7 Semanas de Gestação

7 semanas de gravidez

Seu bebê agora já tem cerca de 18mm, seus dedinhos começam a aparecer nas mãos e pés. E o desenvolvimento fetal está mais do que nunca acelerado e o que até agora era cartilagem, passa a ser pequenos ossinhos dando mais firmeza ao esqueleto em formação. Os órgãos como fígado e intestino, estômago começam a aumentar e é por isso que eles por questão de espaço vão para dentro da vesícula umbilical, retornando ao lugar na 11ª semana.

O destaque desta semana em termos de desenvolvimento fetal é o coração. Agora com quatro câmaras, ele bate forte e acelerado. A grande maioria dos fetos tem batimentos acima de 150 nesta fase. Porém não se assuste se em um ultrassom, ouvir abaixo disso, pode apenas significar que a mamãe está precisando se alimentar! A baixa de glicose (hipoglicemia) por ficar sem alimentação por mais de 3 horas, pode influenciar e muito nos batimentos cardíacos. Nesta semana é também iniciada a formação de um dos órgãos fundamentais, o pulmão! Além dele, as células cerebrais estão a todo vapor, se multiplicando e não só elas, os neurônios também. Agora ele está do tamanho de uma semente de limão, cerca de 5 a 8 milímetros!

É possível ver no ultrassom os movimentos do bebê. Ele pode pular e se movimentar de forma graciosa e encantar a mamãe e o papai que acompanham o exame. Não é incomum ver relatos de mamães emocionadas com esta imagem, afinal, é o sinal verdadeiro de que o milagre da vida está acontecendo! Para algumas mulheres, só é possível assimilar que realmente estão grávidas, quando veem o bebê pelo exame. Também é possível detectar uma gravidez gemelar neste primeiro ultrassom, é possível ver dois sacos gestacionais ou caso sejam univitelinos, dois bebês na bolsa amniótica.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

7 semanas de gestacaoA mulher já dá sinais que seu corpo está mudando. Se tiver cintura fina, já não aparece mais tão evidente nesse estágio, até parece que engordaram alguns poucos quilos, porém tudo é uma questão hormonal. Algumas mulheres mais magras já se podem notar alguma mudança na barriguinha (pelo inchaço hormonal) e as auréolas das mamas começam a escurecer. É aqui que todos os sintomas se intensificam de verdade. Isso pela elevada quantidade de HCG produzida pela placenta em formação e isso é muito bom! Significa que sua gestação está bem suprida de hormônios que são mais que necessários para manutenção de uma gravidez saudável. Eu mesma perdi uns bons quilos devido ao “enjoo”, não conseguia comer nada que não fosse azedo. Uvas, laranjas e kiwis eram minhas opções favoritas nesta fase, parecia que eles faziam as náuseas diminuírem. Confesso que até hoje não sei como sobrevivi somente comendo isso durante várias semanas! Coma o que for da sua preferência, apenas evite doces em quantidade exageradas.

As náuseas são o ponto forte desse estágio, assim como o sono incontrolável que pode acometer as futuras mamães. Parece um sono sem fim, e uma irritabilidade que parece surgir do nada! Realmente a gestante pode virar um ser bipolar de uma hora para outra! Sente-se todos os cheiros do mundo e você pode achar o seu perfume favorito uma catinga absurda! Não se preocupe, essas sensações irão melhorar muito após a 12ª semana. Enquanto isso, tente evitar perfumes pela manhã, creme dental muito fortes e fugir um pouco do que te provocará náuseas. Também funciona muito bem comer bolachas água e sal em jejum ou quando as náuseas estiverem muito intensas. Alguns tipos de medicamento também podem colaborar. Converse com seu obstetra para que ele indique algum apropriado para gestante.

Também é possível que você enjoe do cheiro de algumas pessoas, isso inclui o marido! Sabe aquela historia de mulheres que pegam nojo do homem? É verdadeira. Isso pelos feromônios que ele exala. O cheiro que antes atraia, agora repele! Mas o oposto é possível acontecer, a mulher grávida pode ficar extremamente excitada, a libido além do esperado. Porém cuidado com as relações sexuais durante essa fase. Se houverem sangramentos, é melhor conversar com um médico para verificar.

Fatores Externos…

Também é possível virar a Maria do Bairro de um dia para o outro. Uma verdadeira atriz do dramalhão mexicano! Drama por tudo, por qualquer coisa e o choro vem facilmente. Realmente as alterações hormonais podem te transformar radicalmente. Cabe aos parentes, amigos e companheiros de trabalho entenderem essa mudança hormonal que quase sempre é cruel com o humor da nova gravidinha.

Fotos: Portfólio Embriologia, Dominkab