39 Semanas de Gestação

Com 39 semanas de gestação, seu bebê está totalmente pronto para vir ao mundo! Nesta fase ele apenas ganha peso e pode pesar cerca de 3300kg e medir cerca de 49 cm. Movimenta-se menos e quando se movimenta a mamãe sente muito intensamente marcando bruscamente a barriga. Seu bebê pode dar sinal de que está pronto e seu trabalho de parto se iniciar a qualquer momento, por isso, fique atenta aos sinais do seu corpo como a saída do tampão, contrações mesmo que leves mais ritmadas e qualquer presença de sangramento vaginal, assim como o rompimento da bolsa.

Mesmo já estando pronto para nascer seu bebê pode ficar dentro do útero até as 42 semanas de gestação. Seu sistema imunológico e muito sensível ainda e necessita dos anticorpos da mãe para se proteger de vírus, bactérias e possíveis infecções por isso, a importância da amamentação nos primeiros 6 meses de vida do bebê. É através do leite materno que os anticorpos da mãe são passados para o bebezinho.

Com 39 semanas de gravidez, seu corpo é bem gordinho e possui grande quantidade de gordura para controlar e suportar a temperatura fora do útero. Sua pele rosada é macia e possui uma fina camada de vernix que ficará ate o dia do parto. Seus cabelos estão crescendo cada vez mais, assim como as unhas das mãos e dos pés por isso não se assuste ao se deparar com um bebê com unhas grandes. Os chutes do bebê poderão ser poderosos! Há dias em que ficaram mais calmos e outros em que estará mais agitado, os movimentos do bebê nestes dias pode incomodar a mamãe, porque são realmente bastante vigorosos pelo seu tamanho.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

39 semanas de gestaçãoMamães, posso afirmar que não existe momento mais mágico, mais lindo e mais esperado por uma mulher na vida! Nessas 3 últimas semanas de gravidez todos os incômodos e a ansiedade serão recompensados em breve! Algumas mamães ainda podem ter medo do parto, mas afirmo com todas as letras que a coragem vem! Não importa qual o tipo de parto escolha o momento é único! Embora o parto possa ocorrer normalmente entre 37 a 42 semanas é mais comum acontecer nessas três semanas.

Parto Cesário, parto normal, parto humanizado, parto na água, parto de cócoras, parto na penumbra… São muitas opções, e dependendo da sua vontade, da condição física e da orientação do médico a hora está bem perto! Algumas mamães preferem marcar o parto para maior comodidade, outras não, deixam a natureza agir, mas parto é democrático, cada um escolhe a experiência que pretende ter e caso haja algum imprevisto não se sinta mal. Tem coisas que fogem ao controle e certamente seu médico vai fazer o que for melhor para a mamãe e para o bebê.

Uma preocupação das mamães é a anestesia, se o parto for cesárea ou mesmo normal costuma ter intervenção para amenizar as dores. Não se preocupe, normalmente a anestesia não dói mais que uma injeção normal, costumo dizer que não é ela que deve tocar terror e sim o cateter gel que vai como acesso na veia! Rs mas mesmo assim não é o fim do mundo. Sinais de Trabalho de parto você sabe quais são? O tampão pode sair e assustar a mamãe, porém saiba que é muito normal e pode sair até 1semana antes do parto sem problemas. Sabe a posição do bebê no útero? Ela pode influenciar no tipo de parto! Se ele estiver em posição cefálica e encaixado é um ótimo começo para um parto normal. A mesma natureza que auxiliou em todo o desenvolvimento fetal, agora se encarrega de ajudar também para o nascimento do bebê.

Fatores Externos…

O único foco agora é aguardar o momento exato para correr para a maternidade, isso se já não marcou sua cesariana claro!! Esta fase é de total ansiedade e frio na barriga, afinal em pouquíssimo tempo você conhecerá o grande amor da sua vida!!! Bolsa da maternidade pronta, cartão da gestante em mãos e é só aguardar!!

Foto: Vir argentina