27 Semanas de Gestação

Com 27 semanas de gestação já está bem grandinho e a mamãe e papai podem até mesmo se assustar com o tamanho e o quanto ele cresceu desde o último ultrassom, aliás, é o momento ideal para fazer a ultrassom 4D. Ele mede cerca de 38 cm e pesa cerca de 1kg! Cresce rápido e a olhos vistos! O desenvolvimento fetal do bebê está praticamente completo, agora ele apenas precisa amadurecer e ganhar peso para o nascimento.

27 semanas de gestação

Posição do Bebê no Útero

Nas 27 semanas de gravidez, o espaço uterino está cada vez mais apertado e o bebê pode estar acomodado em diversas posições como de lado, sentado ou já virado de ponta cabeça. Porém isso não é motivo de preocupação, pois até o final da gestação ele poderá virar diversas vezes.

Sua pele é bem enrugada e ainda possui uma aparência bem magra comparada ao bebê gordinho que deve nascer. O acúmulo de gordura abaixo da pele acontece agora de forma acelerada até o dia do nascimento.

Bebê Soluçando

É bastante natural que nas 27 semanas de gestação, o bebê fazer movimentos repetitivos dentro da barriga ou mais conhecido como o soluço. Mesmo ele não respirando ar ainda e sim o líquido amniótico, ele pode ter sessões de soluços ao longo do dia. Essas seções duram pouco tempo, não se assuste isso é absolutamente normal pois é apenas um treino do seu diafragma.

O seu cérebro nesta semana está bem desenvolvido e bem ativo por sinal. A aparência cerebral com sulcos na superfície começa a ficar mais evidente e mais tecido cerebral começa a se desenvolver. Todas as ligações sensitivas do cérebro já estão ligadas e acionadas. O bebê é capaz de sonhar já nesta fase do desenvolvimento!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Mamãe, você sabia que os órgãos se reorganizam dentro do nosso corpo durante a gravidez? Sim, para ceder espaço para o crescimento do útero, estômago, intestino, rins e até mesmo o coração sofrem alterações dentro do corpo. Eles precisam trabalhar em dobro mesmo sendo pressionados contra as costas ou na costela. Os órgãos mais exigidos durante a gestação são os pulmões e o coração, pois tem que fornecer oxigenação em dobro, para a mamãe e bebê. Por isso fica tão complicado respirar na gravidez, é o corpo trabalhando em seu limite e cada vez com menos espaço.

Mudanças na Mulher

O estômago é comprimido e redimensionado, por isso comer se torna cada vez mais complicado, qualquer pouquinho preenche a capacidade. Os rins dilatam e qualquer cálculo que pré exista dá sinal de vida, por isso é muito comum cálculo renal na gestação. A pele e os cabelos também podem ficar diferentes, em algumas mulheres eles ficam mais bonitos e em outras podem ficar mais secos ou mais oleosos. Tudo depende de como o organismo vai reagir com a mudança hormonal.

Com 27 semanas de gestação, é muito comum o surgimento de varizes, hemorroidas e muitas câimbras nas pernas, converse com seu obstetra como evitar, diminuir ou suavizar os sintomas. Existem algumas meias apropriadas para gestantes que auxiliam neste período, além de claro de repouso e muita hidratação.

Fatores Externos…

O dia mais esperado esta cada vez mais próximo e a ansiedade cada vez mais forte. Você já arrumou o enxoval todo? E sua mala da maternidade? Aproveite para pegar a lista do que é necessário com o hospital que escolheu e já deixe tudo organizado para que no dia não se esqueça de nenhum detalhe. As maternidades disponibilizam a lista do que você precisa levar tanto para você como para o bebê.

27 semanas são quantos meses de gravidez?

Com 27 semanas a gestante está no inicio do 7º mês de gravidez.

Foto: TipsTimesAdmin, Tua Saúde