28 Semanas de Gestação

Com 28 semanas de gestação, o bebê já pode perceber a luz pela pele da barriga da mamãe. Assim, agora sabe quando é dia e quando é noite ou quando está em algum lugar mais iluminado. As 28 semanas de gravidez está marcada pelo estabelecimento do sono do bebê, que já passa certo período dormindo e acorda quando desejado e já mantém uma rotina de sono.

28 semanas de gestaçãoSua pele já se encontra menos enrugada do que antes, isso porque já possui gordura o bastante para dar uma aparência mais saudável e mais gordinha. Alguns bebês podem nascer já nesta semana, mesmo ainda sendo considerado um bebê prematuro possui grandes chances de sobrevivência, mas deverá ficar internado até que seu pulmão amadureça e consiga trabalhar normalmente e atingir um peso adequado.

O Bebê chega a medir 36 centímetros e a pesar 1,100 kgs, claro que isso é uma estimativa e cada bebê desenvolve e tem suas próprias medidas. As células cerebrais estão se desenvolvendo a cada segundo e o bebê começa a esboçar reações devido a essas funções que já estão ativadas no cérebro, o que fará ele se movimentar cada momento mais. Seu bebê esta quase pronto para vir ao mundo, falta muito pouco agora!!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

O ganho de peso é a preocupação de toda gestante, mas saiba que bebê gordinho não é equivalente ao quanto peso a mamãe ganha na gestação e sim de uma série de fatores em conjunto. Coma alimentos saudáveis com mais frequência, evite refrigerantes e coma o que tiver vontade mas com moderação. Afinal, ninguém quer que o filho nasça com cara de morango ou sorvete de flocos rs. Hora de pensar no chá de bebê e nas lembrancinhas da maternidade. Você também já deve ter escolhido o nome, então converse bastante com seu bebê porque ele ouve cada palavra e ama o som da voz dos papais, seu desenvolvimento fetal é impressionante nessa fase!

Nesta etapa das 28 semanas de gestação, é bem comum que seus seios comecem a vazar colostro, mas isto também não é uma regra. A maioria das mulheres o colostro só se apresenta após o parto, e se for cesariana pode demorar um pouco mais do que no parto normal. A azia, a indigestão e a prisão de ventre pode ser um sintoma que tem incomodado bastante e isso ocorre porque o aparelho gastrointestinal esta funcionamento mais lentamente do que o normal.

Comer lentamente sem ingerir muito líquido junto e mastigar bem os alimentos além de selecionar o que coloca no prato, é a melhor forma de amenizar esses sintomas. Alimentos gelados assim como bebidas ajudam a suavizar a queimação e a irritação da azia. No pior dos casos, converse com seu médico para receitar um antiácido seguro para gestantes.

Fatores Externos…

Ah que saudades de dormir a noite inteira e sem interrupções não é mesmo? Com o crescimento da barriga a falta de posição para dormir acaba incomodando e afetando a qualidade do sono. Com 28 semanas de gestação, procure se aconchegar com a ajuda de travesseiros ou encontre a posição mais confortável e tente relaxar. Peça a ajuda do maridão para fazer uma massagem bem gostosa que ajudará você ficar mais confortável.

Foto: feto science, adamjonfuller