18 Semanas de Gestação

desenvolvimento do bebê 18 semanas

O bebê nas 18 semanas de gestação tem o lanugo já à vista. Lanugo? Sim, a fina camada de pêlos bem fininhos que cobrem o corpo do bebê! Seu pequeno amor pode estar já com 15 cm e pesando cerca de 200 gramas! Cresce a olhos vistos e mais e mais a cada dia. O bebê começa a fazer os movimentos respiratórios, mas claro, é somente um treino já que a placenta supre todas as necessidades de oxigenação do bebê. Não se surpreenda se você vir seu bebezinho chupando o dedinho ou as mãozinhas durante o ultrassom, eles adoram fazer isso nessa fase. Mamães lembrem se que cada bebê e cada mamãe são diferentes pessoas, o peso e altura do feto podem variar de acordo com o biótipo dos papais ok?

Na 18 semanas de gravidez o grande marco que ocorre é do desenvolvimento auditivo, onde o bebê já consegue escutar o coração da mamãe batendo assim como os ruídos internos do sangue que corre pelo cordão umbilical ou do trabalhar do estômago. Dentro de alguns dias já será possível ele escutar os ruídos e vozes do lado de fora do útero e com isso identificar a voz da mamãe. Outro marco importante nesta semana é que o bebê já começa a simular os movimentos da respiração mesmo ainda não sendo necessário, pois ele continua somente engolindo líquido amniótico. Seus pequenos olhos já tem sensibilidade a luz e respondem a estímulos quando feitos do lado externo. Seu intestino esta em fase de aperfeiçoamento e começa a produzir o mecônio (primeiras fezes) através do líquido amniótico que engole.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

18 semanas de gestaçãoAs 18 semanas de gestação são marcada pelas mulheres pelo aparecimento de manchas e espinhas principalmente no rosto. Claro que nem todas as mulheres possuem os mesmos sintomas sempre, mas é nesta etapa que é comum começar e tudo ocorre devido aos níveis do hormônio que estão como uma montanha russa.

O ganho de peso normalmente é acelerado nesta etapa por isso tome cuidado com a alimentação, excessos e tudo que possa aumentar ainda mais e tornar-se exagerado e prejudicar sua saúde durante a gravidez, inclusive a saúde do bebê. Outro ponto que é necessário ressaltar é sobre o aparecimento de tonturas nesta semana, que ocorre devido ao aceleramento do trabalho do coração ao avançar a gestação o que faz que o nível de açúcar no sangue caia comprimindo as veias e causando as tonturas e em alguns casos até desmaios. Levantar lentamente e repousar sempre que possível é o mais indicado nesta fase para evitar possíveis acidentes.

Já iniciou o enxoval? Já decidiu qual maternidade irá ter seu bebê? Talvez seja o momento de iniciar a maratona e começar a preparar tudo. Não deixe para tomar essas decisões na ultima hora, afinal, não sabemos quando o bebê virá e tomar decisões quando deverá só estar aguardando o momento é muito estressante. Aproveite o momento de disposição e que o peso da barriga ainda não atrapalha para fazer tudo que precisa.

Fatores Externos…

Sua barriga já esta arredondada e é possível notar que é uma gestante. Claro que é só uma pequena saliência que tende ficar cada semana maior agora, mas é só questão de tempo. A curiosidade de saber o sexo do bebê é muito comum e nesta etapa já é possível descobrir através do ultrassom. Se já descobriu aproveite para curtir o mundo cor de rosa ou azul e planejar e comprar tudo conforme o seu gosto e seus planos.

Foto: Inese_Dunajeva