36 Semanas de Gestação

Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e ele já mede cerca de 45 cm e pesa cerca de 2,600 gramas, sim ele já está muito grande e a mamãe sente todo esse vigor em seus movimentos. Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro. Caso tenha que nascer agora o médico pode fazer o parto com mais segurança.

36 semanas de gestacaoNesta semana sua pele já contém gordura suficiente abaixo para suportar a temperatura após o nascimento. Possui uma quantidade mais baixa de vernix e a lanugem esta diminuindo cada vez mais. Seus cabelos, sobrancelhas e cílios já estão no local exato e bem evidentes, claro que alguns bebes podem nascer sem cabelo algum o que é um charme um bebê careca não é mesmo?

Com 36 semanas de gravidez seus pulmões já funcionam normalmente e conseguem produzir em media 600 ml de urina que é liberado diretamente no liquido amniótico. Seus olhos abrem e fecham e ele pisca sem parar quando esta acordado, porém passa grande parte do seu tempo dormindo. Seu desenvolvimento esta na reta final e agora o foco é o amadurecimento dos pulmões que devem funcionar como esperado após o nascimento.

O tamanho do bebê nesta etapa chega a medir em torno de 48 centímetros e seu peso em média 2,800. Ele pode dar sinal que esta pronto e deseja nascer a qualquer momento, por isso fique alerta! Seu bebê já esta bem grande e bem gordinho para vir ao mundo!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nas 36 semanas de gestação as consultas já são semanais e ao mínimo de queixas de dor e sangramento o médico deve ser avisado, então se seu médico ainda não deu o numero de telefone emergencial dele, nessa fase ele deve dar ou no mínimo você deve mencionar na próxima consulta. Você já foi visitar a maternidade onde vai ter seu bebê? Saiba que a maternidade tem um programa para visitantes, basta ligar na administração e saber quais os dias e horários disponíveis. Aliás, é recomendado conversar com o papai sobre assistir o parto, muitos papais tem medo de passar mal, outros não perderiam por nada. Saiba que a mamãe tem direito à acompanhante na hora do parto e em 12 horas após o parto, então se você teve bebê fora do horário de visita ou não seja apartamento, fique tranquila, o papai poderá acompanhar você mesmo que seja alojamento de enfermaria.

Sua respiração esta melhorando já que o bebê conforme vai encaixando vai saindo das áreas incomoda das costelas, então a falta de ar dará uma trégua. Já por outro lado as visitas ao banheiro irão aumentar já que o bebê estará pressionando ainda mais a bexiga. O bebezinho diminui a quantidade de mexidas e você só deve se preocupar se passar por muitas horas sem sentir, caso notar algo diferente procure seu medico.

Fatores Externos…

Faltando posição confortável para dormir? Esta quase chegando ao fim!! Procure fazer uma alimentação leve e saudável e ingerir muito liquido para não se sentir tão inchada e estufada nesta fase. Evite comer alimentos gordurosos e salgados e nada de comida pesada hein!!! Abuse de frutas, verduras e legumes e sucos e água de coco nesta fase.