35 Semanas de Gestação

Com 35 semanas de gestação o bebê mexe muito e a vitalidade do desenvolvimento fetal é impressionante e os movimentos vigorosos podem surpreender nessa fase. As famosas ondulações fazem com que a gravidez seja ainda mais impressionante para papais de primeira viagem. Com o desenvolvimento fetal completo, agora o bebê ganha cerca de 30 gramas por dia, o acumulo de gordura é necessário para que o bebê ganhe peso adequadamente. É certo que o ganho de peso do bebê não é proporcional ao ganho de peso da mamãe.

35 semanas de gravidezNesta semana o bebê já esta com as feições exatas que nascerá e todos seus órgãos já estão em perfeito funcionamento, exceto seus pulmões que estão em processo de amadurecimento e estão produzindo líquido garantindo que não parem de funcionar quando o bebê nascer e começar a respirar. O bebê com 35 semana de gravidez chega a medir em torno de 44 centímetros e a pesar 2.200 kg. Está na reta final de seu desenvolvimento e agora ganha peso diariamente. Seus movimentos estão cada vez mais escassos pela falta de espaço no útero, mas ainda é possível notar movimentos bruscos marcando a barriga, principalmente quando passar um cotovelo ou um pé.

Nesta fase os rins do bebê já funcionam e seu fígado consegue fazer sua função de filtrar as substâncias corretamente. A quantidade de líquido amniótico esta diminuindo a cada dia isto é resultado da ocupação do bebê dentro do útero que esta ficando cada vez maior. Seu útero cresceu tanto para se adequar ao tamanho do bebê que esta mil vezes maior do que o tamanho normal.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Mamãe está na reta final! Agora a ansiedade pode começar a tomar conta de você e do papai, mas saiba que esses momentos que parecem se arrastar são os mais gostosos para sentir o bebê e aconselho a ter que aproveitar cada momento. Todas as gestações são diferentes umas das outras, mesmo que tenha mais filhos, a gravidez é única e com suas particularidades. Se for gemelar, a partir de agora pode ficar com a luz amarela acesa, normalmente os partos ocorrem entre 35 e 36 semanas, claro que todas têm a sua exceção, existem casos e não tão raros assim que a gestação consegue chegar ás 39 semanas tranquilamente.

Nas 35 semanas de gestação, as contrações de treinamento, noites mal dormidas e câimbras podem atormentar a mamãe, mas calma, a hora do parto está chegando e quando a gente vê a carinha do bebê tudo, tudo mesmo passa e a sensação de recompensa é a melhor do mundo! Mamãe, se você ainda não encomendou as lembrancinhas agora já é mais do que a hora! Em breve o bebê dará o ar da graça e é uma corrida contra o tempo para deixar tudo pronto para a chegada do bebê tão esperado.

Fatores Externos…

Rainha do xixi! É assim que a gestante pode se sentir nessas últimas semanas, legal seria fazer uma seção de drenagem linfática, ela ajuda a eliminar os líquidos e o xixi pode diminuir. Se hidratar é preciso, tome a bebida certa, água de côco, água, sucos naturais e evite chás que possam aumentar a vontade de fazer xixi, são as bebidas diuréticas como alguns chás e refrigerantes e fique de olho na pressão arterial já que é tão perigoso a pré-eclâmpsia nessa etapa. Já decidiu qual tipo de parto vai querer? Normalmente pela situação de saúde da mamãe e pela vontade já da para ter uma ideia de qual parto a mamãe é uma boa candidata, quer parto normal ou cesárea?

Foto: Cambridge Brewing Co.