16 Semanas de Gestação

Com 16ª semanas de gestação o bebê não cabe mais na tela como antes, agora ele tem que ser visto no ultrassom por partes e agora sim o médico pode falar para você se o seu mundo é rosa ou azul! Um truque válido é comer chocolate 30 minutos antes do ultrassom. Assim seu bebê ficará ativo e a probabilidade de abrir as perninhas aumenta muito.  Suas medidas podem chegar a 11,6cm e 80 gramas, como cresce rápido! Já está completamente formado e apenas está crescendo e ficando forte para o nascimento. Lembre-se o pré-natal é muito importante, para você, mas principalmente pelo seu bebê! Se ainda não começou a fazer. Já passou da hora!

As 16 semanas de gravidez marca o quarto mês de gestação, suas pálpebras ainda se encontram fechadas, porém já possui certa sensibilidade a luz. Seu ouvido interno já esta totalmente formado e agora já começa a ouvir sons e em breve conseguirá reconhecer as vozes do papai, da mamãe e dos familiares mais próximos e responder a estímulos.

Nesta fase suas sobrancelhas começam a aparecer e seus lábios ganham o contorno bem nítido, seus músculos já estão formados e totalmente ativos. Sua pele tem cor rosada e é tão fina que é possível enxergar todas suas veias e vasos sanguíneos

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Com 15 semanas de gravidez, sua barriga está ainda mais redonda e evidente, já começa a ficar nítido que você está grávida. Os maus estares parecem ter desaparecido completamente o que dá lugar para uma grande disposição para tudo. Aquele sono incontrolável do primeiro trimestre pode dar uma trégua nessa fase também e permitindo que você consiga curtir ao longo do dia. Seu apetite pode estar aumentado nesta fase também, por isso é bom redobrar os cuidados com o que esta ingerindo já que ninguém quer engordar mais do que deve, não é mesmo? Tenha consciência dos alimentos que esta colocando em seu cardápio e o que eles oferecem a sua saúde e ao desenvolvimento do seu bebê.

Divida as refeições em pequenas porções ao longo do dia para que não sinta fome e esteja sempre alimentada com alimentos saudáveis. Se não apresentar riscos na gravidez e seu obstetra liberar comece a fazer exercícios mais leves como uma caminhada. Além de auxiliar seu corpo na preparação para o parto te ajudará a controlar o ganho de peso.

Seus seios podem estar o dobro do tamanho de quando descobriu a gravidez, isso é porque já estão se preparando para a amamentação. Nesta fase a sensibilidade dos seios que era tão incomoda no inicio terá desaparecido, porém utilize sutiã para o tamanho adequado que te proporcionará mais segurança e conforto.

Fatores Externos…

Durante a gravidez costumamos ser muito paparicadas, fazerem as comidas que mais gostamos e sempre se preocupar com nosso bem estar. Não é abusando da boa vontade das pessoas, mas porque não aproveitar não é mesmo? Aproveite todos os mimos de familiares e amigos, porque quando o bebê nascer toda a atenção e chamegos se direcionará a ele!

« Semana 15 4º Mês Semana 17 »

Foto: Pensar Feminina,spear of the nation