30 Semanas de Gestação

Com 30 semanas de gestação, seu bebê pode pesar agora cerca de 1,700 a 2 kg! Como está grande e o seu desenvolvimento fetal é impressionante. Está ficando cada vez mais gordinho, porém tem apenas cerca de 2% do seu peso em gordura. Mede cerca de 38 cm e é muito ativo. Não deixe de conversar com o bebê, ele ouve e o som da sua voz faz muito bem a ele, o acalma e acalenta.

30 semanas de gestaçãoNas 30 semanas de gravidez, o desenvolvimento do bebê esta marcada pela evolução de sua sensibilidade ocular. Agora já é possível responder aos estímulos de luzes jogadas sob a barriga e diferenciar a iluminação quando clara ou escura. Seu corpo e membros que já estão totalmente formados, desenvolvidos e bem gordinhos, agora possuem unhas nos pés.

Ainda não tem controle total sobre as suas mãos, mas é capaz de segurar o cordão umbilical e puxar seus cabelos quando encontra-los. Nesta etapa o bebê esta dividindo espaço com cerca de 1 litro de líquido amniótico que tem extrema importância para sua sobrevivência no útero. Esse líquido irá reduzir naturalmente acompanhando o crescimento do bebê, mas vai ser monitorado através dos ultrassons solicitados pelo obstetra.

Seus pulmões assim como seu sistema respiratório e digestivo já estão aptos para trabalhar. A partir de agora seu crescimento irá ficar mais lento e o foco é ganhar peso e isso será bem rápido ate o nascimento. Sua pele já é lisa e rosada devido ao acumulo de gordura que ele já possui abaixo da pele. É possível que sinta os movimentos ficarem mais lentos, mas não se preocupe, é normal, isso devido ao pouco espaço que o bebê passa a ter com seu crescimento.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Se sentindo mais pesada? Quantos quilos você ganhou até agora? O normal e mais indicado é ganhar de 9 a 12 quilos durante a gravidez, não exagere, mas também se permita à alguns luxos alimentares na gravidez. Ao longo das 30 semanas de gestação, a mamãe sempre precisa se alimentar bem de 3 em 3 horas. À partir da 30ª semana as consultas deverão ser de quinzenais e não mais mensais como antes. Em alguns casos o médico solicita consultas semanais, mas isso vai depender do estado de saúde de mamãe e bebê.

Sua barriga já esta bem grande e pesada e isso ocasiona muito cansaço e indisposição. Seu humor que havia se estabilizado volta a ser um incômodo já que tem momentos de tristeza que te invade sem motivos. Tente não se cobrar tanto, descansar sempre que puder e se cuidar. Passar um dia no salão de beleza cuidando das unhas, do cabelo e da pele pode ser uma boa opção para se sentir melhor e mais mulher. Não esqueça que mesmo grávida é possível manter sua beleza e autoestima no alto.

Às 30 semanas de gestação, um novo sintoma pode começar a bater à sua porta, a dificuldade para respirar. Isso é resultado do peso do útero pressionando o diafragma, mas daqui alguns dias irão amenizar já que com o bebê descendo e encaixando no quadril a respiração se normaliza. Aguente firme, falta pouco agora!!

Fatores Externos…

As roupas estão cada vez mais apertadas e nada fica bom? Isso faz com que não tenha nem vontade de sair de casa e você fique ainda mais irritada. Procure usar roupas mais confortáveis e não se preocupar tanto com isso, afinal a gestação esta quase chegando ao fim e em breve tudo voltará ao normal ou quase isso.

Foto: jusbrasil, Kit4na