8 Semanas de Gestação

Sim, seu bebê cresce e desenvolve a cada dia! De acordo com o desenvolvimento fetal, as pálpebras, lábio superior começam a aparecer, as orelhas tomam uma forma mais familiar. Os botões dentários estão surgindo também e os vasos sanguíneos podem ser vistos com facilidade através da pele tão fina.

8 semanas de gravidez

O seu pescoço já é mais ereto, seus dedos já são individuais e a cauda já não existe mais! Agora ele já tem cerca de 20mm e é do tamanho de um grão de feijão jalo. Seu bebê cresce a olhos vistos e é muito importante que a mamãe esteja tomando ácido fólico para auxiliar o crescimento saudável do seu bebê.

Em um ultrassom nesta fase é possível ver as mãozinhas rapidamente passar pelo rosto e pelo pescoço. Agora já com mãos de verdade, ele consegue até mesmo esboçar um dedinho na boca. Emocionante ver esta cena!

O bebê se movimenta bastante dentro do útero da mamãe, porém não é possível senti-lo ainda. Há um grande espaço entre a parede uterina e o feto. Apenas será possível sentir quando o bebê encostar-se à parede uterina. Seus movimentos serão percebidos através das terminações nervosas nele contidas. Porém a mamãe pode jurar sentir alguma coisa, isso é devido aos movimentos do próprio útero e até mesmo dos gases!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

O corpo da mamãe está a cada semana mais evidenciando a gravidez. Se você está se sentindo mal com muitos enjoos, peça ao seu ginecologista que te receite um remédio que poderá auxiliar nesse mal estar. Já ouvi algumas vezes que bolacha água e sal faz com que o enjoo diminua. Eu tentei algumas vezes e deu certo, quem sabe possa dar certo com você também.

Aliás, falando em médico, se não começou ainda o pré-natal não perca mais tempo, marque sua consulta o quanto antes! Acompanhamento pré-natal é fundamental para saúde de mãe e filho e é melhor ainda quando feito desde o inicio da gestação.

Os seus exames de pré-natal já estão prontos? É possível perceber algumas alterações nos exames, porém não se preocupe se o Igg do exame de toxoplasmose for positivo. Este indica que está imunizada contra a doença. Com a rubéola é a mesma coisa! Caso esteja com duvidas ainda, converse o quanto antes com seu médico para extinguir qualquer preocupação que possa surgir.

Parece que correu uma maratona? É normal! As cólicas, as dores nas costas e peso nas pernas aparecem com tudo! Isso pela descarga hormonal que o seu corpo esta sofrendo. Para afrouxar os ligamentos abdominais, o corpo fabrica um hormônio que faz com que todos os músculos fiquem sensíveis.

Por isso é muito comum ver mulheres grávidas se queixando de dores nas pernas e costas e claro, dores abdominais que parecem cólicas menstruais. Porém se as dores forem muito intensas, vale lembrar que essa deve procurar um medico para verificar o que está acontecendo além do esperado. Não se esqueça de pedir ao medico um exame de urina tipo 1 caso não tenha pedido ainda.

Fatores Externos…

Eu quando grávida amava ver relatos e ultrassons feitos por outras mamães, ver como estava o desenvolvimento fetal. Assim ficava um pouco mais próxima da realidade que estava acontecendo dentro de mim. Acredito que você também tem essa curiosidade, por isso se delicie vendo o vídeo acima que mostra um pouco desse mistério que é o desenvolvimento fetal dos nossos amados bebês.

Foto: diário de nevegação, springleaves