13 Semanas de Gestação

Nas 13º semanas de gestação, seu bebê já pode estar com 8 cm da cabeça ao bumbum e, se for menina já tem alguns óvulos sendo produzidos para que fique armazenado durante toda a sua vida. No momento oportuno eles, serão liberados a cada período menstrual.

O desenvolvimento fetal dele faz com que seu órgão sexual seja mais proeminente e embora não dê para distinguir objetivamente, dá pra ter uma ideia pelo ultrassom e quem sabe pode virar uma brincadeira muito divertida com a família, brincar de adivinhar o sexo do bebê!

Desenvolvimento do Bebê

Nesta semana, o pescoço do bebê estará melhor desenvolvimento o que fará que ele consiga mover a cabeça de um lado para outro já sustentando o peso da cabeça que continua um pouco maior que o resto do corpo. Os dedos começam a ganhar a forma correta e seus polegares tem o tamanho muito maior do que o restante dos dedos.

As mãos e pés já estão totalmente formados e agora é iniciada a rigidez dos músculos e articulações de todo o corpo. O sistema nervoso central já esta completo, mas irá amadurecer e se desenvolver completamente até o primeiro ano de vida do bebê.

Sua bexiga urinária já funciona normalmente, como ele ingere líquido amniótico a cada 30 minutos é normal ele eliminar através da urina. E sim, não se assuste, ele toma o mesmo liquido que faz xixi! Porém este liquido é filtrado de tempos em tempos pela placenta.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Agora oficialmente você acaba de entrar no 2º trimestre! Nas 13 semanas de gravidez e, na maioria dos casos, cerca de 99%, o risco da gravidez já passou. Curta tudo, apesar de já ter perdido inúmeras calças prediletas e quem sabe até mesmo algumas blusas devido ao crescimento da barriga. Em algumas mulheres já é evidente a gravidez, em outras, podem aparentar apenas um ganho de peso. Porém de uma forma ou de outra ostentar a barriga faz de você a mulher mais linda do mundo!

Os sintomas indesejados como os enjoos e maus estares matinais começam a desaparecer. Em alguns casos ele pode persistir até o final da gestação, mas são poucas as mulheres que passam por isso. As veias do seio e da barriga ficam mais proeminentes nesta fase, por isso não se assuste!!

Alimentação

A ingestão de alimentos ricos em cálcio deve ser redobrada durante esse período das 13 semanas de gravidez. Já que será necessário para o desenvolvimento dos ossos do bebê que nesta etapa começa a acontecer. Inclua em seu cardápio alimentos que contem leite, como queijos e iogurtes ou até mesmo uma boa salada de brócolis que são ricos de cálcio, além de muito saborosos.

Fatores Externos……

Com 13 semanas de gestação, sua barriga estará mais redonda do que na semana anterior e seu desejo de mostrar ao mundo que esta gerando uma vida é cada vez mais intensa. A realização de sentir um bebê crescendo dentro de você é inexplicável e a ansiedade de pega-lo no colo é cada dia mais forte.

Aproveite os dias tranquilos para cuidar de si, fazer algumas comprinhas e cuidar do enxoval, fazer tudo com calma e tranquilidade garantirá que estudo esteja preparado e da forma que desejo quando o dia do parto chegar. Esta se sentindo especial e única? Esta é a sensação mesmo da alegria de gerar, aproveite cada instante!

« Semana 12 3º Mês Semana 14 »

Foto: cpdt, Jug Jones