Psiu gestante! Conheça aqui a loja do Trocando Fraldas!

28 Semanas de Gestação

#
27
29
28/40
Semanas

Faltam 13 semanas

Seu bebê tem tamanho de uma beringela.

28 SEMANAS • DIA 1

IMPORTANTE: Agora na reta final, quando realizar o ultrassom o grau da placenta será melhor observado pelo seu obstetra. O grau indicará o quanto ainda a placenta está nutrindo o bebê e executando seu papel na gravidez. Em muitos casos a placenta só vai sofrer alterações nos últimos dias ou nem vai apresentar mudanças.

28 SEMANAS • DIA 2

#

As futuras mamães costumam ficar imaginando o que seu bebezinho está fazendo dentro da barriga. Quando na verdade o que o bebê mais faz dentro do ventre é dormir, chegando a quase 12 horas de sono… Continuar Lendo

28 SEMANAS • DIA 3

IMPORTANTE: No terceiro trimestre realmente é uma fase muito exaustiva para a gestante. O corpo dói, não existe opções confortáveis para deitar e não é possível fazer coisas rotineiras como agachar e pegar um objeto no chão. O mais indicado é não abusar do esforço e procurar respeitar seus limites e descansar o máximo que puder.

28 SEMANAS • DIA 4

#

Reta final e a ansiedade está a mil por hora. Parece que o tempo começa a passar mais devagar, as dores ficam ainda mais intensas, os movimentos do bebê mais doloridos e o receio do parto começa a bater na porta… Continuar Lendo

28 SEMANAS • DIA 5

IMPORTANTE: Se a ansiedade está tomando conta da sua vida e te impedindo até mesmo de dormir, converse com seu obstetra sobre tomar algum calmante natural ou alguma outra forma de se tranquilizar. Agora não é momento de tensão e sim de preparação, tente se controlar e relaxar o máximo que puder.

28 SEMANAS • DIA 6

#

Sabemos que uma gestação a termo é quando o parto acontece após as 37 semanas, porém pode acontecer de o bebê nascer prematuro. As principais causas para isso ocorrer são: hipertensão, infecções uterinas e rompimento da bolsa e nem sempre o bebê necessita de internação prolongada… Continuar Lendo

28 SEMANAS • DIA 7

IMPORTANTE: Como está cada dia mais próximo do parto, o corpo começa a dar sinais do trabalho de parto. Um desses sinais pode ser a saída do tampão mucoso, que pode começar a sair dias ou meses antes do grande dia, portanto não se assuste.

Caixa de Informações Chave:
  • 1Com 28 semanas de gestação, o bebê já pode perceber a luz pela pele da barriga da mamãe. Assim, agora sabe quando é dia e quando é noite.
  • 2O Bebê chega a medir 36 centímetros e a pesar 1,100 kgs, claro que isso é uma estimativa e cada bebê desenvolve e tem suas próprias medidas.
  • 3Coma alimentos saudáveis com mais frequência, evite refrigerantes e coma o que tiver vontade mas com moderação.
  • 4Nesta etapa das 28 semanas de gestação, é bem comum que seus seios comecem a vazar colostro, mas isto também não é uma regra.
  • 5Comer lentamente sem ingerir muito líquido junto e mastigar bem os alimentos além de selecionar o que coloca no prato, é a melhor forma de amenizar esses sintomas.
Mais informações sobre esta semana de gravidez

Com 28 semanas de gestação, o bebê já pode perceber a luz pela pele da barriga da mamãe. Assim, agora sabe quando é dia e quando é noite ou quando está em algum lugar mais iluminado. As 28 semanas de gravidez está marcada pelo estabelecimento do sono do bebê, que já passa certo período dormindo e acorda quando desejado e já mantém uma rotina de sono.

28 semanas de gestação

Desenvolvimento do Bebê

Sua pele já se encontra menos enrugada do que antes, isso porque já possui gordura o bastante para dar uma aparência mais saudável e mais gordinha. Alguns bebês podem nascer já nesta semana, mesmo ainda sendo considerado um bebê prematuro possui grandes chances de sobrevivência, mas deverá ficar internado até que seu pulmão amadureça e consiga trabalhar normalmente e atingir um peso adequado.

O Bebê chega a medir 36 centímetros e a pesar 1,100 kgs, claro que isso é uma estimativa e cada bebê desenvolve e tem suas próprias medidas. As células cerebrais estão se desenvolvendo a cada segundo e o bebê começa a esboçar reações devido a essas funções que já estão ativadas no cérebro, o que fará ele se movimentar cada momento mais. Seu bebê esta quase pronto para vir ao mundo, falta muito pouco agora!!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

O ganho de peso é a preocupação de toda gestante, mas saiba que bebê gordinho não é equivalente ao quanto peso a mamãe ganha na gestação e sim de uma série de fatores em conjunto. Coma alimentos saudáveis com mais frequência, evite refrigerantes e coma o que tiver vontade mas com moderação.

Afinal, ninguém quer que o filho nasça com cara de morango ou sorvete de flocos rs. Hora de pensar no chá de bebê e nas lembrancinhas da maternidade. Você também já deve ter escolhido o nome, então converse bastante com seu bebê porque ele ouve cada palavra e ama o som da voz dos papais, seu desenvolvimento fetal é impressionante nessa fase!

Incômodos da Mamãe

Nesta etapa das 28 semanas de gestação, é bem comum que seus seios comecem a vazar colostro, mas isto também não é uma regra. A maioria das mulheres o colostro só se apresenta após o parto, e se for cesariana pode demorar um pouco mais do que no parto normal. A azia, a indigestão e a prisão de ventre pode ser um sintoma que tem incomodado bastante e isso ocorre porque o aparelho gastrointestinal esta funcionamento mais lentamente do que o normal.

Comer lentamente sem ingerir muito líquido junto e mastigar bem os alimentos além de selecionar o que coloca no prato, é a melhor forma de amenizar esses sintomas. Alimentos gelados assim como bebidas ajudam a suavizar a queimação e a irritação da azia. No pior dos casos, converse com seu médico para receitar um antiácido seguro para gestantes.

Fatores Externos…

Ah que saudades de dormir a noite inteira e sem interrupções não é mesmo? Com o crescimento da barriga a falta de posição para dormir acaba incomodando e afetando a qualidade do sono. Com 28 semanas de gestação, procure se aconchegar com a ajuda de travesseiros ou encontre a posição mais confortável e tente relaxar. Peça a ajuda do maridão para fazer uma massagem bem gostosa que ajudará você ficar mais confortável.

Foto: feto science, adamjonfuller

27
29
28/40
Semanas

Faltam 13 semanas


9 respostas para 28 Semanas de Gestação

  • Visitante
    Dayane 18.06.2017

    Gostei bastante das explicações diárias.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 18.06.2017

      Que bom que gostou

      Responder
  • Visitante
    Jhully Veras 23.04.2017

    Olá, hoje estou com 28s e 2d, descobrir que estava gravida de gemeos com 26s e 1d, os dois mediam 32cm a menina pesava 1,013 e o menino 1,025 o medico disse que esta tudo bem, tem muita gente que fala que está pequeno outros falam que esta grande, estou na duvida…

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 23.04.2017

      Está ótimo de acordo com a tabela. Boa sorte.

      Responder
  • Usuario
    lorena 06.03.2017

    oi sou lorena,estou de 28 semanas ,estou com muita azia,meus Pés estão inchados e ardendo muito,a noite tenho dor de dente e gengiva,teria alguma vitamina que daria pra eu tomar pra melhorar,pois me sinto fraca,estou tomando a vitamina Vi-Ferrin.
    Eu tomava sulfato ferroso e Acido folico,mas pedi pra minha medica mudar pra um que eu pudesse comprar na farmacia e fosse melhor….

    Responder
  • Visitante
    karol 17.02.2017

    Olá sou karol estou passando mal com muita azia e não consigo comee direito estou de 7 meses e queria sabe se é normal

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 19.02.2017

      Sim, normal desconfortos na gestação são super normais.

      Responder
  • Visitante
    Amor Mãe Moda Gestante 04.08.2016

    Parabéns pelo post, muito informativo!!! www.amormae.com.br

    Responder
  • Visitante
    Fabiana 05.01.2016

    Estou de 28 semanas e 1 dia, estou internada por bolsa rota, meu líquido está normal,.mantenho hidratação via oral ele esta a 190 de líquido, a minha bebê tirou 10 no exame de perfil biofísico mas segundo o médico do ultrassom ela é peqquena ta com 860 gramas perfil 10…. o q devo fazer além do repouso e da super alimentação que estou tendo, estou perdida, já tomei aquelas injeções para fortalecimento pulmonar faz 1 semana e os exames de sangue estao normais, minha médica disse q 1 q está levemente alterado mas q ainda deve ser por causa das 2 injeções que eu tomei, estou perdida, o q eu faço, não consigo entender pq ela nao está com peso normal, isso me deixa insegura, me ajuda

    Responder
para Trocando Fraldas
Newsletter popup => 22 sec delay