38 Semanas de Gestação

38 semanas de gestacaoCom 38 semanas de gestação, o bebê possui o vernix. Aquela camada de gordura que cobre o corpo do bebê, mas agora começa a diminuir e provavelmente ele ainda vai nascer com vestígios dele, mas bem menos em comparação ao que tinha anteriormente. Se seu bebê ainda nasceu falta muito pouco para você conhece-lo!

Os movimentos do bebê estão cada vez menores e mais apertados devido ao seu tamanho dentro do útero, mas ainda é normal você senti-lo se mexer em torno de 10 vezes ao longo do dia, se ficar muito tempo sem senti-lo procure seu medico para verificação e um cardiotoco onde analisará os batimentos cardíacos do bebê.

Seu bebê com 38 semanas de gravidez, mede nesta semana em torno de 49 centímetros e pesa em média 3 kg. Quanto mais ele ficar dentro do útero mais peso ganhará, isso claro se a placenta ainda estiver saudável e nutrindo ele da forma que deve. Fato este que começa a diminuir com a proximidade do parto aonde a placenta vai se apagando e sua função parando totalmente.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

38 semanas de gravidezA ansiedade esta a mil com a espera do grande dia!!! As dores nas costas são intensas, o cansaço físico é muito grande e muitas são as mulheres que sofrem com muito inchaço nesta etapa final da gestação. Contrações de treinamento são comuns nesta época e o endurecimento da barriga pode ser algo incomodo e assustador para as mamães de primeira viagem!!

Se a mamãe ainda não fez o teste de estreptococo na gravidez, as 38 semanas de gestação é um bom momento para fazer, já que o tratamento para esse exame seria uma dose de antibiótico no dia antes do parto para evitar contaminação do bebê no parto. Dificuldade na hora de dormir, frequência urinária, acne, inchaço, amiga isso tudo passa e vale muito á pena depois que o bebê nasce. As contrações são visíveis e podem ficar cada vez mais frequentes agora, apenas se atente quanto a dores fora do normal, secreção de cor diferente de branco, falando nisso você sabe como é o aspecto do tampão?  É normal também sentir dores no baixo ventre, mas atenção a essas dores, infecção urinaria é prejudicial e pode ocorrer em qualquer fase da gestação.

Chutes e cutucões são frequentes e ao se aproximar do parto o bebê parece ficar mais paradinho, não se preocupe, é devido á falta de espaço dentro do útero. As famosas ondas na barriga ficam muito mais evidentes nessa quinzena. Aproveite para fazer vídeos que você guardará de recordação e mostrará para seu filho quando grande!! É um momento único e inesquecível.

Fatores Externos…

Meu Deus, que ansiedade!!! Começamos ate a imaginar sintomas o que nos deixam doidas achando que chegou a hora, não é mesmo? Ficamos tão preocupadas pensando que não saberemos identificar quando realmente entrarmos em trabalho de parto que queremos ir pra maternidade a todo custo pra saber se esta tudo bem. Mas acredite, a hora que você estiver em trabalho de parto ativo você saberá, é tudo diferente de tudo que você já viveu nessa vida!!

Foto: @mattiaventurelli