Sua 30a semana começa

30 Semanas de Gestação

Sua 30a semana começa

#

29
31
30/40
Semanas

Faltam 11 semanas

Seu bebê tem tamanho de um repolho.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O crescimento começa a pausar, já que o foco agora é ganhar peso. Como está grande, pode começar a se movimentar um pouco menos. Quando se preocupar com os movimentos? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento A sensibilidade ocular do bebê está cada vez mais aguçada e ele já responde a estimulos de luz.
  • Agenda Apartir desta semana as consultas de pré-natal serão quinzenais para melhor acompanhamento.


DIA 1 • DA SEMANA 30

IMPORTANTE: Já arrumou a mala da maternidade? A maioria das maternidades fornecem uma lista dos itens que devem ser levados na mala da maternidade. Não deixe para a última hora, já é momento de começar a deixar ela arrumadinha

DIA 2 • DA SEMANA 30

#

Uma das situações que pode ocorrer na reta final e ocasionar o parto prematuro é a bolsa protusa. Mesmo sendo um grande alarme, é possível contornar a situação se constatada a tempo, por isso as consultas de pré-natal são indispensáveis… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 30

IMPORTANTE: Na reta final é muito comum as gestantes reclamarem dos inchaços, principalmente nas pernas e pés. Evite ficar muito tempo de pé, caminhar muito e se possível mantenhas as pernas elevadas para melhorar a circulação. Alimentos com o mínimo de sal possível também ajudam.

DIA 4 • DA SEMANA 30

A montagem da mala da maternidade não é nenhum bicho de sete cabeças. Se tiver a lista da maternidade com os itens que deve levar facilita ainda muito mais. Organize em pequenos saquinhos que podem ser de TNT que facilitará no hospital.

DIA 5 • DA SEMANA 30

IMPORTANTE: O consumo de bebidas alcoólicas mesmo que em baixa quantidade, durante a gravidez não é recomendado. Todo alimento e bebida ingerido na gestação entra em contato com a corrente sanguinea e inevitavelmente para o bebezinho. Tenha cautela com o que ingere nesta fase!

DIA 6 • DA SEMANA 30

#

Se até com medicamentos necessitamos de cuidados para tomar na gravidez, imagine com drogas? O consumo de drogas no período gestacional coloca o bebê em contato direto com essas substâncias e torna o bebê um dependente químico indiretamente, sem escolhas… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 30

IMPORTANTE: Agora no terceiro trimestre, muitas gestantes se sentem indispostas e até mesmo com pouco equilíbrio devido ao tamanho da barriga. Se está sentindo esses sintomas, evite de caminhar na rua sozinha. Dessa forma evitará acidentes desnecessários e perigosos para essa fase.

caixa de informações chave:

  1. Com 30 semanas de gestação, seu bebê pode pesar agora cerca de 1,700 a 2 kg! Como está grande e o seu desenvolvimento fetal é impressionante.
  2. Nas 30 semanas de gravidez, o desenvolvimento do bebê esta marcada pela evolução de sua sensibilidade ocular, e já é possível responder aos estímulos de luzes jogadas sob a barriga.
  3. Ainda não tem controle total sobre as suas mãos, mas é capaz de segurar o cordão umbilical e puxar seus cabelos quando encontra-los.
  4. A partir de agora seu crescimento irá ficar mais lento e o foco é ganhar peso e isso será bem rápido ate o nascimento.
  5. À partir da 30ª semana as consultas deverão ser de quinzenais e não mais mensais como antes. Em alguns casos o médico solicita consultas semanais, depende da saúde da mãe e bebê.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 30 Semanas de Gestação

Com 30 semanas de gestação, seu bebê pode pesar agora cerca de 1,700 a 2 kg! Como está grande e o seu desenvolvimento fetal é impressionante. Está ficando cada vez mais gordinho, porém tem apenas cerca de 2% do seu peso em gordura. Mede cerca de 39,9 cm e é muito ativo. Não deixe de conversar com o bebê, ele ouve e o som da sua voz faz muito bem a ele, o acalma e acalenta.

30 semanas de gestação

Desenvolvimento do Bebê

Nas 30 semanas de gravidez, o desenvolvimento do bebê esta marcada pela evolução de sua sensibilidade ocular. Agora já é possível responder aos estímulos de luzes jogadas sob a barriga e diferenciar a iluminação quando clara ou escura. Seu corpo e membros que já estão totalmente formados, desenvolvidos e bem gordinhos, agora possuem unhas nos pés.

Com 30 semanas de gravidez o bebê ainda não tem controle total sobre as suas mãos, mas é capaz de segurar o cordão umbilical e puxar seus cabelos quando encontra-los. Nesta etapa o bebê esta dividindo espaço com cerca de 1 litro de líquido amniótico que tem extrema importância para sua sobrevivência no útero. Esse líquido irá reduzir naturalmente acompanhando o crescimento do bebê, mas vai ser monitorado através dos ultrassons solicitados pelo obstetra.

Seus pulmões assim como seu sistema respiratório e digestivo já estão aptos para trabalhar. A partir da 30 semana de gestação, agora seu crescimento irá ficar mais lento e o foco é ganhar peso e isso será bem rápido ate o nascimento. Sua pele já é lisa e rosada devido ao acúmulo de gordura que ele já possui abaixo da pele. É possível que sinta os movimentos ficarem mais lentos, mas não se preocupe, é normal, isso devido ao pouco espaço que o bebê passa a ter com seu crescimento.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Se sentindo mais pesada? Quantos quilos você ganhou até agora? O normal e mais indicado é ganhar de 9 a 12 quilos durante a gravidez, não exagere, mas também se permita à alguns luxos alimentares na gravidez. Ao longo das 30 semanas de gestação, a mamãe sempre precisa se alimentar bem de 3 em 3 horas.

À partir da 30ª semana as consultas deverão ser de quinzenais e não mais mensais como antes. Em alguns casos o médico solicita consultas semanais, mas isso vai depender do estado de saúde de mamãe e bebê.

Sua barriga já esta bem grande e pesada e isso ocasiona muito cansaço e indisposição. Seu humor que havia se estabilizado volta a ser um incômodo já que tem momentos de tristeza que te invade sem motivos.

Tente não se cobrar tanto, descansar sempre que puder e se cuidar. Passar um dia no salão de beleza cuidando das unhas, do cabelo e da pele pode ser uma boa opção para se sentir melhor e mais mulher. Não esqueça que mesmo grávida é possível manter sua beleza e autoestima no alto.

Às 30 semanas de gestação, um novo sintoma pode começar a bater à sua porta, a dificuldade para respirar. Isso é resultado do peso do útero pressionando o diafragma, mas daqui alguns dias irão amenizar já que com o bebê descendo e encaixando no quadril a respiração se normaliza. Aguente firme, falta pouco agora!!

Fatores Externos…

As roupas estão cada vez mais apertadas e nada fica bom? Isso faz com que não tenha nem vontade de sair de casa e você fique ainda mais irritada. Procure usar roupas mais confortáveis e não se preocupar tanto com isso, afinal a gestação esta quase chegando ao fim e em breve tudo voltará ao normal ou quase isso.

Foto: jusbrasil, Kit4na

29
31
30/40
Semanas

Faltam 11 semanas

384 respostas para "30 Semanas de Gestação"




Deixe um comentário

Clique para escrever
  • Visitante
    Nayara rosa 27.11.2020

    Estou completando hoje 30 semanas estou sentindo muitas colicas e pressao na vagina estou preocupada vou no medico eles dizem que e normal devo ficar sussegada?

    Responder
  • Visitante
    Luciana 14.11.2020

    Estou com exatamente 30 semanas e meu bebê mexe o tempo todo mais sinto também a barriga endurecida com muita frequência isso pode ser contrações de treinamento do útero ou pode sim ser contrações parto prematuro

    Responder
    • Equipe TF
      Fernanda Carvalho 16.11.2020

      Acredito nas contrações de treinamento nesse caso. Boa sorte!

      Responder
  • Visitante
    Carol 29.10.2020

    Boa Noite. Domingo completo 30 semanas, minha neném mexe 24hrs, meu lado direito ela tomou conta , então só deito do lado esquerdo. Não ganhei 1kl a mais .. estou exatamente com o mesmo peso do início da gestação, 57kilos. Tem algum problema?

    Responder
    • Equipe TF
      Fernanda Carvalho 30.10.2020

      Nessa fase da gestação e com os exames todos em dia acredito que não.

      Responder
  • Visitante
    Suelia de oliveira santos 23.10.2020

    Estou. Com 30 semanas e estou tendo dilatação será q já esse tou. Para ganhar?

    Responder
  • Visitante
    Aparecida 11.10.2020

    Estou de 31 semanas, estou ótima e não tenho dores em nada e minha barriga não esta tão grande.Os movimentos do bebê estão lentos é normal ?

    Responder
    • Equipe TF
      Evânia Costa 12.10.2020

      Aparecida na reta final o espaço fica mais apertado para os bebês mexer.
      Porém se acha que tem algo estranho deve fazer uma ultrassonografia.

      Responder
  • Visitante
    ANGELA MARCENA 03.10.2020

    Estou com 31 semanas e vomitei e tive diarreia, umas.dores pressionando.a vagina é cansaço nas costas e nas pernas, sinto um.liqiuido sair mas parece corrimento. Senti dor no coxis semana passada. Isso e sintoma de parto.prematuro?

    Responder
  • Visitante
    Raquel 03.10.2020

    Olá tive relação no dia 22/02 com A e depois tive outra relação com B 9/03 e depois no dia 14/03 tive relação com C quem é o pai ? minha última menstruação foi dia 13/03 !! Hoje estou com 29+5 dia pela menstruação

    Responder
  • Visitante
    Dani 01.10.2020

    Olá, estou grávida de 30 semanas. Minha última DUM foi dia *21/02/2020* fiz relação cm A duas semanas antes de fazer cm B q foi dia 9/03 É com A novamente dia 11/03 tenho duas datas prevista do parto dia 29/11 É dia 05/12 quem pode ser o pai ?

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 01.10.2020

      Dani, você engravidou de A.

      Responder
    • Visitante
      Yrlla 02.10.2020

      A é o pai!

      Responder
    • Visitante
      Yrlla 02.10.2020

      A é o pai!

      Responder
  • Visitante
    Ádilla 23.09.2020

    Bom dia , como sei que meu bebê já se encaixou , ou virou ?
    Estou com 30+2 , ele é pra 30/11 !
    Queria saber sou mãe de primeira viagem alguém me ajuda ??

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 23.09.2020

      Ádilla, somente através de uma ultrassom mesmo.

      Responder
  • Visitante
    Poliana 07.08.2020

    Gostaria de saber qual a diferença do peso com o percentil? Estou com 29 semanas minha bebe está com 1 kg 500 g mais o percentil está 12

    Responder
  • Visitante
    Cris 06.08.2020

    Estou de 30 semanas e sinto como se o bebê já tivesse de cabeça pra baixo será que com 30 semanas eles já tão encaixados.

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 06.08.2020

      Cris, pode ser que sim.

      Responder
  • Visitante
    Adriana Ferreira da Silva 04.08.2020

    É muito importante tirar algumas dúvidas vcs me ajudaram muito

    Responder
  • Visitante
    Miriã Gonçalves 27.07.2020

    Oi bom dia Eu estou com 30 semanas e sinto muita dor na virilha do lado direito é normal ? E eu tive outras duas gestações que foram Cesária nessa gestação estou sentindo uma ardência na cicatriz isso é normal também?

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 27.07.2020

      Miriã, é normal.

      Responder
  • Visitante
    Minha 23.07.2020

    Estou de 30 semanas e minha bebe está sentado será q é normal eu estava com 5 meses ela já estava encaixada de cabeça pra baixo agora ela sentou será normal

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 23.07.2020

      Bom dia, sim, é normal, ela pode encaixar ainda.

      Responder
  • Visitante
    Jess 15.07.2020

    Estou na 30 semanas, a cada movimento da bebê eu sinto doer. É suportável, mas incômodo. E o meu estômago tem estado sensível também, tudo que eu como me dói o estômago. É normal?

    Responder
  • Usuario
    Bra rainha 13.07.2020

    Boa noite minha menstruação veio dia 20 de dezembro de 2019 e hoje eu estou grávida de 29 semanas será q eu engravidei q dia de dezembro

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 14.07.2020

      A fecundação ocorreu por volta do dia 3 de janeiro 2020

      Responder
      • Visitante
        Iasmin 25.11.2020

        Minha menstruação veio dia 29/04/2020, hoje (25/11/2020) estou completando 30 semanas. Sempre que faço US da uma diferença de mais ou menos 5 dias pra MENOS. Quando foi a fecundação?

        Responder
        • Equipe TF
          Yulli Penafort 25.11.2020

          Iasmin, essa diferença é normal, e sempre vai aparecer.
          A ultrassom sempre tem uma margem de uma semana de erro, seja para mais ou para menos.
          A fecundação ocorreu por volta do dia 13 de maio 2020 .

          Responder
    • Visitante
      Bia felix 19.07.2020

      Olá..Não da pra saber o dia exato provávelmente foi no início do mês de janeiro..

      Responder
    • Visitante
      Katiane 25.07.2020

      Nossa que legal a minha também foi por aí .
      Hoje estou com 30 semanas

      Responder
    • Visitante
      Marília Saraiva 28.08.2020

      A minha última menstruação foi dia 16 de dezembro de 2019, hoje estou com 32 semanas. Provavelmente minha fecundação foi ínicio de janeiro.

      Responder
      • Equipe TF
        Evânia Costa 29.08.2020

        Olá , fecundação em 30 de dezembro.

        Responder
  • Visitante
    Dchessiani 21.06.2020

    Sem dúvida seu bebê é filho do homem com quem você teve relação sexual em novembro

    Responder
  • Visitante
    Gigi Maria 21.06.2020

    Boa tarde , sou eu de novo hj acordei com o short manchado de um rosado escuro agora estou sentido só uma pressão no osso da bunda mas meu BB tá mexendo mas meu medo é dele tá encaixado ele quere nascer ou ser foi algum esforço q fiz

    Responder
  • Visitante
    Gigih 20.06.2020

    Boa noite o médico disse que o meu bebê já está encaixado será normal com 30 semanas

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 20.06.2020

      Gigi, sim é normal.

      Responder
    • Visitante
      Gabriela 17.11.2020

      Olá estou com 30 semanas só que agora ando sentindo dores bem forte paresse ser contrações!!Pode ser ou não?

      Responder
      • Equipe TF
        Yulli Penafort 17.11.2020

        Olá, pode ser contração de treinamento sim.

        Responder
  • Visitante
    Ellena 16.06.2020

    Pela sua ecografia provavelmente seja da sua relação em 07/12. Ideal é tirar a dúvida com seu obstetra.

    Responder
  • Visitante
    Thais M 04.03.2017

    Olá, amei esse site. Estou com 30 semanas. Tenho sentido falta de ar, e muito desconforto pra dormir devido a falta de posição, e as idas frequentes ao banheiro pra fazer xixi kkkkk. Essa noite pude até contar, fui 7 vezes, um intervalo de 1 hora e pouca entre uma e outra. Mas as vezes eu acabo de ir e tenho vontade de novo. Mas fora isso estou bem e curtindo esse momento. Meu bebe não para de mexer kkkk.

    Responder
  • Visitante
    Danielle 14.02.2017

    Estou com 29 semanas e meu bebê pesa 1,590kg. Está normal?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 14.02.2017

      Esta sim, lembrando que qualquer duvida maior comunique seu obstetra!

      Responder
  • Visitante
    Anônimo 30.01.2017

    Estou com 30 semanas de gestação,to tendo dor nas costas e mt oscilação de humor,mas logo passa.?

    Responder
  • Visitante
    Lisa 27.01.2017

    Nossa tenho muita falta de ar, e ansiedade q é difícil passar. Tá complicado.

    Responder
    • Visitante
      Janaina 01.03.2017

      Olá! Para ansiedade tomo chá de rosas brancas e Tília. Vc pode achar em casas de ervas. Tomo duas xícaras por dia, manhã e noite. Uma colher de chá de cada é suficiente para uma caneca grande. Espero que ajude.

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 01.03.2017

        Obrigada pelo relato. Uma linda hora a você.

        Responder
  • Visitante
    Aline 13.01.2017

    Estou com 30 semanas e meu bebê esta com 35 cm e 1500 kg estou tendo alteracoes na pressao… subindo… mas ja estou cuidando e Deus esta na frente de tudo… desejo que Deus abençoe a todas nós…

    Responder
  • Visitante
    Bruna 03.12.2016

    Estou com 30 semana,meus babys é um casal e engordei apenas 5 kilos até agora,vou fazero a eco essa semana,mas o importante que eles estão ótimos. Não vejo a hora de ver o rostinho deles…

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 03.12.2016

      Isso mesmo que importa a evolução do bebe

      Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 03.12.2016

      Que maravilha dois bebes lindos!

      Responder
  • Visitante
    Andrea 17.10.2016

    Estou com 30 semanas… meu bebê na minha última US (05/10) estava com 1,300!
    Já ganhei aproximadamente 16 quilos…

    Responder
  • Visitante
    Anônimo 14.10.2016

    Estou de 30 semanas e ja engordar 8kl

    Responder
  • Visitante
    Cy 13.09.2016

    Meninas eu fiz uma eco com 28 semanas..minha bebê estava com 1165kg..acho que tem mamães comendo pouco aqui.O bebê precisa de nutrientes sempre..nada de seguir regras médicas o tempo todo.Sempre que sentir fome tem que comer, eu não sigo horários, deu fome eu como mesmo.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 15.09.2016

      Isso mesmo, não precisa comer coisas gordurosas, come uma fruta um suco vitamina, da sim para se alimentar bem e ser saudável.

      Responder
  • Visitante
    Adriele Souza 23.07.2016

    Olá Juany Nunes , eu acho q seu bebê está fora do pesl , vc precisa ver isso mas rápido possível , pois fui bater minha ultra c/ doopler hoje
    E estou com 30 semanas , minha baby esta pesando 1.650 gramas .
    Procure outro médico .
    Não deixe de procurar.
    Beijos. Se cuida

    Responder
  • Usuario
    Priscila Oenning 24.05.2016

    Olá, estou na 30° semana de gestação e minha bebe esta com 1250kg e medindo 36 cm. Esta tudo normal?

    Responder
  • Visitante
    juany nunes 11.05.2016

    Olá, estou com 30 semanas fiz a ecografia e la esta falando que o meu bebe pesa somente 640 gramas,ate agora não engordei estou praticamente com o mesmo peso do começo da gravidez e o meu medico disse que ta tudo bem, mais estou muito preucupada e realmente normal? devo proucurar outro medico?

    Responder
    • Visitante
      Camila 22.05.2016

      Seu bb está abaixo do peso, fiz uma eco com 24 semanas e meu filho estava com 663 gramas. Eu se fosse vc procuraria outro médico.

      Responder
      • Usuario
        Priscila Oenning 24.05.2016

        Fiz ultra com 26 semanas e a minha estava com 500 gramas. Sera que ela estava magra?

        Responder
      • Visitante
        Kely 10.07.2017

        Fiz ultasom com 22 semanas meu bebe tava com 560 gramas acho que o seu bebe ta abaixo do peso procure outro medico e Veja uma segunda opinião

        Responder
        • Equipe TF
          Marilia Mesquita 10.07.2017

          Lembrando que cada bebê tem um tanto é peso viu. Mais procure sim um go.

          Responder
    • Visitante
      luzia 30.05.2016

      Nossa, quando eu fiz a morfológica com 22 semanas, a minha bebê estava com 500gr. Acho que está abaixo do peso também.

      Responder
    • Visitante
      Jennifer 16.07.2016

      Nossa troque de medico,eu fiz um ultra cm 26 semanas meu bebê estava com 947 gramas.
      Agora estou de 30 e logo irei fazer outra ultra.

      Responder
      • Visitante
        Brenda 14.08.2017

        Eu tou com 30 semnas e o bebe esta com 1165 gm .. e normal?

        Responder
    • Visitante
      Anônimo 30.07.2016

      Oi , não se preocupa. Eu agora estou com 30 semanas e o bebê tem aproximadamente 900 gramas e não engordei muito não, pois fiquei grávida bem magrinha , agora que estou pegando peso . Fico pensando mil coisas também preocupada com a saúde do baby e que venha com muita saúde. Mas o médico fala que está tudo bem. Um beijo!

      Responder
    • Visitante
      Maiane Bitencourt 20.08.2016

      Na minha ultrasson morfológica estava de 24 semanas e meu bebê estava com 670g, e com 27cm!
      E não engordei nada na verdade emagreci 8kg no começo e até agora estou com 30 semanas e já ganhei 2 kg!

      Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 24.08.2016

        Esta otimo o seu bebe, dentro do tamanho esperado pela data da gestação.

        Responder
        • Visitante
          TATIANA ALVES 17.11.2016

          ESTOU COM 29 SEMANAS I FIZ UMA UTRA COM 28 E MEU BEBE EStar pesando 1.470kg sera que ele ta no peso normal ?

          Responder
          • Equipe TF
            Marilia Mesquita 21.11.2016

            Esta sim super normal, uma ótima gestação para você.

para Trocando Fraldas
O novo app
A evolução da sua gestação com dicas e artigos diários
#