Sua 32a semana começa

32 Semanas de Gestação

Sua 32a semana começa

#

31
33
32/40
Semanas

Faltam 9 semanas

Seu bebê tem tamanho de um coco verde.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê já fica de olhos abertos e se movimenta em direção a luz. Seu cérebro já está completamente formado e quase pronto para nascer. Teria riscos se nascesse hoje? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento O bebê já fica de olhos abertos e se move em direção a luzes fora da barriga.
  • Agenda Se feito ultrassom nesta semana correrá o risco de não conseguir ver o embrião ainda.


DIA 1 • DA SEMANA 32

#

O inchaço pelo corpo é um dos sintomas mais comuns da gravidez. Isso ocorre devido a compressão dos vasos sanguíneos da região pélvica o que diminui a circulação sanguinea. Esse inchaço também ganha o nome de retenção de líquido e é bem comum nas pernas… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 32

#

O inchaço é um dos incômodos que as mulheres têm que enfrentar na gravidez. Porém existem formas de aliviar esse sintoma, como é o caso da drenagem linfática. Junto de uma boa alimentação, hidratação adequada e o tratamento os sintomas são bem moderados… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 32

IMPORTANTE: O grande dia está chegando, é uma mistura de ansiedade e ao mesmo tempo tristeza inexplicável. Você sabia que pode ser depressão na gravidez? Fique atenta aos sinais e se ver que está fora da normalidade peça ajuda aos familiares e médico.

DIA 4 • DA SEMANA 32

#

As dores de dente na gravidez podem ocorrer com maior frequência, devido ao aumento hormonal e todas as alterações do organismo. O que se agrava ainda mais é o fato de não poder tomar qualquer medicamento e efetuar qualquer tratamento neste período… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 32

IMPORTANTE: Jajá seu bebezinho vai nascer e vai se alimentar nos seus seios. Como estão os bicos da sua mama? Você pode começar a prepara-lo antes mesmo do bebê nascer, você sabia? A preparação além de aumentar o bico, pode fortalecer a pele do local.

DIA 6 • DA SEMANA 32

A baixa libido é um problema que todo casal pode enfrentar, antes, durante e depois da gravidez. Mas na grande maioria essa falta de desejo tem causas e podem ser solucionados. Enfrentar o problema de frente é a melhor maneira de achar a causa!

DIA 7 • DA SEMANA 32

IMPORTANTE: Muitos casais durante a gravidez sofrem com medo de ter relações sexuais e machucar o bebê ou até mesmo a grávida. Quando na verdade o sexo durante a gestação é considerado extremamente saudável e ainda ajuda na preparação do corpo para o trabalho de parto.

caixa de informações chave:

  1. Com 32 semanas de gestação está agora oficialmente entrando no 8º mês. Seu bebê mede cerca de 42,4 cm e pesa em torno de 1,700 gramas.
  2. Nesta etapa de 32 semanas de gravidez, o bebê que já fica de olhos abertos e se move em direção à luz, já pisca os olhos normalmente e conseguem identificar vozes e sons do lado externo da barriga.
  3. O vérnix está a todo vapor para cobrir a pele fina e delicada do bebê. Essa camada é uma espécie de gordura natural para proteger a pele do bebê do liquido amniótico.
  4. Nessa fase de 32 semanas de gestação, a grávida tende a ganhar mais peso e é mais do que comum ganhar mais do que o esperado.
  5. Parecem dias intermináveis, o cansaço esta estampado em seu rosto inclusive pela falta de posição para dormir.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 32 Semanas de Gestação

E a velha dúvida: 32 semanas são quantos meses? Com 32 semanas de gestação está agora oficialmente entrando no 8º mês. Seu bebê mede cerca de 42,4 cm e pesa em torno de 1700 gramas, como seu desenvolvimento fetal é rápido! Pelo ultrassom é possível ver seus cabelos, se esses forem longos nessa fase. A placenta pode ter grau 1 ou 2, mas ela pode ainda continuar alimentando muito bem o bebê, sem problemas. Seu bebê chuta e faz a maior festa na barriga da mamãe, então aproveite, pois cada momento é único e passa tão rápido…

Desenvolvimento do Bebê

Nesta etapa de 32 semanas de gravidez, o bebê que já fica de olhos abertos e se move em direção à luz, já pisca os olhos normalmente e conseguem identificar vozes e sons do lado externo da barriga, sendo o seu contato direto com o mundo aqui fora. Seu cérebro esta visivelmente bem formado e seus ossos já estão rígidos como devem ser.

O líquido amniótico que continua sendo engolido pelo bebê, continua passando pelo estômago e formando o mecônio no intestino que será as primeiras fezes do bebê quando nascer. Com 32 semanas seu espaço dentro da barriga esta cada vez mais apertado e seus movimentos começam a diminuir, portanto não fique preocupada com isso é totalmente normal a partir desta etapa da gestação.

Com 32 semanas o vérnix está a todo vapor para cobrir a pele fina e delicada do bebê. Essa camada é uma espécie de gordura natural para proteger a pele do bebê do líquido amniótico. Pode ser facilmente identificada após o nascimento, pois é a camada branca que o bebê carrega no nascimento.

Se seu bebezinho é um menino, com 32 semanas seus pequenos testículos já desceram ou estão prestes a descer até o saco escrotal. Mas também existem casos onde o bebê nasce e um dos testículos não se posicionou adequadamente, mas não é motivo de preocupação. Em questão de tempo ele irá para o local correto!

Se o bebê nascer com 32 semanas, tem grandes chances de sobreviver sem ajuda de aparelhos para respirar, mas ainda a vida dentro do útero é muito importante para que ele ganhe peso suficiente até o nascimento e seu sistema respiratório esteja amadurecido o suficiente para conseguir respirar sem dificuldade.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nessa fase de 32 semanas de gestação, a grávida tende a ganhar mais peso e é mais do que comum
ganhar mais do que o esperado, ou seja, 1 kg, isso porque o desenvolvimento fetal do bebê está mais para ganho de peso do que para desenvolvimento de fato.

Com 32 semanas agora também ficam mais evidentes as contrações de treinamento, as famosas contrações de Braxton Hicks, onde a barriga endurece, mas não há dor intensa como no trabalho de parto. É o útero se preparando para o parto em si e é perfeitamente normal e muito mais comum do que possa imaginar. A altura uterina deve estar cerca de 29 a 33 cm, vai depender do tamanho do bebê e do percentual de crescimento.

Cuidados com a Mamãe

Suas pernas e pés estão cada vez mais inchadas e isso é bem comum nas ultimas semanas, principalmente agora com 32 semanas. Por isso beba muito liquido e evite comidas muito salgadas e vestimentas e calçados muito apertados. Seu umbigo estará cada vez mais saliente e pode ser percebido inclusive pelas roupas que marcam. Mas não se assuste, pois ele retornará ao seu formato anterior após o nascimento do bebê é só questão de dias.

Nesta reta final, é possível você estar engordando até meio quilo por semana e isso corresponde ao ganho de peso do bebê. Garanta que sua alimentação seja adequada e saudável para que ele esteja recebendo os nutrientes adequados para se fortalecer e desenvolver corretamente. Aproveite e lave todas as roupinhas do bebê e também arrume os últimos detalhes, agora com 32 semanas falta bem pouco para conhecer o maior amor do mundo!

Fatores Externos…

Ao atingir as 32 semanas os dias parecem intermináveis, o cansaço esta estampado em seu rosto inclusive pela falta de posição para dormir. As cólicas que são de preparação para o trabalho de parto começam a se tornar incomodas e parece que tudo começa a irritar nesta fase. Saiba que praticar caminhada ajuda no trabalho de parto e você pode fazer nesta etapa inclusive para diminuir os desconfortos e se preparar para o dia tão esperado.

Foto: @mattiaventurelli, tua saúde

31
33
32/40
Semanas

Faltam 9 semanas

408 respostas para "32 Semanas de Gestação"




Deixe um comentário

Clique para escrever
  • Visitante
    Claudia 29.10.2020

    Notei uma diferença gritante entre o peso das 29 semanas até as subsequentes. Na vigésima nona semana colocaram que o bebe pesa entre 1.700 a 2kg e depois diminuem o peso dele aproximado mas semanas seguintes, que pela lógica deveria estar mais pesado? Qual a estimativa correta? Fiquei curiosa e um pouco confusa 🤔

    Responder
  • Visitante
    Karina 17.08.2020

    Eu estou com 32+5, com uma diarreia a 3/4 dias e sentindo cólicas intestinais que nem sempre acompanham a evacuação. O que isso pode ser ?

    Responder
    • Visitante
      Grace Kelly 21.09.2020

      Estou com 32 semanas estou sentindo minha barriga muito dura estou com muita dor nas costas que devo fazer

      Responder
  • Visitante
    Giulia 08.08.2020

    Estou de 32+6 e estou com muita dor na virilha e também no local da minha cesária onde recém completou 2 anos e também possuo útero fino onde o médico não indicou uma próxima gravidez será que essa dor que sinto seria por conta disso ? É minha terceira gravidez e tenho 2 cesárias.

    Responder
  • Visitante
    Silvana da Costa lara schuastz 03.08.2020

    Sinto muita falta de ar a ponto de quase desmaiar,cansaço nas pernas fraqueza..

    Responder
  • Visitante
    Luciana 27.07.2020

    Minha barriga está muito dura a mas de uma hora hora e stou de 32 semanas e normal Bom dia .

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 27.07.2020

      Luciana, se tem ritmo você deve ir a maternidade.

      Responder
  • Visitante
    Simone 22.07.2020

    Sinto o bebê só do lado de cima da barriga agora com 32 semanas,e minha barriga não está mais para baixo como antes pq?

    Responder
  • Visitante
    Amanda lopes 07.07.2020

    Estou de 32 semanas sinto bastante azia e dor na lombar lado direto tipo choque as vezes dá uma travadinha na hora que vou andar e normal?
    Ele chuta tão forte que as vezes minha barriga fica dolorida só eu deitar que começa a chutar bastante.

    Responder
    • Equipe TF
      Yulli Penafort 07.07.2020

      Amanda, sim, é normal.

      Responder
      • Visitante
        Taynara 01.08.2020

        Estou cm 32 semanas tomo remédio pra pressao alta e esta controlada porem estou cm mt dormência no rosto formigamento sera perigoso? Estou cm mt medo e estou gravida de um menino 😍

        Responder
    • Visitante
      Mayara 17.08.2020

      Eu tb morro de aziaa com qualquer alimento
      Na minha primeira gestacao uma menina so senti azia no final da gestacao na seg um menino desdo começo muita azia e agr estou na terceira outro menino e desde sempre azia azia azia muito ruim o seu bb é um menino tb?
      Bom parto pra vc 😘😘

      Responder
    • Visitante
      Tais 23.09.2020

      Tô do mesmo jeito parece q levei uns murros kk

      Responder
  • Visitante
    Fernanda Marcelo 19.06.2020

    Minha bb está com batimentos cardíacos 133 com 32 semanas de gestação é normal

    Responder
  • Visitante
    Aline 17.06.2020

    E bem comum principalmente se for a primeira às vezes a sensação e que está quebrando tudo os ossos lá em baixo . Normal estou na segunda gestação 31 semanas sinto menos dor que a primeira mas sinto mais cansaço TB esse parece maior. Tudo de bom

    Responder
  • Visitante
    Elken 10.06.2020

    É normal sim, e o nervo abaixo da sua costela que está sendo comprimido.
    Se chama “neuralgia intercostal”.

    Responder
  • Visitante
    Lorena Ferreira 07.06.2020

    Olá, estou com 32 semanas, sentindo uma forte queimação no lado direito, abaixo do osso da costela. Fui ao médico duas vezes e só passaram Paracetamol, mas ainda dói, mal posso usar roupa em cima q dói, como se tivesse pingado óleo quente. A médica disse q pode ser os chutes da bebê q fez causar essa dor, realmente ela chuta muito forte e eu sou muito magra. Mas estou preocupada, isso é normal?

    Responder
    • Visitante
      Sonia Braga 01.07.2020

      estou com 32 ,semanas tenho os mesmo sintomas ….. sentindo uma forte queimação no lado direito, abaixo do osso da costela. fui a medica e relatei esses sintomas passou um exame pra mim us abdome superior,fiz ,o resultado deu muito gazes me pediu para evitar comidas e bebidas q geram gazes …ex: feijão ,batata,repolho ,refrigerante e entre outros….. segui as orientações da doutora e melhorou…

      Responder
  • Visitante
    Larissa 06.06.2020

    Faz a obstétrica normal.

    Responder
  • Visitante
    Eveline 31.05.2020

    É normal urinar sempre e pouquinho mas fiz exame de rotina e estou com infecção urinária… é bom esse exame está em doas

    Responder
  • Visitante
    Julia 31.05.2020

    Oooi …
    Me tirem uma dúvida ? Queria saber porque a data minha menstruação e a data da biometria fetal não estão compatível , Data do exame do utrassom dia 02.05.2019 , pela biometria fetal 30 semanas e 5 dias , e Pela data da menstruação neste mesmo dia estava de 32 semanas ?? OBS : eu não fiz o primeiro ultrassom , eu fiz o primeiro ultrassom dia 02.05.2019. E também queria saber que dia eu engravidei ???

    Responder
  • Visitante
    Franciele 31.05.2020

    Oie estou de 32 semanas, sinto muita dor, não consigo dormir, vou ao banheiro a cada 5 minutos, minha obstetra falou que meu nenê tá de cabeça para baixo já, mais sinto tanta dor, tipo uma contração, sinto dor nas costas, falta de ar, a dor é no pé da barriga, as vezes sinto doendo tudo , é normal???

    Responder
  • Visitante
    Márcia 28.05.2020

    Estou de 32 semanas, sinto muita dor em baixo uma pressão que se estou em pé dói sentada dói deitada dói tá difícil , ando tipo me arrastando ,trabalho na linha de frente no hospital estou tão desesperada …urina vou toda hora e sai poquinho e parece que tem tanto mas quando vejo é bem pouco vcs sentem isso?

    Responder
  • Visitante
    Raissa 26.05.2020

    Estou com 32 semanas hj. Sinto uma pressão maior na minha bexiga e senti algumas cólicas há alguns dias. Fiz compressa e passou. Acho que algumas dores leves na área genital são normais, porque o bebê pesa sobre esse local. Contudo, se a dor ficar intensa e houver alguma anormalidade, procure imediatamente um serviço médico. No mais, faça uma compressa e fique de repouso para ver se melhora. Boa sorte e bom parto!

    Responder
  • Visitante
    Raissa 26.05.2020

    No último trimestre, que eu saiba, vc deve fazer pelo menos 1 Ultrassom, quando estiver mais perto do parto. O mínimo é uma por trimestre. Se vc fez com cerca de 24 semanas, não se preocupe. Tente fazer uma outra assim que possível. Nesses dias de pendemia, as coisas não estão fáceis. Caso sinta qualquer coisa errada, corra para um serviço de urgência que atenda gravidas, nas se estiver indo tudo normal, tente ficar em casa o máximo possível. Boa sorte!

    Responder
  • Visitante
    Maria rosilda da Silva oliveira 15.05.2020

    Vou fazer trinta e duas semana meubb pesa um quilo e meio e sedenta grama e medi quarenta e um cintimetro e normal

    Responder
  • Visitante
    Thayná 13.05.2020

    Estou com 33 semanas e meu tampão começou a sair é normal ? Tem risco de nascer antes ?

    Responder
    • Equipe TF
      Evânia Costa 14.05.2020

      Olá, e normal não se preocupe.
      Caso tenha algum sangramento ou a bolsa estoura daí sim é motivo para ir a maternidade.

      Responder
  • Visitante
    Sara cristina 25.02.2017

    Oi,estou com 32 semanas e 5 dias,estou sentindo contrações elas vai e volta, é normal nessa fase?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 27.02.2017

      Pode ser contração de treinamento,porém é sempre bom consultar o seu obstetra.

      Responder
  • Visitante
    Jaqueline Torres 24.02.2017

    Estou com 32 semanas,e estou tendo cólicas bem fraquinhas,será que é normal?

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 27.02.2017

      Pode ser o seu utero se contraindo, mais é melhor procurar o seu obs, ou uma maternidade so para averiguar certinho.

      Responder
  • Visitante
    Debora Moura Pereira 21.12.2016

    Estou com 32 semanas e tenho tido muita azia como aliviar. Meu bebe esta sentado a parede do meu útero esta fina e comecei a ter dilatação pode ocorrer dela ainda virar e eu conseguir ter parto normal.Estou tomando remédio para segurar nifedipina e se não adiantar

    Responder
  • Visitante
    Raiane 13.12.2016

    Dia 17 vou fazer 8 meses e já estou sentindo muita dor , Isso é normal ?

    Responder
  • Visitante
    Michelle 10.11.2016

    Eu fiz ultra ontem com 32+3 e minha bebê está com 2,015 kg e 42,7 cm. Durante a ultra tive a impressão de ter visto cabelinhos nela, não perguntei pro Dr se realmente era, mas agora lendo aqui, tenho mais certeza de que vi mesmo e ela será cabeludinha como gostaria! <3

    Responder
    • Equipe TF
      Marilia Mesquita 16.11.2016

      Que linda quando nascer venha nos contar do cabelinho

      Responder
  • Visitante
    Mayara 14.10.2016

    Boa tarde estou pela DUM eu estaria com 31 semanas e 1 dia e pela ultra hj eu faria 32 semanas nem sei mas por onde contar rsrs mas enfim,pela última ultra que fiz com 29 semana e 6 dias deu assim: D.B.P: 89 mm. D.O.F: 117 mm perímetro cefalico: 324 mm Fêmur: 65 mm Úmero: 58 mm circunferência abdominal:299mm Peso fetal: 2.390 gramas. Será que ele vai ser grande ou seria só impressão minha? Alguém pode me ajudar? Bjss

    Responder
  • Visitante
    Luandra 02.09.2016

    Oie eu to com 29 semanas meu bebe ta com 1600 e ta com 40 centímetros eu to achando ela magra e grande ta normal?

    Responder
  • Visitante
    Edilene 07.08.2016

    Muito gratificante. Pois estou no 8 meses de gestação. E estou passando por esa fase.

    Responder
para Trocando Fraldas
O novo app
A evolução da sua gestação com dicas e artigos diários
#