Já nos tempos antigos eram muito comuns os casamentos arranjados e precoces. Meninas de 12,13 e 14 anos sendo entregues a homens mais velhos e de alto poder aquisitivo ou até mesmo os casamentos normais, por ser considerado comum na época. Atualmente muitas meninas nessa idade engravidam sem nenhum compromisso e maturidade para encarar a maternidade e acredite existe mães mais jovens do que as idades citadas, que chegam a chocar quem conhece a história, afinal são crianças!! Como é o caso da mãe mais jovem do mundo!!

Conhecida como a mãe mais jovem do mundo, a pequena Lina Vanessa Medina nascida em 27 de setembro de 1933 em Pauranga no Peru, surpreendeu sua família pobre com um crescimento assustador do abdômen ao atingir seus 5 anos de idade. Seu pai, Tiburcio Medina procurou prontamente o curandeiro da vila, que com sua experiência conseguia atender quase todos os casos do povo. De inicio, acreditava-se que o que Lina tinha era uma cobra, também chamada de Apu pelo povo que iria crescer dentro de sua barriga até leva-la a morte. Porém o fato foi descartado pelos curandeiros, afirmando que não se tratava de nenhuma superstição local e que um hospital deveria ser procurado imediatamente. Conheça a seguir Lina e seu filho Gerardo.

Os pais da pequena Lina acreditam que o crescimento de seu abdômen se tratava de um tumor maligno e que os dias de sua pequena filha estavam contados, mas após consulta e avaliação medica foi constatada uma gestação de 7 meses para o espanto da família e dos médicos envolvidos. O medico Gerardo Lozarda, responsável na época pelo diagnóstico da gravidez precoce decidiu encaminhar e acompanhar a pequena Lina para a capital do Peru para que outros especialistas pudessem comprovar a situação.

E no dia 14 de maio de 1939, apenas 4 semanas depois do descobrimento da gestação a pequena Lina deu a luz a seu bebê de 2,7 kgs e extremamente saudável. Os doutores Gerardo Lozarda e Dr. Busalleu realizaram nesta data uma cesariana visando a impossibilidade da realização de um parto normal com uma criança tão pequena e sua pélvis tão estreita. O bebê, filho de Lina a mãe mais jovem do mundo foi batizado por Gerardo Medina, em homenagem ao doutor que cuidou de sua saúde com tanta dedicação.

O verdadeiro pai do bebê de Lina nunca foi descoberto, mesmo a policia apontando seu pai como principal suspeito. Ele chegou a ser preso na época e foi solto em seguida por falta de provas. O bebê foi criado como irmão de Lina e ao atingir a maturidade foi informado sobre sua verdadeira mãe, que praticamente cresceu junto dele, não abdicando da infância e brincando com suas bonecas e demais crianças.

Como Uma Criança Pode Engravidar?

Uma gravidez só é possível acontecer quando o desenvolvimento do aparelho reprodutor feminino esta totalmente formada e isso acontece na puberdade, na fase em que o corpo da menina se transforma e vai se modificando para o corpo de uma mulher. Normalmente este fato ocorre à partir dos 10 e 11 anos de idade e com o inicio da menstruação ou também reconhecida como menarca. A menina agora mulher já pode se reproduzir sexualmente. Obviamente existem os casos de precocidade, onde meninas tem sua primeira menstruação aos 8 anos de idade e devido a estupros acabam engravidando precocemente.

No caso de Lina Medina, o desenvolvimento de seu corpo aconteceu mais cedo ainda, e sua menarca ocorreu com apenas 8 meses de vida, quando ainda era apenas um bebê. Seus seios começaram a se desenvolver aos 4 anos de idade e ao atingir 5 anos de idade sua maturação óssea estava totalmente avançada para a idade, além do alargamento da pélvis.

A puberdade precoce é uma ocorrência considerada rara e pode acontecer tanto com meninas como meninos a partir dos 8 anos de idade. Os principais sinais da precocidade são o crescimento de pêlos pubianos, crescimento dos seios, sangramento vaginal e um crescimento muito rápido da estatura. Caso constatado esses sinais, uma ginecologista deve ser procurada para avaliação do quadro. Existem medicamentos atualmente que conseguem retardar a menarca para que ocorra no tempo adequado sem maiores prejuízos a saúde.

Veja também: 17 Anos em Espera Pela Gravidez

Foto: Fabiano Kai