Sua 22a semana começa

22 Semanas de Gestação

Sua 22a semana começa

#

21
23
22/40
Semanas

Faltam 19 semanas

Seu bebê tem tamanho de uma cenoura.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O bebê já brinca longos períodos chutando e movendo seus bracinhos e tocando seu rosto e orelhas. Cena que pode ser vista no ultrassom! Mas quando o papai conseguirá senti-lo?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento Os ossos do ouvido interno se formaram e a audição está em adaptação.
  • Agenda Cuidado com o consumo de pimentas. As hemorroidas podem começar a ocorrer nessa fase.


DIA 1 • DA SEMANA 22

#

Quando é necessário “curar” o umbigo do bebê. Mas o que poucas sabem é para que serve o cordão umbilical e o umbigo. O cordão é por onde o bebê recebe nutrientes e oxigênio na barriga e o umbigo é a cicatriz dessa ligação… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 22

#

O trabalho de parto é o momento que o corpo indica que chegou a hora do nascimento do bebê. Porém, o corpo pode prepara-lo através de contrações de treinamento como é o caso das contrações de Braxton Hicks… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 22

A grávida no início da gestação costuma sentir muitas cólicas, o que costuma assustar as mães de primeira viagem, mas é absolutamente normal. O inchaço abdominal também é normal e não é o bebê ainda, mas sim devido as alterações hormonais.

DIA 4 • DA SEMANA 22

#

A natação é um dos esportes mais indicados durante a fase gestacional. Por ser considerado um esporte de baixo impacto, a mulher pode praticar do começo ao fim da gravidez, desde que de forma leve a moderada, assim como a hidroginástica… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 22

#

Devido as grandes alterações hormonais que as mulheres sofrem no período gestacional, manchas podem surgir pelo corpo. Entre essas manchas, também está a linha nigra que é a linha escura que aparece “dividindo” a barriga… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 22

IMPORTANTE: A barriga já está grande e a disposição não anda lá essas coisas, mas e os cuidados com a vaidade? Não é porque está grávida que deve deixar de se cuidar, fazer as unhas, arrumar os cabelos, se depilar e até mesmo se perfumar.

DIA 7 • DA SEMANA 22

#

O consumo da pimenta em si na gravidez não é proibido, mas os efeitos desse condimento podem ser bem desconfortáveis nesta fase. A pimenta pode causar danos estomacais, surgir hemorroidas, aumentar as azias e aumentar a sensação de inchaços pelo corpo… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. Com 22 semanas de gestação o bebê já possui unhas e brinca com as mãozinhas passando pelo rosto e orelhas.
  2. Se a mamãe não consegue mais comer como antes, tem que tentar fazer refeições menores, mas nunca fique mais de 3 horas sem se alimentar.
  3. Os ossos do ouvido interno já se formaram totalmente e sua audição esta em adaptação, porém já escuta com grande nitidez as vozes do lado de fora da barriga.
  4. A maioria dos médicos pedem o exame morfológico do segundo trimestre que costuma acontecer entre a 21 e 22 semanas.
  5. Sua pressão arterial em alguns casos tende a ficar um pouco mais elevada a partir de agora então se sentir dores de cabeça constantes relate ao seu médico ok?

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 22 Semanas de Gestação

Com 22 semanas de gestação o bebê já possui unhas e brinca com as mãozinhas passando pelo rosto e orelhas. Agora o desenvolvimento fetal dele já completo, mostra um bebê perfeito, apenas um pouco mais magro que o dia do nascimento. Se a mamãe não consegue mais comer como antes, tem que tentar fazer refeições menores, mas nunca fique mais de 3 horas sem se alimentar. Seu bebê precisa crescer! Agora ele pesa cerca de 430 gramas e mede cerca de 27,8 cm.

22 semanas de gestação

Os ossos do ouvido interno já se formaram totalmente e sua audição esta em adaptação, porém já escuta com grande nitidez as vozes do lado de fora da barriga. Como ainda tem muito espaço na barriga, consegue se mover tranquilamente, dar piruetas e brincar com pernas e mãos do jeito que desejar. Ele ainda tem bastante espaço dentro do útero, mas logo essa condição se modificará. Os traços do seu bebê assim como nariz e boca estão definidos e podem ser vistos através do exame de ultrassonografia.

Seus ossos começam a ficar cada dia mais fortes, se preparando para o nascimento inclusive suas cartilagens e músculos. Seus pequenos chutes e mover das mãos já podem ser sentidos pela mamãe cada vez mais fortes e intensos. Daqui a pouco poderá ser compartilhada a sensação com o papai, que ao colocar a mão sentirá os chutes do seu herdeiro ou princesa.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Tudo em ordem com os exames do bebê? E a maioria dos médicos pedem o exame morfológico do segundo trimestre que costuma acontecer entre a 21 e 22 semanas. Porém não se decepcione se ele não pedir, não são todos os GOs que pedem essa ultrassonografia morfológica, e para que ela serve então? Para ver se os órgãos do bebê estão todos formadinho perfeitamente.

#

Claro que se houver alguma suspeita de má formação, tem que haver uma investigação mais profunda, mas nada que resolva o caso antes do nascimento, é apenas para constatar e não ter nenhum tipo de surpresa no dia do parto pense como uma medida preventiva e saiba que uma minoria dá algum tipo de problema, não se preocupe. Sua pressão arterial em alguns casos tende a ficar um pouco mais elevada a partir de agora então se sentir dores de cabeça constantes relate ao seu médico ok?

Desconfortos da Mamãe

Você está com problemas pra ir ao banheiro? Sentindo dor? Neste período é bem comum as mulheres sofrerem com o aparecimento de hemorroidas! Elas que ocorrem devido a dilatação das veias do ânus. Procure se alimentar corretamente e incluir alimentos ricos em fibra no cardápio, além de ingerir bastante água que auxilia na formação das fezes facilitando a ida ao banheiro.

A frequência na hora de urinar só tende a aumentar ao avançar da gestação, porém fique alerta se na hora do xixi sentir ardência ou dor, pois é muito comum nesta fase infecções urinarias ocorrerem. A qualquer sintoma diferente comunique seu obstetra para realização de um exame de urina. Falando nisso, gestantes podem sim tomar antibiótico! Desde que seja o ideal para o seu estado. Normalmente faz-se o uso de cefalexina. Converse com seu medico.

Fatores Externos…

Você esta cada dia mais sensível ao que vê e escuta, e um simples comercial de margarina te faz chorar? Não fique preocupada, seus níveis de hormônio estão cada vez mais elevados e alteram seu emocional. Converse com seu companheiro e peça ajuda para manter sua rotina mais tranquila e com menos estresse possível. Uma porção de carinhos e mimos também não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Foto: Net Bebes, Info Maternal

21
23
22/40
Semanas

Faltam 19 semanas


227 respostas para 22 Semanas de Gestação

  • Visitante
    Rhoberta 17.09.2018

    Olá estou de 21semanas ,agora mãe de 1menino,trabalho o dia todo em pé.a tarde sempre minha barriga fica dura e fico até meio c falta de ar.sera normal sentir isso.na primeira gravidez nao senti isso.a barriga está grande só na parte de cima,em baixo ela está bem molinha.alguem q passe por isso tbm? Bjs

    Responder
    • Equipe TF
      Cristiane Almeida 17.09.2018

      Cada gestação é única, os sintomas podem ser diferentes. Ainda está cedo para sentir a barriga toda dura. Abraços!

      Responder
  • Visitante
    gessica 12.09.2018

    estou de 22 semanas e sempre que ando muito mesmo que seja devagar sinto umas cólicas no pé da barriga do lado direito….sera norma?
    sem contar que a noite não consigo dormir com a barriga super pesada…#maede2viagem

    Responder
    • Equipe TF
      Pry Andrade 12.09.2018

      Olá Gessica, flor cada gravidez é única sim isso é normal esses sintomas.

      Responder
  • Visitante
    Anônimo 04.09.2018

    Meninas 22 semanas sao quantos meses?

    Responder
    • Equipe TF
      Evelyn Cassidori 04.09.2018

      Olá querida.
      São 5 meses e meio.
      24 semanas são 6 meses.
      Bjs e felicidades

      Responder
  • Visitante
    rosangela pereira 31.08.2018

    Nene se meche bastante

    Responder
  • Visitante
    keila 23.08.2018

    Boa noite!!
    Estou com 22 semanas a espera do meu Pietro e fazendo hoje a morfológica a médica me disse que minha placenta ainda está baixa e que tem até as 26 semanas para subir pois do contrário o meu bebê pode não ter passagem e ele também está bem acima do peso. O que posso fazer para a placenta subir pois queria ter um parto norma..

    Responder
  • Visitante
    Kall38 22.08.2018

    Super mae de uma menina sonho meu minha valentina 22 semanas de muito amor

    Responder
    • Equipe TF
      Dayane Rackow 22.08.2018

      Parabéns!
      Que a valentina venha com muita saúde, boa gestação, bom parto!

      Responder
  • Visitante
    mirian 20.08.2018

    ola , tenho 37 anos , tenho um filho de 18 anos e agora estou esperando meu outro principe , estou de 22 semanas e 1 dia , logo na 7 semana a pressão estava alta e assim segue , estou tomando remedio para controlar , e esta dando tudo certo , sinto alguns medos as vezes , já que a 18 anos atras eu não senti nada , nada da primeira gestação , só barriga crescendo e ele mexendo , dessa gravidez sinto muitas dores nas costas , e cansaço fisico , mas continuo nas minhas atividades com moderação e cuidado , apaixonadissima por meu menino , que Graças a Deus esta bem , pelos ultrasson .Bjs e boa sorte meninas

    Responder
  • Visitante
    Lili 11.08.2018

    Olá ,estou com 22 semanas, e sinto bastante cólicas no lado esquerdo, e as vezes me vem um corrimento rosado,no meus ultrassom está tudo bem com o bebê ,e não há nada anormal.
    Não sei o motivo desse corrimento e dessas cólicas.
    O que me tranquilizar e que minha princesa mexe bastante e posso sentir que ela tá bem.Mas mesmo assim procuro me esforçar o mínimo possível pra não causar maior preocupação.

    Responder
    • Equipe TF
      Dayane Rackow 11.08.2018

      Oi, procure repousar e qualquer anormalidade informe seu médico.

      Responder
  • Visitante
    Suzy 09.08.2018

    Oi meninas estou de 22 semanas sinto muita dor nos ombros e nas mãos nem consigo dormir direito alguém já teve isso?

    Responder
    • Equipe TF
      Cristiane Almeida 09.08.2018

      Olá, essas dores nao devem ser da gravidez. Pode ser alguma patologia. Veja com seu médico para investigar.

      Responder
  • Visitante
    Jiis 09.08.2018

    Toda vez que faço xixi , não arde nem dói mais fica latejando um pouco. Será que é infecção? Já tive infecção 2 vezes nessa gestação, estou preocupada.

    Responder
    • Equipe TF
      Marcia Coutinho 09.08.2018

      Pode ser sim,deve consultar.

      Responder
  • Visitante
    Pamela 08.08.2018

    Ola meninas estou de 22semanas e estou com muita dor nos dentes vou prescisar fazer o tratamento de canal ja pesquisei e falei com o medico .diz q nao tem problemas maix estou com duvidas. E agora ??

    Responder
    • Equipe TF
      Tamara Souza 08.08.2018

      Olá Pamela , se o seu médico disse que não tem problema fique tranquila e faça , não fique sentindo dor.

      Responder
  • Visitante
    Samara 03.08.2018

    Tou cm 23 semana QR saber se é normal meu BB n se move mas vou nas consultas e a infermeira fala q tá normal e eu tou perdendo liguido homiotico tenho medo de perder meu bebê

    Responder
    • Visitante
      Rosangela Lima 07.08.2018

      Oi Samara procure uma segunda opiniao.
      Vá a outro hospital porque gravidez sem liquido não tem nada de normal!!Eu iria.
      E me arrependo até hj de não ter procurado outra opinião em 2017.
      Linda fique com Deus. Abs e boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Adriiiana santos 28.07.2018

    Olá meninas ,tenho 22 semanas e 2 dias e nesse pouco tempo estou sentindo muitas dores na barriga o que pode ser ?

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 28.07.2018

      Oi, cólicas na gravidez podem ser causadas por:
      Ficar com bexiga cheia;
      Ter um orgasmo;
      A prática de exercícios;
      Relações sexuais;
      Uma infecção do trato urinário;
      Além do crescimento muito rápido do útero, que também causa cólica.

      Responder
  • Visitante
    Rosangela Lima 28.07.2018

    Bom dia mamães! tenho 40 anos e estou esperando a chegada do Rafinha hj estamos com 22 semanas estamos muito felizes meu bebê chuta bastante é bem ativo e pensa numa alegria é qdo rola aquela refeição ou lanchinho aí a festa começa rs.
    Ano passado eu estava grávida da Heloísa que nasceu prematura de 26 semanas linda demais minha flor assim como nasceu rápido demais foi morar no jardim de Deus ficou comigo o suficiente para eu nunca esquecer aquele rostinho lindo!durante sua gravidez eu sentia desconfortos havia muita umidade na calcinha dores de Braxton e corrimento e até sangramentos sempre informeu a GO que me dizia que estava tudo bem.Qdo a bolsa estourou com 22 semanas ficamos internadas durante 1 mês tentando evitar o nascimento mas era uma gravidez sem liquido e ela nasceu com 26 semanas e muito prematura Enfim meu recado.
    Escutem seu corpo ele sempre te fala se algo está errado e se um médico nao te ouvir vá em outro até que alguém te ouça.Tanta coisa podia ter sido feita e não foi.Minha flor esta com Deus e a amo demais e pra sempre fiquem sempre em alerta!!!!abraços

    Responder
    • Equipe TF
      Andressa Alves 28.07.2018

      Olá Rosangela, tudo bem amiga ? Q Belo testemunho. Isso com certeza será de grande valia para nossas mamães. Deus abençoe sua gestação amiga. Bjs e boa sorte

      Responder
      • Visitante
        Rosangela Lima 07.08.2018

        Olá Andressa obrigado por.todo carinho e vamos lá amor tem de sobra!!!!Abraços

        Responder
    • Visitante
      Bruna 01.08.2018

      Nessa segunda gestação você fez a cerclaglem ?! Foi informada sobre ?! Perguntaram se quiseram ?!
      Na primeira gestação, fiz a morfológica com 20 semanas e vi que tava dilatando( Sem sentir nada). Fiz uma cerclaglem d emergência com 22 semanas e consegui segurar até os 9 meses.
      Agora na segunda gestação estou acompanhando o colo do útero com frequência e a Dra. Optou por nao me operar. ..me sinto perdida mais confiando. .ela acha que nada indica para fazer. .faço 22 semanas amanhã. ..não quero perder meu bebê. ..

      Responder
      • Visitante
        Rosangela Lima 07.08.2018

        Oi Bruna nesta gestação fiz sim a cerclagem e qdo eu fizer 32 semanas meu médico irá retirar os pontos. Fica em paz a cerclagem já é uma grande prevencao contra a perda.Estou tomando remédios para não ter contrações e progesterona tbm.A equipe de G.O s são maravilhosos e atenciosos que Deus os abençoe por tanto cuidado comigo e com o meu bebê. Esta gravidez é uma benção nas nossas vidas.Que Deus vai abençoar e teremos nossos bebês em nossos braços.
        Um beijo e abs.

        Responder
  • Visitante
    Thainá Ferreira 23.07.2018

    Bom,eu estou de 21 semanas,e tenho tido bastante estresse..isso afeta muito o bebê??

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 23.07.2018

      Boa tarde! Afeta. Tudo sentimos e passamos, o bebê sente.
      Durante a minha gestação percebi que quando eu estava triste minha filha mexia bem pouco, quando estava alegre ela parecia jogadora de futebol.. Procure ficar mais tranquila, para seu bebê não sentir tanto.

      Responder
  • Visitante
    FERNANDA 13.07.2018

    Completei ontem 22 semanas, e na terça fiz a morfológica, descobrimos que virá uma princesa.. ela está pesando 448 gr e medindo 25,60 cm .. E até agora engordei 1,50 kg .. Sinto apenas um desconforto na parte de cima da barriga, e ao agachar para amarrar o tenis, tambem sinto apertando a barriga.. mais fora isso, estou indo bem, espero ficar assim até o final da gestação!!

    Responder
    • Equipe TF
      Nadia Souza 13.07.2018

      Parabéns Fernanda! Boa gestação! Que sua princesa venha com saúde!

      Responder
    • Equipe TF
      Elida Ramos 13.07.2018

      Procure achar posição para realizar suas tarefas, que seja mais cômoda; Ou se necessário, procure alguém para lhe auxiliar. Cuidado com roupas apertadas, pode ser o motivo de você se sentir apertada. Beijos.

      Responder
  • Visitante
    Kamila 13.07.2018

    Estou com 22 semanas,fiz a morfologica ontem e o médico me disse q meu bebê está com o rim dilatado,alguém sabe me explica o porquê ou se alguem já passou por isso!? Obrigada

    Responder
    • Equipe TF
      Elida Ramos 13.07.2018

      Kamila, A dilatação dos rins do bebê pode ser devido a diferentes causas, como cistos renais ou obstruções do trato urinário fetal. A obstrução congênita completa é rara, ocorrendo um caso a cada mil nascimentos. Em casos de rim policístico e dilatações moderadas (maiores que 1,5 cm), é necessário afastar algumas doenças genéticas, como a síndrome de Down, já que em 25% desses casos pode haver alguma má-formação cromossômica. É aconselhável consultar um profissional especializado em medicina fetal para uma avaliação minuciosa das condições do bebê e para estabelecer um diagnóstico definitivo – assim você vai saber se o problema é sério e se pode atrapalhar o desenvolvimento do feto. Alguns tipos de obstrução do trato urinário podem ser tratados antes do parto, melhorando o prognóstico desses casos. O bebê não sente dores.(Dr.Taborda).
      Como você já percebeu, há tratamento antes do bebê nascer. Agora dirija a sua energia, para cuidar clinicamente do futuro príncipe ou princesinha. Abraço.

      Responder
  • Visitante
    Anônimo 11.07.2018

    Estou com vinte 22 semanas tenho, muito do nas cadeiras kkkk e no troco da perna.

    Responder
    • Equipe TF
      Andressa Alves 11.07.2018

      Ola amiga linda tudo Bom ? Essas dores são normais e infelizmente vão te acompanhar até o final da gestação. Bjs e boa sorte

      Responder
    • Equipe TF
      Evânia Costa 11.07.2018

      Olá linda
      Rsrsr
      E assim mesmo.

      Responder
  • Visitante
    Saryta Campos 23.06.2018

    Estou com 22 semanas e 1 dia, tenho sentindo muita dormência nas mãos e dores de cabeça, isso é normal??

    Responder
    • Equipe TF
      Andressa Alves 23.06.2018

      Olá Saryta, td bem amiga? Sim, as dores de cabeça são normais, agr as dormência ñ posso te falar com certeza pois há vi casos de dormência ser pressão alta, seria legal vc conversar com o seu médico. Bjs e Boa sorte

      Responder
    • Equipe TF
      Viviane Cezar 23.06.2018

      Saryta dor e dormência nas mãos é comum na gravidez e é chamada de síndrome do túnel do carpo. O túnel do carpo é uma passagem estreita no punho, através da qual passam os tendões e o nervo mediano.Na gravidez, ocorre como consequência da retenção de líquidos. O tratamento pode ser feito com anti-inflamatórios e repouso.
      O obstetra deverá ser consultado para avaliar o melhor tratamento e afastar outras patologias.

      Responder
  • Visitante
    MARIA DOS SANTOS DA SILVA PEREIRA - 18.06.2018

    Amei esse site muitas informações!

    Responder
  • Visitante
    Sílvia pavesi 22.05.2017

    Estou de cinco meses quando centímetros o bebê está

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 22.05.2017

      Na última us estava com quanto.

      Responder
  • Visitante
    lucileia 20.04.2017

    Se estou de cinco meses engravidei quando

    Responder
  • Visitante
    Ticiane 16.04.2017

    22 semanas minha barriga não apareceu será normal ?

    Responder
  • Visitante
    josiane 04.04.2017

    Olá estou grávida de 22 semanas já dar para saber o sexo

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 04.04.2017

      Já da sim!! Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Anônimo 29.03.2017

    ola estou gravida de gemeas 21 semanas quanta pesa cada bebe nessa fase placentas separadas

    Responder
  • Visitante
    Cristiane carvalho silva 14.02.2017

    Eu queria sabe quando to de 5 meses quantas cemana da i porque nao sinto meu bebe mechendo ainda e tenho munta dor quando eu ando e munta tontura tudo fica escuro e as perna fica furmigando

    Responder
    • Visitante
      Helen 02.03.2017

      5 meses de gestação pela contagem dos leigos são 22 semanas. Tem bebê que demora mais pra mexer mesmo. O correto é vc olhar nas anotações da carteirinha pra ver com quanto tempo está.

      Responder
      • Visitante
        Cristiane carvalho silva 02.03.2017

        To de 23 cemanas mas sinto munto poco ele mache

        Responder
        • Visitante
          Helen 03.03.2017

          O correto é questionar o médico, tem bebê que mexe mais tarde mesmo. Mas se nas consultas e ecografias seu bebê tem batimentos e interage normalmente, fica tranquila. Não podemos esquecer que são bebês diferentes. Cada um se desenvolve no seu tempo. Mas pra ficar aliviada, converse com o obstetra.

          Responder
        • Equipe TF
          Marilia Mesquita 03.03.2017

          Sensação deliciosa!

          Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 03.03.2017

        Isso mesmo, depende muito de cada bebê.

        Responder
  • Visitante
    Elidalva silva 13.01.2017

    muito bom!

    Responder
para Trocando Fraldas
O novo app
A evolução da sua gestação com dicas e artigos diários
#