40 Semanas de Gestação

40 semanas de gravidezCom 40 semanas de gestação já está pronto para vir ao mundo, apenas aguarda o sinal verde dos hormônios para dar ar da graça! Com o desenvolvimento fetal totalmente completo se prepara para conhecer finalmente esse mundo! Com todo seu corpo bem desenvolvido incluindo os seus órgãos internos que já trabalham e fazer seu serviço da maneira esperada. Todos os seus sentidos fluem e respondem a estímulos e tudo será questão de tempo para se adequar e se aperfeiçoar com cada um deles. Seu pequeno coração bate rapidamente, aproximadamente de 110 a 160 batimentos por minuto.

Nas 39 semanas de gravidez, seu sistema respiratório que estava em processo de amadurecimento nas ultimas semanas já está pronto e assim que for cortado o cordão umbilical o bebê começará a respirar sozinho. Seus olhos que estavam acostumados a enxergar em uma distância limitada dentro do útero agora terão que acostumar a enxergar objetos mais longe. Após o nascimento ele ainda enxergará em torno de 30 cm do seu rosto, que equivale ao rosto da mamãe quando esta amamentando.

Cada bebê nasce com um peso e medida diferente, mas nesta etapa é normal e esperado um bebê pesando em média 3 kg e medindo 50 cm. Todos seus ossos estão bem firmes e rígidos exceto o do crânio que ainda não se fechou para facilitar a passagem no canal vaginal.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

40 semanas de gestaçãoCansaço define a mamãe nas 39 semanas de gestação!! A exaustão e a chegada ao seu limite são evidentes já que o tamanho da barriga é muito grande e não se consegue dormir bem, caminhar direito e nem fazer tarefas antes tão simples. Para complementar a situação a ansiedade é tão grande que tira até o apetite!! Mas não tem o que fazer a não ser esperar o corpo reagir e mostrar que chegou a hora, e também já esta quase chegando a hora e pode acontecer a qualquer momento.

Se as contrações ainda estão vindo esporadicamente você pode começar a fazer caminhadas. A caminhada ajuda a acelerar o trabalho de parto e a gestante pode caminhar em torno de 1 hora por dia, se atentando a horário que o sol não esta tão intenso. Vale lembrar que uma gestação pode chegar ate 42 semanas, mas é bem comum se até as 41 não tiver progresso o medico induzir o trabalho de parto ou marcar a cesariana.

Se não tiver nenhuma recomendação medica solicitando que não tenha relações sexuais, procure namorar bastante. O ato sexual ajuda e muito no aceleramento do trabalho de parto também já que durante a relação é liberada substancias que auxiliam no aceleramento das contrações e da dilatação do colo do útero. Se ainda aguentar, namore até o ultimo instante!

Fatores Externos…

O telefone não para de tocar e as mensagens no celular são constantes querendo saber se ainda não nasceu! Esse tipo de coisa tira a paz da gestante e dos familiares mais próximos que além de ter que lidar com sua própria ansiedade tem que aturar a ansiedade dos demais e as cobranças. Se puder se afastar e se poupar desse tipo de questionamento, fuja! Tudo que você precisa é manter a calma e a paz para ter um parto tranquilo e curtir a chegada do seu bebê.

Foto: J.Gabás Esteban,Susan NYC