34 Semanas de Gestação

om 34 semanas de gestação seu desenvolvimento fetal é espetacular nessa fase. O vérnix que é a gordura branca que os bebês nascem com o corpo recoberto dela, começa a diminuir nesse estágio da gestação Os cabelos estão maiores e em alguns casos podem ser vistos no ultrassom.

34 semanas de gravidez

Com seus cílios completos e unhas já em crescimento pode ser que precise cortar já na maternidade para que o bebê não se machuque. Alias muitos são os bebes que já nascem com arranhões e machucadinhos pelo rosto que fizeram ainda dentro da barriga com suas unhas. Seus olhos ainda não possuem a cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará um período após o nascimento. Por isso não se anime se o bebê nascer com os olhos claros, tudo pode mudar com o passar dos meses. A grande curiosidade é de que cor os olhos do bebê será?

O sistema nervoso do bebê está totalmente formado, assim como seu sistema imunológico. Seus pulmões já estão praticamente desenvolvidos e se nascer nesta semana tem grandes chances de conseguir respirar normalmente após o parto. Cada dia mais seu bebê estará preparado para vir ao mundo e encaixando cada vez mais na sua bacia, você notará sua barriga descendo com o passar dessas 34 semanas de gravidez.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Algumas mamães têm sinais de colostro já na 34ª semanas de gestação, é muito comum ver o colostro antes do parto e se acontecer com você fique feliz, pois é sinal de que não terá problemas para amamentar nos primeiros dias. Dor nas costas e falta de posição para dormir podem te incomodar nessa fase, mas independente disso aproveite cada segundo, pois por mais filhos que você venha a ter cada gestação é única!

34 semanas de gestacao

Com 34 semanas de gravidez, as dores pélvicas podem começar a se intensificar, principalmente na hora de andar. Isso ocorre devido o bebê já estar na posição correta e seu corpo estar se preparando para o parto e sua bacia estar se abrindo além das articulações estarem se afrouxando. Além desse desconforto, contrações de treinamento podem acontecer constantemente e é bom ficar atenta para quando ficarem ritmadas.

Nesta etapa o cansaço é inevitável e fazer as tarefas domésticas pode ficar cada vez mais difícil, peça a ajuda de sua mãe, sogra ou algum parente próximo. Fazer atividades que precise abaixar, subir em cadeiras ou pegar coisas no alto podem se tornar perigosas nesta fase, evite ao máximo. Descanse o máximo que puder e se possível com as pernas mais elevadas para ajudar a circulação do sangue nas pernas e assim diminuir o inchaço.

Fatores Externos…

Mamãe não se sinta culpada por não estar conseguindo fazer tudo no mesmo ritmo que antes, principalmente com a casa. Se conseguir fazer que bom, se tiver ajuda melhor ainda, mas se não consegue não se martirize e faça quando der e tiver disposição. Já já você estará com seu bebezinho nos braços e toda sua disposição sem barriga voltará!!

Foto: Ben Fredericson (xjrlokix)