37 Semanas de Gestação

Com 37 semanas de gestação, o bebê chupa os dedinhos, puxa o cordão umbilical e pode medir cerca de 48 cm e pesar cerca de 3 kg! Nessa altura ele já treina a respiração com o liquido amniótico e gosta muito do som da voz dos papais isso enriquece ainda mais seu desenvolvimento fetal.

37 semanas de gestaçãoSe o seu bebê nascer hoje, ele já é considerado a termo, pois já entramos no 9º mês gestacional. A data prevista para seu bebê nascer é uma estimativa que os médicos fazem, porque na verdade, eles podem ficar tranquilamente dentro de sua barriga até as 42 semanas de gravidez. Claro que os médicos preferem não arriscar e deixar que a gravidez prolongue tanto assim, mas sim é possível!

O bebê com 37 semanas de gestação já é exatamente o bebê recém-nascido que nascerá! A única diferença será o peso. Devemos saber que quanto mais ele ficar dentro do útero, mais ganhará. Seus pulmões estão bem formados e ele já consegue treinar a respiração com a ajuda do líquido amniótico, nascendo nesta semana todos seus órgãos já funcionarão como o previsto sem maiores problemas, porém não se apresse! Deixe ele dizer a hora que tudo vai acontecer.

Dentro do útero o bebê com 37 semanas de gestação costuma seguir uma rotina como aqui fora depois de nascido. Dorme muito por diversas vezes ao dia, boceja, acorda e volta a dormir novamente. Entre as sonecas brinca e se movimenta com dificuldade agora pela falta de espaço, mas se mexe tentando se acomodar da maneira mais confortável.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Está chegando! Finalmente 9 meses eeeba, a felicidade toma conta da família e a ansiedade cresce a cada dia com o parto se aproximando. Algumas mamães (se não todas) nessa fase já estão cansadas e não veem a hora do bebê nascer. Certamente está com tudo pronto para o nascimento, desde a mala maternidade até as lembrancinhas. Você já sabe onde vai ganhar bebê? Já fez a visita a maternidade? Seria bem aconselhável ver onde vai ganhar o bebê e de preferência ter alguns itinerários prontos caso a bolsa rompa ou mesmo seja necessário ir rapidamente á maternidade.

Os médicos costumam deixar o telefone a disposição para emergências e caso você perceba que o tampão saiu ou está saindo é necessário falar com ele para ver a necessidade de um exame mais profundo. O último ultrassom para ver o desenvolvimento fetal normalmente pode ser feito por volta de 37 semanas de gravidez para ver a maturidade da placenta e posição do feto. Já tem um plano de parto? Se for marcar a cesárea o médico poderá ter uma previsão já nessa semana.

As idas ao banheiro estão cada vez mais constantes já que o peso do útero sobre a bexiga faz que tenha vontade de urinar o tempo todo. As dores nas costas também são presentes e a falta de posição para dormir é uma grande incômodo. Mas já esta terminando, mais um pouquinho só de paciência mamãe!

Fatores Externos…

Mamãe esqueça as responsabilidades e obrigações, agora é momento de você descansar e repor todas suas energias. Logo mais seu bebê estará em casa e você precisará de muita energia para cuidar dele e encarar a maratona da amamentação e dos cuidados com ele. Deixe tudo organizado inclusive a mala de maternidade e curta e descanse muito nesses últimos dias.

Foto: jess.g.