4 Semanas de Gestação

A primeira coisa a ser formada no bebê é o tubo neural que dá origem à coluna e ao cérebro. Essa é a estrutura de todo corpo e digamos que essa é a semana chave, e a boa formação desse tubo é impreterivelmente importante para o desenvolvimento correto do bebê. Agora, o bebê se divide em camadas e essas formarão ossos, órgãos, pele, olhos e boca.

Na camada do meio já começa a aparecer seu pequeno coração e o sistema circulatório em vasos microscópicos. Neste ponto também é onde os órgãos como estômago e intestino começam a ser formados. Aliás, o sistema digestório como um todo começa a ser formado (vesícula, fígado, pâncreas). Seu bebê ainda não tem a estrutura com cabeça, pernas e tronco. Mais parece uma “vírgula”, porém em breve tomará fisionomia de um ser humano.

Este montante de células será em breve um bebê

Este montante de células será em breve um bebê

A vesícula vitelínica é uma versão mais simples da placenta, ela nutre o bebê até que a placenta de fato esteja formada para assumir o seu lugar. No ultrassom, ela pode aparecer antes mesmo que o bebê. Seu aspecto parece um pequeno balão flutuando dentro do saco gestacional. Aliás, o saco gestacional em alguns casos consegue ser visualizado, porém não se assuste se não tiver aparecido, caso, tenha feito ultrassom na 4 semanas de gestação. O bebê nesta fase é menor que um grão de arroz, mede cerca de 2mm!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nesse estágio, algumas mulheres já começam a sentir seu corpo diferente. O hormônio HCG começou a ser liberado a todo vapor e, a progesterona, está sendo excretada pelo corpo lúteo em grande quantidade para manter a gravidez saudável.

Esse hormônio comum em todas as mulheres é o responsável por todos os sintomas, e então torna a mãe sensível a cheiros, gostos e é a causa dos enjoos. Em alguns casos, a mulher nem nota que já há uma vida nova em seu ventre. Mas logo os sintomas irão se intensificar e ela desconfiada fará um teste de farmácia ou de sangue, assim como eu fiz na 4 semanas de gravidez.

bebe 4 semanas de gestacao

O bebê na 4 semana de gestação, tem aspecto de uma “vírgula”.

Sinais e Sintomas

Com 4 semanas de gestação, sinais e sintomas são comuns mas o primeiro sinal é o atraso da menstruação, quando ele ultrapassa 5 dias, o ideal é investigar se há uma nova vida crescendo e, quando o positivo finalmente acontece é uma surpresa e alegria sem tamanho! Porém, é possível que algumas mulheres tenham sangramento nesta fase da gravidez, isso é mais comum acontecer do que se imagina.

O sangramento pode ser de nidação, ou mesmo por baixa secreção de progesterona. Neste caso, a mulher deve procurar o medico o quanto antes, na duvida do que está acontecendo, é melhor a opinião de um profissional e, assim, detectar o que pode estar acontecendo.

Nesta altura do campeonato, a barriga pode ficar mais durinha e os seios ficarem muito doloridos e inchados. Normal para a fase da gravidez, mas também não é totalmente necessário que esta nova gestante tenha sintomas! A 4ª semana de gestação pode trazer sintomas ou não!

Então, uma gravidez sem sintomas é possível acontecer, apenas se certifique de que o HCG está subindo como deveria. Na duvida faça um beta HCG quantitativo para determinar como está a evolução dos hormônios. Também é chegada a hora de procurar um bom médico e iniciar o pré-natal!

Fatores Externos…

Se a mulher não se preparou com a ingestão de ácido fólico até este momento, é muito importante que inicie o quanto antes! Essa vitamina tem o poder de evitar má formação do tubo neural do bebê. Também é possível que a mulher note alguma diferença em seu corpo já com 4 semanas de gravidez, mas antes mesmo que tenha oportunidade de fazer um teste, haja uma descamação endometrial com coágulos.

Neste caso é pouco provável que a gravidez vá à diante. Chama-se este episódio de micro aborto. Se houver suspeita pelo volume do sangramento, é possível diagnosticar com o aconselhamento de um ginecologista.

Dúvidas das Leitoras:

Como é um feto com 4 Semanas de Gestação?

Com 4 semanas de gestação, o bebê ainda é tão pequeno que é comparado ao tamanho de um grão de arroz. É tão pequeno que chega medir em torno de 2 mm e ainda não possui semelhanças humanas.

Como fica o útero com 4 Semanas de Gravidez?

Com 4 semanas de gravidez seu útero está levemente inchado e alterado, já que ainda o embrião é muito pequeno e ocupa ainda muito pouco espaço.

Qual os sintomas de Gravidez Com 4 Semanas?

Com 4 semanas o principal sintoma de gravidez é o atraso menstrual, porém muitas mulheres podem já sentir enjoos, tonturas e até sensibilidade extrema nos mamilos. Com 4 semanas de gravidez já é possível perceber através dos sintomas que se está grávida e confirmar com um exame de gravidez.

Fotos: Reprodução