22 Semanas de Gestação

22 semanas de gestação

Com 22 semanas gestação já possui unhas e ele brinca com as mãozinhas passando pelo rosto e orelhas. Agora o desenvolvimento fetal dele já completo, mostra um bebê perfeito, apenas um pouco mais magro que o dia do nascimento. Se a mamãe não consegue mais comer como antes, tem que tentar fazer refeições menores, mas nunca fique mais de 3 horas sem se alimentar. Seu bebê precisa crescer! Agora ele pesa cerca de 420 gramas e mede cerca de 30 cm.

Os ossos do ouvido interno já se formaram totalmente e sua audição esta em adaptação, porém já escuta com grande nitidez as vozes do lado de fora da barriga. Como ainda tem muito espaço na barriga, consegue se mover tranquilamente, dar piruetas e brincar com pernas e mãos do jeito que desejar, ele ainda tem bastante espaço dentro do útero, mas logo essa condição se modificará. Os traços do seu bebê assim como nariz e boca estão definidos e podem ser vistos através do exame de ultrassonografia.

Seus ossos começam a ficar cada dia mais fortes, se preparando para o nascimento inclusive suas cartilagens e músculos. Seus pequenos chutes e mover das mãos já podem ser sentidos pela mamãe cada vez mais fortes e intensos. Daqui a pouco poderá ser compartilhada a sensação com o papai, que ao colocar a mão sentirá os chutes do seu herdeiro ou princesa.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Tudo em ordem com os exames do bebê? E a maioria dos médicos pedem o exame morfológico do segundo trimestre que costuma acontecer entre a 21 e 22 semanas. Porém não se decepcione se ele não pedir, não são todos os GOs que pedem essa ultrassonografia morfológica, e para que ela serve então? Para ver se os órgãos do bebê estão todos formadinho perfeitamente.

Claro que se houver alguma suspeita de má formação, tem que haver uma investigação mais profunda, mas nada que resolva o caso antes do nascimento, é apenas para constatar e não ter nenhum tipo de surpresa no dia do parto pense como uma medida preventiva e saiba que uma minoria dá algum tipo de problema, não se preocupe. Sua pressão arterial em alguns casos tende a ficar um pouco mais elevada a partir de agora então se sentir dores de cabeça constantes relate ao seu médico ok?

Você está com problemas pra ir ao banheiro? Sentindo dor? Neste período é bem comum as mulheres sofrerem com o aparecimento de hemorroidas! Elas que ocorrem devido a dilatação das veias do ânus. Procure se alimentar corretamente e incluir alimentos ricos em fibra no cardápio, além de ingerir bastante água que auxilia na formação das fezes facilitando a ida ao banheiro.

A frequência na hora de urinar só tende a aumentar ao avançar da gestação, porém fique alerta se na hora do xixi sentir ardência ou dor, pois é muito comum nesta fase infecções urinarias ocorrerem. A qualquer sintoma diferente comunique seu obstetra para realização de um exame de urina. Falando nisso, gestantes podem sim tomar antibiótico! Desde que seja o ideal para o seu estado. Normalmente faz-se o uso de cefalexina. Converse com seu medico.

Fatores Externos…

Você esta cada dia mais sensível ao que vê e escuta, e um simples comercial de margarina te faz chorar? Não fique preocupada, seus níveis de hormônio estão cada vez mais elevados e alteram seu emocional. Converse com seu companheiro e peça ajuda para manter sua rotina mais tranquila e com menos estresse possível. Uma porção de carinhos e mimos também não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Foto: Net Bebes, Info Maternal