5 Semanas de Gestação

Com 5 semanas de gestação, o embrião já tem o coração batendo! Sim, e se der sorte no ultrassom, a gente consegue ver o ritmo acelerado do coração tão pequeno que quase não se vê, seu tamanho se compara à uma pontinha de agulha de costurar. Sua cabeça e seu coração são tão pequenos que um ultrassom nesta fase seria impossível de detectar.

A cabeça nessa fase é a parte do corpo que mais se desenvolve. O cérebro e o sistema nervoso estão sendo formados a todo vapor, e aí é muito importante que a mãe esteja tomando o ácido fólico, pois ele ajuda a evitar má formação no embrião. Toda estrutura do pequeno corpo já está praticamente toda formada, e a vesícula vitelina, é a placenta que dá todo suporte por via de micro vasos sanguíneos. Ela leva todo oxigênio e nutrientes necessários para o crescimento adequado do bebê.

Quinta Semana de Gravidez

Já dá para ver o que virá os olhos, o nariz e o molde de cartilagem

Agora o bebê, um embrião, não mede mais do que 2mm! Imagine um grão de arroz muito pequeno que ainda está de formas indefinidas. Sua aparência lembra bastante um girino, porém o mais bonito que poderia existir. Logo logo ele tomará feições humanas e poderá ser mais facilmente visualizado no ultrassom.

Ultrassom com 5 semanas

Aliás, falando em ultrassom, algumas mulheres costumam fazer neste período da gestação. É comum que não se veja o bebê e somente o saco gestacional assim como a vesícula vitelina com 5 semanas de gravidez. Se isso acontecer, não se preocupe, é perfeitamente normal!

O seu coração pode começar a bater neste período, porém ainda sem um ritmo adequado, porém é esperado que o seu pequenino coração normalize os batimentos em pouco tempo. As batidas começam a acontecer por uma contração involuntária de um dos ventrículos cardíacos, o qual estimulará todos os demais ao seu redor. Em questão de segundos o coração começa a bater e dentro de você uma nova vida se torna ainda mais forte!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nesse estágio a mulher já deve ter sentido falta da menstruação, mas se não sentiu ainda os hormônios irão dar uma dica. O humor pode virar uma verdadeira montanha russa! Ora triste, ora feliz, ora irritada, ora com fome extrema ou enjoo total. Nessa fase começam os sintomas, mas algumas mulheres não sentem absolutamente nada! O desenvolvimento fetal do embrião trará ao corpo, ainda mais sintomas, pois, ele está estimulando o corpo lúteo que dá suporte hormonal no começo da gravidez.

nesta fase é ideal procurar um médico de confiança se você ainda não tem. Será preciso começar a fazer o pré-natal o quanto antes. Se ainda não fez exames de sangue, o médico vai se encarregar de solicitar. Não se assuste, são muitos! Apenas pode se decepcionar com o prazo que ele dará para realizar o ultrassom. Lembre-se de que quanto tempo mais esperar, melhor. Dará tempo para que o desenvolvimento fetal aconteça e visualize com melhor exatidão o seu milagre da vida!

A partir da 7ª semana em diante é o momento ideal para fazer uma ultrassom com mais confiabilidade. Eu mesma fiz na 7ª semana e lá o médico disse que eu estava com apenas 6 semanas. Quer dizer, se eu tivesse feito antes, não veria nada! E isso acontece com mais frequência do que se imagina. Por isso, tente segurar a ansiedade e o coração.

Fatores Externos…

O mundo vai ficar bem mais colorido e sua pele pode ter uma alteração diferente (ficar menos ou mais oleosa ou seca) e o cabelo ficar mais brilhoso! Você está radiante e percebe-se a olhos vistos a diferença que a maternidade esta trazendo para você.

Você pode repentinamente não se dar mais com o seu shampoo preferido ou seu perfume do momento. Vale lembrar que qualquer medicação que esteja tomando deve ser suspensa, porém com respaldo médico. Converse com ginecologista para trocar toda medicação de uso continuo ou suspender as que potencialmente poderá prejudicar o desenvolvimento fetal.

Dúvidas das Leitoras:

Qual o tamanho do feto com 5 semanas?

O tamanho de um feto ou embrião com 5 semanas é tão pequeno ainda que pode ser comparado a um minusculo grãozinho de arroz. Suas formas ainda nem de longe se parecem com um bebezinho de verdade.

Já aparece barriga com 5 semanas de gravidez?

Não, mesmo que algumas mulheres afirmem que já sentem a barriga mais inchada isso é impossível. O embrião é tão minusculo que não tem como ainda expandir o tamanho uterino.

É possível sentir o bebe mexendo com 5 semanas?

Não, com 5 semanas nem os batimentos cardíacos durante o exame de ultrassom são detectados. É muito cedo para aguardar mexidas e pontapés.

Fotos: Portfólio Embriologia, Jthree