6 Semanas de Gestação

Na 6ª semana, o embrião já tem olhos evidentes e aparência mais familiar com um ser humano. A cabeça já toma forma e os membros como pés e mãos já começam a despontar, porém tem mais aspecto de uma placa reta sem formas de dedos. Sabe o pé de um patinho? Bem semelhante, ele tem membranas entre os dedos dos pés e mãos também.

Como o Embrião Está Nessa Semana

Com 6 semanas de gestação pode-se já se perceber a aparição de brotos que futuramente serão as orelhas do bebê. O seu pequeno coração pode ser visualizado e eventualmente ouvido através de um ultrassom com doppler. A frequência cardíaca do bebê pode chegar a 160 batimentos por minuto! Quanto menor o bebê, mais rápido são as batidas do seu coração. E não se engane, se conseguir ouvir já nesta semana, será o som mais lindo que já ouviu na vida!

Sexta Semana de Gravidez

O que se Desenvolve Nessa Semana

O desenvolvimento fetal com 6 semanas de gravidez está muito acelerado e as células de multiplicam mais e mais a cada dia! As genitais começam a ser formadas nessa etapa e, claro, os órgãos internos também. A coluna, o cérebro, as veias e claro e o coração, estão em frequente mudança. O estômago, os rins, fígado, pulmões e baço ainda são bastante pequenos, mas já existem para que possam se desenvolver com maior velocidade futuramente.

Agora já de um tamanho de um feijão, o bebê pode ser mais facilmente identificado um ultrassom transvaginal. Seus grandes olhos, são desproporcionais ao tamanho da cabeça, ainda não tem pálpebras e as narinas começam a aparecer. Enfim, está ficando mais parecido com um bebê. Este embrião já se movimentará se que possa ser percebido por sua mãe. É o milagre da vida acontecendo!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Neste momento a mamãe pode nem se dar conta de tantas mudanças em seu corpo. Porém os hormônios estão à todo vapor! Pode ainda nem desconfiar que uma nova vida está se formando, mas pode perceber através dos sintomas ou falta da menstruação, que tem alguma coisa diferente por ali.

O sexto sentido algumas vezes pode estar dando sinais, mas a desconfiança, medo ou insegurança, trazem dúvidas. O certo é fazer um teste o quanto antes para verificar a existência de HCG, hormônio responsável pela permanência da gravidez.

Na 6ª semana os níveis podem estar altos o suficiente para darem um positivo bastante satisfatório tanto para o médico, como para fazer uma surpresa para o papai. Falando nisso, ele já sabe da gravidez? Não? Então que tal fazer uma bela surpresa para ele?

6 semanas de Gravidez – Sintomas

Sono… Essa palavra de 4 letras pode definir a gestante! Você pode dormir até sentada. Para algumas mulheres é comum ter mudanças e a quantidade de horas que são necessárias para satisfazer o organismo já não são apenas 6, 8 horas. Parece que o dia nunca acaba e o sono faz companhia permanente, certa vez dormi em pé dentro de um ônibus na volta para casa. Fome e cansaço também podem aparecer e são comuns não se assuste.

As dores nesta fase são uma queixa constante entre as gestantes recentes. Cólicas, dores nas costas, dores nas pernas, fisgadas e sensação de peso no baixo ventre são comuns. Apenas se atente caso as dores se tornem cada vez mais fortes e de apenas um dos lados do baixo ventre. Neste caso, é preciso ver um médico para verificar se a gravidez está alojada no local correto, ou seja, dentro do útero e não nas trompas.

Mais um momento que marcou e sempre estará na minha memória é a primeiro ultrassom da minha filha mais nova, Melissa. Foi emocionante ver seu tão pequeno coração batendo com tanta força, é indescritível! O desenvolvimento dela foi perfeito e em poucas semanas ela já estava enorme.

Fatores Externos…

Se ainda não contou para os familiares e amigos, eles podem notar alguma coisa diferente no seu comportamento. Mesmo que a possibilidade de uma gravidez não seja cogitada por alguns, as pessoas mais próximas podem perceber algumas mudanças. As mais próximas também podem sentir um cheiro diferente. Cheiro? Sim! A gestante pode passar a exalar um cheiro diferente do de costume. Isso devido a alteração hormonal então, sua mãe, marido, pai ou pessoa bastante próxima, poderão notar a diferença.

Foto: potifolio embriologia, Dani Gu