5 Dicas Para Esticar as Sonecas do seu Bebê

Todas nós mães sabemos da importância do descanso e das sonecas do bebê e o quanto são necessárias para o bom desenvolvimento dos pequenos, mas sempre surgem dúvidas ou ate mesmo dificuldade para se regrar as sonecas e manter uma rotina saudável.maternity

Como consultora de sono, percebo que uma das maiores dificuldades das mães é conseguir fazer seus pequenos descansarem o suficiente durante o dia. Muitas vezes, conseguimos adequar o sono noturno com certa facilidade, os bebês surpreendem, e quando chega na soneca… é um verdadeiro “baile”.

Hoje queria dar aqui para as leitoras do Trocando Fraldas algumas dicas de como esticar estas sonecas, já que o sono noturno não substitui o descanso que as crianças precisam durante o dia até os 3 anos de idade. Além disso, a soneca da manhã tem uma função diferente da tarde e geralmente os bebês só começam a fazer uma soneca a partir dos 18 meses (muitos um pouco antes disso). O tempo de soneca varia muito entre os bebês, mas para serem restauradoras, o ideal é que estas sonecas sejam de pelo menos 45 minutos. Sonecas curtas de 15, 20 minutos podem deixar seu bebê irritado, chorão e bastante estressado o dia todo.

Vamos para nossas dicas

– Mantenha uma rotina também para as sonecas. O bebê precisa de segurança e entender que é hora de dormir. Fazer uma soneca abreviada (não precisa ser nada tão elaborado) que mostre para o bebê que é hora de descansar, vai diminuir a ansiedade dele, fazendo com que seu pequeno fique mais calmo para chegar ao sono;

5 dicas para esticar a soneca do bebê 3

– Respeite a soneca do seu bebê. Não precisamos isolar o ambiente ou parar de fazer tudo enquanto o bebê dorme, mas muitas crianças são sensíveis a barulhos e não vão conseguir relaxar se o ambiente da casa não acalmar um pouco. Conversas altas, aspiradores de pó ou a TV podem atrapalhar a soneca do seu bebê.

– Faça um diário e perceba o horário que normalmente seu bebê tem sono e tente adequar a rotina dele àquele horário. Geralmente eles têm um padrão. Você não deve demorar muito para colocar seu bebê para dormir ou se ele passar do ponto, pode começar a chorar e demorar muito para se acalmar.

– Tente ajudar seu filho a continuar dormindo. Se ele costuma acordar depois de 20 minutos, já fique ao lado dele e tente ajuda-lo a dormir mais um pouco. Veja o que mais acalma o seu bebê e use a ferramenta correta para ele voltar a dormir: ruído branco, batidinha nas costas, um carinho na cabeça.

5 dicas para esticar a soneca do bebê 2

– A mais importante de todas as dicas: se nada adiantar, pode ser que seu bebê esteja dormindo muitas horas durante a noite. É isso mesmo! Um bebê que precisa dormir aproximadamente 14 horas dentro das 24 horas do dia, quando dorme 12 horas durante a noite, não vai conseguir dormir mais do que 2 horas durante o dia todo, e, muitas vezes, isso é pouco para ele. Avalie a quantidade de tempo que seu filho dorme à noite porque muitas vezes este é o problema das sonecas do seu bebê. Nestes casos, vale a pena fazer algumas mudanças na rotina para seu bebê dormir um pouco mais tarde ou acordar um pouco mais cedo. Tudo vai depender de como estruturar a rotina.

As sonecas são muito importantes para seu bebê. Ter um sono diurno de qualidade vai deixar o bebê mais calmo, bem humorado para as atividades e bem menos irritado. Tente fazer a hora da soneca como algo agradável. A rotina pode ser gostosa para o bebê e para os pais. Paciência e muita observação são necessárias para garantir uma soneca de qualidade!

Michele Melão é consultora de sono infantil e baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity Institute (IMI), Califórnia, e é sócia daMaternitycoach.com.br – uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.

Veja também: Sonecas do seu Bebê – 6 Coisas Importantes Que Toda Mãe Deve Saber

Fotos: Andrew Malone, sima dimitric