23 Semanas de Gestação

23 semanas de gestação

Com 23 semanas de gestação, o bebê pode já treinar para respirar fora da barriga! Os alvéolos estão menos pressionados para o bebê conseguir fazer o movimento de treino no pulmão, o hormônio responsável pelos primeiros fôlegos do bebê fora do útero é o surfactante. Outro órgão que entra em atividade é o pâncreas, agora ele produz insulina e também começaram os movimentos dos olhos do bebê, é uma espécie de movimentos rápidos como o movimento de sono, o desenvolvimento fetal que vai avançando a cada semana está mais que evidente.

Nas 23 semanas de gravidez, já é possível o bebê sentir todos os movimentos da mãe, inclusive escutar e identificar o som da voz da mamãe. É uma ótima fase para começar a conversar com seu bebê, colocar musicas tranquila e inclusive começar a identificar o som da voz do papai. Com o tempo ele começara a dar sinais que reconhece o tom da voz que esta escutando e se movendo na barriga para mostrar isso.

Com 23 semanas de gestação a pele do bebê começa a ficar cada dia mais enrugada e com tom avermelhado, que será a cor que nascerá. Essa cor ocorre devido ao grande número de vasos sanguíneos bem visíveis pela pele sensível e quase transparente do bebê. Seus pequenos olhos que antes já estavam formados, mas não se abriam, começam a se mover constantemente.

Com 23 semanas ele pode medir cerca de 28 centímetros e pesa em torno de 500 gramas. Medidas estas que mudarão cada semana mais e mais, porque agora o foco principal será seu crescimento e ganho de peso até o nascimento. Outro marco importante para esta semana, é a do funcionamento de seu pâncreas que estará apto a produzir a insulina necessária para o corpo.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

23 semanas de gravidezA cada dia que passa a mamãe se sente mais plena e realizada, a pele da gestante tem a tendência de ficar cada vez mais bonita, pois os hormônios a deixam mais cheia de vida e brilho. Não é incomum a mamãe ouvir que os cabelos estão brilhosos, macios e sedosos, eles também ficam melhores na gravidez. Você já ouviu falar da linha nigra? Pode ser que você até já a tenha, é aquela linha com tom mais escuro que aparece na vertical, bem no centro da barriga dividindo-a na metade, e você sabe por que isso acontece? Acontece pela separação dos músculos da barriga, agora com 23 semanas de gestação, o bebê precisa de mais espaço para se acomodar melhor.

Também pode acontecer de aparecer mais pigmentação em algumas áreas do corpo da gestante como axilas, virilhas, costas, e para pavor de algumas mulheres no rosto! A linha nigra tem a tendência de ir sumindo aos poucos após o parto, mas o que mais apavora as futuras mamães são as manchas no rosto, hoje tem tratamentos muito eficazes, basta procurar um dermatologista de confiança para começar o tratamento.

Outro fato bem comum ocorrer nesta etapa gestacional é as temidas estrias e elas surgem acompanhadas de uma coceira sem explicação normalmente nas áreas dos seios, barriga, costas e nádegas. Se você não estava ainda fazendo uso de cremes, óleos e hidratantes para evita-las inicie o uso agora para diminuir as chances de desenvolvimento, além de dar uma suavizada nos sintomas.

Fatores Externos…

Seu corpo vem se alterando e ganhando novas curvas cada semana mais. Para dormir, caminhar e fazer atividades tão rotineiras agora existe certa dificuldade devido ao peso da barriga que já começa a dificultar. Dores nas costas e falta de equilíbrio são comuns nesta fase e mesmo que a gravidez não seja sinal de incapacidade para realização de qualquer atividade, se sentir dificuldade peça ajuda. Melhor pecar pelo excesso do que pela ausência de cuidados e talvez pelo orgulho de realizar todas suas funções normalmente, não é?

Fotos:  Pawel Loj, sabianmaggy