Para as tentantes, nada melhor do que uma pequena ajuda à natureza para a concepção acontecer mais facilmente. Os truques para engravidar podem ser úteis e deixar a mulher ou até mesmo o casal mais tranquilo. Vejamos então algumas diquinhas:

1º Passo: Namore nos dias férteis

Saber quando a ovulação está acontecendo é fundamental para a fecundação acontecer. Algumas sortudas podem namorar sem que saibam que estão nos dias férteis porém, a maioria das mulheres que querem engravidar devem detectar o período de ovulação para reduzir as chances de perder o ciclo. Para detectar a ovulação temos alguns métodos simples como por exemplo:

Testes de ovulação: Tiras semelhantes às de teste de gravidez que detectam o pico de LH (hormônio que é responsável por liberar o óvulo). Quando o teste positiva, ou seja, fica com a linha de teste mais escura ou da mesma cor que a linha de controle. A provavelmente mulher ovulará de 12 a 48 horas após o positivo desse teste. Não tomar banho após as relações contribui para facilitar a fecundação

Método Billings: Verifica o muco cervical durante todo o ciclo. A partir desse método, pode-se perceber as mudanças do muco cervical e é um excelente truque para engravidar. Quanto mais o muco estiver elástico, mais fértil a mulher está. Dá também para perceber quando a ovulação já passou pelo mesmo método, o muco pastoso branco da inicio no dia seguinte ao término do período fértil. Este método é mais indicado para mulheres que tem ciclos desregulados.

Calculadora do período fértil: Para mulheres com ciclo regulado, a calculadora do período fértil é uma aliada e tanto para descobrir os dias férteis. Ela funciona como uma tabelinha, indicando os prováveis dias mais férteis do ciclo feminino.

Temperatura Basal: O costume de medir a temperatura ainda de manhã após seis horas de sono contínuo ajuda a perceber o ciclo pelas alterações de temperatura corporal. A mudança dos hormônios faz, com que as temperaturas fiquem características de um padrão único pra aquela mulher. Quando no meio do ciclo ocorre uma queda, pode significar que o período fértil não só aconteceu como a ovulação está prestes a acontecer. O contra desse método é a disciplina que ele exige. Para detectar exatamente o período fértil, é necessário que a mulher meça a TB desde o primeiro dia do ciclo (dia de sangue menstrual) e sempre no mesmo horário.

2º Passo: Alterne os dias de namoro

Namorar é essencial para engravidar (claro), porém a forma com que se têm relações também contribui para facilitar a gravidez. Um truque para engravidar que pouco se fala e muito importante: tenha relações dia sim dia não do período fértil. Por quê? Porque o estoque de esperma do homem tem reposição completa em 24 horas a 36 horas. Com estoque completo, há maiores chances de espermatozoides com saúde e maior motilidade.

3º Passo: Pernas para o ar e nada de banho!

Poucas tentantes sabem que elevar o bumbum após a relação facilita o trajeto do esperma até o útero! Sim, elevar as pernas e tronco posterior ajudam com a gravidade ao espermatozoide na sua jornada de nadar pelo útero adentro e fecundar o óvulo nas trompas. Então, podemos dizer que uma hora de pernas para o ar trazem maiores chances de você engravidar. Ficar sem tomar banho após a relação também aumentam as possibilidades de uma gravidez. Recomendo que fiquem pelo menos três horas sem banho após a relação e uma hora de pernas para o ar.

4º Passo: Cuide do seu muco

O muco cervical é o melhor amigo do espermatozoide você sabia? O maior e melhor truque para engravidar estão em tratar o seu muco antes mesmo de entrar no período fértil. Como? O muco é uma extensão dos hormônios do período fértil então ver se os seus índices de estrogênio estão ok com um exame é o primeiro passo.

O segundo passo é tomar muita água para ajudar na formação do muco egg. Para aumentar o muco também existem truques vindos da natureza como o inhame por exemplo.

O chá de inhame além de hidratar o corpo contribui para o aumento dos níveis de estrogênio. Fazer a citologia de prevenção é muito importante, não ter infecção vaginal faz com que o seu muco seja saudável. Muco saudável resulta em um ambiente ideal para o esperma sobreviver até 72 horas.

Se você tem dificuldade em identificar seu muco ou sofre com a ausência dele, pode ser utilizado gels lubrificantes amigos das tentantes, como é o caso do FamiGel. Ele faz o papel do muco da mulher e ainda melhora a mobilidade dos espermatozoides.

5º Passo: Se alimente corretamente e abandone os vícios

Assim como para o muco, comer direitinho contribui para a fertilidade. Ingerir as vitaminas corretas faz com que o corpo reaja de forma positiva na época de período fértil. Procure fazer um prato colorido para ter certeza de que todas as vitaminas estarão presentes nele. Também é necessário fazer uso de ácido fólico para ajudar na formação saudável dos óvulos e do bebê quando há fecundação. Abandone o cigarro, as bebidas alcoólicas e as drogas (ilícitas ou não), isso favorecerá a saúde do corpo e trará maiores chances de gravidez.

Truques para engravidar: Fertilidade masculina

Para o homem é mais fácil a preparação do corpo para uma futura gravidez do casal. Os espermatozoides gostam de ambientes frescos e não apertados. Abolir as cuecas apertadas e banhos quentes ajuda aos espermatozoides.

Também é recomendado restringir o uso de calças jeans muito coladas, assim como as de brim no verão. Optar por tecidos mais leves é uma grande solução assim como adotar o uso de samba canção e dormir sem cuecas.

Alguns casos específicos podem exigir exames do homem, tanto de sangue como espermograma. Casos de casais que levam mais de um ano de tentativas e nada acontece, é recomendado com que ambos façam exames e de preferência simultaneamente para não perder mais tempo.

Caso haja detecção de algum problema, o médico irá prescrever o tratamento ideal, mas fazer o uso de ácido fólico pelo homem também ajuda bastante!

O maior segredo de todos está em namorar com amor e prazer. Tenha uma vida sexual ativa com intensidade no período fértil mas sem neuras!

Veja também:  Teste Pós-Coito – Verificando a Qualidade do Muco

Foto: Leo Reynolds, Sean McClintock