nacionais são vendidos em média de R$40 a 60 reais, enquanto os demais custam um pouco menos cerca de R$45 com maior volume. Para escolher um kit de testes de ovulação, você deve avaliar primeiro de tudo quando pode gastar mensalmente e a sua necessidade, sem abrir mão da qualidade claro. Em algumas lojas online é possível comprar estes kits de teste de ovulação. Muitas importam para repassar um custo menor, mas a confiança é tudo! Saber a procedência destes testes que irão ajudar a detectar o período fértil é muito importante. A originalidade dos produtos faz a diferença na hora do resultado, por isso, procurar um vendedor de confiança é muito importante e claro, testes aprovados pela Anvisa são os melhores para segurança do consumidor.

A confiabilidade dos testes de ovulação é muito grande. Eles realmente ajudam a detectar esse aumento hormonal, mas para reassegurar que a eficiência seja máxima, alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo:

Quando Fazer o Teste: Para ter um resultado ideal, o indicado é fazer o teste de ovulação à partir do primeiro dia do período fértil. O problema é que, nem todas as mulheres sabem quando fazer efetivamente os testes. Para ciclos regulares, basta calcular a media dos dias férteis, por exemplo ciclos de 28 a 30 dias, recomenda-se a começar a fazer os testes no 10º dia do ciclo, mas para mulheres irregulares, começa-se a fazer os testes quando os sinais de ovulação aparecem. Recomenda-se verificar todos os dias seu organismo, seja com metodo billings ou mesmo temperatura basal, ou simplesmente observar o seu corpo, ele mostrará algumas mudanças. O teste deve ser feito até que a linha de resultado fique mais clara. Dessa forma, a mulher saberá que já está ovulando. Devemos lembrar que a ovulação pode acontecer em qualquer momento do ciclo, por isso muita atenção! Também é essencial que seja feito no mesmo horário. O melhor período do dia para realizar o teste de ovulação é a partir das 17 horas, quando o corpo inicia a produção de corticoides naturais que potencializam os hormônios como, por exemplo, o LH.

Como Funciona: É importante fazer o teste de ovulação sempre no mesmo horário e verificar após no máximo 10 minutos de feito. Embora seja difícil obter um resultado errado, é melhor interpretar o teste dentro deste prazo. Ele deve ser feito da mesma forma que o teste de gravidez. A mulher deve recolher a urina em um potinho e mergulhar a ponta da tira no xixi por cerca de 20 segundos. Se a linha de controle for mais escura que a linha do teste, então o positivo ainda não chegou. Deve-se repetir o teste até que o teste fique escuro, para se ter a certeza de que o pico de LH já aconteceu.

Quem Não Pode Fazer: Todas as mulheres em idade fértil podem fazer o teste de ovulação. Apenas deve-se tomar certos cuidados na interpretação em casos de ovários policísticos, (onde os níveis hormonais se tornam descontrolados, e de mulheres que fazem uso de indutores de ovulação. A maior parte deles interfere na eficácia da detecção do LH e podem dar falsos negativos ou não positivar totalmente, deixando a mulher confusa. Por isso é importante que a candidata a mamãe saiba que o teste de ovulação não é 100% eficaz em casos de tratamentos para engravidar. Porém, mulheres que fazem uso de indutores, devem usar o teste de ovulação para otimizar seu ciclo com medicação, normalmente começa-se a fazer os testes no 7º dia após terminar o uso da medicação. Nestes casos a cor da linha pode não ficar como o de costume, pode ficar mais clara, mas ainda sim indicar o dia mais fértil.

Comprar e usar teste de ovulação pode salvar ciclos! Mulheres com ciclos irregulares devem fazer uma média de quando seria o seu período fértil e iniciar os testes. Caso não seja detectado o positivo, então deve fazer por mais alguns dias até que o pico seja detectado. É importante saber que não pode-se fazer o teste muito cedo para evitar o aborrecimento com a demora do positivo, mas persistir pois, a melhor forma de otimizar seu ciclo para engravidar, é o uso do teste de ovulação. Uma boa dica é também avaliar o muco cervical e a temperatura para detectar o período fértil para fazer o teste de ovulação com segurança. Para mulheres com ciclos regulares, saber quando fazer o teste é mais fácil, basta iniciar no primeiro dia do período fértil.

Veja também: Como Fazer Teste de Ovulação?