15 Semanas de Gestação

Com 15 semanas de gestação, o bebê pode medir 10 cm e pesar cerca de 70 gramas. Ele já consegue perceber a luz através da pele, engraçado, mas é verdade! A sensação que eles têm é a mesma de quando fechamos os olhos e vemos a luz através da pálpebra. As papilas gustativas começam a se formar, as pernas começam a ficar mais compridas que os seus braços.

Desenvolvimento do Bebê

Nesta fase, começa a ficar mais fácil identificar o sexo, pois o desenvolvimento fetal dele está bem rápido. O tubérculo genital fetal está quase formado e é possível dar palpites sobre o sexo durante a realização do ultrassom. Suas articulações estão totalmente formadas o que possibilita o bebê se movimentar de um lado para o outro sem parar e se mover de posição quantas vezes quiser, já que ainda possui grande espaço.

Com 15 semanas de gravidez, seus dedos já estão formados e separados, o bebê pode chupar seus dedinhos principalmente o polegar. Essa cena pode ser vista com muita sorte durante o ultrassom, assim como o bebê brincando com seu pequeno pezinho. Essa fase é natural o bebê já começar a ter soluços, mas é quase que impossível a mamãe sentir ainda.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nessa fase a maioria das mamães já apresenta uma barriguinha bem saliente em relação às outras semanas. Aliás, de agora em diante a barriga vai ficar cada dia mais proeminente e cada vez que for a algum lugar, já deve ter seus direitos de gestantes respeitados e garantidos. Isso deveria acontecer desde o positivo claro, mas com a barriga um pouco maior, vai ficando mais fácil e menos sofrível que as pessoas notem e façam a sua parte.

Dores na Mamãe

Algumas mamães podem começar a apresentar dores pélvicas e também nas laterais da barriga e nas costas. Essa sensação pode assustar mas isso é muito normal. Os músculos estão se afrouxando para que a barriga possa se estender e o útero se expandir. A acomodação do útero pode ser dolorida, para algumas mais e para outras menos.

O bebê pode se mexer muito, algumas vezes a mamãe tem a impressão de um peixinho se mexendo por dentro, outras vezes pode ser apenas uma sensação diferente. Mas fique certa que seu bebê é muito ativo nessa fase devido ao seu desenvolvimento fetal. Mamães com segunda ou mais gravidezes, podem começar a sentir seus bebês bem antes que as mamães de primeira viagem, já que a sensação inicial dos movimentos é muito sutil. Suas roupas normais estão cada vez mais apertadas e ficando cada vez mais esquisitas nesta fase.

Talvez seja hora de renovar o guarda roupa com peças para gestantes ou até mesmo com peças mais largas como vestidos e batas que poderão ser utilizados mesmo depois do nascimento do bebê. Com 15 semanas de gestação, o seu corpo já está bastante diferente, já se pode notar a proeminência. Já está com ar de mãe!

Fatores Externos…

Para o mundo é só mais uma gestante, mas para você, é um momento único e você é especial. Você vive o melhor momento da sua vida e mesmo com desconfortos e dores tudo vale a pena quando você escuta em uma consulta de pré natal aquele pequeno coraçãozinho batendo aceleradamente dizendo “estou aqui e batendo por causa de você”. Ser mãe é incrível e após vencer 9 meses de total transformações, tudo vale a pena!!

« Semana 14 4º Mês Semana 16 »

Fotos: Orlando Tabias Jr, Pensar Feminina

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Com 15 semanas de gestação, o bebê pode medir 10 cm e pesar cerca de 70 gramas. Ele já consegue perceber a luz através da pele.
  2. O tubérculo genital fetal está quase formado e é possível dar palpites sobre o sexo durante a realização do ultrassom.
  3. Com 15 semanas de gravidez, seus dedos já estão formados e separados, o bebê pode chupar seus dedinhos principalmente o polegar.
  4. Nessa fase a maioria das mamães já apresenta uma barriguinha bem saliente em relação às outras semanas.
  5. O bebê pode se mexer muito, algumas vezes a mamãe tem a impressão de um peixinho se mexendo por dentro, outras vezes pode ser apenas uma sensação diferente.
  6. Você vive o melhor momento da sua vida e mesmo com desconfortos e dores tudo vale a pena.