25 Semanas de Gestação

Com 25 semana de gestação, seu amado bebê tem cerca de 700 a 750 gramas e mede cerca de 35 cm. Sim, ele cresce e muito todos os dias, ganha cerca de 30 a 50 gramas por dia! Agora já formadinho, brinca, coloca dedinho na boca e é uma verdadeira magia vê-lo na telinha do ultrassom.

Agora é possível senti-lo se mexendo com tanta frequência, seu desenvolvimento fetal é mais que aparente e até para o papai! Dá para brincar de conversar com ele bem ao pé da barriga, certamente se estiver acordado ele ouvirá a voz do papai e se familiarizará ainda dentro do ventre.

25 semanas de gestação

Bebê com 25 semanas de gestação, visto por um ultrassom 4D

O que Desenvolve no Bebê Nesta Semana

E a famosa pergunta , com 25 semanas são quantas meses? Com 25 semanas de gravidez é iniciado o sexto mês gestacional e seu marco principal de desenvolvimento nesta etapa é o cerebral. Este que estará dia após dia se preparando para seu devido funcionamento após o nascimento.

Seus cabelos já estão bem localizados e já possuem a cor e tonalidade que irá nascer e assim como cada contorno da sua face que pode ser bem percebida através do exame de ultrassonografia. Sim, é possível verificar através de um ultrassom se o bebê tem ou não cabelo! Basta ter sorte de pegar um médico com olhos treinados para verificar. Nariz, contorno da boca, orelhas tudo esta bem definido e seu bebê já possui a feição que nascerá em algumas semanas.

Movimentos do Bebê

O bebê continua se movendo constantemente, mesmo que o espaço no útero esteja cada vez mais apertado. É possível no ultrassom assistir o pequeno tocando seu próprio rosto, chupando os dedos e até mesmo segurando seus pezinhos isso faz parte do seu desenvolvimento motor e de autoconhecimento. Ele engole o liquido amniótico e consegue-se visualizar acumulo desse liquido na pequena bexiga.

Nesta fase também é possível estimular os seus movimentos e gostos por sons. Muitos bebês respondem através de chutes e movimentos quando escutam algumas vozes ou reconhecem algum som, ou até mesmo mostram que estão incomodados com uma música por exemplo. Claro que é impossível descobrir o descontentamento do bebê ou alegria com relação aos sons, mas sabemos que ele responde prontamente a esses estímulos.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Sexto mês! Agora já com mais da metade da gravidez 25 semanas, a mamãe se sente realmente grávida! Embora os ultrassons e todos os exames mostrem à gravidez, nessa fase a barriguinha que era tão pequena, agora já está muito maior e bem saliente. Seus seios já estão saindo colostro? É mais que normal! Isso é sinal que o corpo se se prepara para amamentar sua maior riqueza. Muito cuidado com as estrias amiga, elas são temidas por muitas mulheres.

Cuidados com a Mamãe

Não é incomum que elas apareçam, mas besuntar a barriga de creme é o mais indicado para evitar o aparecimento dessas vilãs. Passe muito creme também nos seios, menos nos bicos, esses devem ser preparados para amamentar com uma bucha vegetal friccionando na intensidade que suportar. Também prepare os seios tomando sol, o melhor horário é o da manhã. Fique dentro de casa mesmo para poder fortalecer os bicos com a luz da manhã.

Tome religiosamente as vitaminas que o seu obstetra receitou ela ajuda na nutrição da mamãe e do bebê, deixando os dois fortes e preparados para a hora do parto. Complexos vitamínicos não a fazem engordar, apenas complementam caso falte alguma vitamina no corpo.

Hora perfeita para fazer uma curva glicêmica e saber as quantas andam a sua glicemia. Ahhh, já equipou o quarto do bebê? Hora de correr amiga! Tem lojas que demoram horrores para entregar os móveis, então, se apresse.

Fatores Externos

As 25 semanas de gravidez é uma fase confortável para as gestantes, onde os enjoos não são mais incômodos, o peso da barriga ainda não é algo ruim e sua disposição esta 100%. Sua única preocupação do momento é em relação as suas roupas que devido ao tamanho da barriga já não servem em suas calças, blusinhas e vestidos o que acaba forçando a mamãe a renovar algumas peças do seu guarda roupa (que obrigação boa hein?). Escolha peças mais largas como batas e vestidos mais confortáveis que você poderá utilizar mesmo depois do parto. Fique linda cada dia mais, afinal vocês esta vivenciando o seu momento!!

Foto: JAK Moore,Barry’s digi corner