29 Semanas de Gestação

29 semanas de gestacaoCom 29 semanas de gestação esta cada dia mais parecido com o que nascerá. Se está a espera um menininho, essa é a fase que os testículos descem para o saco definitivamente. Já com as meninas o clitóris ainda é proeminente, mas até o nascimento os grandes lábios irão cobri-lo. Nas 29 semanas de gravidez, ele já começa a se posicionar para o nascimento, é comum que sinta ele se virando e se ele estava sentado é possível que vire de cabeça para baixo neste período.

Esta é uma fase bem ativa para o bebê que se move, se vira e brinca o tempo todo dentro da barriga. Faz movimentos tão bruscos que é possível sentir pés, mãos, braços e cotovelos se movimentando e inclusive causando certo incomodo para a mamãe. O bebê chega a medir nesta semana em torno de 37 cm e pesar 1.400kg, já está bem grandinho, não?

Seus órgãos assim como cada sentido do seu corpo está se desenvolvendo e cada vez mais maduro para sobreviver após o nascimento. Nesta semana a função do pulmão começa a ficar ativa aprendendo a controlar a respiração e seu corpo já é possível manter a temperatura adequada. Seus ossos estão cada vez mais rígidos e firmes, e, a ingestão de cálcio pela mamãe continua sendo muito importante para seu desenvolvimento.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Desenvolvimento Fetal 29

Ebaaa, finalmente entrando 7º mês e o começo do terceiro trimestre para alegria da mamãe e do papai! Os movimentos do bebê podem ficar cada vez mais intensos e dormir pode ser uma batalha para algumas mamães. Com 29 semanas de gestação, o bebê se mexe muito e as vezes adora brincar bem nas costelas da mamãe.

Mamãe é hora de começar a lavar as roupinhas do bebê, se já tem tudo comprado claro, pode usar sabão líquido especifico para isso ou sabão de coco que é neutro. Lembrando que tudo muito bem passado e de preferência sem perfumes fortes para não despertar uma possível alergia no bebê. Monte a mala de acordo com a época do ano que vai ter o bebê!! “Arrumar o ninho” é um dos instintos maternos, por isso a mamãe quer deixar tudo bonito, limpo e bem arrumado para o futuro bebê. Faça tudo de acordo com as suas posses e da forma que puder claro toda mamãe quer fazer um quarto dos sonhos para seu bebê, tente pensar que é o melhor que pode dar.

Com 29 semanas de gravidez é bem comum os inchaços iniciarem se já não apareceram. Mãos e principalmente os pés são as áreas mais afetadas devido a diminuição e dificuldade da circulação sanguínea. Use meias elásticas apropriadas para gestantes que ajudarão a circulação sanguínea assim como sapatos mais baixos e confortáveis. Eleve as pernas sempre que possível, se não puder deitar e coloca-las para cima ao longo do dia, que pelo menos as descanse apoiando em algo mais alto mesmo que sentada.

Fatores Externos…

O final da gestação parece que demora mais a passar não é? O sono já não é mais o mesmo, a disposição também não e parece que tudo começa a incomodar. Não se sinta culpada se pegar-se imaginando e desejando que tudo acabe logo, afinal temos limite e ficamos cansadas mesmo, mas aguente firme falta muito pouco agora. Peça ajuda do companheiro para fazer uma massagem bem gostosa nos seus pés que devem estar inchados e com isso relaxe.

Foto: Bridget Coila, vivomaissaudavel