19 Semanas de Gestação

O bebê com 19 semanas de gestação provavelmente já chegou a 15 cm e 240 gramas mais ou menos, e você sabia que 90% do líquido amniótico que envolve o bebê é urina? Sim ele já treina engolindo líquido e fazendo xixi!

Desenvolvimento do Bebê Nesta Semana

Sem contar que o mecônio já começou a se formar. Mecônio é aquele cocô bem escuro que o bebê faz depois de nascer. Nesta semana seu rosto esta cada vez mais definido, suas sobrancelhas e cílios começam a aparecer, assim como os seus pequenos fios de cabelo.

Suas pálpebras já estão totalmente formadas e cobrem seus olhos que ainda não consegue abrir e fechar, mas está plenamente sensível a luz. Suas mãos que já possuem dedos formados inclusive com unhas, já se abrem e fecham.

Nas 19 semanas de gravidez, os ossos dos ouvidos estão em fase final de desenvolvimento, por isso, ele já consegue escutar ruídos e sons externos, inclusive a voz dos papais. Seu órgão genital também já esta totalmente formado e no caso de uma menina todo seu sistema reprodutor como o útero já esta no local correto.

Com 19 semanas são quantos meses? E a resposta é no 5º mês de gestação e é nesta semana que se inicia um grande marco de desenvolvimento do bebê, o cérebro estará em fase de aperfeiçoamento e alinhando cada sentido. A partir desta semana o paladar, audição, visão, olfato e o tato estarão em funcionamento.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Com 19 semanas de gestação a mamãe agora já começa a sentir o peso da barriguinha, devido a junção do bebê, líquido amniótico e placenta. O bebê já começa a pesar, e senti-lo para algumas mulheres começa a ficar muito perceptível, para mamães de 1ª viagem a sensação é como se tivessem 100 borboletas dentro da barriga! É bem sutil no início, mas de agora em diante começa a ficar cada vez mais vigorosos e fortes os movimentos e ficam muito mais perceptíveis a sua mão e aos sensores.

Nessa fase dormir já começa a ficar mais incômodo. Algumas posições podem ajudar a dormir melhor. Deitar-se de lado (preferencialmente do lado esquerdo) com travesseiro entre os joelhos pode ajudar no equilibro do corpo e muito mais confortável para a coluna também.

Vida da Mamãe

Se no primeiro trimestre devido aos enjoos e maus estares sua vida sexual havia esfriado, agora é o momento de retomar. Seu apetite sexual estará a todo vapor e é momento de aproveitar! Com 19 semanas de gravidez é comum à curiosa linha nigra começar a surgir e junto dela os mamilos começa a ficar mais escuros.

É comum certo cansaço estar te acometendo, assim como uma pequena dor na parte baixa da barriga, pois os ligamentos do útero estão se esticando cada semana mais para acompanhar o crescimento do bebê. Descansar é fundamental! Se permita deitar pelo menos 1 vez ao dia, mesmo que tenha uma carga horária de trabalho a cumprir. Saiba que este momento é único e deve ser vivenciado com toda serenidade possível, inclusive se você trabalha fora.

 

Fatores Externos…

Sua barriguinha esta cada dia mais aparente e redonda, sua disposição pode estar um pouco abalada, mas não se entregue e faça atividades físicas mesmo que em um curto período e no ritmo que você aguentar. Se você ainda não sentiu o bebezinho mexer, se prepare porque esta sensação maravilhosa esta cada dia mais próximo de acontecer!! Prepare o coração para tamanha alegria!

Fotos: de repente Rosa, Semana a Semana