14 Semanas de Gestação

Chegando às 14º semanas de gestação, o feto já esta totalmente formado, mas ainda é muito pequeno. Chega a medir em torno de 5 cm e pesar 14 gramas. Agora é a hora que ele começa a ganhar peso e a crescer de forma acelerada e cada semana parecer mais e mais com o bebezinho que você irá pegar nos braços após o nascimento. As unhas já surgiram nos pequenos dedos das mãos e dos pés, inclusive já possuem a impressão digital que única de cada ser humano. Como os cabelos já surgiram nas semanas anteriores, agora já possui uma pequena camada de pêlos que forma a sobrancelha e pequena penugem por toda extensão do corpo. Como seu rosto já esta formado e com olhos e nariz em seus devidos lugares, o feto já consegue fazer caretas e se expressar franzindo testa e boca.

Nesta fase o cordão umbilical já esta bem desenvolvido e é o responsável por levar o alimento e nutrir o feto, além do oxigênio do bebê que permitirão que ele desenvolva, cresça e ganhe peso mais rapidamente. Seus órgãos sexuais estão bem definidos e já é possível verificar através do exame de ultrassom. Falando nisso, as 14 semanas de gravidez, é o limite para realização do exame de translucência nucal tão importante durante o pré-natal, se pretende fazer, então é agora a hora de falar com seu médico para emitir a guia.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

barriga

Sua silhueta começa a se modificar e a cintura a se perder devido ao arredondamento da barriga que está cada vez mais evidente. Se não providenciou sutiã e calcinhas mais confortáveis, talvez agora seja o momento já que, qualquer  peça de roupa apertada, não é bom negocio no momento. Opte por roupas mais confortáveis, blusas mais soltas e calças menos apertadas. Talvez as calças jeans comecem a ficar de canto no guarda roupa já que pode apertar na barriga. Se gostar de usar jeans, existem algumas opções de calças neste tecido apropriado para gestantes. Com um elástico no cós ela pode acompanhar o crescimento da barriga até o dia do parto e usar tranquilamente.

Para você que usa tinturas e químicas no cabelo é bom conversar com seu obstetra e ver o que é recomendado e não é durante esse período. É melhor pecar pelo excesso de zelo do que ter problemas por falta de cuidados, não é mesmo? Falando em cuidados, aproveite para se besuntar de cremes por todo corpo, principalmente barriga e seios. Procure bons cremes com indicação de uma dermatologista ou de amigas. Nas 14 semanas de gravidez, evite saltos altos, eles podem ajudar a inchar os pés e também provocar tombos que não são bem vindos.

Fatores Externos…

Sua sensibilidade deve estar à flor da pele e agora você enxerga o mundo com outros olhos, um pouco mais colorido e com um pouco mais de cautela. Cada passo seu é dado agora pensando no futuro, no seu bem mais precioso e no que espera por vocês. Planos, sonhos e cada detalhe passa por sua cabeça como um filme e a espera ansiosa em poder viver isso logo é uma delicia, aproveite e sonhe muito!

« Semana 13 4º Mês Semana 15 »

Foto: cpdt, olá para cegonha