32 Semanas de Gestação

E a velha dúvida: 32 semanas são quantos meses? Com 32 semanas de gestação está agora oficialmente entrando no 8º mês. Seu bebê mede cerca de 42 cm e pesa em torno de 1700 a 2200 gramas, como seu desenvolvimento fetal é rápido! Pelo ultrassom é possível ver seus cabelos, se esses forem longos nessa fase. A placenta pode ter grau 1 ou 2, mas ela pode ainda continuar alimentando muito bem o bebê, sem problemas. Seu bebê chuta e faz a maior festa na barriga da mamãe, então aproveite, pois cada momento é único e passa tão rápido…

Desenvolvimento do Bebê

Nesta etapa de 32 semanas de gravidez, o bebê que já fica de olhos abertos e se move em direção à luz, já pisca os olhos normalmente e conseguem identificar vozes e sons do lado externo da barriga, sendo o seu contato direto com o mundo aqui fora. Seu cérebro esta visivelmente bem formado e seus ossos já estão rígidos como devem ser.

O liquido amniótico que continua sendo engolido pelo bebê continua passando pelo estômago e se formando o mecônio no intestino que será as primeiras fezes do bebê quando nascer. Seu espaço dentro da barriga esta cada vez mais apertada e seus movimentos começam a diminuir, portanto não fique preocupada com isso é totalmente normal a partir desta etapa da gestação.

O vérnix está a todo vapor para cobrir a pele fina e delicada do bebê. Essa camada é uma espécie de gordura natural para proteger a pele do bebê do liquido amniótico. Pode ser facilmente identificada após o nascimento, pois é a camada branca que o bebê carrega no nascimento.

Se o bebê nascer esta semana tem grandes chances de sobreviver sem ajuda de aparelhos para respirar, mas ainda a vida dentro do útero é muito importante para que ele ganhe peso suficiente até o nascimento e seu sistema respiratório esteja amadurecido o suficiente para conseguir respirar sem dificuldade.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nessa fase de 32 semanas de gestação, a grávida tende a ganhar mais peso e é mais do que comum
ganhar mais do que o esperado, ou seja, 1 kg, isso porque o desenvolvimento fetal do bebê está mais para ganho de peso do que para desenvolvimento de fato.

Agora também ficam mais evidentes as contrações de treinamento, as famosas contrações de Braxton Hicks, onde a barriga endurece, mas não há dor intensa como no trabalho de parto. É o útero se preparando para o parto em si e é perfeitamente normal e muito mais comum do que possa imaginar. A altura uterina deve estar cerca de 29 a 33 cm, vai depender do tamanho do bebê e do percentual de crescimento.

Cuidados com a Mamãe

Suas pernas e pés estão cada vez mais inchados e isso é bem comum nas ultimas semanas, beba muito liquido e evite comidas muito salgadas e vestimentas e calçados muito apertados. Seu umbigo estará cada vez mais saliente e pode ser percebido inclusive pelas roupas que marcam. Mas não se assuste, pois ele retornará ao seu formato anterior após o nascimento do bebê é só questão de dias.

Nesta reta final é possível você estar engordando até meio quilo por semana e isso corresponde ao ganho de peso do bebê. Garanta que sua alimentação seja adequada e saudável para que ele esteja recebendo os nutrientes adequados para se fortalecer e desenvolver corretamente. Aproveite e lave todas as roupinhas do bebê e também arrume os últimos detalhes, falta bem pouco para conhecer o maior amor do mundo!

Fatores Externos…

Parecem dias intermináveis, o cansaço esta estampado em seu rosto inclusive pela falta de posição para dormir. As cólicas que são de preparação para o trabalho de parto começam a se tornar incomodas e parece que tudo começa a irritar nesta fase. Saiba que praticar caminhada ajuda no trabalho de parto e você pode fazer nesta etapa inclusive para diminuir os desconfortos e se preparar para o dia tão esperado.

Foto: @mattiaventurelli, tua saúde