Polivitamínico para gestante? FamiGesta fornece tudo que precisa. Saber mais
FamiGesta! A nova vitamina para gestante
Não precisa gastar muito por um polivitamínico completo
Saber mais
×
FamiGesta! A nova vitamina para gestante
Não precisa gastar muito por um polivitamínico completo
Saber mais
Sua 31a semana começa

31 Semanas de Gestação

Sua 31a semana começa

#

30
32
31/40
Semanas

Faltam 10 semanas

Seu bebê tem tamanho de um alface.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Com braços e pernas mais longas, seu corpo começa a ficar mais proporcional ao tamanho da cabeça e tronco. Você sabe qual o peso do seu bebê nesta fase? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento O bebê já responde a estimulos de vozes e toques na barriga da mamãe.
  • Agenda Se vai fazer cesariana, não esqueça de tomar a vacina anti-tetanica.


DIA 1 • DA SEMANA 31

#

Dores na gravidez é algo inevitável e nenhuma mulher tem como escapar. Porém, existem formas de ameniza-las, junto de todos os outros desconfortos. O corpo e os hormônios sofrem tantas alterações ao longo dos 9 meses que cada período é vivido intensamente de forma particular… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 31

São tantos mitos e histórias que cercam a gravidez e o pós-parto, que se não forem desmascaradas muitas mulheres acabam sofrendo como nossas mães e avós. Ficar sem lavar o cabelo por 40 dias, será realmente necessário?

DIA 3 • DA SEMANA 31

IMPORTANTE: Algumas gestantes podem começar a sentir náuseas e enjoos no terceiro trimestre. Esses sintomas ocorrem pela atividade hormonal que se altera no final da gestação e também claro do tamanho do bebê e a pressão em cima do estomago.

DIA 4 • DA SEMANA 31

#

Durante a gravidez, a imunidade da mulher cai e com isso algumas infecções começam a surgir. Com a flora vaginal também não é diferente e pode sofrer algumas alterações e acabar sofrendo com casos de candidíase com maior frequência nesta fase… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 31

IMPORTANTE: O seu obstetra já te aconselho a tomar as vacinas para gestantes? Não esqueça que a antitetânica vai garantir caso passe por uma cesariana. Se está faltando tomar alguma outra, leve sua carteira de vacinação até o posto de saúde ou converse com seu médico.

DIA 6 • DA SEMANA 31

Mãe de primeira viagem sofre de inseguranças e realmente não sabe o que fazer na maioria dos assuntos. Para isso fizemos um pequeno manual básico do que não pode faltar e como fazer e lidar com determinados pontos.

DIA 7 • DA SEMANA 31

IMPORTANTE: Ao longo da gestação você praticou exercícios físicos? Dependendo da frequência e do tipo do esporte que você faz, pode ser necessário diminuir o ritmo agora, mas não deixar de fazê-lo. A prática de exercícios ajuda o corpo a se preparar para o parto.

caixa de informações chave:

  1. Com 31 semanas de gestação o bebê pesa cerca de 1.502 kg e mede 41,1 cm e está com o espaço limitado dentro da barriga da mamãe.
  2. Com braços e pernas mais longos, está mais proporcional ao tronco e cabeça do feto. Se for feito um ultrassom nessa fase, será bem possível que veja o bebê dormindo.
  3. Nesta etapa esta mais “esperto” e já responde a estímulos externos como a voz dos papais e caricias na barriga o que se torna uma grande alegria e sensação dos familiares.
  4. Bebê bocejando é uma delicia de se ver, não é? Imagina ver o seu fazendo isso através do ultrassom? Nesta etapa eles costumam dormir muito e a bocejar também.
  5. Inchaço nas pernas é comum, mas tem que ser monitorado pelo médico e também a pressão arterial deve ser acompanhado bem de perto.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 31 Semanas de Gestação

Com 31 semanas de gestação o bebê pesa cerca de 1,502 kg e mede 41,1 cm e está com o espaço limitado dentro da barriga da mamãe. Cada vez mais apertado os movimentos do bebê tendem a diminuir e se tornarem mais incômodos para a mamãe.

Desenvolvimento do Bebê

Com braços e pernas mais longos, está mais proporcional ao tronco e cabeça do feto. Se for feito um ultrassom nessa fase, será bem possível que veja o bebê dormindo, ele adora dormir nessa fase, pois está quentinho e aconchegado dentro da segurança do útero materno, além de claro, ouvir os batimentos cardíacos, seu som favorito!

31 semanas de gestaçãoNesta etapa da 31º semana de gravidez, esta mais “esperto” e já responde a estímulos externos como a voz dos papais e caricias na barriga o que se torna uma grande alegria e sensação dos familiares ao ver o bebê se mover quando chamado. Nas 31 semanas de gravidez, seus pulmões estão quase prontos e a produção de surfactante começa a ocorrer para impedir que a parede dos alvéolos se una e cole e dificultando a respiração.

Bebê bocejando é uma delicia de se ver, não é? Imagina ver o seu fazendo isso através do ultrassom? Nesta etapa eles costumam dormir muito e a bocejar também, por isso, você pode ser premiado com uma cena dessa durante o exame de ultrassonografia. Seu bebê nesta fase de 31 semanas de gestação, está bem grandinho, medindo cerca de 41,1 centímetros e pesando de 1,502 a 2kg.

O acúmulo de gordura abaixo da pele fica cada vez mais evidente o que impossibilita dos vasos sanguíneos ficarem tão evidentes e nítidos como antes. Você esta na reta final, falta muito pouco para seu bebê terminar de se desenvolver e estar prontinho para vir ao mundo. Prepare o coração para tantas emoções!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Definitivamente no 3º trimestre! Agora com a barriga já bem saliente para desfilar por aí é muito prazeroso para a mamãe orgulhosa, mas também dar um simples passeio pode se tornar bem cansativo. Inchaço nas pernas é comum, mas tem que ser monitorado pelo médico e também a pressão arterial deve ser acompanhado bem de perto.

Cuidados com a Mamãe

A incidência de pré-eclâmpsia tem subido e infelizmente isso devido à alimentação precária das gestantes, mas também com tanta oferta de fast food e comida congelada. O excesso de sal acaba se tornando um vilão e por isso, uma boa alimentação, sendo ela saudável com muitos legumes e verduras, frutas e sucos naturais fazem muito bem para mamãe e bebê.

Nesta etapa seus seios estarão ainda maiores, as aréolas ainda mais escuras e alguns carocinhos podem surgir ao redor da mama. Esses são sinais que seus seios estão se preparando para a amamentação e faz parte do processo de produção de leite materno.

A sensibilidade na área vai estar aumentada também, por isso use sutiãs mais confortáveis nesta etapa. A barriga está enorme e uma linha escura pode dividir o abdome ao meio! Essa é a linha nigra que permanecerá até alguns meses depois da gestação, mas não se preocupe, da mesma forma que surgiu, ela desaparecerá!

Fatores Externos…

Na hora de dormir esta cada vez mais difícil, não? Não tem posição confortável e quando consegue encontrar uma, tudo começa a doer e a respiração a ficar ruim. Procure deitar-se no lado esquerdo com uma almofada entre a perna que ajudará a relaxar e ficar mais confortável. Se tiver muito ansiosa tome um bom chá de passiflora antes de se deitar que te ajudará a relaxar e permitir que o sono venha com mais tranquilidade.

Foto: jess.g, brasilemalta

30
32
31/40
Semanas

Faltam 10 semanas


128 respostas para 31 Semanas de Gestação

  • Visitante
    Jordana Lana 18.05.2018

    Muito boa as informações! Tenho aprendido muito. Obrigada

    Responder
  • Visitante
    Cláudia Matos 14.05.2018

    Tenho amado❤
    Tem me ajudado bastante em minha gestação da minha princesa 🙏

    Responder
  • Visitante
    Cassia Nochi 09.05.2018

    Estou com 30+2 dias.
    Meu Davi Lucas se meche bastante. Não tenho nenhum problema na gravidez.
    Única coisa q as vezes me deixa apreensiva é q quando da um pouquinho de vontade de fazer xixi minha barriga endurece muito. Será q é normal isso?

    Responder
  • Visitante
    Cleide 05.05.2018

    Adorei

    Responder
  • Visitante
    Flavya 02.05.2018

    Minha bebê nasceu de 31 e 4 dias, hoje esta con 18 dias de nascida. Nasceu com 985g e 36cm…. pequenina minha guerreira. Eu estava perdendo liquido, a diastole deu reversa e minha pressão subiu. Gracas a deus deu tempo de tomar a injeção para fortalecer o pulmão dela e ela nasceu dando aquele choro gostoso e sem nenhum problema. Hoje ela ainda esta na uti neo se alimentando pela sonda q vai direto ao estômago e so precisa ganhar peso suficiente para poder vir para casa. Por enquanto ainda não mama, mas ja se alimenta do meu leite. E fazemos o canguru, que é uma delícia todos os dias. Apaixonada pela maternidade.

    Responder
  • Visitante
    Yasmin 27.04.2018

    Estou de 31 semanas estou bastante anciosa para ver meu pequeno Príncipe veeem henzo mamae de p primeira v viagem

    Responder
  • Visitante
    Rosangela 27.04.2018

    estou com 31 semanas e é como todos dizem nem todas as gestações são iguais.
    E uma menina e se mexe muito mesmo chego a ficar preocupada pois ela vai ser grande.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 27.04.2018

      Tem bebês que mexem muito muito mesmo.

      Responder
  • Visitante
    Débora 09.04.2018

    Estou com 30 semanas! Eh minha quarta gestação, sendo todas cesareas, confesso que estou um pouco apreensiva, pois sei dos riscos que isso pode causar; minha última cesarea tem dois anos, essa semana estou tejdo muita diareia e náuseas, será normal???

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 09.04.2018

      Olá, eu entendo o seu medo, mais confie em seu médico.

      Responder
  • Visitante
    Rosália 09.04.2018

    Estou fazendo 31 semanas hoje de gestação, estou anciosa pra vê o rostinho da minha princesa Lívia Fernanda. Também querendo saber se ela já está na posição certa de nascer, pois na última ultrassom ela estava sentada. Acho que é por isso que fico muito desconfortável em várias posições.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 09.04.2018

      Logo logo ela estará em seus braços.

      Responder
  • Visitante
    Iraci costa 01.04.2018

    Eu estou com 31 semanas meu trabalho é um pouco chato gostaria de saber se eu ficar quase toda hora me abaixado prejudica a minha filha.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 01.04.2018

      Não é muito legal nessa reta final. Converse com com seu médico.

      Responder
  • Visitante
    karine 24.03.2018

    Super amei. É bom saber que nosso nenê está crescendo. Mamãe de primeira viagem, maternidade com amor.

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 24.03.2018

      Que bom que gostou 😉😚

      Responder
  • Visitante
    Júniamapely 24.03.2018

    No texto do primeiro dia das 31 semanas diz que podemos tomar cha de passiflora para acalmar e dormir melhor. Posso tomar junto com valeriana e melissa?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 24.03.2018

      Creio que sim, lembre-se de conversar com o seu obstetra.

      Responder
  • Visitante
    Aparecida Jesus Oliveira 05.03.2018

    to grávida de 7 mês e normal sentir muitas dores nas pernas

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 05.03.2018

      Creio que sim, devido ao peso, mais comunique o seu obstetra.

      Responder
  • Visitante
    Ketlyb 28.02.2018

    Estou de 31 semanas minha neném está passando 1.700 kg está com 41 cm ,Estou pesando 66 kilos tomo a vitamina materna sucos naturais,muita verduras etc…

    Responder
  • Visitante
    Bruna 19.02.2018

    Olá… no ultimo ultra estava com 31 s e 1 dia e deu a idade gestacional de 29 s e 1 dia, peso 1.254 e 380,5 cm é normal estar 2 semanas de diferença?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 19.02.2018

      Bruna é comum sim, existe essa margem de erro para mais ou menos.

      Responder
  • Visitante
    Rafaella 10.02.2018

    É normal eu senti meu bebê se movimenta pouco? E minha barriga ser pequena?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 10.02.2018

      É comum sim logo os movimentos vao ficar mais intensos.

      Responder
  • Visitante
    Jessika 29.01.2018

    Estou com 31 semanas e ainda sinto muito enjôo. Principalmente depois do café e na hora de fazer almoço quando sinto o cheiro da carne descongelada. Será normal?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 29.01.2018

      é comum os desconfortos, sinceramente isso vai melhorar depois que nascer.

      Responder
  • Visitante
    Layne Carla 24.01.2018

    Oi Gente fiz 30 semanas minha Bebê continua a meCher muito Amo tudo isso quando ela demora a meCher fico logo preocupada😪 Sinto unas dor as vezes já comuquei aos médicos eles dizem que é normal😓

    Responder
  • Visitante
    eliane 09.01.2018

    Estou com 31 semanas e sinto muita dor principalmente cólicas

    Responder
  • Visitante
    Wilma 02.01.2018

    To me sentindo muito cansada e sentindo minha vagina um pouco pesada e sinto contrações 7 meses

    Responder
    • Visitante
      Ingrit 20.01.2018

      Eu também ainda tomo o certo é perguntar o médico que estiver te acompanhando… Pois no meu caso o meu coro precisa destes nutrientes…

      Responder
      • Visitante
        Ingrit 20.01.2018

        Corpo*

        Responder
      • Equipe TF
        Marilia Mesquita 21.01.2018

        Vai dar tudo certo meninas.

        Responder
  • Visitante
    Fernanda Bento 09.02.2017 Editar

    Adorei td obrigado pelos esclarecimentos

    Responder
  • Visitante
    Juci 01.02.2017 Editar

    Adorei tudo isso

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 01.02.2017 Editar

      Que bom que gostou!!

      Responder
      • Visitante
        Mary 13.10.2017 Editar

        Estou 31 semana de gestação, super anciosa, embora sem saber o sexo prefiri deixar pra surpresa é minha primeira gestação nao vejo

        Responder
        • Equipe TF
          Marilia Mesquita 15.10.2017 Editar

          Deve ser maravilhoso, descobrir na hora do parto.

          Responder
  • Visitante
    Drika 26.01.2017 Editar

    Gosrtaria de receber informações

    Responder
  • Visitante
    Andressa Lima 22.11.2016 Editar

    Olá boa noite, faço 31 semanas amanhã, sempre senti minha bebe calminha, vejo mamães postando videos dos bebes mechendo e a minha sempre foram mais só uns xutinhos, hje com 31 quase n sinto chutes fortes, apesar de quase sempre sentir onde ela esta e uns mexidas timidas, sempre pergunto aos medicos se é normal para o tempo de gestação, e eles so dizem que os batimentos e o crescimento dela esta normal, oq me tranquiliza sempre são as ultras, gostaria de saber se éncomun bebes mais calminhos ou se devo me preocuoar com algo?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 22.11.2016 Editar

      Se esta evoluindo bem a gestação não tem com que se preocupar, alguns bebes desde a barriga são assim!

      Responder
  • Visitante
    Lidiane 13.11.2016 Editar

    Meu bebe está com 31 semana 1650, ele está com 27,5 to achando ele pequeno demais tirem a minha duvida por favor, a medica falou q eu tou normal, mais msm assim eu me preocupo…

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 18.11.2016 Editar

      Esta normal sim, cada bebe tem um desenvolvimento.

      Responder
    • Visitante
      Josilene 13.02.2017 Editar

      Ola estou com 31 semanas hj,e dia 7 eu fiz uma ultrassom e meu bebê esta pesando 2 kilos 180 oque vcs acha peso bom ou ruim.responde ai quem puder por favor

      Responder
  • Visitante
    iris 17.08.2016 Editar

    31 semana quantos meses q é

    Responder
  • Visitante
    Gesi 26.07.2016 Editar

    Estou de 31 semanas e 3 dias de gestação, estou sentindo muita dor de cabeça e tontura e tbm na região da verilha sinto muita dor será normal ou devo me preocupar ?

    Responder
  • Visitante
    Erika 20.07.2016 Editar

    ola estou com 30 semanas e 3 dias e meu bebe esta 44 cm e pesando 2,400 achei ele muito grande e normal?
    sera que não estou com mais semanas.

    Responder
  • Visitante
    Ariane rocha 06.07.2016 Editar

    Estou com 31 semanas e minha bb está ótima graças a deus, espero ansiosamente pela chegada da minha Lavínia já a amo muito ……….

    Responder
  • Visitante
    Suzana 08.06.2016 Editar

    Minha bebe esta pesando 1,924 e esta com 44 cm ta tudo bem com ela? Fiz ultrasom recentemente.

    Responder
  • Visitante
    Regina 28.03.2016 Editar

    Oi Patrícia, fiz a morfológica com 25 semanas e 1 dia e o meu bebê estava com 32 cm e 785 gramas. Está tudo normal?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 29.03.2016 Editar

      Regina esta perfeito, nessa fase ele esta praticamente formado, e so ganha peso e altura ate a hora do parto,
      Que deus continue abençoando essa gestação!

      Responder
  • Visitante
    claudia 12.11.2015 Editar

    Olá meninas! Eu estou com 32 semanas e meu bb esta com 1900gramas , sera q ele esta muito magrinho?

    Responder
  • Visitante
    Anônimo 27.10.2015 Editar

    Oi sou a Luciana tenho diabetes tipo 2 já tinha antes de engravida…to de 32 semanas me bebê esta com 2.300 k o medico falo q pelo tempo ta muito gordo tenho q me preoculpa

    Responder
  • Visitante
    andreia chagas 19.10.2015 Editar

    oi paty tudo bem??estou com 32 semanas e hoje fiz uma ultrasson ,a medica ficou medindo varias vezes o tamanho da barriga e da cabeça do meu bebe.finalizAndo ela disse q ele ta com 44 cm e 2955,00 gramas .o que vc acha ainda falta quase 2 meses para ele nascer .sera que esse menino vai nascer com 4 kilos,ja tenho duas cesareas UM NASCEU COM 3714,00 E O OUTRO COM 3750,OO.ME AJUDE .FICO NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA BJU

    Responder
    • Equipe TF
      Patricia 23.10.2015 Editar

      andreia bb grandão ne mas nao acho q seja problema ja q os outros foram grandes tb. So aconselho a fazer uma curva glicemica pra verificar diabetes. bjus

      Responder
  • Visitante
    Fernanda 05.10.2015 Editar

    Olá patrícia estou muito ansiosa fiz um ultra hoje é disse que minha bebe está com 44cm e 1500 de 32semanas será q está normal Tanto o peso quanto o tamanho muito preocupada!!

    Responder
  • Visitante
    Monique 28.07.2015 Editar

    Boa noite paty estoy com 32 semanas tem dois dia que minha barroga fica dura as vezes da desconforto isso é nomal

    Responder
  • Visitante
    Flaviana Macedo 05.07.2015 Editar

    Olá, fiz uma ultra com 31 semanas e 5 dias, meu bebê está pesando 2,406 e o medico falou que está com 48 cm….a previsão do parto que era para 30/08 na primeira ultra passou para 07/08, será que pode nascer antes mesmo ou considero apenas a primeira ultrassom?

    Responder
    • Equipe TF
      Patricia 08.07.2015 Editar

      A primeira sempre Flaviana. No final sempre muda mesmo. bjus

      Responder
  • Visitante
    pri 23.06.2015 Editar

    Olá Boa noite
    Gostaria de tirar uma dúvida que ta me deixando de cabelo em pé.
    Fiz uma ultrassom com 31 semanas e minha bebe esta com 37 centímetros e pesando 1400kg. Tô achando muito pequena e baixo peso. Mas minha primeira filha nasceu com 45 cm 2580kg com 38 semanas ela nasceu. Será que é normal?

    Responder
    • Visitante
      Anônimo 08.07.2015 Editar

      Oiii, eu estou com 32 semanas, meu bebê está com 38 cm e 1.526kg, bem pequeno também. Meu médico disse que cada gravidez varia muito, ás vezes pode ser que a placenta esteja mais madura, mas pode ficar tranquila que independente disso ele ainda vai crescer, só tem que acompanhar com eco doppler para ver se está passando oxigênio e os nutrientes para o bebê. Espero te ajudar. Converse com seu obstetra.

      Responder
  • Visitante
    danyela 10.02.2014 Editar

    adorei sobre esse comentario,pois faco 32 semanas amanha.e fiquei bastante satisfeita com o que li.parabens

    Responder
para Trocando Fraldas
O novo app
A evolução da sua gestação com dicas e artigos diários
#
50% popup. Femiferti, Inhame
Famigesta popup
Newsletter popup => 22 sec delay