Polivitamínico para gestante? FamiGesta fornece tudo que precisa. Saber mais
FamiGesta! A nova vitamina para gestante
Não precisa gastar muito por um polivitamínico completo
Saber mais
×
FamiGesta! A nova vitamina para gestante
Não precisa gastar muito por um polivitamínico completo
Saber mais
Sua 28a semana começa

28 Semanas de Gestação

Sua 28a semana começa

#

27
29
28/40
Semanas

Faltam 13 semanas

Seu bebê tem tamanho de uma beringela.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Nesta semana o bebê já consegue identificar a luz fora da barriga, distinguindo noite e dia. Será que isso ajuda a estabelecer o sono do bebê treinando para quando nascer? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento O bebê já consegue identificar a luz fora da barriga e com isso distingue noite de dia.
  • Agenda Se você é fator sanguineo RH negativo em breve terá que tomar a vacina preventiva.


DIA 1 • DA SEMANA 28

IMPORTANTE: Agora na reta final, quando realizar o ultrassom o grau da placenta será melhor observado pelo seu obstetra. O grau indicará o quanto ainda a placenta está nutrindo o bebê e executando seu papel na gravidez. Em muitos casos a placenta só vai sofrer alterações nos últimos dias ou nem vai apresentar mudanças.

DIA 2 • DA SEMANA 28

#

As futuras mamães costumam ficar imaginando o que seu bebezinho está fazendo dentro da barriga. Quando na verdade o que o bebê mais faz dentro do ventre é dormir, chegando a quase 12 horas de sono… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 28

IMPORTANTE: No terceiro trimestre realmente é uma fase muito exaustiva para a gestante. O corpo dói, não existe opções confortáveis para deitar e não é possível fazer coisas rotineiras como agachar e pegar um objeto no chão. O mais indicado é não abusar do esforço e procurar respeitar seus limites e descansar o máximo que puder.

DIA 4 • DA SEMANA 28

#

Reta final e a ansiedade está a mil por hora. Parece que o tempo começa a passar mais devagar, as dores ficam ainda mais intensas, os movimentos do bebê mais doloridos e o receio do parto começa a bater na porta… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 28

IMPORTANTE: Se a ansiedade está tomando conta da sua vida e te impedindo até mesmo de dormir, converse com seu obstetra sobre tomar algum calmante natural ou alguma outra forma de se tranquilizar. Agora não é momento de tensão e sim de preparação, tente se controlar e relaxar o máximo que puder.

DIA 6 • DA SEMANA 28

#

Sabemos que uma gestação a termo é quando o parto acontece após as 37 semanas, porém pode acontecer de o bebê nascer prematuro. As principais causas para isso ocorrer são: hipertensão, infecções uterinas e rompimento da bolsa e nem sempre o bebê necessita de internação prolongada… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 28

IMPORTANTE: Como está cada dia mais próximo do parto, o corpo começa a dar sinais do trabalho de parto. Um desses sinais pode ser a saída do tampão mucoso, que pode começar a sair dias ou meses antes do grande dia, portanto não se assuste.

caixa de informações chave:

  1. Com 28 semanas de gestação, o bebê já pode perceber a luz pela pele da barriga da mamãe. Assim, agora sabe quando é dia e quando é noite.
  2. O Bebê chega a medir 37,6 centímetros e a pesar 1,005 kg, claro que isso é uma estimativa e cada bebê desenvolve e tem suas próprias medidas.
  3. Coma alimentos saudáveis com mais frequência, evite refrigerantes e coma o que tiver vontade mas com moderação.
  4. Nesta etapa das 28 semanas de gestação, é bem comum que seus seios comecem a vazar colostro, mas isto também não é uma regra.
  5. Comer lentamente sem ingerir muito líquido junto e mastigar bem os alimentos além de selecionar o que coloca no prato, é a melhor forma de amenizar esses sintomas.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 28 Semanas de Gestação

Com 28 semanas de gestação, o bebê já pode perceber a luz pela pele da barriga da mamãe. Assim, agora sabe quando é dia e quando é noite ou quando está em algum lugar mais iluminado. As 28 semanas de gravidez está marcada pelo estabelecimento do sono do bebê, que já passa certo período dormindo e acorda quando desejado e já mantém uma rotina de sono.

28 semanas de gestação

Desenvolvimento do Bebê

Sua pele com 28 semanas já se encontra menos enrugada do que antes, isso porque já possui gordura o bastante para dar uma aparência mais saudável e mais gordinha. Alguns bebês podem nascer já nesta semana, mesmo ainda sendo considerado um bebê prematuro possui grandes chances de sobrevivência, mas deverá ficar internado até que seu pulmão amadureça e consiga trabalhar normalmente e atingir um peso adequado.

O Bebê chega a medir 37,6 centímetros e a pesar 1,005 kg com 28 semanas, claro que isso é uma estimativa e cada bebê desenvolve e tem suas próprias medidas. As células cerebrais estão se desenvolvendo a cada segundo e o bebê começa a esboçar reações devido a essas funções que já estão ativadas no cérebro, o que fará ele se movimentar cada momento mais. Seu bebê esta quase pronto para vir ao mundo, falta muito pouco agora!!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

O ganho de peso é a preocupação de toda gestante, mas saiba que bebê gordinho não é equivalente ao quanto peso a mamãe ganha na gestação e sim de uma série de fatores em conjunto. Com 28 semanas, coma alimentos saudáveis com mais frequência, evite refrigerantes e coma o que tiver vontade mas com moderação.

Afinal, ninguém quer que o filho nasça com cara de morango ou sorvete de flocos rs. Hora de pensar no chá de bebê e nas lembrancinhas da maternidade. Você também já deve ter escolhido o nome, então converse bastante com seu bebê porque ele ouve cada palavra e ama o som da voz dos papais, seu desenvolvimento fetal é impressionante nessa fase!

Nessa fase das 28 semanas é muito comum o ginecologista solicitar exames de sangue para verificar como está sua saúde, principalmente o exame de diabetes gestacional. Para as gestantes de fator sanguíneo RH negativo logo mais será necessário tomar a vacina para protege-los na hora do parto.

Incômodos da Mamãe

Nesta etapa das 28 semanas de gestação, é bem comum que seus seios comecem a vazar colostro, mas isto também não é uma regra. A maioria das mulheres o colostro só se apresenta após o parto, e se for cesariana pode demorar um pouco mais do que no parto normal. A azia, a indigestão e a prisão de ventre pode ser um sintoma que tem incomodado bastante e isso ocorre porque o aparelho gastrointestinal esta funcionamento mais lentamente do que o normal.

Comer lentamente sem ingerir muito líquido junto e mastigar bem os alimentos além de selecionar o que coloca no prato, é a melhor forma de amenizar esses sintomas. Alimentos gelados assim como bebidas ajudam a suavizar a queimação e a irritação da azia quando atingimos as 28 semanas.. No pior dos casos, converse com seu médico para receitar um antiácido seguro para gestantes.

Fatores Externos…

Ah que saudades de dormir a noite inteira e sem interrupções não é mesmo? Com o crescimento da barriga a falta de posição para dormir acaba incomodando e afetando a qualidade do sono. Com 28 semanas de gestação, procure se aconchegar com a ajuda de travesseiros ou encontre a posição mais confortável e tente relaxar. Peça a ajuda do maridão para fazer uma massagem bem gostosa que ajudará você ficar mais confortável.

Foto: feto science, adamjonfuller

27
29
28/40
Semanas

Faltam 13 semanas


67 respostas para 28 Semanas de Gestação

  • Visitante
    Jaciane 18.05.2018

    Olá eu estou com 28semanas sou mãe de primeira viagem ,o meu bebê está com 950gramas é pouco ?

    Responder
  • Visitante
    Regiane 17.05.2018

    Estou com 28 semanas nas minhas barriga tá pequena e normal daqui a 40 semana vai crescer

    Responder
  • Visitante
    Juliana de Sousa Barbosa 21.04.2018

    Estou com 28 semanas sou mãe de primeira viagem
    Meu bebê está com 1 quilo e 70 gramas será que está com pouco ou muito peso?

    Responder
  • Usuario
    Lailla Silva Menezes 13.04.2018

    Olá menina que Deus abençoe ah todas!aki estou com 28 semanas e alguns dias é conto meses???

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 15.04.2018

      Parabéns.

      Responder
    • Visitante
      Jackeline Ramos 20.04.2018

      7 meses!

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 20.04.2018

        :)

        Responder
  • Visitante
    Verônica 26.03.2018

    Olá meninas estou na 28 semana ontem a noite não consegui dormir sentia a barriga endurecer e muitos movimentos não consegui achar uma posição confortável e resolvi procurar ajuda aqui. Isso é normal?

    Responder
  • Visitante
    Elizangela 24.02.2018

    Eu adorei as informações elas foram bem esclarecidas obg.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 25.02.2018

      Que bom que gostou.

      Responder
  • Visitante
    Mãe do Anthony 09.02.2018

    Minha linda não fica assim não ! Pode não ser bom p baby tenha paciência tudo isso vai passar Deus é maior não fica cobrando dele não pq pode ser pior 🙏

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 09.02.2018

      Boa sorte meninas

      Responder
  • Visitante
    Anônimo 11.01.2018

    Estou muito triste, meu marido não é de falar com o bebê ou fazer carinho, no começo me dava muita atenção e tinha cuidados comigo, agora nem pergunta se preciso de algo. Quando falo de algum desconforto não dá nem atenção e tenho parado de falar com ele sobre o bebe ou qlqr coisa relacionada a gestação. Já tentei conversar, disse que ia melhorar, mas não sinto mudanças e não tenho mais ânimo de cobrar. Me sinto triste e sozinha, pois meus pais moram longe e meus irmão trabalham muito, não os vejo com frequência, meu ânimo é a alegria e o cuidado do meu filho de 10 anos.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 11.01.2018

      Os homens tem o tempo diferente do nosso, isso é super comum, e nosso corpo que esta mudando, somos nós que sentimos os movimentos do bebê. Geralmente o amor pelo filho nasce com o bebê e vai crescendo dia a dia para os papais, não liga para isso não, curta a sua gestação e pode ter certeza que quando nascer ele vai se transformar em um super pai, que você nem vai lembrar do que passou na gestação.

      Responder
    • Visitante
      Eliane 29.01.2018

      Nossa gata que triste.
      Não fica assim, pode transparecer pro seu bebê que você esta triste
      Pensa que logo, logo ele ou ela estará em seus braços e todo sofrimento terá valido a pena.

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 29.01.2018

        Isso mesmo, bola para frente os bebês sentem tudo que sentimos.

        Responder
    • Visitante
      Mãe do Anthony 09.02.2018

      Minha linda não fica assim n

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 09.02.2018

        Vai dar tudo certo meninas.

        Responder
    • Visitante
      Anônimo 14.02.2018

      Isso vai passar minha amiga DEUS E CONTIGO foi ele quem te deu sua duas bênçãos seus filhos

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 14.02.2018

        Amém meninas, confiem.

        Responder
  • Visitante
    Suziany 29.12.2017

    Estou na 28 semana e o que me preocupa e que ainda não tenho barriga, as pessoas me perguntam se é ou não normal e fico sem saber o que falar. Alguém está passando por isso também? Estou triste e aflita com essa situação…

    Responder
    • Visitante
      Jessica 02.01.2018

      As pessoas me falam a mesma coisa.
      Perguntei minha médica e ela falou que ta tudo normal.

      Responder
    • Visitante
      DEIDDY 04.01.2018

      Também estou com 28 semanas e também estou passando por isso. Mas não estou preocupada, os exames mostram que está tudo bem com o bb, o ganho de peso e as medidas dele estão normais. Como estou ganhando pouco peso é até normal.

      Responder
    • Visitante
      Eliane 29.01.2018

      Eu estou
      Nossa, você ja está de sete meses?
      Cadê sua barriga
      Essa criança vai ser muito pequena
      Tu tem que comer mais
      Uxiii que revolta
      Como se isso fosse parâmetro pra alguma coisa

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 29.01.2018

        Exatamente cada pessoa tem um corpo e temos que respeitar.

        Responder
    • Visitante
      Diana 14.03.2018

      Também estou passando por isso! Não me preocupo pq o bebê está ótimo e vem evoluindo bem. 28 semanas. Eu continuo malhando com meu personal, só elogios isso é muito bom pra fortalecer a musculatura e ajuda no parto.

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 14.03.2018

        Boa sorte meninas, vai dar tudo certo.

        Responder
  • Visitante
    Renata 28.12.2017

    Agora que estou completando as 28 semanas, sendo que meus pés já ficam muito inchados. É normal?

    Responder
    • Visitante
      Suziany 29.12.2017

      Meus pés também estão inchados a umas 2 semanas.

      Responder
  • Visitante
    Dejani costa 21.12.2017

    Estou de férias o que devo fazer
    Vim passar 30 dias fora e resolver uns assuntos
    Quais recomendação?
    To com 28 semanas

    Responder
  • Visitante
    Maryana Silva 15.12.2017

    Estou com 28 semanas e 4 dias , e não sai nada do meu peito ainda , nada mesmo. É normal?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 17.12.2017

      Leite ou colostro somente após o parto.

      Responder
  • Usuario
    Livia Silva Nascimento 07.12.2017

    tou muito aseosa pra chegada do meu caio príncipe da mamae ja tou sentindo aguniada para durmim e noite roda au banheido as vezes dar uma colicas dor nas costa as vezes nao durmo.a noite e asim ta indo

    Responder
  • Visitante
    Loreni Guerra 21.11.2017

    Estou com 28 semanas e dois dias, minha filha já está com a cabeça pra baixo, sinto dores no fundo da barriga e percebi que aumentou o meu corrimento, isso é normal?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 23.11.2017

      Pode ser sim, mais não deixe de comunicar o seu médico viu.

      Responder
  • Visitante
    Rafaela 01.11.2017

    Estou com 28 semanas e sinto a barriga endurecer e corrimento branco,mas agora acompanhando minhas semanas aqui já fico mais tranquila

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 01.11.2017

      Que bom Rafaela, essas são as contrações de treinamento,

      Responder
  • Visitante
    Nazaré Lopes 16.09.2017

    Olá!
    Estou com 28 semanas e 8 dias,fiz uma ultra obstétrica, meu bebê está com 1 kilo 395 Gramas , é normal?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 17.09.2017

      Creio que seja sim.

      Responder
    • Visitante
      Vera 24.09.2017

      Eu também fiquei preocupada. Estou com 28 semanas e o bebê está com 35cm e 1300g. O médico disse que está tudo bem, mas sei lá.

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 24.09.2017

        Está sim meninas.confie

        Responder
  • Visitante
    Mayara 10.09.2017

    Estou completando 28s hoje e tive a pior noite…n tinha posição, só consegui me ajeitar mais ou menos de manhã, ainda bem que vi aqui na matéria que é normal, estava aflita.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 10.09.2017

      Realmente essa rera final e muito complicada.

      Responder
  • Visitante
    Keila 06.09.2017

    Adorei saber tudo sobre meu bebê .

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 06.09.2017

      Que bom que gostou.
      Beijos.

      Responder
  • Visitante
    Danielle Almeida 30.07.2017

    Estou com 28 semanas hj. To sentindo umas fisgada na barriga e as vezes fica dura. E to tendo muito escorrimento tenho medo de ser perda do liquido aminiotico. Como eu. Saberei. Meu BB mexe muito

    Responder
  • Visitante
    Erivoneide 07.07.2017

    Estou com 28 semanas e sinto muita azia já não durmo direito é normal?? Obgd

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 07.07.2017

      Super normal.

      Responder
    • Visitante
      Gerlane 30.07.2017

      Eu tbm tô com 28 semanas hj, e venho sofrendo muito com azias, principalmente na hora de dormir.Minha Go disse ser normal.

      Responder
      • Visitante
        Elaine 02.09.2017

        Para azia vc pode tomar leite de magnésio, vc encontra em qualquer farmácia, não tem contra indicações. Eu tomo desde o início da gestação pois também sofro muito com azia.

        Responder
        • Equipe TF
          Marilia Mesquita 02.09.2017

          Se esta gravida aconselho a pedir indicação ao médico.

          Responder
    • Visitante
      Isabelli Lins 18.08.2017

      Drióxido de Alumínio ajuda e muito! Boa sorte.

      Responder
  • Visitante
    Paula 05.07.2017

    Olá estou com 26 semanas e maia e minha BB está com 940 gramase!
    Ela está abaixo do peso ?

    Responder
  • Visitante
    Renata 26.06.2017

    Estou com 28 s e meu bebê está medindo 39cm com peso 1,500kg.
    Ele tá muito acima do peso ideal?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 26.06.2017

      Está ótimo. parabéns

      Responder
  • Visitante
    Dayane 18.06.2017

    Gostei bastante das explicações diárias.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 18.06.2017

      Que bom que gostou

      Responder
  • Visitante
    Jhully Veras 23.04.2017

    Olá, hoje estou com 28s e 2d, descobrir que estava gravida de gemeos com 26s e 1d, os dois mediam 32cm a menina pesava 1,013 e o menino 1,025 o medico disse que esta tudo bem, tem muita gente que fala que está pequeno outros falam que esta grande, estou na duvida…

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 23.04.2017

      Está ótimo de acordo com a tabela. Boa sorte.

      Responder
  • Usuario
    lorena 06.03.2017

    oi sou lorena,estou de 28 semanas ,estou com muita azia,meus Pés estão inchados e ardendo muito,a noite tenho dor de dente e gengiva,teria alguma vitamina que daria pra eu tomar pra melhorar,pois me sinto fraca,estou tomando a vitamina Vi-Ferrin.
    Eu tomava sulfato ferroso e Acido folico,mas pedi pra minha medica mudar pra um que eu pudesse comprar na farmacia e fosse melhor….

    Responder
    • Visitante
      Elaine 02.09.2017

      Oi Lorena,
      Para azia vc pode tomar leite de magnésio, vc encontra em qualquer farmácia, não tem contra indicações. Eu tomo desde o início da gestação pois também sofro muito com azia.
      E em relação a vitamina meu Go me deu duas opções a MATERNA E A NATELE, eu tomo materna é ótima é não engorda.
      Tomei na minha primeira gestação é só engordei 11 kg é minha filha nasceu com 4, 050 kg .
      Pode tomar sem medo . E boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    karol 17.02.2017

    Olá sou karol estou passando mal com muita azia e não consigo comee direito estou de 7 meses e queria sabe se é normal

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 19.02.2017

      Sim, normal desconfortos na gestação são super normais.

      Responder
    • Visitante
      Elaine 02.09.2017

      Para azia vc pode tomar leite de magnésio, vc encontra em qualquer farmácia, não tem contra indicações. Eu tomo desde o início da gestação pois também sofro muito com azia.
      Além de ser ótimo para o bebê pois o magnésio ajuda na formação. E do tomar uma colher de sopa quando começar a azia e ela passa na hora.

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 02.09.2017

        Qualquer medicação, aconselho a conversar com o ginecologista antes.

        Responder
  • Visitante
    Amor Mãe Moda Gestante 04.08.2016

    Parabéns pelo post, muito informativo!!! http://www.amormae.com.br

    Responder
  • Visitante
    Fabiana 05.01.2016

    Estou de 28 semanas e 1 dia, estou internada por bolsa rota, meu líquido está normal,.mantenho hidratação via oral ele esta a 190 de líquido, a minha bebê tirou 10 no exame de perfil biofísico mas segundo o médico do ultrassom ela é peqquena ta com 860 gramas perfil 10…. o q devo fazer além do repouso e da super alimentação que estou tendo, estou perdida, já tomei aquelas injeções para fortalecimento pulmonar faz 1 semana e os exames de sangue estao normais, minha médica disse q 1 q está levemente alterado mas q ainda deve ser por causa das 2 injeções que eu tomei, estou perdida, o q eu faço, não consigo entender pq ela nao está com peso normal, isso me deixa insegura, me ajuda

    Responder
para Trocando Fraldas
O novo app
A evolução da sua gestação com dicas e artigos diários
#
50% popup. Femiferti, Inhame
Famigesta popup
Newsletter popup => 22 sec delay