A Importância do Hormônio FSH – Junho Mês da Infertilidade

Campanha junho mes da fertilidade

FSH, LH, GnRh. São siglas curtas, mas que significam muito para quem quer engravidar. Esses hormônios são muito importantes para a ovulação e também para a fertilidade feminina. Você sabia que uma simples dosagem de FSH pode colaborar para que a mulher engravide mais facilmente? Por isso, a importância dos exames está sendo abordada em uma campanha em diversos sites sobre o assunto. A hashtag ‪#‎avalicaçãodafertilidade está sendo usada para levar a importância de uma série de exames simples, mas que fazem toda a diferença na fertilidade.

A dosagem de FSH é extremamente importante! Isso porque ela verifica a reserva ovariana disponível na mulher e também influência o crescimento dos óvulos em estágio inicial. A reserva ovariana pode ser determinada de várias formas, com a dosagem desse hormônio o FSH ou com outro mais moderno o anti-mulleriano. Esse hormônio é estimulado por um outro, o GnRh que faz a indução do aumento dos valores do FSH. O hormônio FSH também está presente em homens, mas neste caso auxilia na produção de espermatozoides.

Na mulher especificamente, o hormônio FSH tem um pico ainda no inicio do ciclo menstrual, o qual pode ser antes ou depois do previsto para ciclos regulados, ou mesmo sem previsão para ciclos irregulares. Esse pico é o que da o start no período fértil. Além disso, o FSH estimula estrogênio, outro hormônio essencial para o período fértil. Ele faz com que os óvulos amadureçam e cresçam adequadamente até que possam ser liberados.

Quais os Níveis Adequados Para a Fertilidade?

Podemos dizer que os níveis de FSH podem fazer toda a diferença se levarmos em consideração a idade da paciente. Mulheres com mais de 35 anos tem como referencia valores menores, já que teriam a baixa de reserva ovariana maior do que uma jovem de 20 anos. Porém há uma tabela onde os parâmetros podem ser verificados:

reserva ovariana

Índices maiores do que 15 são preocupantes para mulheres que querem engravidar. Eles podem significar que a reserva ovariana está aquém do que deveria, por isso, um médico deve tomar conhecimento para avaliar o que será feito e também avaliar uma possível menopausa precoce, normalmente esse alarme é dado em casos de FSH acima de 30, mas deve ser investigado o quanto antes. De 10 a 15 a reserva ovariana é considerada baixa. Mulheres com esse diagnóstico devem passar por uma avaliação mais profunda para verificar o que pode ajudar a resolver este possível problema existente.

De 05 a 10 a reserva ovariana pelos índices do hormônio FSH está em um patamar aceitável e é considerada boa. Normalmente mulheres acima de 28 anos tem esse resultado que é considerado perfeitamente normal. Abaixo de 5 a reserva ovariana é considerada excelente! Teoricamente essa mulher não tem problemas com a estimulação dos folículos, porém é preciso de alguns outros exames para afirmar que está tudo ok. Dentre eles a dosagem hormonal progesterona, estrogênio, LH, prolactina e testosterona.

FSH 2

Clique na foto para vê-la maior

As causas da baixa dos índices de FSH são mais comuns do que se esperaria. Ovários policísticos por exemplo, podem causar essa baixa. Um fator já citado é a idade, com ela avançando se tem uma menor reserva ovariana a cada ciclo ovulatório perdido. Problemas com a tireoide também é um sinal de que as coisas podem se complicar com o FSH. Obesidade e tabagismo também estão na lista dos vilões contra o FSH. Devemos lembrar que o FSH tende a variar durante o ciclo, em algumas fases ele pode estar mais alto que em outras e os laboratórios também podem ter interpretações diferenciadas de um para o outro, veja imagem ao lado.

Alguma dúvida sobre o FSH? Fale com seu médico. Um exame tão simples pode determinar se você está sadia para produzir óvulos e engravidar. Procure a hashtag ‪#‎avalicaçãodafertilidade nas redes sociais e na internet e fique por dentro de todos os posts da campanha! Além disso, também pode encontrar mais sobre o assunto nos parceiros da campanha:

Blog do IVI                 Clínica de Fertilidade
Almanaque dos Pais Mônica Romeiro
Mãe a Flor da Pele    Tatiana da Costa
Mamy Atenada          Priscilla Aitelli

No dia 19 de junho de 2015, a Dra Silvana Chedid irá fazer uma palestra online e grátis sobre o assunto! Para quem tem problemas para engravidar e mulheres que ainda nem estão tentando estão convidadas para participar. Esclarecer um dos pontos fundamentais da fertilidade com um especialista. Cuide da sua saúde reprodutiva, seu futuros filhos agradecem!

Veja também: Quando Acontece o Período de Ovulação?