31 Semanas de Gestação

Com 31 semanas de gestação o bebê pesa cerca de 2 quilos e está com o espaço limitado dentro da barriga da mamãe. Cada vez mais apertado os movimentos do bebê tendem a diminuir e se tornarem mais incômodos para a mamãe. Com braços e pernas mais longos, está mais proporcional ao tronco e cabeça do feto. Se for feito um ultrassom nessa fase, será bem possível que veja o bebê dormindo, ele adora dormir nessa fase, pois está quentinho e aconchegado dentro da segurança do útero materno, além de claro, ouvir os batimentos cardíacos, seu som favorito!

31 semanas de gestaçãoNesta etapa esta mais “esperto” e já responde a estímulos externos como a voz dos papais e caricias na barriga o que se torna uma grande alegria e sensação dos familiares ao ver o bebê se mover quando chamado. Nas 31 semanas de gravidez, seus pulmões estão quase prontos e a produção de surfactante começa a ocorrer para impedir que a parede dos alvéolos se una e cole e dificultando a respiração.

Bebê bocejando é uma delicia de se ver, não é? Imagina ver o seu fazendo isso através do ultrassom? Nesta etapa eles costumam dormir muito e a bocejar também, por isso, você pode ser premiado com uma cena dessa durante o exame de ultrassonografia. Seu bebê nesta fase de 31 semanas de gestação, está bem grandinho, medindo cerca de 38 centímetros e pesando de 1500 a 2kg.

O acúmulo de gordura abaixo da pele fica cada vez mais evidente o que impossibilita dos vasos sanguíneos ficarem tão evidentes e nítidos como antes. Você esta na reta final, falta muito pouco para seu bebê terminar de se desenvolver e estar prontinho para vir ao mundo. Prepare o coração para tantas emoções!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Definitivamente no 3º trimestre! Agora com a barriga já bem saliente para desfilar por aí é muito prazeroso para a mamãe orgulhosa, mas também dar um simples passeio pode se tornar bem cansativo. Inchaço nas pernas é comum, mas tem que ser monitorado pelo médico e também a pressão arterial deve ser acompanhado bem de perto.

A incidência de pré-eclâmpsia tem subido e infelizmente isso devido à alimentação precária das gestantes, mas também com tanta oferta de fast food e comida congelada. O excesso de sal acaba se tornando um vilão e por isso, uma boa alimentação, sendo ela saudável com muitos legumes e verduras, frutas e sucos naturais fazem muito bem para mamãe e bebê.

Nesta etapa seus seios estarão ainda maiores, as aréolas ainda mais escuras e alguns carocinhos podem surgir ao redor da mama. Esses são sinais que seus seios estão se preparando para a amamentação e faz parte do processo de produção de leite materno. A sensibilidade na área vai estar aumentada também, por isso use sutiãs mais confortáveis nesta etapa. A barriga está enorme e uma linha escura pode dividir o abdome ao meio! Essa é a linha nigra que permanecerá até alguns meses depois da gestação, mas não se preocupe, da mesma forma que surgiu, ela desaparecerá!

Fatores Externos…

Na hora de dormir esta cada vez mais difícil, não? Não tem posição confortável e quando consegue encontrar uma, tudo começa a doer e a respiração a ficar ruim. Procure deitar-se no lado esquerdo com uma almofada entre a perna que ajudará a relaxar e ficar mais confortável. Se tiver muito ansiosa tome um bom chá de passiflora antes de se deitar que te ajudará a relaxar e permitir que o sono venha com mais tranquilidade.

Foto: jess.g, brasilemalta