26 Semanas de Gestação

Com 26 semana de gestação, o bebê tem 36 centímetros e mais ou menos 790 gramas, e uma força tremenda nas pernas e cotovelos. Tem bebê que adora se alojar nas costelas da mamãe e fazer ali um verdadeiro festival de chutes e cotoveladas super doloridas mas cheias de vida, tem sensação melhor?

O que o Bebê Está Fazendo Nesta Semana

Agora o papai já consegue sentir seus movimentos. Ele consegue pegar o cordão umbilical e fazer dele um brinquedo e também passa boa parte do tempo dormindo. Apesar de já conseguir escutar sons de fora da barriga, para ele é como se estivesse submerso em uma piscina ouvindo os sons externos, mais um sinal do seu desenvolvimento fetal acelerado.

26 semanas de gestaçãoDevido ao espaço que esta cada dia menor, seus movimentos e chutes começam a ser doloridos para a mamãe. Porém é uma sensação tão incrível sentir seu bebê mexendo e mostrando que esta tudo bem que nada importa.

Procure se deitar de barriga para cima quando o bebê tiver se movendo, verá uma montanha russa acontecendo dentro de você! Com muita sorte verá pezinhos e mãozinhas passando claramente pela pele da barriga. Aproveite para filmar e registrar esse momento!

Desenvolvimento do Bebê

Seus olhos já estão formados e as pálpebras conseguem treinar uma pequena abertura, porém ainda não conseguem enxergar nada dentro da barriga. Sua pele que antes rosada e quase transparente começa a ganhar outra coloração devido a camada de gordura que começa a se alojar abaixo da pele e fica cada dia com o aspecto da pele que nascerá.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

As 26 semanas de gravidez podem proporcionar à mulher fisgada ou mesmo dor no assoalho pélvico. Se for mamãe de primeira viagem não se assuste, é mais que normal! São os músculos se adaptando ao novo peso e formato do seu corpo. Eles relaxam para dar espaço para crescimento da barriga. Caso seja a segunda gestação, normalmente sentirá mais intensamente devido ao corte da cesárea se for o caso. Ainda assim é perfeitamente normal.

Se precisar peça auxilio ao seu médico obstetra caso para verificar se é necessário medicar. Seu útero deve ter na média uma altura de 22, 24 cm, se tiver menor certamente o médico vai pedir um exame de ultrassom com doppler das artérias uterinas para verificar o fluxo de sangue da placenta para o bebê. Mas não se assuste todo corpo reage de uma forma diferente durante a gravidez.

Dores na Mamãe

E a famosa pergunta: com 26 semanas são quantos meses? Com 26 semanas de gravidez já passamos da metade da gestação e estamos no 6º mês. O peso da barriga pode começar a incomodar principalmente se a mulher tiver que ficar longo período de pé. Além do desconforto nas pernas e pés, as dores nas costas podem começar a surgir também. Inchaços são bem comuns serem iniciados nesta época também, principalmente se for época de calor.

O inchaço é resultado do peso da barriga acompanhado de retenção de líquidos. Falado nisso, o peso da barriga pode ser um fator determinante para uma noite de sono atribulada. Ela costuma doer se ficar de apenas um dos lados. Por isso alterne quando estiver deitada e aproveite para apoiar os joelhos em um travesseiro quando estiver deitada. Procure ficar maior parte do tempo do lado esquerdo, porque ele favorece a boa circulação, porém, o lado direito traz conforto, então aproveite.

A alimentação da gestante deve ser variada e bem nutritiva, com alimentos de qualidade. Não foque em quantidade e sim na qualidade do que ingere e em quais vitaminas esta fornecendo ao seu organismo e ao de seu bebê. Alimentação saudável resulta numa gestação mais saudável!

Fatores Externos…

A ansiedade nesta fase começa a bater a porta de novo, talvez pelo cansaço ou pela ansiedade de conhecer o seu bebê logo. Se não conseguir controlar isso, seu sono poderá ser abalado e não é uma boa opção neste momento, já que você precisa dormir e descansar o máximo que puder!! Tente relaxar, fazer passeios prazerosos e não ficar pensando no que te preocupa! Curta cada segundo da gravidez em breve terá seu bebe nos braços e sentirá saudades do barrigão!

Foto: Cla Mereu