20 Semanas de Gestação

O bebê com 20 semanas de gestação tem cerca de 17 cm e pesa cerca de 320 gramas. Agora o útero da mamãe já chegou à altura do umbigo devido ao desenvolvimento fetal do seu bebê. Saiba que agora a hidratação tem que ser mais intensa que nunca! Tomar água nunca foi tão importante, e, para manter a gravidez muito saudável, recomenda-se cerca de 2 litros de liquido (água, água de coco e sucos naturais) por dia . A cerca de 20 semanas de gravidez, o vérnix aumenta e muito para proteger o bebê.

Sua pele antes bem rosada começa ganhar uma nova coloração e fica um pouco mais avermelhada. Os pequenos fios de cabelo que iniciaram o crescimento na semana anterior, agora ficam evidentes e podem crescer muito mais até o dia do nascimento. Braços, pernas, mãos e dedos estão completamente formados e agora é fase de ganhar peso e crescer cada dia mais. É possível ver seu bebê bem mais gordinho no ultrassom de 20 semanas.

Os órgãos internos estão se desenvolvendo rapidamente neste período, porém seus pulmões ainda não estão funcionando. Com 20 semanas de gestação, o bebê começa a engolir mais líquido do que antes. Isso porque está fazendo um treino intensivo para o seu sistema de digestão. O bebê tem uma vida muito ativa dentro da barriga e quando não está dormindo, se mexe e vira para todos os lados. Em uma exame de ultrassom é possível assistir uma sessão de brincadeiras e saltos que o pequeno dá dentro do ventre, inclusive mexendo mãozinhas, tocando em seu rosto e até mesmo brincando com o cordão umbilical.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Com 20 semanas de gestação, a mamãe provavelmente já ganhou cerca de 4, 6 quilos, alimente-se de 3 em 3 horas e de preferência com alimentos ricos em cálcio e vitaminas como queijo branco, iogurte, barrinhas de cereais, frutas e sucos. Metade da gestação já foi! Agora falta pouco para você conhecer o maior amor do mundo!

O maior marco da gestação na 20º semana de gestação é o crescimento da barriga que se antes estava demorando a surgir, agora começa a parecer cada dia maior e mais redonda. Com este crescimento é natural que alguns desconfortos comecem a surgir devido ao peso da barriga assim como a frequência no banheiro que tende a aumentar pelo peso em cima da bexiga.

Na 20º semana de gravidez outro sintoma que é comum se iniciar é a azia. Evite alimentos muito gordurosos ou ácidos que aumentam ainda mais o sintoma. Uma dica é comer coisas geladas, assim como líquidos gelados que dão sensação de alivio para o sintoma. Seu umbigo nesta fase começa a ficar mais saliente e isto ocorre devido ao crescimento da barriga e do estiramento da pele. Até o final da gestação seu umbigo poderá ficar totalmente para fora, mas isso se normalizará após o nascimento do bebê e voltará tudo ao normal, não se preocupe.

Fatores Externos…

Se as pessoas não conseguiam notar que você esta gravida, com certeza esta situação mudará nesta semana com sua barriga já evidente. Aproveite que ainda o peso não é tão incomodo e faça caminhadas e exercícios leves, que além de controlar o ganho de peso que esta acelerado nesta fase fará que as dores e desconfortos diminuam. Aproveite cada segundo da gravidez, tire muitas fotos e paparique mesmo a barriguinha, é um momento único e inexplicável para a mulher!!

Foto: melderomero.com