Meninas, dia desses eu vi uma foto da Kate Middleton um dia após o nascimento do seu bebê, onde ela não fez questão nenhuma de esconder a barriguinha pós parto! Achei o máximo da parte dela pois, isso é ótimo para mostrar ás mulheres que essa fase é inevitável de acontecer.

Embora muitas mamães pensem que já irão sair da maternidade com a barriga que tinham antes de engravidar, sabemos que na prática é um pouco diferente. Claro que sempre tem suas exceções como a Grazi Massafera que saiu da maternidade da forma que era antes, mas como podem ver é questão de genética ou mesmo o “truque” da cinta.

Porque a barriga fica proeminente depois do parto?

O corpo é feito de células e essas incham na gravidez e retém liquido. Claro que também conta o fator do útero ter crescido muitas vezes mais do que o tamanho original para acomodar o bebê, mas são diversos fatores que fazem com que a recente mamãe saia da maternidade com uma barriguinha aparentando ter 5 ou 6 meses de gravidez, além de ter aparente ainda a linha nigra que é mais que habitual na gestação.

Tudo também vai depender da quantidade de quilos que adquiriu na gestação, e de se está ou não amamentando. Outro fator que determina a “volta” da barriga à condição anterior a gravidez é a genética e o tipo de alimentação que adotou.

Meninas a amamentação é a mais forte aliada da redução da barrigueeenha pós parto! Ela é um enorme beneficio, pois quando a mulher amamenta, tem o útero contraído fazendo com que ele fique menor a cada mamada. Por isso é mais que comum sentir cólicas na amamentação.

Cinta Pós Parto – Usar ou Não Usar?

Agora mais uma polêmica, usar ou não usar a cinta pós parto? O uso da cinta pós parto é indicado por muitos ginecologistas já na maternidade, mas alguns médicos assim como o meu último obstetra indicou o uso após o 5 dia pós parto, porque?

Porque em alguns casos ela pode “viciar” os músculos e eles não voltam completamente ao lugar, e também pode deixar a circulação sanguínea da área da cirurgia mais lenta e assim comprometer a total cicatrização do local do corte.

Se você fez cesariana assim como eu pode sentir na cinta pós parto uma segurança, mas ela também pode ser uma vilã na hora da recuperação, então converse com seu médico sobre o uso da cinta.

Estrias na Barriga

Algumas mulheres ( a maioria) podem ter ganho mais que boas recordações com o crescimento da barriga, podem ter ficado também as indesejáveis estrias, que vem sem ser convidada.

Elas tendem a ficar mais claras com o tempo, mas também ficam muito mais difíceis de ser eliminadas, então hidrate e cuide muito bem da pele da barriga e seios durante a gestação, cremes e óleos são essenciais para ajudar na elasticidade e prevenção.

Resumindo: Barriga pós parto é normal! É humano e totalmente aceitável, não fique pensando que ficará assim para sempre, basta ter disciplina para voltar ao normal, coma direitinho, hidrate e após liberação do médico faça exercícios regularmente e o principal: AMAMENTE!

Um beijo e até a próxima!

Veja também: Gravidez Depois dos 40 – Riscos e Vantagens

Foto: Selbe

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Embora muitas mamães pensem que já irão sair da maternidade com a barriga que tinham antes de engravidar, sabemos que na prática é um pouco diferente.
  2. O corpo é feito de células e essas incham na gravidez e retém liquido. Claro que também conta o fator do útero ter crescido muitas vezes mais do que o tamanho original para acomodar o bebê.
  3.  A amamentação é a mais forte aliada da redução da barriga pós parto!
  4. Barriga pós parto é normal! É humano e totalmente aceitável, não fique pensando que ficará assim para sempre, basta ter disciplina para voltar ao normal.