24 Semanas de Gestação

Com 24 semana de gestação, o bebê pesa cerca de 600 gramas! Tá bom pra você? Pois é isso que seu bebê pode pesar agora, um pouco menos, um pouco mais… É relativo, pois há um fator que determina o peso e tamanho da criança,  a genética da mamãe e do papai. Além disso, a situação da placenta, e a nutrição que o bebê recebe. Os 21 centímetros mostram o desenvolvimento fetal avançado e um ultrassom pode mostrar para a mamãe e para o papai, um bebê agora mais gordinho e crescido que gosta de brincar com as mãozinhas e pezinhos.

24 semanas de gestacaoCom 24 semanas de gravidez, marcamos a chegada do 6º mês e seu bebê esta cada dia maior e mais ativo. Com isso seus movimentos ficando mais evidentes e muitas das vezes até doloridos. Dores nas costas assim como na parte de baixo do ventre são naturais nesta etapa, já, que o espaço para o bebê dentro da barriga está cada vez mais limitado e o incômodo começa a se acentuar. As costelas podem ser o brinquedo favorito e a bexiga então, nem se fala!

Seus olhos que já conseguiam abrir e fechar desde a semana anterior, agora ganham cílios e cada dia mais, ganhará a aparência do bebê que você irá pegar nos braços em breve. Nesta semana será iniciado o processo de acúmulo de gordura debaixo da pele do bebê que será responsável pelo controle de temperatura após o nascimento. Isso é necessário já que a temperatura fora da barriga é totalmente diferente de dentro do útero. Acostumado com 36,5 até 37,5 graus do corpo da mãe, ganhará uma resistência maior até que ganhe peso.

O bebê nas 24 semanas de gestação, dorme praticamente o dia todo, mas nos intervalos que esta acordado é possível notar por seus movimentos evidentes e chutes mais fortes. Longas conversas e talvez uma canção de ninar possam marcar esse momento com muito carinho na barriga, já que seu bebezinho já consegue ouvir sua voz nitidamente e identifica-la.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nas 24 semanas de gravidez, sua barriga já esta bem grande, as dores nas costas são constantes especialmente na hora de dormir e se deitar. O peso da barriga já não permite que se abaixe e faça atividades tão simples como antes, mas tudo é questão de jeitinho e cuidado para não se machucar e conseguir fazer o que precisa. Um cuidado maior também é com relação ao equilíbrio que nesta fase fica abalado. Evite usar sapatos de salto para evitar acidentes!

Nesta fase  das 24 semanas de gestação, a mulher está se sentindo iluminada e realizada e reflexo disso é o brilho de seus cabelos e dos seus olhos. Mesmo que não seja recomendado o uso de certos produtos de beleza, ela mulher não só pode como deve se cuidar nesta fase. Existe cosméticos que não oferecem risco à gravidez, converse com o especialista de sua confiança!

A 24º semana de gravidez é também marcada pelos desejos muitas vezes esquisitos da gestante, assim como a aversão a outros tipos de comidas que eram tão comuns em seu cardápio alimentar. A alimentação rica em nutrientes é de extrema importância não só nesta fase como em toda a gestação e a ingestão correta de alimentos saudáveis não só nutrem o bebê e a mãe como proporcionam uma saúde melhor, além do controle de ganho de peso que deve ser sem excessos.

Fatores Externos…

Como estão os preparativos para o enxoval? E as primeiras roupinhas? O dia mais esperado esta cada vez mais próximo e tudo deve estar pronto para receber seu bebezinho. Se decidir fazer um chá de fraldas, pode ser o momento de começar a preparar tudo já que se deixar para o final além de estar mais cansada com o peso da barriga e estará mais inchada para as fotos que guardará de recordação. Conte com a ajuda dos avos, titios e padrinhos do bebê para fazer um momento inesquecível para vocês.

Foto: oliviermartins