17 Semanas de Gestação

O bebê com 17 semanas de gestação pode medir 13 cm e pesar cerca de 140 gramas. Um gigante se compararmos com as duas células que as quais deram origem a ele. Agora já se inicia a produção de vérnix, espécie de pomada natural e branca a qual protege a pele do bebê do liquido amniótico.

O vérnix também ajuda o bebê a sair pelo canal de parto. Seu bebê começa a ficar mais gordinho porque agora, a formação passa a ser mais lenta e o ganho de peso fica mais intenso devido ao desenvolvimento fetal estar a todo vapor!

O que desenvolve essa semana no Bebê?

O acúmulo de gordura corporal nesta semana é um marco importante já que será através dele que o bebê conseguirá manter o calor do corpo. Seus pulmões já estão formados e já possui traqueia, bronquíolos e brônquios, mas ainda não é possível funcionar normalmente porque falta se formar os alvéolos.

Seus primeiros dentes começam a surgir no osso maxilar e nesta semana o cálcio é mais que necessário para o melhor desenvolvimento do bebê já que nesta etapa o cálcio será usado para fortalecer ossos e dentes. O bebê neste estágio se mexe sem parar, porém nem sempre a mãe consegue sentir, principalmente se for a primeira gestação. Mas em breve você sentirá borboletas batendo suas asas dentro de seu ventre e esse será o primeiro sinal de muitos chutes e peripécias que ele irá fazer dentro de você.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Para aproveitar essa fase tão gostosa da vida da mulher, agora já sem enjoos e como os hormônios absurdamente altos, a barriga já dá sinal e passar na fila preferencial já está mais fácil. Embora toda gestante tenha o direito desde o positivo, muitas mamães tem receio de exercê-lo.

Para a mamãe nessa fase do desenvolvimento, com 17 semanas de gravidez, podem ficar mais perceptível alguns movimentos do bebê. Mas isso é relativo, vai depender da posição dele dentro do ventre. Se você precisa fazer amniocentese essa fase é a ideal, esse exame detecta a presença do cromossomo responsável por má formação como a síndrome de down por exemplo.

Dores da Mamãe

Mamãe, as dores pélvicas podem aparecer, ou se você já anda sentindo alguma coisa, ela pode ficar intensa. Nessa fase em que o útero está em expansão, os ligamentos estão se abrindo para a passagem e acomodação do útero.

Como já dito em outra oportunidade, os órgão se reestruturam dentro do corpo da grávida e isso pode trazer algum desconforto devido ao desenvolvimento fetal e avançadas 17 semanas de gestação. Algumas mamães podem sentir dores de dente, ou mesmo sangramento gengival. É muito normal que isso ocorra já que a circulação de sangue nos vasos se torna muito intensa. O ideal é procurar um odontologista e seguir as orientações.

Um sintoma bem comum de ser iniciado na 17 semanas de gravidez é a azia, sintoma este ligado desde os tempos de nossos avôs com a quantidade de cabelos que o bebê terá, mas acredite isso não passa de uma crença e não foi encontrada nenhuma ligação. Ondas de calor também são comuns ao longo do dia e essa sensação ocorre devido ao aumento de progesterona no organismo.

 

Fatores Externos

Talvez essa seja uma das fases mais proveitosas da gestação, onde os maus estares deram trégua, o sono excessivo também não é mais um grande incômodo e você esta mais disposta e melhor de tudo se sentindo linda e especial.

Aproveite o momento para cuidar da pele, do cabelo ou para procurar um exercício físico recomendado para a gestação, que além de auxiliar para a preparação para o parto, te fará bem para a saúde física e mental e ajudará no controle de ganho de peso.

« Semana 16 4º Mês Semana 18 »

Fotos: Infomaternal, Edu, Sentiresperar