9 Semanas de Gestação

Na 9ª semana o bebê ainda tem a cabeça maior que o restante do corpo, sua face é bem larga o que deixa seus olhos separados, meio que de lado ainda. As pálpebras acabam de se formar, seus pulsos e tornozelos estão mais formados, os cotovelos também já estão formados e já é possível dobrar e levar os dedinhos que estão sendo formados à boca. O desenvolvimento fetal anda a todo vapor nessa fase.

Também já está sendo caracterizado mais visivelmente o órgão sexual do bebê, mas ainda não é possível ainda ver no ultrassom. Porém a partir da 12ª semana, já é possível chutar qual é o sexo pelo formato do tubérculo fetal, que é a parte onde está se formando de fato ou o pênis ou a vagina. Agora ele esta por volta de 3 cm comprimento crânio nádegas e tem um tamanho parecido de uma castanha do Pará.

Nas 9 semanas de gestação, seu peso no momento é estimado de 10 gramas e todas as partes do seu corpo já existem, como pernas, braços e orelhas assim como seus órgãos internos que estão cada vez mais bem formados. O ganho de peso vai se iniciar de forma acelerada a partir desta etapa e ele começara cada vez mais parecer o bebê que você pegará nos braços daqui alguns meses.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

9 semanas de gestação barrigaNas 9 semanas de gravidez, a vida da mamãe durante este período se resume em duas palavras: sono e náuseas. Mas tente se acalmar, pois normalmente essa fase de enjoos e maus estares principalmente matinais termina com o final do primeiro trimestre. Se esta é sua primeira gravidez dificilmente sua barriga já esta apontando. Se for a segunda já é possível já certo arredondamento e uma barriguinha mais saliente.

Nesta fase é muito comum à futura mamãe sentir além dos maus estares “esperados”, dor de cabeça e um pequeno incômodo nas costas, isso é resultado das transformações do seu corpo e do seu nível hormonal que esta sendo alterado dia após dia.
Seus seios durante esse período já devem ter dobrado de tamanho e seu humor é uma verdadeira montanha russa, no momento muito feliz e segundos depois cai em lágrimas sem motivo algum. Você só deve se preocupar se estes sintomas forem muito intensos e tiverem atrapalhando seu convívio com as pessoas, aí você deve comunicar ao seu obstetra para avaliar uma possível depressão na gravidez, que é muito comum acontecer!!

Fatores Externos…

Para o mundo dificilmente alguém só de olhar saberá que esta grávida. O que aumenta ainda mais a ansiedade de ver o barrigão enorme logo, até parece que nos sentiremos mais grávidas com o sinal evidente que há um novo amor chegando a nossas vidas. A barriga é o sinal claro da multiplicação de nossos corações!!!

Fotos: Gineco.com.br,Kate Dreyer